allstarfabio
Well-known member
Tenho visto algumas ao vivo, que pick up de sonho!
E se não houvesse a questão dos impostos sobre estes carros para empresas, ainda se viam mais.
Eu tenho uma atividade de exploração em que o acesso praticamente só dá para carros altos/4x4 e não posso comprar uma pick up porque é tributada como um carro de luxo.
Ok a maioria do pessoal compra uma Raptor que não é para trabalhar, mas não deixa de ser um carro com caixa de carga.
Que estupidez também ser obrigado a comprar um carro destes de 3 lugares para ter algum benefício fiscal. Não se pode levar mais de 3 pessoas para um local de trabalho![]()
Podiam fazer pelo CAE da empresa, para distinguir a necessidade ou não de uma pick-up 4x4 de 5 lugares.
Vocês que percebem disto. Quando paga de IUC uma Ranger Raptor de 2020 de 5 lugares e uma Amarok V6 de 5 lugares, e do mesmo ano?
Não estou a conseguir achar a informação!
No ultimate specs tem 281g, em sites de usados tem 160g![]()
As informações que encontro é que a Raptor tem 233g/km de CO2.
https://media.ford.com/content/ford...nger-raptor-chega-a-europa--uma-pick-up-.html
Sendo assim tanto a Ranger como a Amarok já se mandam para valores de mais de 600€ de iuc, certo?
Ambas possuem emissões semelhantes.
Não sei qual a classificação fiscal de cada uma, ou seja, se é 'Comercial', 'Ligeiro', 'Misto'.
Pelo simulador, se algum dos veiculos em questão fosse classificado como ligeiro passageiros (Categoria fiscal B) os valores gerados seriam estes:
645,84 € para Raptor e 843,58 € para a Amarok V6.
A nível de exemplo, até 2019 era considerado os valores de CO2 em regime NEDC, e depois passou a WLTP. A Raptor em NEDC é 233g/km e em WLTP 281g/km.
Mas eu julgo que são ainda considerados na sua maioria como Ligeiros de Mercadorias (Categoria Fiscal C), mesmo os de 5 Lugares, então os valores são muito mais simpáticos, menos de 60€.
A tabela de categoria C aplica-se a automóveis de mercadorias e automóveis de utilização mista com peso bruto superior a 2.500 kg, afetos ao transporte particular de mercadorias. Sem discriminação de lotação.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/iuc/Pages/iuc11.aspx