SEF / AIMA - Será o pior serviço de estrangeiros do mundo?

Charger144

Well-known member
Quem lida com serviços publicos regularmente, está habituado a certas coisas que são, no mínimo, lamentáveis.

Mas o SEF (agora AIMA) deve ser, com alguma margem de manobra, o serviço de estrangeiros mais incompetente e atrasado da Europa, e muito provavelmente um dos piores do mundo. E não estou a exagerar.

Vejam bem o caso: tenho um familiar que precisa de alterar a morada registada no SEF. Não é nada complicado, não é nenhuma emissão de visto ou autorização de residência. É uma simples alteração de morada, que em qualquer outra instituição pode ser feita online, ou de forma muito simples. Essa alteração é obrigatória por lei, nos 60 dias a seguir a se ter mudado de endereço.

A única forma de fazer essa alteração é fisicamente, com agendamento prévio, através de chamada para as antigas linhas do SEF. Ao fim de 35 ligações não atendidas (que vão abaixo após 3 minutos), eles lá atendem, apenas para dizer que não têm vagas, nem previsão de quando vão ter vagas. Dizem para "ir ligando", como se isso fosse algo simples, e não se perdesse uma manhã toda para conseguir falar com eles.

Conclusão: para se alterar uma morada, é preciso perder horas e horas a ligar para um número, todos os dias, à espera que chegue o dia em que finalmente é possível agendar, para poder ir às instalações deles e entregar um papel...

Se existem países mais atrasados do que isto no que diz respeito à imigração? Devem existir, mas provavelmente ficam em zonas afetadas por guerras ou por pobreza extrema. É impensável que isto aconteça em um país da UE. Isto é uma total falta de respeito por quem paga impostos, para não dizer coisas menos simpáticas, já que o forum não é o local apropriado.

• Like
Reactions: RAD
nem é preciso ir tão longe - basta viajar para PT para experimentar a excelente experiência do SEF: dezenas de guichets, e depois só 2 ou 3 estão abertos. E isto quando os senhores agentes não estão na conversa uns com os outros.

a fila para residentes na UE é enorme, enquanto a de fora da UE é completamente abismal. O pessoal dos PALOPs até está na boa porque já está habituado a esta bitola de 3º mundo, mas eu bem vejo os americanos exasperados e a pensar como é possível isto acontecer na Europa Ocidental.

sempre que chego a PT é este o meu primeiro contacto com a realidade do tugão.

Engraçado que também já passei horas exasperado em filas intermináveis nos aeroportos americanos. Claro que eles não sentem isso nos voos internos, tal como não sinto esses problemas nos voos internos na UE. [:p]

Agora com as máquinas nos states tem sido melhor, não tenho sido parado para controlo adicional felizmente, é self-checkout como nos supermercados.[:D]

Back