"O cantinho das motos"-

haverá alguma mota com um monitor/mostrador digital tal como os carros agora têm ?

não é esses simplistas, seria tipo um monitor de 6 polegadas e tal, com Android Auto, que desse para ver o Google Maps por exemplo
O que tu queres é um GPS. No alichinas tens um marca branca de 4.3 a vir da Bélgica, específico para motas

É questão de tentares, sim tentares fazer alguma coisa com o teu telefone com as luvas calçadas. E depois vês a diferença

Já mexi no telemóvel (Waze) em andamento, com as luvas de inverno.
mas já estava na app, não sei se fará diferença...

Os sistemas de Android Auto na Honda o touch não funciona em andamento, acho.

Bem, lá fui buscar a bicha. Para já estou a adorar, mas só ainda fiz 30km e com muita chuva. Já está toda suja.

Parabens pela burra!

É a tua?

A decoração é bem bonita, os meus parabens!

Já somos 2 com uma XADV cá no forum

Fizeste bem em optar pelas luzes extra. Os farois de origem não valem um crlh...

Os faróis de led nas ópticas actuais, pelo menos na Honda, é outra. É um valente embuste é o que é!
Podem ter a cor mais cristalina, mais visível, que se não for bem distribuída pelo terreno à frente da mota, vale zero! E ainda pode levar a falta de visibilidade o que é um perigo.
Reparem no caso da minha, Crossrunner, tudo led, óptica xpto, etc.
A luz para a frente é uma faixa horizontal. Assim que me inclino essa horizontal passa a oblíqua e deixo de ver parte da estrada à frente. Bom não é?
Não sei como é nos outros modelos mas é uma valente bosta.

Historicamente a Transalp "nunca" teve duplo farol, por isso a escolha até não acho desadequada.
só acho pena que tenha sido o da 500x, que tem um design facilmente identificável com esse modelo, quando podiam, por exemplo, ter ido para uma solução de farol quadrado ou redondo tipo o da CB650R.
Até acho pior a situação do escape.

Estou curioso para ver ao vivo, provavelmente não comprava (a menos que o preço fosse extremamente competitivo), mas encaixa perfeitamente no que procuro.

A nova Transalp tem vários coisas "estranhas", o farol podia ter sido o quadrado, como colocado aí atrás de modelos anteriores, ou mesmo um mais alongado arredondado, agora usar aquele é que estragou. Mas pronto isto é visualmente.
Os piscas também podiam ter "arriscado" mas sabemos como é a Honda, quando arriscam é para coisas que sabem logo à partida que não vão ter grande saída.
Sim, o escape parece relativamente baixo, o que se torna um pouco estranho mas podem apenas pensar na vertente estradista, que será o uso da maior parte dos proprietários.

O facto dos piscas serem na carenagens ou externos parece-me ser mais apenas uma questão de estética que legal, senão vejamos as novas Benelli que aí vêm.

V4 Speciali a fazer TT

"No more Speciali for me...I don`t deserve" [:D][:D]

Gostei da justificação... Se fosse falta de ABS, bloqueava a frente ele tinha ido ao chão logo como o colega.

Ele entrou foi depressa demais numa curva que fecha cada vez mais. Ele foi em frente a tentar travar o colega tentou curvar ainda mais... Estavam os dois condenados. Aliás, ele parece que entra em panico de ver o colega e ainda dá um toque no acelerador.

Last edited:
Parabens pela burra!

É a tua?

A decoração é bem bonita, os meus parabens!

Já somos 2 com uma XADV cá no forum

Fizeste bem em optar pelas luzes extra. Os farois de origem não valem um crlh...

Obrigado. Sim é a minha quando a levantei no stand. É a nova cor de 2023 (Sasha white).
Optei pelo pack adventure + punhos aquecidos.
Estou a adorar a mota.

Bem, na quinta-feira passada, pela primeira vez senti medo a andar de moto. A ida embora, a chover torrencialmente, mas como não sentia vento, lembrei-me de ir para auto-estrada para ser mais rápido e não parar tantas vezes. Bem, vinha cada rajada que parecia que me ia esbardalhar no meio do chão. Ia a 80, e mesmo assim borrado de medo. Para minha defesa, o pessoal que me ultrapassava, e não eram muitos, pouco mais rápido iam. [:D] Depois, pela primeira vez senti a moto a escorregar. 3 faixas, a passar para 2 faixas. Piso a marcação do chão e ela rabeou toda. Depois, saio da AE, começa a cair uma saraivada, que estava a ver que me ia partir as pernas. [:D] Quase a chegar a casa, um nevoeiro tal que mal conseguia ver o muro dos campos e ao mesmo tempo, a viseira embaciada por dentro. [8b] Já nem sabia se era nevoeiro, se era da viseira, se que raio era. a somar a isso, um apressadinho colado a mim a deixar-me mais nervoso. parei a moto e fiz sinal para passar, e lá foi a vida dele, a mesma velocidade que eu ia. Menos mal, que me abriu caminho para ver a estrada. Cheguei finalmente a casa, as pernas até tremiam. Foi tirar a roupa, tomar um duche longo.

Na sexta-feira toca a vir de moto novamente. [:D]

Só uma pergunta, alguém já apanhou gelo na estrada? Alguma coisa que se possa fazer além de rezar umas avé-marias?

Só uma pergunta, alguém já apanhou gelo na estrada? Alguma coisa que se possa fazer além de rezar umas avé-marias?

Gelo é muito complicado. Em zonas em que é expectável haver gelo é andar devagar, fazer os possíveis utilizar os trilhos já feitos pelos carros, inclinar o menos possível e ser o mais suave possível no geral (acelerador, travão, inclinação, etc).

Bem, na quinta-feira passada, pela primeira vez senti medo a andar de moto. A ida embora, a chover torrencialmente, mas como não sentia vento, lembrei-me de ir para auto-estrada para ser mais rápido e não parar tantas vezes. Bem, vinha cada rajada que parecia que me ia esbardalhar no meio do chão. Ia a 80, e mesmo assim borrado de medo. Para minha defesa, o pessoal que me ultrapassava, e não eram muitos, pouco mais rápido iam. [:D] Depois, pela primeira vez senti a moto a escorregar. 3 faixas, a passar para 2 faixas. Piso a marcação do chão e ela rabeou toda. Depois, saio da AE, começa a cair uma saraivada, que estava a ver que me ia partir as pernas. [:D] Quase a chegar a casa, um nevoeiro tal que mal conseguia ver o muro dos campos e ao mesmo tempo, a viseira embaciada por dentro. [8b] Já nem sabia se era nevoeiro, se era da viseira, se que raio era. a somar a isso, um apressadinho colado a mim a deixar-me mais nervoso. parei a moto e fiz sinal para passar, e lá foi a vida dele, a mesma velocidade que eu ia. Menos mal, que me abriu caminho para ver a estrada. Cheguei finalmente a casa, as pernas até tremiam. Foi tirar a roupa, tomar um duche longo.

Evitar travar e dar inclinação à mota, acelerar dócil e andar nos trilhos dos carros. Evito ao máximo andar com gelo. Felizmente nos últimos 7 anos aconteceu uma vez apenas.

Por isso é que tenho ideia diferente da maioria no que toca ao peso da moto. Em situações como a que contas, acredita que uma moto mais leve e/ou com plásticos, como uma scooter, era bem pior.

Foi das coisas que mais notei, quando passei das scooters para a chamussa. Os + 200kgs da indiana são um descanso nessas situações ;)

Cump.

Há uns anos largos, sim.

Caí devagarinho, levantei-me meio tonto sem perceber como tinha acontecido e segui viagem.

Do que me lembro, rasguei umas calças e empenei o guiador...

É de facto bastante perigoso, mais ainda porque não te apercebes de nada. Ainda hoje lá passo muitas vezes e lembro-me e até percebo porque lá está o sinal de gelo bem visível e é um troço de curvas tão fixe, mas apenas enxuto e com bom tempo!!!

Eu há uns anos apanhei gelo na estrada, um domingo bem cedo, na descida das cerdeirinhas para as pontes do Gerês, numa curva bastante escondida do sol onde é habitual ter gelo no inverno. Ia desde Braga a pensar nisso e chego lá e estava quase a estrada toda coberta. Por sorte não vinha ninguém e basicamente desliguei a mota e com os dois pés no chão avancei "a passo" - mas sentado na mota. Nem sei como não cai! Horrível, nunca mais, mota e gelo não combinam.

beginners_guide_to_moto_ice_racing_03.jpeg

[:D]

• Like
Reactions: CM
Back