Mudar de carreira profissional! É uma ideia parva?

Pittboxer

New member
Sou assombrado por esta ideia todos os dias.
Trabalho no ramo dos moldes para plásticos, á mais de 12 anos. Quando jovem tive passagens por outras áreas profissionais, no entanto o que me tem posto o dinheiro em casa ao longo destes anos todos tem sido esta mesma área.
Aprendi a gostar do que faço, ganho dentro da média (~1300€ Brutos), no entanto é uma vida onde se passa 8-10h fechado dentro de 4 paredes. A realidade que conheço é sempre a mesma, todos os dias são iguais.
Tenho um enorme á vontade a falar com pessoas novas, gosto da arte de negociar, e ultimamente tenho como que feito um hobby, de ir comprando uns carros e motas pessoais, e de seguida meto á venda.
Umas vezes corre bem outras nem por isso.

Ainda assim isto fez me lembrar na altura que tinha 17 anos, primeira semana após ter saído da escola com a escolaridade obrigatória da altura (9°ano), que fui a uma entrevista de emprego numa imobiliária da Century21, onde ao início era um entrave a minha idade. Ainda assim, mediante a minha forma de falar, consegui que fosse recrutado, e iria passar a ser o mais jovem a trabalhar para a empresa.
Fez me ver que talvez poderia ter um futuro como comercial. O problema foi quando cheguei a casa, e levei uma carga de porrada da minha mãe, porque ela disse me que ia ser um ladrão e isto e aquilo! 😂 Resultado tive que desistir dessa carreira sem sequer a ter começado!

Não que as casas me diga alguma coisa, até porque gosto muito do ramo imobiliário, mas o que gosto mesmo é do ramo automóvel. Tenho pensado várias vezes se tento arranjar algo nesta área, por além de adorar as vendas, gosto do produto que vendo! Ou seja em vez de ter um Hobby, passar a fazer isso profissionalmente.

No entanto, penso tambem que muito provavelmente será difícil concessionárias ou até stands de maior renome contratarem alguém verde (apesar dos meus 31 anos) como eu. Falo nisto porquê? Porque a mudar seria para algo assim, não quero ir para o stand de esquina do Zé trafulha. Para isso prefiro continuar dentro das 4 paredes que tenho.

A dúvida surge? Conhecem casos semelhantes que se tenham dado bem? Mais ou menos quanto aufere alguém que é vendedor de carros ou até de componentes e ou serviços para carros? (Sim não excluo uma carreira na área comercial que seja paralela ao ramo automóvel)
Ou o melhor é continuar como estou, porque sei que este €€€ é certo?
Ou ao aconselharem a mudança que dicas me dão para ser bem sucedido?

(Talvez achem isto um desabafo, provavelmente é mas gostaria da vossa opinião acerca do tema)

A mudança para outra área, por norma, causa sempre alguma ansiedade e desconfiança, especialmente nestes casos quando as coisas até correm bem, só que parece que falta qualquer coisa.

Não conhecendo amiúde o ramo automóvel, não poderei ajudar muito nas tuas questões, mas posso dar-te um conselho: numa fase inicial de transição, eu tentaria manter o emprego actual, e fazer um part-time no novo. Se as coisas se desenvolverem da melhor forma, então estarás mais convicto de mudar completamente. Se as coisas não correrem bem, sempre tens o teu porto de abrigo.

Já pensaste mudar para a parte comercial na área onde já estás? Tens know-how de como as coisas se fazem, tens ideia dos valores que se praticam e não é qualquer um que sabe da poda.

Area automóvel... Tu é que vês, mas qualquer zé se mete nisso. Mesmo nas grandes marcas.

A minha experiência no ramo automóvel já acabou à 15 anos atrás (16, but who´s counting?). Posso-te dizer que foi uma agradável experiência no seu todo, com várias más experiências pelo meio. Era algo que eu adorava fazer, mas que não me via a fazer actualmente, até porque, em ordenado base, nunca ganhei mais que o ordenado mínimo nacional, e tive meses de só ganhar isso.

Por outro lado tive meses de ganhar 10x isso, contando com comissões de carros vendidos, comissões de intermediação e comissões de venda de créditos e de seguros.

Está longe de ser certo e vais ter sempre uma pressão enorme para efectuares vendas. Mais, sendo "verdinho" vais ter dificuldades em trabalhar para marcas porque requerem um conhecimento do mercado dos usados cá fora para conseguires cotações para as retomas que te vão pedindo e onde as mesmas são fulcrais para conseguires finalizar as tuas vendas.

Boa sorte!

já li relatos de pessoas que mudaram completamente de ramo, de vida

não sei o que dizer, o meu conselho é optares por aquilo que te faz mais feliz

o trabalho não tem que ser um martírio diário, é horrível viver assim, sempre insatisfeito, sempre amargurado, sempre sei lá o quê

deixo a letra do António Variações, anos à frente da sua época mas sempre atual

escuta bem !!!!!!

Last edited:
A mudança para outra área, por norma, causa sempre alguma ansiedade e desconfiança, especialmente nestes casos quando as coisas até correm bem, só que parece que falta qualquer coisa.

Não conhecendo amiúde o ramo automóvel, não poderei ajudar muito nas tuas questões, mas posso dar-te um conselho: numa fase inicial de transição, eu tentaria manter o emprego actual, e fazer um part-time no novo. Se as coisas se desenvolverem da melhor forma, então estarás mais convicto de mudar completamente. Se as coisas não correrem bem, sempre tens o teu porto de abrigo.

Um Part-Time não equaciona, porque tendo já família, arranjar tempo quando o emprego principal já ocupa 10h por dia, torna-se inviável. Ou seja, ou mando um mergulho encarpado á força toda, ou não vale a pena andar a chapinhar na agua! [:D]

Já pensaste mudar para a parte comercial na área onde já estás? Tens know-how de como as coisas se fazem, tens ideia dos valores que se praticam e não é qualquer um que sabe da poda.

Área automóvel... Tu é que vês, mas qualquer zé se mete nisso. Mesmo nas grandes marcas.

Ser comercial de moldes, é muito muito difícil, e pessoalmente não o quero para mim. Alem de ter isenção de horário, ou seja tem que estar presente em testes a altas horas da noite, estar disponível para atender clientes que estão na Alemanha ou América 7 dias por semana, 24h por dia, alem de constantes viagens ao estrangeiro estando 15 dias ou mais fora de casa. É necessário ter curso superior (o que a maioria das empresas exige) e saber falar fluentemente Inglês, e na maioria das vezes alemão e francês! A única benesse é o ordenado base, que pode chegar ao triplo do que ganho actualmente mais comissões e prémios de produtividade. [:cool:][kiss]
De resto ainda na minha área e ligado ao que efectivamente faço que é produção, apenas sendo comercial de Maquinas, representando alguma marca, ou comercial de ferramentas e consumíveis, mas como é um mercado tão especifico, não é fácil arranjar vaga nas pouquíssimas empresas que existe a nível nacional. Mas nada como tentar. O problema é também sendo ligado ao ramo depressa se sabe no sitio onde trabalho que mandei candidatura para tal sitio podendo criar situações constrangedoras:sh)

Imagino que tenhas tido formação profissional, possivelmente ao nível de um CAP III. Caso não, poderia ser algo que te daria uma vantagem?

De alguma forma não poderá ser a certificação que te está a faltar para poderes ir mais longe na tua área (ou eventualmente na mudança para outra área)?

A melhor das sortes para tudo.

Tudo aponta para que, a médio e longo prazo, as vendas automóveis "físicas", sobretudo em automóveis novos, possam desaparecer ou quase! Eu não apostava as minhas fichas aí!

Tentava algo mais radical: investir na formação, ganhar novas competências, voltar a estudar!😋

Tudo aponta para que, a médio e longo prazo, as vendas automóveis "físicas", sobretudo em automóveis novos, possam desaparecer ou quase! Eu não apostava as minhas fichas aí!

Tentava algo mais radical: investir na formação, ganhar novas competências, voltar a estudar!😋

Era o que eu ia dizer. Aproveitava para ir estudando e, depois de concluir os estudos em algo diferenciador, mudava.

Ser comercial de moldes, é muito muito difícil, e pessoalmente não o quero para mim. Alem de ter isenção de horário, ou seja tem que estar presente em testes a altas horas da noite, estar disponível para atender clientes que estão na Alemanha ou América 7 dias por semana, 24h por dia, alem de constantes viagens ao estrangeiro estando 15 dias ou mais fora de casa. É necessário ter curso superior (o que a maioria das empresas exige) e saber falar fluentemente Inglês, e na maioria das vezes alemão e francês! A única benesse é o ordenado base, que pode chegar ao triplo do que ganho actualmente mais comissões e prémios de produtividade. [:cool:][kiss]
De resto ainda na minha área e ligado ao que efectivamente faço que é produção, apenas sendo comercial de Maquinas, representando alguma marca, ou comercial de ferramentas e consumíveis, mas como é um mercado tão especifico, não é fácil arranjar vaga nas pouquíssimas empresas que existe a nível nacional. Mas nada como tentar. O problema é também sendo ligado ao ramo depressa se sabe no sitio onde trabalho que mandei candidatura para tal sitio podendo criar situações constrangedoras:sh)

Conheço quem trabalho em moldes e tenha tido a oportunidade de trabalhar só fim de semana (turnos mais longos e de noite) com o mesmo vencimento.

Não poderás fazer o mesmo e utilizar a semana para investires na formação de algo que te possa vir a realizar mais?

Imagino que tenhas tido formação profissional, possivelmente ao nível de um CAP III. Caso não, poderia ser algo que te daria uma vantagem?

De alguma forma não poderá ser a certificação que te está a faltar para poderes ir mais longe na tua área (ou eventualmente na mudança para outra área)?

A melhor das sortes para tudo.
CAP como? A única experiência que tenho é a experiência que vou ganhando ao longo dos anos. A única altura que estive para dar formação na área foi com 24 anos, o Grupo onde trabalhava, comprou uma sucursal no México, e era para ter ido dar formação aos colaboradores lá, no entanto 1 semana antes de ir pus a carta de despedimento.

De resto apenas tenho dado formação á rapaziada nova que aparece. Mas atualmente já nem isso faço.

Quanto a fazer formações, na minha área é escusado, o meu objetivo é mesmo sair de dentro das 4 paredes.
Se fosse para mudar de empresa e continuar a fazer o que faço não vale a pena. Atualmente tenho um currículo muito apelativo, onde trabalho nem estavam a contratar e no entanto fui contratado na mesma.
E neste momento estou numa secção completamente diferente do que fiz até agora, faço Scan 3D. É todo um mundo novo que me está a dar uma outra bagagem para o mundo dos moldes. No entanto refiro continuo a dentro de 4 paredes e a conhecer a mesmas pessoas todos os dias. E talvez o meu problema esteja aí. É a falta de realização nesse sentido.
Além disso formação ao fim de semana ou até mesmo ao final do dia, está fora de questão porque tenho filhos pequenos e uma mulher a quem tenho que aquecer! Não gosto de deixar esse serviço para os outros. 😂

Quanto a fazer formações, na minha área é escusado, o meu objetivo é mesmo sair de dentro das 4 paredes.
Se fosse para mudar de empresa e continuar a fazer o que faço não vale a pena. Atualmente tenho um currículo muito apelativo, onde trabalho nem estavam a contratar e no entanto fui contratado na mesma.
E neste momento estou numa secção completamente diferente do que fiz até agora, faço Scan 3D. É todo um mundo novo que me está a dar uma outra bagagem para o mundo dos moldes. No entanto refiro continuo a dentro de 4 paredes e a conhecer a mesmas pessoas todos os dias. E talvez o meu problema esteja aí. É a falta de realização nesse sentido.
Além disso formação ao fim de semana ou até mesmo ao final do dia, está fora de questão porque tenho filhos pequenos e uma mulher a quem tenho que aquecer! Não gosto de deixar esse serviço para os outros. 😂

Comercial dentro da área, visitar clientes numa determinada área, sempre B2B.

É a minha profissão e não troco por nada.
Tenho acesso a tudo o que preciso, os vencimentos são bons, requer escolher bem a empresa.

Não precisa de ser nos moldes, podes ser comercial da obra prima dos moldes, por exemplo.
Ou de máquinas para fazer moldes, ou de software.

Arranja um hobby e vai conhecer pessoas.

Fora isso concordo com quem disse area comercial

Em primeiro lugar, reforça a tua formação profissional na área da engenharia mecânica, já tens uns conhecimentos bem engraçados que te dão umas bases muito boas. Se gostas da área, podes ser inspector third party...

Quando falei na área comercial, estava a referir-me a empresa onde estás atualmente. Daquilo que tens escrito por aqui, és bom profissional, és proativo, eles gostam de ti, e poderias eventualmente mandar a dica a quem está acima de que gostarias de tentar algo novo. "Vende-te" da melhor forma, poderão dar-te a oportunidade. [;)]

Jardinagem? Pichelaria? São profissões com uma componente exterior/ar livre considerável. Além do mais, encontrar um bom picheleiro é difícil e é uma profissão bem paga.

Back