Que elétrico comprar? Mustang?

Case closed para ti, quadros eléctricos é mais a tua praia e não consegues mais.
São limitações.

Aqui fica o derating brutal deste motor do i40.
De 250 kW declarados pela BMW para 105 kw 30 min em contínuo.

Como Di o Bjorn, para a BMW a Tesla tem tenchologia alien tal a superioridade da tesla.
4b0a488e6d8fb7692bb56586d804bb26.jpg

Última edição:
Claro, sem argumentos partimos para outras questões, o habitual.😂
E já agora, tens os valores para os motores da Tesla?

Última edição:
Tu ris-te porque não tens a noção do ridículo que a tua incapacidade de entender.

Tenho de vários tesla , mas vou-te coloca o do Leaf.
Até um Leaf tem um derating mais razoável, de 110kW para 90kW.

Mas obviamente que a BMW não deveria ter investido largas dezenas de milhões numa nova geração de motores eléctricos (iX e iX1) porque aqui no fórum motroguia há um indivíduo que diz não ter qualquer utilidade prática.

Nota: o calor por perdas é o pior inimigo do bom funcionamento de todo o sistema (motor, inverter, baterias, HVAC) um motor que tem perdes desta ordem de grandeza tem um impacto em todo o sistema o que leva ao derating dos outros componentes.
Apenas em rpm elevadas e baixo binário este morror não afecta negativamente o arrefecimento dos outros sistemas.
Daí uma geração nova de e motors e no futuro inverters e baterias.
Acabei as aulas por hoje :)
c1269afd0986e8fa1c1c21f408a02882.jpg

Última edição:
Tu ris-te porque não tens a noção do ridículo que a tua incapacidade de entender.

Tenho de vários tesla , mas vou-te coloca o do Leaf.
Até um Leaf tem um derating mais razoável, de 110kW para 90kW.

Mas obviamente que a BMW não deveria ter investido largas dezenas de milhões numa nova geração de motores eléctricos (iX e iX1) porque aqui no fórum motroguia há um indivíduo que diz não ter qualquer utilidade prática.

Não quero que coloques do LEAF quero que coloques da Tesla.
Eu faço-te perguntas e tu respondes com insultos que estou a afirmar alguma coisa, é patetico conversar contigo, só sabes insultar os outros e responder ao que te perguntam.... zero. Nesta discussão não afirmei nada, estou desde o principio a tentar tirar duvidas contigo, mas é como sempre, desenrolas a cassete da sabedoria mas não respondes a nada que te perguntam, ridiculo....

Tu queres?
Era o que mais faltava, mas tu achas que mereces que te dê alguma coisa?
Já muito te dei, nem que seja a noção que pouco ou nada sabes sobre o assunto.
Se tivesses tido outra postura até podia partilhar algum tipo de material não classificado.

Apenas perdi algum tempo pq o tinha e pq a informação poderá ser útil a alguém interessado num EV.

Última edição:
Tu queres? Era o que faltava, mas tu achas que mereces que te dê alguma coisa?
Já muito te dei, nem que seja a noção que pouco ou nada sabes sobre o assunto.
Se tivesses tido outra postura até podia partilhar algum tipo de material não classificado.

Apenas perdi algum tempo pq o tinha e pq a informação poderá ser útil a alguém interessado num EV.

Mas qual é a minha postura? Já viste as perguntas que te fizeram e nunca respondeste a nenhuma? Só debitaste o que bem te apeteceu? Que raio de postura numa discussão, ninguém merece nada de ti, que tu expliques como é, que coisa mais arrogante, patética.
A pessoa interessada num EV, tipo num edrive35 e respondes com dados/videos em pista e autobahn de um M50? Grandes explicações que dás.

A única diferença é o módulo de e-drive a frente, os dados que coloquei são do i40
Toda arquitectura do sistema eléctrico é o mesmo.
O derating do i50 é de 300kW para 150kW
O derating do i40 é de 250kW para 105kW

Básicamente as pessoas compram a potência apenas por alguns minutos.

Case closed.

Por acaso fiquei curioso com esta coisa da potência continua e não encontro nada oficial acerca do que podem os motores Tesla, apenas encontrei isto:

https://stealthev.com/product/tesla-low-power-rear-drive-unit-copy/

335kW de pico, 160kW 12 minutos e 45kW continuo.

https://stealthev.com/product/tesla-performance-ludicrous-rear-drive-unit/

475kW de pico, 160kW 12 minutos e 45kW continuo.

https://stealthev.com/product/tesla-front-drive-unit/

220kW de pico, 90kW 12 minutos e 35kW continuo.

https://057tech.com/products/driveunits/small/rear

Parece que já aprendi alguma coisa hoje.

Obrigado ao Prelude pela sua explicação detalhada e paciência em colocar todos estes dados técnicos. Sem dúvida um abre olhos e no caso do Bmw i4 é extraordinário as várias limitações da pacote em si, nunca pensei mas lá está foi uma adaptação a juntar á pressão de colocar o modelo no mercado. Curioso para ver os novos modelos da Bmw que vão sair.

Enquadra aí melhor : essa medição do derate ocorre após 30 minutos do motor a 100% de utilização ou em condução normal?

Última edição:
Curioso, que não vejo nenhum proprietário de i4 a queixar-se dos "problemas gritantes" que aqui referem.

Não digo de todo que as explicações estejam erradas e até agradeço essas explicações, só tenho pena, é da maneira que são dadas, passa a ideia que o i4 é um carro, que na realidade é uma péssima compra e que quase que vai explodir ao fim da primeira curva, passe o exagero...

Quando na realidade, toda a critica credível diz que é dos melhores, ou mesmo o melhor, que se pode comprar, dentro da sua faixa de preço.

Ou será o habitual dos foruns: a Dacia e Skoda, são maravilhosas... a BMW e Mercedes, é só defeitos e problemas...

PS: Agradeço as explicações técnicas, as conclusões e ilações é que me parecem um pouco exageradas e tendenciosos.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Curioso, que não vejo nenhum proprietário de i4 a queixar-se dos "problemas gritantes" que aqui referem.

Não digo de todo que as explicações estejam erradas e até agradeço essas explicações, só tenho pena, é da maneira que são dadas, passa a ideia que o i4 é um carro, que na realidade é uma péssima compra e que quase que vai explodir ao fim da primeira curva, passe o exagero...

Quando na realidade, toda a critica credível diz que é dos melhores, ou mesmo o melhor, que se pode comprar, dentro da sua faixa de preço.

Ou será o habitual dos foruns: a Dacia e Skoda, são maravilhosas... a BMW e Mercedes, é só defeitos e problemas...

PS: Agradeço as explicações técnicas, as conclusões e ilações é que me parecem um pouco exageradas e tendenciosos.

É isso, fala-se de muita coisa, mas na pratica isso resume-se a quê na vida real? Todos os motores elétricos têm uma potência instantanea muito acima da continua, mas parece que isso só é um problema no i4, que raio...
Alem disso, todos têm o problema do overheating da bateria/motor em condições severas, todos, e quanto mais perfomante for o motor, pior.

Última edição:
Ele dormiu no carro porque o tempo de carregamentos começou a aumentar dado a limitação da potência de carga.

O BMW i4 tem um problema com o uso de carregamentos DC sucessivos. O carro limita a potência de carga. Em vez de 200KW e posterior curva de carregamento, o carro só carrega a 90KW.

E o tempo de carregamento aumenta substancialmente. Dai o Bjorn aproveitar o tempo para dormir.

A questão dos BMW i4 é em carregamentos DC sucessivos. Não são somente 2. São por exemplo 7 a 10 carregamentos sucessivos. A velocidade de carregamento passa para o máximo de 90KW e a descer depois.

Obviamente que não vais ver, porque lá está tu não procuras o conhecimento e isso é um problema para quem gosta de opinar sobre o que não sabe.
Não vou perder mais tempo neste assunto contigo, no teu caso " ignorance is bliss"
c8a3eae890445b4f845da13fa40d17cb.jpg

e8dbd9953ad60c879bcb309af781358f.jpg
bca8c7334651072a6bbeeeefc65e1f68.jpg
0abdd4850dff74d1ee30c967a775b57f.jpg

Pergunto-me até que ponto isto não começam a ser limitações de modelos que não são desenvolvidos como elétricos de raíz? Talvez a arquitetura partilhada com os motores ICE não permitam uma gestão termica tão eficiente.

A questão dos BMW i4 é em carregamentos DC sucessivos. Não são somente 2. São por exemplo 7 a 10 carregamentos sucessivos. A velocidade de carregamento passa para o máximo de 90KW e a descer depois.

Penso que até são menos, pelo video do Bjorn acho que isso aconteceu aos 5 carregamentos em que ele usou sempre potências de carga perto dos 200kW, independentemente da temperatura a que se encontra a bateria ele fica a limitar a carga 90kW até os 45% e depois disso 50kW, isto é muito discutivel se deve ou não ser assim, eu prefiro um sistema mais protetor dos componentes, outros preferem um sistema mais aberto, é como tudo...
No LEAF quando se falou do rapidgate e a Nissan alterou a curva de carga (menos protetora) foram todos a correr fazer o update, eu nunca o fiz, agora é vê-los a chorar pelas baterias deformadas, é o que é.

Pergunto-me até que ponto isto não começam a ser limitações de modelos que não são desenvolvidos como elétricos de raíz? Talvez a arquitetura partilhada com os motores ICE não permitam uma gestão termica tão eficiente.

Todos os EVs têm limitações a esse nivel, ou seja, numa utilização mais severa as limitações aparecem, mesmo os feitos de raiz.

Todos os EVs têm limitações a esse nivel, ou seja, numa utilização mais severa as limitações aparecem, mesmo os feitos de raiz.

Em pista é um bocado hardcore... Neste caso o I4 não estava em pista. Os teslas e companhia na autoestrada até se aguentam bastante bem até aos 200 em termos de temperaturas.

Em pista esquece.... EVs são uma nódoa.

Uma coisa que odeio na moda dos EVs é a malta tapada com palas que só por EV's serem muito rapidos dos 0-100 ou 0-200, já assumem que são carros muito rapidos em todo lado. Mas o mundo real tem curvas e zonas de travagem, e parar e curvar um carro de 2.5 toneladas não é o mesmo que travar e curvar um carro de 1500kg.

Até carros como o tão gabado Porsche Taycan são Dragsters glorificados, na realidade em nurburgring, o Taycan com 761cv, tração ás 4 rodas, é tão rápido como um Honda Civic tração à frente com 300cv.

Na semana passada o piloto de testes da Koenigsegg num MX5 com mais 30cv que stock, fez um tempo semelhante ao Model S plaid de 1020cv.

EVs são bons para dragraces do youtube, e são a melhor coisa que há para "daily driver".... Para andar realmente depressa (algo mais que corrida de semaforo), seja circuito ou autoestrada, ainda estão a anos luz dos motores de combustão interna, simplesmente são demasiados pesados e com baixa capacidade de armazenamento de energia.

Mas para o dia a dia, objeto de me levar de A para B, especialmente em cidade, EV é Rei e senhor.

Um carro eléctrico tem muito maior potêncial para ser um carro desportivo do que qualquer Otto, o único handicap hoje é o peso e volume das baterias.
Vamos ver a evolução nos próximos anos, a continuar a este ritmo não faltará muito até serem competitivos.

Em todos os outros parâmetros têm muito mais potencial :
1 - motor eléctrico muito mais potente e compacto, permite ajustar entrega de binário a roda 2 000 X por segundo. Não precisa de controlo de tracção, corte de ignição que é lento num motor de combustao.
2 - possibilidase de 1 motor por roda com torque vectorial real
3- centro de massa e momento polar superior devido a localização dos componentes mais pesados.

A BMW vende o i50M como sendo uma berlina desportiva (M de motorsport) , um M4 e desenvolvido para uso abusivo e em pista, daí ter todo um sistema de arrefecimento maximizado para tal.
Um i50M nem meia volta em pista e capaz de fazer com entrega máxima.

A densidade energética das baterias não tem evoluido grande coisa. Por isso a questão primordial dos EVs serem péssimos desportivos ainda está MUITO LONGE de estar resolvido...

Os EVs são bons a fazer drag races por canal do Carwow, ou a fazer tipo 1 volta (de preferencia com arranque parado), caso contrário, ainda são umas mulas lentas... Quando um Taycan com 761cv tração ás 4 rodas ainda faz um tempo semelhante a um honda civic tração à frente com 300cv, dá pra ter uma ideia do caminho que ainda falta recorrer.

2- Aos anos que os diferenciais já fazerm torque vetorial real. Isso sim, não de forma tão eficiente e rapidamente controlável como um EV que basicamente pode induzir torque positivo e negativo 1000x num segundo.

3- centro de massa e momento polar superior devido a localização dos componentes mais pesados.

Isto é vantagem ou desvantagem?

Tenho dúvidas que um EV tenha momento polar de inercia inferior a um de combustão com motor central (motor à frente ou central).

• Gosto
Reações: DMA
Voltar
Superior