Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Cada caso é um caso. Eu pouco + q isso faço por ano e em 2019 passei de um Jazz a gasolina para uma Kia 7 lugares diesel, por imperiosa necessidade de espaço/lugares extra.
Fiz as contas e sei onde me meti, mas não tinha alternativas pois 7 lugares a gasolina era um quase oásis no mercado de usados, já que novos era impossív€l.
Ou seja, nem toda a gente faz escolhas de forma irracional, mas apenas porque é a única opção.

Aliás, eu vou já a correr comprar um Jogger a GPL... [:)]

Só que não...

7 lugares num 1.0 a GPL? Não me parece a melhor opção...

Mas sim, gasta menos que um monovolume com alguns anos mas mesmo assim...

​​​​

7 lugares num 1.0 a GPL? Não me parece a melhor opção...

Mas sim, gasta menos que um monovolume com alguns anos mas mesmo assim...

​​​​

Tabem oh DCI, aí falas noutro assunto que tb costuma ser importante: a oferta da gama a GPL ou mesmo de motores a gota que sejam bons pa GPL.

Mas o que tem 1.0 a GPL? tem 100cv, não é foguete mas nada tem a ver com motores 1.0 60cv sem turbo.

Nas Sharan por ex ainda vi algumas 1.8T 150cv a GPL.

Binário, pá! Binário...

Sim, é precisamente por isso que já nem sinto falta dos diesel, não te esqueças do binário à roda.

É que isto muda tudo, por ex eu uso menos RPM num 1.0 TCE 100 que num 1.5 DCI 105.

Bem diferente será tu num 1.6 HDI vs 1.6i 110cv sem turbo do 307..

EDIT mas DCI isto já é outro assunto que tem a ver com preferencias, e não com custos do combustivel e consumos.

Última edição:
Então? :confused: Os GPL e os Diesel mandam percentagens de binário assim tão diferentes para as rodas??

Uma coisa é o binário no motor outra na roda, até pela relação de caixa que costuma ser mais curta nos gasolina, já explicaram isso noutro tópico.
E faz sentido, aquela conversa de " gasolina só acorda às 3500 RPM " está ultrapassada.

Sim, é precisamente por isso que já nem sinto falta dos diesel, não te esqueças do binário à roda.

É que isto muda tudo, por ex eu uso menos RPM num 1.0 TCE 100 que num 1.5 DCI 105.

Bem diferente será tu num 1.6 HDI vs 1.6i 110cv sem turbo do 307..

EDIT mas DCI isto já é outro assunto que tem a ver com preferencias, e não com custos do combustivel e consumos.

Eu num 1.0 tce sinto é falta de um cilindro 😉

GPL já por lá passei (BMW 520 i), mas com a oficina mais próxima a 50 km, as restrições que existem ao estacionamento (cumpre quem quer obviamente), mais um sistema para dar raia, etc. Deixo para quem aceita ou ameniza os inconvenientes. Felizmente a vida profissional tomou um rumo em que a preocupação com o valor dos combustíveis reduziu substancialmente, portanto eu só queria mesmo que acabassem com a moda dos depósitos pequenos. 😂.

Eu num 1.0 tce sinto é falta de um cilindro 😉

GPL já por lá passei (BMW 520 i), mas com a oficina mais próxima a 50 km, as restrições que existem ao estacionamento (cumpre quem quer obviamente), mais um sistema para dar raia, etc. Deixo para quem aceita ou ameniza os inconvenientes. Felizmente a vida profissional tomou um rumo em que a preocupação com o valor dos combustíveis reduziu substancialmente, portanto eu só queria mesmo que acabassem com a moda dos depósitos pequenos. 😂.

Sim mas tb tens diesel de 3 cilindros [:D]

Estacionamento é outro ponto que pode afectar muita gente mas não justifica o baixo numero.

Só nao concordo com o mais um sistema para dar raia.
Os diesel modernos são mt complexos e chatos, e com problemas muito caros.

Um kit GPL no limite que tenha e ser um novo ( que nunca é ) , são 1000 e tal euros em injecção multiponto 4 cilindros.

oh Eblase sabes mudar o filto da fase gasosa? Dizem que é facil de fazer em casa, eu nem me atrevo por causa da garantia mas há até quem diga que da fase liquida é facil...hmmm...
De qq forma acho que isto não deve entrar nas contas do GPL vs outros.

Sim mas tb tens diesel de 3 cilindros [:D]

Estacionamento é outro ponto que pode afectar muita gente mas não justifica o baixo numero.

Só nao concordo com o mais um sistema para dar raia.
Os diesel modernos são mt complexos e chatos, e com problemas muito caros.

Um kit GPL no limite que tenha e ser um novo ( que nunca é ) , são 1000 e tal euros em injecção multiponto 4 cilindros.

Eu não tenho (diesel de 3 cilindros). 😂

É mais um sistema, e se não tiveres oficina ao pé, torna-se chato.

Não sei que problemas onerosos são esses. Quase 700 mil km a gasóleo e o histórico resume-de a 300€ na bomba injectora do terrano (porque apanhou água), 2 tubos de plástico (FAP) e 250 € num sensor (por engano)... 650€ em 700 mil km a gasóleo... 🤔

PS: A minha utilização é compatível com as viaturas a gasóleo, e fiz o meu trabalhinho de casa em busca dos sistemas menos problemáticos...

2L de diferenca face a diesel.
Total de 140 mil km +/-

98 cent diferença. Diesel simples auchan vs GPL.

5L diesel vs 7 GPL a cada 100 km dá diesel 5*1.73 e GPL 7*0.75 diferença entre eles 3.4 euros a cada 100 km

Portanto 3.4 x 1400 dá 4760 euros, é evidente que aqui há a variação ao longo do tempo, podemos falar de quando o diesel esteve a 1 euro ou de quando o GPL esteve a 54 centimos ou menos, isto ao longo dos ultimos anos, ou diesel a 2 euros e GPL a 90, podemos fazer médias ou o que quisermos que no fim a poupança acaba por ser uns milhares.

Mesmo que incluas aqui umas centenas de euros em gota.

Falei na questão do consumo de gasolina que dependendo do carro pode ser menos mesmo infimo, ao ponto de uns 5 euros durarem lá largos milhares de km ou seja já é bem diferente.

Quando dizes que a diferença GPL vs Gasolina é marginal, poderá ser no teu caso mas não é isso que acontece no geral, o mesmo acontece com diesel/gasolina que nalguns casos pode não compensar mas é comum compensar embora já não tão facilmente como no passado.

Não devias ter usado outra referência de preço para que a comparação seja o mais justa possível. Assim sendo e usando o gasóleo a 1.68€ (tu colocaste + 5cts) e o GPL a 0.80€ (colocaste - 5cts), a diferença fica nos 2.8 x 1400 são 3920€ (-840€ que nas tuas contas). Ainda assim muito bom. Se pegarmos nestas contas para o meu "exemplo" são 1540 € de poupança para os mesmos 140 mil kms, como disseste e bem, ainda falta a gasolina.

2 perguntas:
- que carros são?
- quanto tempo para fazer os 140 mil kms?

Voltar
Superior