Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Se fossem precisos tantos votos em Lisboa para eleger um deputado quantos em Portalegre (só para pegar nos dois extremos), aí sim, é que seria muito injusto.
Por exemplo, nas últimas eleições foram precisos 11.500 votos para eleger o segundo e último deputado do distrito de Portalegre. No caso de Lisboa foram precisos mais de 20.000 para eleger o 48º e último deputado deste distrito. Um voto de Portalegre teve mais peso para eleger último deputado do que um voto de um lisboeta.
Lisboa tem 1,9 milhões de eleitores e Portalegre tem 95 mil. Lisboa elege 48 deputados e Portalegre elege 2. Dá 40.000 votantes por cada deputado de Lisboa e 49 mil por cada deputado de Portalegre. Não está assim tão desiquilibrado, até porque se se permitisse mais 1 deputado em Portalegre por troca com Lisboa a relação invertia-se completamente.
Tens outro ponto de vista. A coligação psd cds elegeu 3 deputados com 50k votos. O cds sozinho com 89k votos não meteu lá ninguém.

Até o livre com menos votos, 71k meteu lá um deputado.

Como explicar que 71k que votam num partido são representados, mas 89k que votam noutro já não são? Tudo porque votaram em diferentes círculos, e por causa do método, os 89k votos não valem nada e foram para o lixo.

Obrigado pela paciência, é de facto impressionante.

E ainda falta tanta coisa, o R&D dos governos na indústria farmacêutica muito superior ao das empresas, o relatório do banco de Portugal em que demonstra que as empresas são as que pagam menos IRC na Europa, em que as empresas deviam pagar 20% do PIB em IRC,o equivalente a 4 SNS etc etc etc.

De facto seria para rir, senão houvesse tanta gente a cair nestas palhaçadas.

Não falta nada, já foi tudo bem explicado.

Mas a aversão aos dados o bias político não permite ver a coisa com o distanciamento necessário.

Sereno.

Quanto ao jotaeme, ele percebeu perfeitamente o que escrevi, mas provavelmente não quer perceber, não lhe interessa.

Daí estar a fazer aquele cenário do, "as contas não batem certo, o gajo ganha mais do que alguns países do mundo", só para ter razão [:D].

Eu acho que essa é uma das razões do país não evoluir, esta aversão aos factos, à informação, ao mérito e um desconhecimento imenso da realidade fora do país.

Incrivelmente até de gente que viaja, mas só o faz para tirar fotos para o insta, completamente incapazes de perceber a realidade de outros locais.

Só se conseguem lembrar dos sítios onde foram depois de ver as fotos no telemóvel [s)].

Uma realidade que não afeta apenas Portugal, apesar de no nosso caso ser ainda mais crítico.

Europeans are getting poorer.

Só consigo colocar as imagens.
4445cac4ba49cd30f1e5908a666752d3.jpg
1fc4ebf66de6f0dcdffa42e7d07b8c9d.jpg
48c6cdedb2481925ad1bf5bdf2ec71c8.jpg
5d2fd4fae285a752fc33470a8d79428e.jpg

[s)]

O mundo no geral, mas parece que foram aquecendo a água aos pouco e o pessoal nem nota.

Oh Formador bem vindo...
Não queres aproveitar e responder ao Jotaeme5450?

Seria interessante....

Até respondia.

Mas depois de me ligar deixo de conseguir ler tanto disparate.

Deve ser algum filtro de inteligência artificial que oculta este e outros.

Também, conversar com radicais é como jogar xadrez com um pombo. Dispenso

Acho que a solução para a representatividade e um melhor governo passa por não dar tantos benefícios fiscais às empresas e utilizar esses impostos a melhorar o sistema educativo.

Eu sei que nunca tentamos isso, mas, educar as crianças, dar oportunidades iguais a todos, pagar melhor às pessoas, pode ser que consiga resolver esta oligarquia em que vivemos.

Deixávamos de ter governos de idiotas, votos em branco, coligações após as eleições, benefícios fiscais para empresas, a economia desenvolvia-se, o país também, os ricos passavam a ser tão ricos como os ricos da Europa desenvolvida e os portugueses passavam a ser europeus.

Tenho de te tirar o chapéu, és uma personagem do arco da velha 😄👍

Como é que consegues, ter a coragem de ainda aparecer e responder?
Fascinante.

Lol, deixa-me contar-te um segredo, shiiu.

Independentemente do que estes tipos que andam por aqui a soldo dos partidos, pagos para escreverem disparates, possam pensar, eu trabalho e ganho bem, não preciso de rendimentos precarios, expedientes para ganhar uns trocos a escrever disparates.

E até tenho pena deles.

Sabes, ninguém devia rebaixar-se tanto só para fazer propaganda política.

Mas talvez não deva ter pena, eu defendo uma sociedade baseada no mérito individual e talvez estes companheiros não saibam fazer mais nada na vida do que escrever por aqui a defender o indefensável.

Nesse sentido cumprem o seu papel, marionetas pagas com trocos.

Concordo 100% contigo.
Por curiosidade, sabes quanto é que os bloggers do Ladrão de Bicicletas ganham e quem lhes paga.

É que estás constantemente a debitar textos e links desse blog vou assumir que tens alguma ligação.

No meu entender acabaste de fazer um auto-retrato, talvez não seja o único.

Cumprimentos

• Like
Reactions: DMA
...
Faz sentido um deputado de Lisboa decidir sobre uma política que vai impactar na vida num transmontano sem lhe dar hipótese de contestar?
...

Não sei se há melhor do que o método de Hontt, talvez não, mas:

Porque é que um Sr. Deputado em Lisboa é eleito com menos votos do que Portalegre?
Os eleitores de Lisboa valem mais dos que os de Portalegre porquê? Têm menos pêlos no rabo?

Retirado das ultimas legislativas, só aqui 7 distritos como exemplo:

imagem.png - Click image for larger version  Name:	imagem.png Size:	8.7 KB ID:	14307390

Concordo 100% contigo.
Por curiosidade, sabes quanto é que os bloggers do Ladrão de Bicicletas ganham e quem lhes paga.

É que estás constantemente a debitar textos e links desse blog vou assumir que tens alguma ligação.

No meu entender acabaste de fazer um auto-retrato, talvez não seja o único.

Cumprimentos

Por essa lógica, também sou associado do FMI, do BCE, do BP, da Finlândia e de outros países onde os salários são justos.

Acho graça que quando coloco aqui links destas instituições com os factos que me pedem, já ninguém dá por nada, mas se colocar algo dessa ou outra página, que vai contra a propaganda daqui, já sou associado [:)].

Não concordo com tudo o que escrevem, principalmente que possa roçar ao de leve, qualquer bias ideológico contrário aos fundamentos económicos modernos, mas, sempre que encontre algo sensato, lógico e que seja escrito por alguém que entenda de economia, posso partilhar.

Sempre é melhor que os argumentos estafados e que já se provou que não funcionam, que se escrevem por aqui.

Mais, achas que é um auto retrato, cool, adoro essas conclusões e pedaços de sabedoria [:D].

Um amigo Sami, disse-me um dia, já há alguns anos, que a vida é como um lago gelado e cada um consegue ver o que quer ver. Há quem só veja gelo, os que apenas conseguem só ver o seu reflexo. Mas depois há os que conseguem ver as bolhas de ar, os peixes, a água a fluir.

Porque é que um Sr. Deputado em Lisboa é eleito com menos votos do que Portalegre?
Os eleitores de Lisboa valem mais dos que os de Portalegre porquê? Têm menos pêlos no rabo?

É por essa razão que se chama "submetodo D'Hondt modificado" só usado por Portugal e alguns países dos PALOP.

Nós somos muita bons, para usar só o método D'Hondt, temos de lhe dar uns ajustes...

Em 2011, Mariano Rajoy teve 10.867.344 votos e uma maioria absoluta com 186 deputados. Ontem, a soma do PP e do Vox foi superior em votos, mas não foi suficiente para uma maioria absoluta. A maior lição para a Direita é muito clara: o Vox é a boia de salvação do sanchismo.​

caracteres

[s)]

O mundo no geral, mas parece que foram aquecendo a água aos pouco e o pessoal nem nota.
Só dizes asneiras Formador, vê-se mesmo que não tens mundo meu caro.

Admiti que deve ser difícil ver pela janela da repartição da função pública.

Nos últimos 30 anos o mundo cresceu como nunca, em particular na China e todo o sudeste asiático.

A Europa é que tem ficado para trás.

Eu percebo as falhas que muitos estão a assinalar, mas o problema no teu exemplo é aquele que o Montecristo81 já referiu: se tirares um a Lisboa o racio aumenta (um pouco para 40850/deputado) e ao "dares" esse deputado à Portalegre o racio baixa muito (pasaria mais ou menos para 31600/deputado). E de seguida terias de corrigir os racios de todos os Distritos "pequenos".

Por outras palavras: as tentativas de acerto do racio em Distritos com poucos eleitores, provoca grandes oscilações nesse mesmo racio.

Last edited:

Eles muitas vezes são de Lisboa e vão candidatar-se a Portalegre

Em 2011, Mariano Rajoy teve 10.867.344 votos e uma maioria absoluta com 186 deputados. Ontem, a soma do PP e do Vox foi superior em votos, mas não foi suficiente para uma maioria absoluta. A maior lição para a Direita é muito clara: o Vox é a boia de salvação do sanchismo.​

É verdade, até porque o número de votantes foi muito semelhante (aproximadamente mais 80k em 2023).

Mas é o mesmo padrão que aqui, em que o PS e o Chega vivem numa espécie de simbiose doentia.

E por lá, basta ver o discurso do Sánchez no Domingo ... constantemente a colar o PP ao Vox, com insinuações constantes de atraso civilizacional por parte "dos outros".
Enfim, um exemplo claro que a polarização também é muito alimentada pelos "bons da fita" ... que não se importam de queimar todas as pontes em nome do protagonismo e do poder.
A política está numa fase muito complicada em que tudo assenta em doses cavalares de demagogia e retórica balofa. É assustador.

Last edited:
Enquanto isso, por cá, o lodo na defesa (que começou a ser falado com os vários casos do começo do ano), foi colocado na gaveta pela CS.

Back