Eluland
Well-known member
Quais são aquelas 3 regiões azuis no leste europeu?
Bucareste, Riga e Varsóvia??
Se sim espanta-me Lisboa não estar a azul também....
:sh):sh)
Quase, Vilnius e também tens Budapeste, Praga, Bratislava e Zagreb
como já falaram das zonas a azul, de Portugal os valores que encontrei são desta notícia do expresso:
Quanto a Portugal, a maior parte do país tem um PIB per capitainferior a 75% da média europeia. Só as regiões de Lisboa e Algarve (com 96% e 76%, respetivamente) escapam.
Mas as regiões Norte (65%), Centro (66%), Açores (66%), Madeira (70%) e Alentejo (71%) estão mais distantes da riqueza gerada em termos médios na UE
https://amp.expresso.pt/economia/202...demia-716ee46b
o 75% é um valor importante porque muitas ajudas e quadros comunitários são para zonas inferiores a 75% do PIB europeu.
Nao votou em corrupcao?
já o aqui pus mil e uma vezes.
O poucochinho era o numero 2 do governo do socrates.
Quase todos os ministros desse governo estiveram a bracos com a justica( muito deles safaram-se com prescricoes e outras habilidades juridicas).
O número 2 governo nao sabia que andavam todos a gamar?
tavlez nao, mas isso faz dele incompetente. Se sabia, faz dele corrupto e conivente com a situação.
é que nao há terceira hipotese.
Se mesmo assim, ganho com maioria, claro que o povo votou na continuação da corrupção.
A região norte é mais pobre que os Açores e Alentejo... já sabemos onde a economia paralela é maior então
A região norte é mais pobre que os Açores e Alentejo... já sabemos onde a economia paralela é maior então
Respondendo a ti e ao DMA
Sim o povo votou em corrupção mas sem saber.
" ah mas só quem andava a dormir é que achava que isto ia ser bom "
E ?
a maioria anda a dormir, qual a duvida?
E aí é que tá o stress.
O povo demora demasiado a acordar.
vocês acham bem uma empresa dividir os lucros pelos empregados ? desde a mulher da limpeza até ao gestor de topo ?
ontem fui a Belém, e claro está fui aos pastéis
aquilo está sempre cheio, eles devem lucrar milhares por mês
tenho a certeza que os mestres pasteleiros ganharão muito bem, mas e os restantes empregados ?
os serventes de mesa, ou as mulheres da limpeza, etc...?
pus-me a pensar nisto, eles deviam ganhar muito mais de mil euros cada, principalmente se tiverem muitos anos de casa, acho que seria justo
Sem saber? No gang do Sócrates? Epá, olha que não.
vocês acham bem uma empresa dividir os lucros pelos empregados ? desde a mulher da limpeza até ao gestor de topo ?
tenho a certeza que os mestres pasteleiros ganharão muito bem, mas e os restantes empregados ?
pus-me a pensar nisto, eles deviam ganhar muito mais de mil euros cada, principalmente se tiverem muitos anos de casa, acho que seria justo
HA uma regra empirica mas muito curiosa e que tenho observado que se verifica na realidade.
A regra dos 50% e da raiz quadrada
A regra diz isto numa empresa 50% do valor é criado pela raiz quadrada do numero dos funcionários .
Numa empresa de 4 , 2 criam 50% do valor
numa empresa de 9 3 sao 50% do valor
numa empresa de 16 4 sao 50% do valor
numa empresa de 100 10 sao 50% do valor .
normalemente nos chamado nucleo duro.
Eu por exemplo somos 15, mas desses 15 ha 4 que sao os insubstituíveis ou seria um sarilho serio para os substituir os outros 11 eu substituo cm relativa facilidade. Desta forma estes 4 representam 60% da massa salarial da empresa.
Certamente o mesmo se passa nos pasteis de belem
Mas... Não valemos todos o mesmo? Que estás a dizer tu com isso, seu... Belzebu mafarrico?!?!
Mais a sério, o importante é existir uma economia forte onde esses 11 tenham oportunidades em vários sítios.
Neste país existem os lugares para a elite, os 4 fundamentais, mas depois os 11 ficam à rasca.
Nas TI ainda não aconteceu mas é possível que aconteça o mesmo que em algumas engenharias tradicionais, onde é mais sofrível. Engª Civil já esteve pior, a razia na formação equilibrou as coisas a 10 anos.
A pedra de toque é conseguir criar condições para que os que saíram queiram voltar e trazer o seu know-how e capital acumulado, temos muita gente boa que tem raízes aqui. Mas não é com o status quo atual que se faz isso.
Desses 4 , 3 iniciaram como tecnicos de helpdesk e 1 com programador junior.
20 anos depois todos ganham nos escalao maximo de IRS.
isso acontece pela dedicação, pela disponibilidade , pela vontade de aprender e ir mais alem.
Por outro lado ja tive uma mao cheia de casos a quem dei responsabilidade e portanto caminho aberto para o nucluo duro e que acabei por retirar a confiança, porque pura e simplesmente nao estao dispostos a dar o que é preciso .
E quanto a pergunta inicial a reposta é nao, nao valemos todos os mesmo e vou mais alem ha um fosso enrome entre os que considero fundamentais e os restantes, que se traduz num salario que é cerca de 5 a 7 vezes maior ( ou menor consoante o ponto de vista), e para rematar irrita-me profundamente ter de aumentar a base por decreto quando esse dinheiro iria certamente para esses 4 e para mais dois que se estao a destacar muito positivamente.