Tópico dos carros eléctricos

Então a Miio anda a enganar os clientes. Aprendi com dois users do forum de internet. É que os preços para os mesmos postos variam sempre na minha app de dia para dia. Normalmente não são grandes diferenças mas variam sempre, nunca são iguais.

Acho que está é a ver os preços errados. Se na app já tiver adicionado os seus cartões de outros fornecedores ao carregar no posto o preço apresentado é o da Miio. Tem que carregar no tipo de tomada que quer usar (Type2, CCS, etc), na barra verde fazer scroll para o lado para Preços e depois para baixo vai ser apresentado o valor da Miio e depois o valor dos outros fornecedores.

O negócio da Miio é vender electricidade, foi como arranjaram maneira de fazer dinheiro com a aplicação.

Não sei se já andou por aqui, até porque já são dados de meio de 2021. A título de curiosidade, em 2021 a L'argus andou a apurar preços de baterias de carros. Como dá pra ver as baterias ainda é um autentico faroeste com preços por KW a ir de 164 até a mais de 700€ por KW. O preço total da bateria será aquele valor a multiplicar pelo numero total KW (+ mão de obra).

image.png
image.png
image.png

A questão é, quem é que troca uma bateria por completo?

E qual a diferença para ir a uma oficina da marca e pedir para trocar motor+caixa de um IC por um novo conjunto(novo mesmo, não reconstruído)?

Então a Miio anda a enganar os clientes. Aprendi com dois users do forum de internet. É que os preços para os mesmos postos variam sempre na minha app de dia para dia. Normalmente não são grandes diferenças mas variam sempre, nunca são iguais.

O preço do carregamento pode mudar por várias razões, preço do OPC, velocidade de carregamento do carro, mas o valor do CEME, é constante, tirando o da MIIO.

Condições da GALP - imagem.png

Agora explica como é que o valor do CEME pode alterar durante o dia com este tarifário?

Muito se tem falado da "facilidade" com que os VE ardem, aqui está a noticia de um Model Y que cai de uma ravina com 75 metros e alem do todos os ocupantes terem sobrevivido, o carro não se incendiou.
tesla_destruido00-720x405.jpg

https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/01/tesla_destruido00-720x405.jpg

PS: felizmente não é um ICE num filme de Holliwood se não o carro explodia ainda antes de chegar ao chão 😅

A questão é, quem é que troca uma bateria por completo?

Nos Tesla com as baterias 4680 não é viável sem ser o pack completo, é certo que são a excepção.

Mas não sei como será quando a maioria usar o pack de baterias como parte estrutural do chassis.

Nos Tesla com as baterias 4680 não é viável sem ser o pack completo, é certo que são a excepção.

Mas não sei como será quando a maioria usar o pack de baterias como parte estrutural do chassis.

Mas o facto de a Tesla usar poliuretano a preencher os espaços da bateria tem alguma coisa a ver com a bateria fazer parte da estrutura do carro?

Foi mais em termos de custos de mão de obra.
Presumo que na maioria dos casos o pack de baterias é simplesmente encaixado no fundo, e depois aparafusado ao chassis.

Mas não tenho nenhuma experiencia em eléctricos, portanto é normal dizer algumas asneiras 😅!

Foi mais em termos de custos de mão de obra.
Presumo que na maioria dos casos o pack de baterias é simplesmente encaixado no fundo, e depois aparafusado ao chassis.

Mas não tenho nenhuma experiencia em eléctricos, portanto é normal dizer algumas asneiras 😅!

Pois, fico na duvida se essa espuma toda não será mais para que não se reparem baterias do que por causa das questões estruturais.
De qualquer das formas haverá sempre a possibilidade de escolha.

Estamos com 98% de energia renovável, mas não encontro esse valor na Miio, dá-me 0.13 €/kWh, longe da média dos 5 que anunciaram. Ainda assim, bem mais barato que os outros CEME hoje.
O preço apresentado ao longo do dia na aplicação é sem TAR. Como a TAR está negativa, o valor final vai parar aos valores falados. O mesmo acontece com outros CEME, como a via Verde. Atenção que isto é o preço do CEME, não do custo de carregamento, pois a este é preciso acrescentar o custo do OPC e o IVA e o IEC.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

Até hoje carreguei sempre em casa, não sou de fazer contas, seja em que carro for (gasolina, gasóleo ou eléctrico), por isso os valores que vou apresentar é só para ter uma ideia, gastei a volta dos 170 euros para fazer a volta de 3000 km.

Cumps

Claro que não fica a 0,01€, mas com tudo incluído fica cerca 0,11€ em lentos e 0,14€ nos rápido (Lidl).
Fica mais barato que em casa para grande parte das situações.

Fiz estás simulações. São 10kwh, é só mudar a posição da vírgula para saber o preço por kWh…
339206b28a2fc0844b27f08f0307578f.jpg

edbba8337e83ffafaedbb077514faaf9.jpg

O preço apresentado ao longo do dia na aplicação é sem TAR. Como a TAR está negativa, o valor final vai parar aos valores falados. O mesmo acontece com outros CEME, como a via Verde. Atenção que isto é o preço do CEME, não do custo de carregamento, pois a este é preciso acrescentar o custo do OPC e o IVA e o IEC.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

Ok assim faz mais sentido, ainda assim longe dos 0,01 cent que anunciam.

É porreiro os nossos cartões funcionarem em qualquer ponto de carga nacional, mas acho que um sistema em que se paga com o multibanco e o valor por kWh é apresentado no ecrã era mais simples de entender.

Mas como é raro também carregar fora de casa...

Até hoje carreguei sempre em casa, não sou de fazer contas, seja em que carro for (gasolina, gasóleo ou eléctrico), por isso os valores que vou apresentar é só para ter uma ideia, gastei a volta dos 170 euros para fazer a volta de 3000 km.
Cumps

Quanto é que pagas em casa por kWh?

Claro que não fica a 0,01€, mas com tudo incluído fica cerca 0,11€ em lentos e 0,14€ nos rápido (Lidl).
Fica mais barato que em casa para grande parte das situações.
Fiz estás simulações. São 10kwh, é só mudar a posição da vírgula para saber o preço por kWh…

A quem o dizes... o meu contrato na garagem é a 0.25€ o kWh... carregar fora de casa consegue ser muitas vezes mais barato do que carregar em casa, hoje até parece que vai ser de graça [:D]

Ok assim faz mais sentido, ainda assim longe dos 0,01 cent que anunciam.
É porreiro os nossos cartões funcionarem em qualquer ponto de carga nacional, mas acho que um sistema em que se paga com o multibanco e o valor por kWh é apresentado no ecrã era mais simples de entender.
Mas como é raro também carregar fora de casa...

Também gostava que oferecessem esse serviço como uma adição ao que já temos. Pelo que já vi em entrevistas, aparentemente estão em testes, mas como estas coisas demoram sempre imenso tempo... A ver se começam a construir alguns este ano uma vez que a utilização dos postos tem quase tido uma subida exponencial nos passados anos.

Last edited:
Existem postos a abrir continuamente, está em estreia o HUB de Coimbra, 10 X AC 22kW + 3 X DC 60kW + 1 X DC 160kW, estes Hubs começam a existir nas cidades maiores. 😉

Quanto é que pagas em casa por kWh?

A quem o dizes... o meu contrato na garagem é a 0.25€ o kWh... carregar fora de casa consegue ser muitas vezes mais barato do que carregar em casa, hoje até parece que vai ser de graça [:D]

Também gostava que oferecessem esse serviço como uma adição ao que já temos. Pelo que já vi em entrevistas, aparentemente estão em testes, mas como estas coisas demoram sempre imenso tempo... A ver se começam a construir alguns este ano uma vez que a utilização dos postos tem quase tido uma subida exponencial nos passados anos.

Não faço questão que seja permitido o pagamento com CC, desde que possa usar a Miio.
Ontem tive de fazer uma carga de emergência e nem sequer cartão usei. Iniciei pela App e defini o valores de carga pretendidos e a carga terminou sozinha. Sem correr riscos e a saber antecipadamente quanto iria pagar.
a58572af4592858fc201764ff5bf47e2.jpg

Back