Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

É as contas certas do Medina e do Costa e do país medieval:

Vamos lá ver, um gráfico dá o PIB por população activa (em vez de por população total, sem ter em conta a inflação.

O outro dá o valor do ordenado tendo em conta a inflação.

Portanto, vamos lá misturar alhos com bugahos, porque encaixa na cassete, mesmo que não tenha validade real nenhuma!

Típico teu neste tópico!

Motivos da vida real, que fazem com que alguns defendam sociedades altamente colectivizadas com unhas e dentes:

https://eco.sapo.pt/2023/10/25/hoje-nas-noticias-almofada-do-estado-juros-e-hospitais/

"Há cerca de 400 trabalhadores da RTP a ganharem mais de cinco mil euros mensais brutos, segundo avançou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV). Os trabalhadores da estação pública estão em greve até sexta-feira, reclamando aumentos salariais e progressão nas carreiras.​"

Não me parece desadequado tendo em conta uma organização dessas e a necessidade de quadros.

O que continua a ser desadequado é isto ser pago pela nossa factura de electricidade traduzindo um imposto (que eu saiba ninguém vive sem luz) obrigatório.

Ela de facto pertencia à classe média e isso é que verdadeiramente me impressiona no país do salário médio de pouco mais de 1000 paus.

Existem outros indicadores também impressionantes, como por exemplo a percentagem de cidadãos que pagam irs ou de empresas que pagam IRC. Somos um pais de facto muito pobre e não há meio de sairmos disto.

45% de agregados familiares não pagam IRS.

A totalidade de IRS é paga por 3 milhões de agregados.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/de...-de-5-mil-euros-na-rtp?ref=HP_OutrasNoticias1

400 trabalhadores ganham mais de 5 mil euros na RTP

A RTP tem 400 pessoas a ganhar mais de 5.000€ [:D]

Em 2018 tinham 1.500 funcionários, quer dizer que 27% da empresa ganha mais de 5.000€
Ehhh Brutos. [:)]

Isto é completamente surreal!

1500 funcionários, 400 a ganhar mais de 5000€
Eu até me custa a acreditar nisto! Será!

Numa qualquer multinacional (as que pagam melhor) desta dimensão, não serão mais de 10/15 a ganhar acima de 5000€. E já estou a ser generoso.

Vamos lá ver, um gráfico dá o PIB por população activa (em vez de por população total, sem ter em conta a inflação.

O outro dá o valor do ordenado tendo em conta a inflação.

Portanto, vamos lá misturar alhos com bugahos, porque encaixa na cassete, mesmo que não tenha validade real nenhuma!

Típico teu neste tópico!

Eu devo ser mesmo velho, no meu tempo o pib era calculado pelo conjunto de bem e serviços produzidos num país. Agora parece que já não é assim :rolleyes:.

Não queres contabilizar também os gatos e os peixes de aquário?

Querias que os valores dos ordenados não tivessem em conta a inflação?

Então o valor dos ordenados deviam ter em conta o quê, as estações do ano, os eclipses?

A economia está mesmo muito esquisita :confused:

Isto é completamente surreal!

1500 funcionários, 400 a ganhar mais de 5000€
Eu até me custa a acreditar nisto! Será!

Numa qualquer multinacional (as que pagam melhor) desta dimensão, não serão mais de 10/15 a ganhar acima de 5000€. E já estou a ser generoso.

Sinceramente, não fico escandalizado por haver tantos ordenados de classe média na RTP ou noutra empresa qualquer.

Fico mais preocupado se forem tachos para os amigos dos políticos numa empresa pública, como é comum em Portugal.

Aliás, o país só consegue sair do marasmo se mais gente tiver ordenados decentes. Mais a minha empresa vende [;)].

edit: o que não faltam são multinacionais do mesmo sector, que pagam (bastante) acima de 5000€ a quase metade dos efectivos e cerca de quatro/cinco vezes mais a 10/15 executivos.

Last edited:
Sinceramente, não fico escandalizado por haver tantos ordenados de classe média na RTP ou noutra empresa qualquer.

Fico mais preocupado se forem tachos para os amigos dos políticos numa empresa pública, como é comum em Portugal.

Aliás, o país só consegue sair do marasmo se mais gente tiver ordenados decentes. Mais a minha empresa vende [;)].

Os impostos dos Portugueses não podem servir para pagar salários de classe média Alemã a meia dúzia (400) de privilegiados que podem, só porque sim, aumentar os salários para estes níveis, porque o dinheiro continua a jorrar.

O país sai do marasmo se aumentarmos toda a gente para 5000€!
Metam este tipo a PM já.

Essas questões da classe média são sempre algo manhosas.
Desde logo a clássica pergunta: o que é a classe média?

O que eu vejo muitas vezes E NADA CONTRA, é a classe média a sufocar-se nisto e naquilo. Um carro de 15 mil não chega, tem que ser um de 30 ou 40 mil, férias têm de ser à grande, etc etc ora por muito bem que se ganhe, já dizia o Herman: o que importa é aquilo que se gasta.

Os impostos deviam ser mais baixos? sem dúvida.

Mas a pancada de haver má gestão nas contas afecta todas as classes, note-se. E a média não é excepção.

O que eu vejo muitas vezes E NADA CONTRA, é a classe média a sufocar-se nisto e naquilo. Um carro de 15 mil não chega, tem que ser um de 30 ou 40 mil, férias têm de ser à grande, etc etc ora por muito bem que se ganhe, já dizia o Herman: o que importa é aquilo que se gasta.

Mas a pancada de haver má gestão nas contas afecta todas as classes, note-se. E a média não é excepção.

penso que para a classe média de um pais da UE um carro de 15 mil não chega.
estamos a falar de um segmento A ou usado com meia duzia de anos ( que a classe media da UE já comprou novo e depois vende para PT, será isso ?)

se a classe média trabalha >11 meses, e a maioria "deve" passar uma parte das férias na terra, que mal tem , em ter uma semana de férias à grande ? Ou não pode viajar e conhecer os outros países da UE e comer e beber o mesmo que os colegas da classe média da UE ?

que se gasta muito dinheiro mal gasto ? SIM
que a maioria nao sabe poupar ? SIM
que os impostos são altos ? SIM

Isso é a proverbial gota no oceano.

Um dos princípios básicos nestas questões é que, para se ser da classe média, uma pessoa deve ter dinheiro suficiente para poder viver durante um ano se ficar desempregado ou sem poder trabalhar.

Isto não é só uma questão de literacia financeira é essencialmente uma questão de ter um vencimento que permita acumular esse dinheiro.

Porque haverá sempre alguém que torra tudo o que ganha/herda (pouco ou muito) e nunca terá a possibilidade de se manter em caso de ocorrer o pior.

São coisas diferentes.

Os impostos devem ser adequados para manter a educação, a saúde, a segurança e outras funções inerentes à independência e manutenção do estado de direito.

A má gestão "nas contas" é um problema/opção de cada um e da educação financeira.

Assim, a educação financeira deve começar em casa, tal como as normas de vivência em sociedade e depois devem ser complementada na escola.

Atenção que não estou a defender um estado paizinho que ajuda quem tendo dinheiro, não se soube organizar, pelo contrário.

Um exemplo deste estado paternalista é o novo jogo da santa casa, em que o prémio é pago ao vencedor em suaves prestações durante 30 anos. O que é uma falta de respeito enorme pelo cidadão.

Sim Sra., RTP que todos nós pagamos com a CAV e quejandos, mas com salários principescos.

Assim vale a pena :sh)

O Frederico Pinheiro será um dos contemplados ? (ainda se lembram dele)

Ah doce Galambini, safou-se de boa o sacana, tal como bom ratinho, safou-se muito bem

Qual remodelação, alguém quer lá saber disso, há uma guerra a estourar ali pelos lados de Israel (da Ucrania já perdeu "gaz-a")
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.12 MB ID:	14357586​Q

Attachments

• image.png
    image.png
    1.1 MB · Views: 0
penso que para a classe média de um pais da UE um carro de 15 mil não chega.
estamos a falar de um segmento A ou usado com meia duzia de anos ( que a classe media da UE já comprou novo e depois vende para PT, será isso ?)

se a classe média trabalha >11 meses, e a maioria "deve" passar uma parte das férias na terra, que mal tem , em ter uma semana de férias à grande ? Ou não pode viajar e conhecer os outros países da UE e comer e beber o mesmo que os colegas da classe média da UE ?

que se gasta muito dinheiro mal gasto ? SIM
que a maioria nao sabe poupar ? SIM
que os impostos são altos ? SIM

Mas quem disse que tem mal?
Meu caro não se anda com carro novo anda-se com carro usado, com 15 mil não compras só dacias ou usados em modo sucata.

concentra-te nas tuas utimas 3 frases que aí é que está o cerne.

Mas posso-te dar outros exemplos, carros de 45 em vez de 25, a capacidade financeira das pessoas em PT não é nem nunca foi igual á de espanha ou UK ou o que quiserem.

resumindo: quem não tem por hábito controlar o saldo da conta para saber se sobe a cada 3 meses ou 6 meses, então olha boa sorte, aqui e em qq país.

Depois do saque no IUC vem aí um saque no IMI!

A ironia é que com o bolo fiscal a bater recordes ano após ano o estado funciona cada vez pior.

O tonto PR já sabemos que é um capacho de Costa.

O povão parece um rebanho de borregos anestesiados.

Depois do saque no IUC vem aí um saque no IMI!

A ironia é que com o bolo fiscal a bater recordes ano após ano o estado funciona cada vez pior.

O tonto PR já sabemos que é um capacho de Costa.

O povão parece um rebanho de borregos anestesiados.

Já não há limites. Precisamente porque o povo não se revolta

Seja em escândalos, mentiras, impostos, incompetência

Tudo atinge recordes. Sem consequências.

Incrível como tudo se permite a este bando de ladrões chamado PS. O tuga come e cala.

Se fosse o PSD no governo, já estava tudo na rua há muito.

Back