"O cantinho das motos"-

tendo em conta que a pcx deve ser das 125 que menos consome/emite e mesmo assim faz 49gr acredito que praticamente todas passem para o escalão dos 26€, cómicamente as que devem ficar no escalão dos 16€ são as mais antigas que poluem mais mas sem dados de emissão e como tal tabelam pela cilindrada.

Não me admira nada que quem fez as tabelas tenha ido ver em que patamar ficam as 125, focal de contas 10 para 20, é o dobro do lucro.
um pouco caricato ficarem quase todas nesse patamar intermédio.

Lá vai a Vision 110 passar a ser a mota mais vendida do mercado [:D]

Não me admira nada que quem fez as tabelas tenha ido ver em que patamar ficam as 125, focal de contas 10 para 20, é o dobro do lucro.
um pouco caricato ficarem quase todas nesse patamar intermédio.

Lá vai a Vision 110 passar a ser a mota mais vendida do mercado [:D]

Depois "em prol do ambiente" parece que criaram situações em que a mais económica e cumpridora da norma euro5 pcx125 vai pagar mais 10€ que uma xr250, dtr125 e por ai em diante pois duvido que estas tenho valores co2 estipulados e como tal ficam no primeiro escalão dos 120 a 250cc

Meus queridos Chamuças e Merdinas,

Venho, pela presente, agradecer a vossa gentil sodomização por ter uma Honda CRF 250L lá na terra que uso, essencialmente, para pequenas voltinhas e até evitar andar de carro. Transportes públicos por lá é miragem e as estradas são mesmo más! Nem uberes e quejandos!

Tão singelo veículo deve fazer uns incríveis 1000 km's anuais, ou por aí, pelo que é um veículo terrivelmente poluidor e o seu consumo a rondar os 3l aos 100 mostra isso mesmo!

Estive a consultar o site impostosobreveiculos e estou muito feliz porque era uma injustiça esta poderosa máquina não pagar impostos! Uma injustiça tremenda!

Fazendo fé naquele site e considerando que tem uma cilindrada inferior a 250 cc (mais precisamente 249 cc) o valor a pagar seria de 6,19€ e estaria isenta.
Foi matriculada em 2015 (já é catalisada e até tem o escape original) e as emissões são de 70 g/km, o que significa que está no 2.º escalão de emissões CO2 g/km NEDC (em WLTP seria igual). Se não tivesse dados de CO2 é que seria do escalão 1.

Assim, orgulho-me de pagar 6,19€+20= 26,19€!

Fico apenas à espera que confirmem que as IPO para motociclos avancem para, uma vez mais, baixar as calças para vós!

Aproveito ainda para pedir desculpa por ter vendido a minha moto de enduro há pouco tempo. Se soubesse, tinha ficado com ela para ajudar o erário público.
Usando a mesma tabela e tratando-se de uma 300 (mais precisamente 293 cc) o valor seria de 8,76€ e mantinha a isenção, mas a com a componente ambiental fica no segundo escalão (algo como 64,7 g/km).

Peço desculpa por não pagar 8,76€+20=28,76€!

Por outro, fico muito triste por ter vendido a minha DTR de 1991. Mantendo-se a legislação prevista, ao ser de 1991, está isenta de IUC. Porém, fico com uma dúvida existencial que v.exas. certamente me vão esclarecer: se for considerada a componente ambiental para motos anteriores a 1991 e tendo presente que nessa altura ainda não existiam dados sobre as emissões de CO2 o valor seria o do primeiro escalão, ou seja 10€ que é o limite da isenção para cobranças fiscais e assim não ajudo o estado vampiro!😥

Já agora, vendi esta DTR com planos de adquirir uma TDR 250 (249 cc) porque sempre quis ter uma! Na mesma lógica, desde que seja de 1991 ou anterior, fica isenta ou não? Se ficar, acho que já não quero! O melhor é ir à procura de uma de 1992 para a frente!

Sabem que podem continuar a contar comigo! Nem é preciso vaselina. Aqui estou de pernas abertas para vos receber!!!

Um contribuinte feliz e que gosta de ser abusado...:sh)

Last edited:
Meus queridos Chamuças e Merdinas,

Venho, pela presente, agradecer a vossa gentil sodomização por ter uma Honda CRF 250L lá na terra que uso, essencialmente, para pequenas voltinhas e até evitar andar de carro. Transportes públicos por lá é miragem e as estradas são mesmo más! Nem uberes e quejandos!

Tão singelo veículo deve fazer uns incríveis 1000 km's anuais, ou por aí, pelo que é um veículo terrivelmente poluidor e o seu consumo a rondar os 3l aos 100 mostra isso mesmo!

Estive a consultar o site impostosobreveiculos e estou muito feliz porque era uma injustiça esta poderosa máquina não pagar impostos! Uma injustiça tremenda!

Fazendo fé naquele site e considerando que tem uma cilindrada inferior a 250 cc (mais precisamente 249 cc) o valor a pagar seria de 6,19€ e estaria isenta.
Foi matriculada em 2015 (já é catalisada e até tem o escape original) e as emissões são de 70 g/km, o que significa que está no 2.º escalão de emissões CO2 g/km NEDC (em WLTP seria igual). Se não tivesse dados de CO2 é que seria do escalão 1.

Assim, orgulho-me de pagar 6,19€+20= 26,19€!

Fico apenas à espera que confirmem que as IPO para motociclos avancem para, uma vez mais, baixar as calças para vós!

Aproveito ainda para pedir desculpa por ter vendido a minha moto de enduro há pouco tempo. Se soubesse, tinha ficado com ela para ajudar o erário público.
Usando a mesma tabela e tratando-se de uma 300 (mais precisamente 293 cc) o valor seria de 8,76€ e mantinha a isenção, mas a com a componente ambiental fica no segundo escalão (algo como 64,7 g/km).

Peço desculpa por não pagar 8,76€+20=28,76€!

Por outro, fico muito triste por ter vendido a minha DTR de 1991. Mantendo-se a legislação prevista, ao ser de 1991, está isenta de IUC. Porém, fico com uma dúvida existencial que v.exas. certamente me vão esclarecer: se for considerada a componente ambiental para motos anteriores a 1991 e tendo presente que nessa altura ainda não existiam dados sobre as emissões de CO2 o valor seria o do primeiro escalão, ou seja 10€ que é o limite da isenção para cobranças fiscais e assim não ajudo o estado vampiro!😥

Já agora, vendi esta DTR com planos de adquirir uma TDR 250 (249 cc) porque sempre quis ter uma! Na mesma lógica, desde que seja de 1991 ou anterior, fica isenta ou não? Se ficar, acho que já não quero! O melhor é ir à procura de uma de 1992 para a frente!

Sabem que podem continuar a contar comigo! Nem é preciso vaselina. Aqui estou de pernas abertas para vos receber!!!

Um contribuinte feliz e que gosta de ser abusado...:sh)

Enquanto advogado dos diabos, permita-me caro "camarada" cidadão, rebater essa revolta infundada contra quem tem as melhores das intensões para com o povo não trabalhador.

O camarada cidadão não pode querer tudo para si próprio, e como o mesmo refere, o motociclo de alta cilindrada que dispõe (250cm2), que por si só já excede em dobro o limite de cilindrada razoável, estando o mesmo na "terrinha", informamos que poderá facilmente abater esse valor do IUC através de passagens nas portagens do interior, que os nossos parceiros das concessionárias farão a gentileza de baixar.

Relativamente às decisões mal tomadas sobre trocas de veículos, se o camarada cidadão pertencesse ao nosso grupo social, poderia participar das atividades, ter conhecimento previlegiado e evitar esses erros estratégicos.

Relembramos que todas as decisões são tomadas em prol de uma melhoria do bem estar de todos os não trabalhadores, promovendo uma consciência social e ecológica no nosso país que tem vindo a melhorar.
Se reparar, com as políticas de desconto para trotinetes e pseudo scooters elétricas, já conseguimos remover do meio urbano uma parte significativa das scooters 50cc de matrícula amarela de 1900 e troca o passo, em troca pelas eléctricas sem matrícula do continente ou AliExpress.
No caso das gerações mais novas, a evolução também tem sido notório, preferindo os novos jovens a trotinete eléctrica em detrimento das DT's e DTR's de outros tempos.

Atenciosamente,
O advogado dos 👿👿 que vão continuar a ir ao bolso de quem os tem ainda com alguma coisa lá dentro.
​​​​​

tendo em conta que a pcx deve ser das 125 que menos consome/emite e mesmo assim faz 49gr acredito que praticamente todas passem para o escalão dos 26€, cómicamente as que devem ficar no escalão dos 16€ são as mais antigas que poluem mais mas sem dados de emissão e como tal tabelam pela cilindrada.

As 125cc da Honda, com o motor que equipa a Monkey e a Gromm fazem 34/35 g/km. A CB 125F faz 34 g/km [;)]

Last edited:
As 125cc da Honda, com o motor que equipa a Monkey e a Gromm fazem 34/35 g/km. A CBF 125F faz 34 g/km [;)]

Independente da marca, ss 125 refrigeradas a ar com cavalagem a rondar os 10 cv pagarão pelo escalão mais baixo. As que têm mais cavalagem passam ao escalão seguinte.

parece-me estarem a preço concorrencial, sofrem é do problema de nem serem carne nem peixe para competirem com as 500cc ou com as 300cc, assim de cabeça talvez a zontes gk350 ou a RE scram411, a bicilindrica Z400 já parece ser um patamar acima e estilo diferente.

Acho o preço muito competitivo! Custa ligeiramente menos que uma Honda CB300R (5.650 €) mas tem mais cilindrada, é bem mais potente e tem umas specs muito boas.

Acho que tem tudo para ser um sucesso [;)]

Ando a seguir esta série. Já saíram 3 videos. A moto parece muito competente.

Já o modelo anterior era competente, no entanto a falta de potencia sempre foi o seu calcanhar de Aquiles.
Estou curioso para saber como se porta a eletrónica deste novo modelo, principalmente quando se rola quase sempre nos 5.000 m de altitude e movida muitas vezes a gasolina "minada" [:D]

Entretanto o Ian lá comprou uma Transalp, para fazer uma avaliação longo prazo, enquanto espera até janeiro pela sua R1300 GS Trophy [:D]

Quem estiver interessado no modelo da Honda e tiver algumas dúvidas vale acompanhar o canal

Independente da marca, ss 125 refrigeradas a ar com cavalagem a rondar os 10 cv pagarão pelo escalão mais baixo. As que têm mais cavalagem passam ao escalão seguinte.
A minha Vieste 125 é de Outubro por isso tive este mês a benesse de pagar zero de IUC.

Conto trocar a mesma lá para Março/Abril e já ter de pagar mais de 15 ou 20 euros.

parece-me estarem a preço concorrencial, sofrem é do problema de nem serem carne nem peixe para competirem com as 500cc ou com as 300cc, assim de cabeça talvez a zontes gk350 ou a RE scram411, a bicilindrica Z400 já parece ser um patamar acima e estilo diferente.
Nessa gama gosto bastante da Voge 350 AC.

Hm, e qual será a diferença para a DCT com o pedal das mudanças (não experimentei mas pensei que o funcionamento seria o do vídeo)?

Muita diferença. O E-clutch basicamente é uma caixa manual que podes acionar ou não a embraiagem (um pouco como o sistema rekluse da KTM) para meteres mudanças. Mas são sempre manuais e tens de ser sempre tu a meter.
A DCT é uma caixa de dupla embraiagem que funciona em modo automático ou manual (botões ou pedal eletrónico).

Eu na minha Africa Twin estou encantado com a DCT. Para quem anda todos os dias é um descanso...

Muita diferença. O E-clutch basicamente é uma caixa manual que podes acionar ou não a embraiagem (um pouco como o sistema rekluse da KTM) para meteres mudanças. Mas são sempre manuais e tens de ser sempre tu a meter.
A DCT é uma caixa de dupla embraiagem que funciona em modo automático ou manual (botões ou pedal eletrónico).

Eu na minha Africa Twin estou encantado com a DCT. Para quem anda todos os dias é um descanso...

Acresce que a e-clutch é mais facil de adaptar a qualquer modelo de moto, precisamente por não implicar alterações na caixa. Se funcionar bem vai ter sucesso.

Assim à primeira vista, qual é a vantagem dessa E-clutch em comparação com o modo manual da caixa DCT? Ou mesmo relativamente a um Quick Shift?

​​​​​​É meterem isso no mercado e arranjar malta que queira ser cobaia para se saber se funciona e é uma mais valia, ou não.

Penso que nos carros também já se falou nisso (Hyundai?) Mas até agora acho que ainda não há nada no mercado.

Back