Procura de carro

joaosantos5

New member
Conheci este fórum a bem pouco tempo, andei até agora a ver tópicos e a tentar coletar o máximo de informação que podia.

Até hoje nunca precisei de carro, quando precisei alugava para a altura em questão, mas neste momento da minha vida a verdade é que dá-me muito jeito um carrito para algumas viagens e uma certa comodidade, mas como não sou muito entendido no assunto tirando algumas coisas básicas, preciso e conto com a vossa ajuda e opiniões.

Que tipo de carros gostas?

Não sou apreciador de carros muito grandes salvo algumas excepções, apesar do valor ser curto a estética é algo que tem alguma importância, visto ser um carro para os próximos anos, se for algo que não goste vou estar sempre a martelar-me, mas uma boa mecânica é o mais importante, se der para conjugar os 2 melhor ainda, não me importo muito com cavalos e coisas do gênero, nem kms porque não podemos fazer milagres também.

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

Qualquer segmento dentro dos moldes dos modelos que mencionarei.

Que marcas e modelos gostas e equacionas?

Os modelos que gosto são Audi A3, Peugeot 206, VW Golf 4, Opel Corsa, Renault Clio ll, a lista está mais ou menos por ordem do que mais me agrada, com isso não coloco nenhuma marca de parte desde que seja um carro que me agrada esteticamente, seja minimamente confortável e tenha uma mecânica sólida.

Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

Não frequentemente, mas pontualmente pode acontecer, com isso tem de ser de 4 a 5 lugares, colocando de parte tudo que seja comercial de 2 lugares.

Precisarás de levar carga com frequência?

Não frequentemente, mas pontualmente sim, pode acontecer.

Que quilometragem anual costumas fazer?

Bem neste quesito, pelas minhas contas acho que, no máximo, uma média de 7.000/11.000 km's anuais, acho que para já não sejam mais, mas existe essa possibilidade de no futuro serem mais, mas diria que nunca passaria de uns 12.000/14.000kms em princípio, com isto durante o verão o carro seria apenas para usar maioritariamente ao fim de semana e um ou outro dia durante a semana consoante a necessidade, em dias de inverno e chuva aí já será para usar diariamente, a viagem mais longa que terei todos os fins de semana (ida e volta) são cerca de 170/180kms, onde 85% são feitos em auto-estrada/nacional.

Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

Todas as viagens serão maioritariamente em auto-estradas e nacionais, mas terá sempre parte cidade quando chegar ao destino.

Os consumos terão grande importância?

Sim, mas neste quesito estou um pouco dividido entre gasóleo ou gasolina, porque gosto de carros a gasóleo não só devido a maior robustez dos motores mas também pelos consumos muito mais baixos.

Tenho conhecimento também que carros a gasóleo tem um custo acrescido na sua manutenção, mas como pretendo um carro antigo não sei ate onde esse custo é assim tão alto em relação a carros a gasolina para deixar de compensar face a sua fiabilidade e sendo um carro para o futuro, que não pretendo trocar tão cedo se fosse a gasóleo caso no futuro fizesse mais kms já estaria mais seguro, mas nem sempre podemos pensar assim também, com esta indecisão e como não sei até onde isso compensaria, espero que me possam dar umas luzes neste quesito.

A potência do motor terá grande importância?

Não de todo, é para andar sempre entre 90/120, os consumos e a fiabilidade são mais importantes por isso não é para andar a fazer parvoíces.

Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

Não.

Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

Esta é a questão mais importante de todas e a que filtra mais as opções, um mínimo não acho que haja por ser um valor tão baixo, mas o máximo seriam uns 3.500€ mas podera dar pra esticar até os 4.000€, se for algo que compense o valor extra​, sim eu sei que é um valor baixo mas realmente neste momento é o que dá, não tenho disponibilidade de estar a juntar mais algum para já porque necessito mesmo de um meio para me deslocar.

Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

Usados, pouco usados acho que seria um milagre, quanto ano queria até 2007, devem ser modelos conhecidos pela sua fiabilidade e de manutenção barata.

Bem eu já ando algum tempo a ver alguns modelos e de olho em algumas coisas, até agora só andei a ver modelos a gasóleo, a gasolina estou completamente às escuras, tirando um ou outro modelo que já vi.

O que andei a ver a gasóleo são os seguintes (Não sei se as terminações estão todas certas, corrijam-me se estiverem mal):
  • Audi A3 8l/Golf 4/Seat Toledo 1.9 TDI (Se não me engano a motorização é a mesma em todos)
  • Peugeot 206 1.4/ 2.0 HDI
  • Opel Corsa b/c 1.3 CDTI/1.5 TD/1.7 DTI
  • Renault Clio ll 1.5 DCI
Gasolina(o problema destes é que não faço a minima ideia de consumos médios):
  • Peugeot 207 1.4 (90cv)
  • Peugeot 206 1.1/1.2/1.4 xs/1.6 GTI
  • Opel Corsa 1.2
  • VW Polo 1.2
  • Audi A3 1.8
  • Renault Clio 1.2

Acho que é tudo, se faltar alguma informação por favor perguntem sem problemas e obrigado​ pela ajuda que me consigam dar a ver se consigo chegar a uma conclusão.

vamos por partes: não há nenhum 206 1.2, isso só houve nos 208, duas gerações depois e que são bem mais recentes, de cerca de 2012 para cá. pelo teu dinheiro só conseguirás carros a gasóleo com muitos anos, salvo alguns modelos com cilindradas de 1.3 (fiat e opel) ou 1.4 (franceses ou ingleses, porventura algum seat ibiza ou polo também). os outros que mencionaste serão carros a caminho dos 20 anos. não que tenham maus motores, mas são carros a caminho dos 20 anos, lá está.

daí que perderia amor aos consumos e iria para algo a gasolina. sempre consegues algo ali a bater no julho de 2007, que é quando este imposto atual entrou. daí poderes escolher algo até junho e matrícula DZ. se vires que ao meio as letras avançam mais, serão carros importados e pagarás um imposto exponencialmente maior.

a gasolina e se não queres grandes consumos, cinge-te a motores até 1400cc. a gasóleo podes encontrar algum 1.7 ou 1.9, mas se calhar seráo mais antigos.

é mais veres o que aparece, sobretudo a gasolina, mas com esse valor é fácil de antever o que existirá nos classificados (SV, olx, custojusto, principalmente).

vamos por partes: não há nenhum 206 1.2, isso só houve nos 208, duas gerações depois e que são bem mais recentes, de cerca de 2012 para cá. pelo teu dinheiro só conseguirás carros a gasóleo com muitos anos, salvo alguns modelos com cilindradas de 1.3 (fiat e opel) ou 1.4 (franceses ou ingleses, porventura algum seat ibiza ou polo também). os outros que mencionaste serão carros a caminho dos 20 anos. não que tenham maus motores, mas são carros a caminho dos 20 anos, lá está.

daí que perderia amor aos consumos e iria para algo a gasolina. sempre consegues algo ali a bater no julho de 2007, que é quando este imposto atual entrou. daí poderes escolher algo até junho e matrícula DZ. se vires que ao meio as letras avançam mais, serão carros importados e pagarás um imposto exponencialmente maior.

a gasolina e se não queres grandes consumos, cinge-te a motores até 1400cc. a gasóleo podes encontrar algum 1.7 ou 1.9, mas se calhar seráo mais antigos.

é mais veres o que aparece, sobretudo a gasolina, mas com esse valor é fácil de antever o que existirá nos classificados (SV, olx, custojusto, principalmente).

Posso me ter confundido então não sei
Entendo o teu ponto, mas não acho que a idade seja tão importante, obvio que ja são carros com um anos em cima, mas sendo motores bons, acho que nunca é algo que se deva descartar

Gasolina também é uma opção sim, apenas não sei bem por onde começar e que modelos seram mais fiaveis
Obrigado pela dica da matricula, por acaso não tinha conhecimento disso

De qualquer das formas obrigado pelas dicas

Posso me ter confundido então não sei
Entendo o teu ponto, mas não acho que a idade seja tão importante, obvio que ja são carros com um anos em cima, mas sendo motores bons, acho que nunca é algo que se deva descartar

Gasolina também é uma opção sim, apenas não sei bem por onde começar e que modelos seram mais fiaveis
Obrigado pela dica da matricula, por acaso não tinha conhecimento disso

De qualquer das formas obrigado pelas dicas
Onde se quer chegar é:
Um motor bom com 20 anos, vai-te dar mais problemas, que um motor "normal", com 10 anos.

E como sabes, problemas é igual a dinheiro...

No meu ponto de vista e para o valor e kms que vais fazer, deves comprar o mais recente e com menos kms possível, e não menos importante, o que estiver em melhor estado, preferencialmente com historial do carro.

A minha sugestão:

Está um pouco mal tratado de chapa, mas nada de mais.
Sei que não querias depois de 2007, mas neste carro, vale a pena, é de 2010, um carro muito mais recente, com todas as vantagens que isso tem.

Quanto a fiabilidade, estes motores 1.2 (penso que é o que este tem) são mesmo muito fiáveis, pouco potentes, mas fiáveis.

O iuc, são cerca de 105€, dos mais antigos, penso que são cerca de 60€

https://www.olx.pt/d/anuncio/vende-se-fiat-punto-2010-IDHL6VV.html

Olha que não... Parece-me que isso já acabou e agora o IUC é de acordo com a primeira data de colocação em circulação, independentemente do país.

Corrijam-me se estiver errado. [;)]

Olha que não... Parece-me que isso já acabou e agora o IUC é de acordo com a primeira data de colocação em circulação, independentemente do país.

Corrijam-me se estiver errado. [;)]

Depende do País de onde é importado e se esse País é da CE ou se de fora da Comunidade assim será o valor a pagar de IC em caso de ser um veiculo Importado.

e se for um importado recente, aí com 2 ou 3 anos? eu soube que muitos reverteram à data de fabrico do veículo após anos e anos a pagarem impostos absuirdos, mas tinha ideia que era para caros já importados há alguns bons anos. como nunca tive carros importados não posso aferir com certezas.

um carro importado à 2 anos com 1ª matricula antes de 07/2007 paga também selo antigo. Resumindo conta a data de 1ª matricula desde que seja importado da UE.

Onde se quer chegar é:
Um motor bom com 20 anos, vai-te dar mais problemas, que um motor "normal", com 10 anos.

E como sabes, problemas é igual a dinheiro...

No meu ponto de vista e para o valor e kms que vais fazer, deves comprar o mais recente e com menos kms possível, e não menos importante, o que estiver em melhor estado, preferencialmente com historial do carro.

Claro que sim, mas isso é obvio e normal, é o desgaste normal das coisas, temos de estar dispostos a gastar x ou y com o tempo para arranjar as coisas e sendo uma boa mecânica, não vejo problema nisso

Comprar um carro com 10 anos com o valor que tenho é impensável, ou estou maluco? e acho que muita gente acaba por se endividar exatamente porque tem essa mentalidade, as vezes temos de comprar o que podemos e não o que seria melhor, porque o que seria melhor ate era juntar mais algum, mas como preciso agora isso não é opção infelizmente

A minha sugestão:

Está um pouco mal tratado de chapa, mas nada de mais.
Sei que não querias depois de 2007, mas neste carro, vale a pena, é de 2010, um carro muito mais recente, com todas as vantagens que isso tem.

Quanto a fiabilidade, estes motores 1.2 (penso que é o que este tem) são mesmo muito fiáveis, pouco potentes, mas fiáveis.

O iuc, são cerca de 105€, dos mais antigos, penso que são cerca de 60€

https://www.olx.pt/d/anuncio/vende-s...0-IDHL6VV.html

La esta, ai o budget sobe um bocado e não da para esticar mais

Claro que sim, mas isso é obvio e normal, é o desgaste normal das coisas, temos de estar dispostos a gastar x ou y com o tempo para arranjar as coisas e sendo uma boa mecânica, não vejo problema nisso

Comprar um carro com 10 anos com o valor que tenho é impensável, ou estou maluco? e acho que muita gente acaba por se endividar exatamente porque tem essa mentalidade, as vezes temos de comprar o que podemos e não o que seria melhor, porque o que seria melhor ate era juntar mais algum, mas como preciso agora isso não é opção infelizmente

Ninguém está a por isso causa, simplesmente isto é uma questão de fazer contas, comprares um carro com muitos anos e carregado de km,s com um orçamento limitado, tens de equacionar ir a curto prazo gastar muito mais em manutenção e reparações inesperadas, ora o que muitos fazem e procurar algo mais recente e menos rodado e pedem crédito como é normal e não se vão preocupar com eventuais problemas a curto prazo apenas a manutenção regular, não estou a falar de devaneios( como tu estas a dar a entender, pessoal que dá o salto maior que a perna e espalha-se), mas sim de algo equilibrado que não afecte o orçamento mensal..

Ao fim ao cabo tens de equacionar todos os cenários possíveis quando vais comprar um carro face as tuas possibilidades financeiras, se tens só possibilidade de comprar um carro mais velho tens do orçamento disponível deixar logo de lado x para uma boa revisão para evitar surpresas durantes uns tempos, ou se tiveres possibilidade ir para um crédito com uma prestação modesta sem necessidade de mexer no dinheiro que tens guardado, vais para alfo mais recente, resume-se a escolhas.

eu acho que os 105 mil se calhar serão 115 mil e ele não sabia ao certo e pensou que tinha 10 mil a menos quando colocou o anúncio. o de 2 de junho está mais caro 350€ que o de 15 de junho. pelos 4000€ acho que traz o carro. e mesmo assim são já 15 anos de carro. mas pelos 3500€ ou 4000€ só algo relativamente modesto e com pelo menos 12 anos.

um carro importado 2 anos com 1ª matricula antes de 07/2007 paga também selo antigo. Resumindo conta a data de 1ª matricula desde que seja importado da UE.

já fquei a perceber. daí a enorme quantidade de crros importados recentemente com 15 ou mais anos... lá fora devem ficar a 2000€ ou coisa que o valha mais o valor baixíssimo de importação e têm um carro mais recente meia dúzia de anos que os corsas B e renaults clios de 2001. :sh)

Ninguém está a por isso causa, simplesmente isto é uma questão de fazer contas, comprares um carro com muitos anos e carregado de km,s com um orçamento limitado, tens de equacionar ir a curto prazo gastar muito mais em manutenção e reparações inesperadas, ora o que muitos fazem e procurar algo mais recente e menos rodado e pedem crédito como é normal e não se vão preocupar com eventuais problemas a curto prazo apenas a manutenção regular, não estou a falar de devaneios( como tu estas a dar a entender, pessoal que dá o salto maior que a perna e espalha-se), mas sim de algo equilibrado que não afecte o orçamento mensal..

Ao fim ao cabo tens de equacionar todos os cenários possíveis quando vais comprar um carro face as tuas possibilidades financeiras, se tens só possibilidade de comprar um carro mais velho tens do orçamento disponível deixar logo de lado x para uma boa revisão para evitar surpresas durantes uns tempos, ou se tiveres possibilidade ir para um crédito com uma prestação modesta sem necessidade de mexer no dinheiro que tens guardado, vais para alfo mais recente, resume-se a escolhas.

Sim sim eu entendo e faz todo o sentido nesse formato

O valor que mencionei ja tirei um montante bom para uma revisão modesta
Credito não sera uma opção para mim porque não é algo que eu acho que seja bom fazer, mas entendo que seja uma opção para muitos

Esqueci-me totalmente dessa informação, peço desculpa, seria melhor e mais pratico na zona norte (porto, aveiro)

Obrigado pela sugestões Lino, vou dar uma olhadela por elas

Última edição:
Voltar
Superior