Tópico dos carros eléctricos

Resumo do mês de novembro, o frio(cheguei a apanhar 3 graus nalguns dias) e a chuva subiram a média(como seria de prever). Continuo a não atinar com o porquê da APP EEVEE não ir buscar os km todos do mês(ali já dá para ver a viagem de trabalho até casa de dia 1 de dezembro e dos 22km de distância que o carro e Google reportam a APP só assume 14), de qualquer forma o importante é ver o custo da electricidade carregada em casa ou na rua(tudo o resto é no trabalho e não tem custo para mim):
IMG-20231130-155334.jpg

Screenshot-2023-12-01-01-02-31-349-com-eevee-app.jpg

Parece que além de não haver boas notícias para quem carrega fora, 2024 também vai arrancar mal para quem carrega em casa.

Recebi esta semana informação da atualização das tarifas da Goldenergy+ACP.

A tarifa em vazio, que é a única que é relevante para mim, já que com uma bateria de 35kWh o período das 22h às 8h é mais do que suficiente para as minhas necessidades, vai passar de 0,0493 para 0,0979 + TAR.

A TAR final ainda não é conhecida, só será divulgada pela ERSE a meio de dezembro, mas fala-se de um valor entre 4 a 6 cêntimos por kWh.

Assumindo o pior cenário, se for de 6 cêntimos a minha fatura dos últimos 30 dias passaria de 81€ para 169€.

Não sei o que vão fazer os outros comercializadores, mas a Goldenergy na parceria com o ACP assume a garantia de ter sempre o melhor preço do mercado e tem cumprido, pelo que presumo que os outros ainda vão ser piores.

Resta esperar para ver o que acontece com os tarifários indexados.

Parece que além de não haver boas notícias para quem carrega fora, 2024 também vai arrancar mal para quem carrega em casa.

A tarifa em vazio, que é a única que é relevante para mim, já que com uma bateria de 35kWh o período das 22h às 8h é mais do que suficiente para as minhas necessidades, vai passar de 0,0493 para 0,0979 + TAR.

A TAR final ainda não é conhecida, só será divulgada pela ERSE a meio de dezembro, mas fala-se de um valor entre 4 a 6 cêntimos por kWh.

Assumindo o pior cenário, se for de 6 cêntimos a minha fatura dos últimos 30 dias passaria de 81€ para 169€.

Não sei o que vão fazer os outros comercializadores, mas a Goldenergy na parceria com o ACP assume a garantia de ter sempre o melhor preço do mercado e tem cumprido, pelo que presumo que os outros ainda vão ser piores.

Muda de operador…
Eu sempre disse que esse tarifário era para angariar clientes e sócios.
O aumento da tar vai fazer o preço da eletricidade voltar ao normal.

Muda de operador…
E achas que vai aparecer algum com a energia em vazio a 5 cêntimos? Não me parece.

Na realidade parece-me que os preços vão voltar ao normal, ficamos foi mal habituados.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Está visto que não têm interesse em trabalhar em Portugal nos moldes actuais.

Obviamente! Uma coisa é adaptarem-se a regras europeias, vale a pena o esforço, outra é adaptarem-se a um pequeno mercado com regras específicas e totalmente distintas da operação vertical a que estão habituados. Claro que é "não obrigado"! E quem perde não é apenas quem tem Teslas, são todos os utilizadores de todas as marcas, que ficam de fora da melhor rede europeia - milhares de postos instalados em toda a europa nos últimos 2 anos, zero em Portugal.

Venderam mais carros que o dobro das vendas da BMW, Mercedes e Audi juntos, não baixem os preços que não é preciso.

this-is-fine_custom-dcb93e90c4e1548ffb16978a5a8d182270c872a9-s1100-c50.jpg

neste momento os elétricos são uma alternativa para empresas/eni/tvde, pois
com Corsa/208/2008/leaf/c4 etc a custar mais de 35k, com autonomia curta e velocidade máxima limitada
ainda não são produtos que se possam massificar. Daí a estrutura não estar ainda devidamente adaptada - não precisa !

Só quando chegarem os carros elétricos de raiz (ID2, cupra, c3, r5, ev3, tm2, etc, etc) a custar 20/25/30k e com autonomias de >400kms
é que vai haver necessidade REAL de infraestuturas ...
(e basta ver nos centros comerciais e pontos na rua, que grande parte das vezes estão com 1 lugar vago)

Do que se sabe do C3 não ter autonomias de mais de 400km e tem velocidade limitada de 130km/h. O Renault 5 vai ser bem mais caro do que o previsto, especialmente com a bateria de 52kWh - a rondar o preço do Corsa-e e e-208. O ID2 aposto que vai no mesmo caminho.
Mais vale apostar nos carros chineses.

Venderam mais carros que o dobro das vendas da BMW, Mercedes e Audi juntos, não baixem os preços que não é preciso.

this-is-fine_custom-dcb93e90c4e1548ffb16978a5a8d182270c872a9-s1100-c50.jpg

A Tesla está-se a assumir como marca generalista e ainda bem! Com um modelo de segmento C arrumam é com Peugeot, VW e Renault.

Muda de operador…

Tu podes estar certo, mas não havendo qualquer fidelização, quer no acp quer na ge, foi bom aproveitar o 2.º semestre com a melhor tarifa não indexada. A mudar, faz sentido fazê-lo depois de se conhecer os preços de todos.

Está visto que não têm interesse em trabalhar em Portugal nos moldes actuais.

como carrego pouco fora de casa, tenho a app ( e cartão ) da shell recharge. Acesso a toda a rede da União Europeia e de todos os países com roaming activo.

realmente Portugal aparece os postos mas não diz o. Preço a opção para carregar.

mais um monopólio artificial a juntar à luso ponte, brisa e mais uns quantos.

Record-Low EV Battery Prices in 2023

BNEF-battery-price-drop-chart.png

Thanks to a variety of factors, lithium-ion battery packs are at record low prices. After dropping 14%, they are down to $139/kWh. The steep price drop and record low average price come on the heels of price increases in 2022 that had brought battery prices back to 2020 levels. The world changes fast.

Just looking at EV lithium-ion batteries, the average price for packs was down to $128/kWh, and for cells it was down to $89/kWh.

Unsurprisingly, average battery pack prices were lower in China ($126/kWh) than in the US or Europe. “Packs in the US and Europe were 11% and 20% higher, respectively. Higher prices reflect the relative immaturity of these markets, higher production costs, lower volumes, and the diverse range of applications. There was also intense price competition domestically in China this year as battery manufacturers ramped up production capacity aiming to grab a share of the growing battery demand.” March Into Lithium-Iron-Phosphate Batteries

As we’ve been documenting for years, the electric vehicle industry has shifted more and more to low-cost lithium-iron-phosphate (LFP) batteries — which don’t have as strong of performance as some other EV battery chemistries, but which have gotten good enough energy density and power density at low cost to be the most competitive options in many markets.

“These packs and cells had the lowest global weighted-average prices, at $130/kWh and $95/kWh, respectively. This is the first year that BNEF’s analysis found LFP average cell prices falling below $100/kWh. On average, LFP cells were 32% cheaper than lithium nickel manganese cobalt oxide (NMC) cells in 2023,” BNEF writes.

Naturally, the forecast is that the learning curve continues, economies of scale grow, R&D pays off, and lithium-ion battery prices continue to drop. BNEF is expecting record low prices again in 2024, and then record low prices in 2025, and so on and so on. In particular, in 2023 dollars, BNEF is projecting the following battery pack price averages:
  • $133/kWh in 2024
  • $113/kWh in 2025
  • $80/kWh in 2030
At 57.5% the cost of batteries in 2023, one would expect hyper-competitive EV prices in 2030. Disruption mode. And recall that Europe is already at 23% plugin vehicle share (16% BEV share), China is already at 36% plugin vehicle share (24% BEV share), and the world is at 17% plugin vehicle share (12% BEV share). Where will we be in 2030?

E em 2025 vamos ter um Renault 5 com preços ridículos.

Attachments

• BNEF-battery-price-drop-chart.png
    BNEF-battery-price-drop-chart.png
    11 KB · Views: 0
como carrego pouco fora de casa, tenho a app ( e cartão ) da shell recharge. Acesso a toda a rede da União Europeia e de todos os países com roaming activo.

realmente Portugal aparece os postos mas não diz o. Preço a opção para carregar.

mais um monopólio artificial a juntar à luso ponte, brisa e mais uns quantos.

É um exemplo do que temos falado…
A app vende o serviço de ligação aos postos de quase toda a Europa, mas em Portugal tem a função acrescida de comprar e vender eletricidade, por isso Portugal fica sempre de fora.

É um exemplo do que temos falado…
A app vende o serviço de ligação aos postos de quase toda a Europa, mas em Portugal tem a função acrescida de comprar e vender eletricidade, por isso Portugal fica sempre de fora.

Idem com a Ionity, funciona em toda a europa com app de telemóvel e plena integração de informação, em Portugal tiveram de se integrar no nosso modelo o que obriga a ter cartãozinho e contrato com um CEME, resultado, os postos da Ionity em Portugal nem sequer aparecem na app da empresa, pois na verdade não estão integrados no ecossistema europeu, estão integrados no ecossistema português que só vale neste cantinho da europa.

E depois quem devia lutar para mandar isto abaixo ainda faz elogios e diz que estamos à frente!

Back