Opinião VW Golf 7/7.5 GTI / TCR / Clubsport vs R (outro?)

caditonuno, esse exemplar se for realmente um "R" já não possui pelo menos na íntegra o sistema de escape original, ou seja, o Golf R VII/7,5 e o VIII têm quatro ponteiras de escape (2 de cada lado) e só o VI R é que possui as 2 centrais (e também do V), idênticas às das imagens seguintes:

deu-me como sendo mesmo um R.

Muito, muito Bom esse teste.

Quanto ao tema do tópico, gosto muito do golf (e tenho um) e também acho o Megane porreiro.

Na perspectiva de comprar usado o Golf é um valor (relativamente) seguro, nunca andei no R, mas gosto da ideia de ser 4x4. Os GTI Clubsport ou TCR também me parecem bem, o diferencial electrónico destes ajuda muito nas situações de menor tracção.

A comprar usado teria mais confiança num TypeR, Megane RS ou Hyundai i30N porque em fiabilidade são superiores aos Golf GTi.

A comprar usado teria mais confiança num TypeR, Megane RS ou Hyundai i30N porque em fiabilidade são superiores aos Golf GTi.

Volta lá para os tópicos da dacia ou da tesla que lá pode ser que consigas enganar alguém. De automóveis percebes bola.

O 2.0 tfsi e a dsg são possivelmente o motor e caixa mais fiáveis do seu segmento, e o golf dos mais bem construídos e robustos.

Volta lá para os tópicos da dacia ou da tesla que lá pode ser que consigas enganar alguém. De automóveis percebes bola.

O 2.0 tfsi e a dsg são possivelmente o motor e caixa mais fiáveis do seu segmento, e o golf dos mais bem construídos e robustos.

Luís Pedro, eu tive uma experiência mais que desagradável com um 2.0 TSI 270cv num Golf R VI, ou seja, com apenas 4.500 km um componente interno do motor (um balanceiro/Balancim) cedeu de um segundo para outro (sem que nada anteriormente se sentisse de estranho, nem um pouquinho somente) e a viatura teve de levar um novo motor !!!

Luís Pedro, eu tive uma experiência mais que desagradável com um 2.0 TSI 270cv num Golf R VI, ou seja, com apenas 4.500 km um componente interno do motor (um balanceiro/Balancim) cedeu de um segundo para outro (sem que nada anteriormente se sentisse de estranho, nem um pouquinho somente) e a viatura teve de levar um novo motor !!!

Ainda estava na garantia?

Obviamente um defeito de fabrico, no meio de centenas de milhares de 2.0 tfsi que foram produzidos ao longo dos anos pode ocorrer, infelizmente.

Por outro lado, há deles com centenas de milhares de kms, todos xunados, a levar calor todos os dias, e não se passa nada.

Last edited:
Ainda estava na garantia?

Celsius, quando aconteceu esta anomalia neste componente interno do motor (em 2012) a viatura já tinha 2 anos e 3 meses, mas só tinha 4.500 km e ainda por cima e por algum desleixo meu ainda não tinha feito a 1ª revisão (que teria de ser feita aos 30.000 km ou após 2 anos, o que ocorresse primeiro), mas a marca o que sempre salientou é que o período de garantia de 2 anos já tinha sido ultrapassado (mesmo que tivesse somente 4.500 km) e que iriam só comparticipar com uma certa percentagem do valor total da reparação, mas como não me informavam qual seria o valor total andei quase 4 meses com alguns "conflitos" com a própria marca e com a oficina do concessionário. Resumindo, ficaram com o motor com o qual a viatura saiu de fábrica (o da 1ª foto que coloquei no post anterior, voltando a repetir que só tinha 4.500 km e acredito que depois resolveram a anomalia com relativa facilidade e terá sido enviado à posteriori para venda como reconstruído) e mandaram vir outro da própria marca reconstruído/como novo (o que se vê ainda embalado nas fotos) e tive de pagar na totalidade 2.000 euros (em 2012), ou seja, em termos monetários não foi assim tão mau para a minha pessoa, mas nunca me passou pela mente que uma viatura minha com somente 4.500 km tivesse de levar outro motor (nem nunca).

Obviamente um defeito de fabrico, no meio de centenas de milhares de 2.0 tfsi que foram produzidos ao longo dos anos pode ocorrer, infelizmente.

Por outro lado, há deles com centenas de milhares de kms, todos xunados, a levar calor todos os dias, e não se passa nada.

Luís, sim, neste meu caso específico acredito que foi uma má concepção de fabrico desse componente interno do motor, mas acredita que se vão vendo alguns problemas graves em motores TFSI/TSI (e até em caixas de velocidades de dupla embraiagem/DSG/S-Tronic), mas também como é evidente existem outros em outras marcas.

Celsius, quando aconteceu esta anomalia neste componente interno do motor (em 2012) a viatura já tinha 2 anos e 3 meses, mas só tinha 4.500 km e ainda por cima e por algum desleixo meu ainda não tinha feito a 1ª revisão (que teria de ser feita aos 30.000 km ou após 2 anos, o que ocorresse primeiro), mas a marca o que sempre salientou é que o período de garantia de 2 anos já tinha sido ultrapassado (mesmo que tivesse somente 4.500 km) e que iriam só comparticipar com uma certa percentagem do valor total da reparação, mas como não me informavam qual seria o valor total andei quase 4 meses com alguns "conflitos" com a própria marca e com a oficina do concessionário. Resumindo, ficaram com o motor com o qual a viatura saiu de fábrica (o da 1ª foto que coloquei no post anterior, voltando a repetir que só tinha 4.500 km e acredito que depois resolveram a anomalia com relativa facilidade e terá sido enviado à posteriori para venda como reconstruído) e mandaram vir outro da própria marca reconstruído/como novo (o que se vê ainda embalado nas fotos) e tive de pagar na totalidade 2.000 euros (em 2012), ou seja, em termos monetários não foi assim tão mau para a minha pessoa, mas nunca me passou pela mente que uma viatura minha com somente 4.500 km tivesse de levar outro motor (nem nunca).

O i30n de um familiar falhou a 2a manutenção por 1000km, agora surgiu o problema da borboleta de admissão (muito comum nestes carros) e tem cerca de 900€ para pagar, esta semana... E a garantia acabou, para todos os efeitos.

Tiveste bastante sorte em só pagar 2000€, foi uma grande gentileza por parte do concessionário. Em condições normais terias de pagar o arranjo por completo visto não teres respeitado o prazo de manutenção.

Já agora, esses 4500km foram feitos de que forma? De vez em quando mas de forma repetida, ou o carro esteve parado por um período grande e depois voltaste a andar? 4500km em mais de dois anos é muito pouco, até poderá estar aí a origem do problema.

O i30n de um familiar falhou a 2a manutenção por 1000km, agora surgiu o problema da borboleta de admissão (muito comum nestes carros) e tem cerca de 900€ para pagar, esta semana... E a garantia acabou, para todos os efeitos.

Tiveste bastante sorte em só pagar 2000€, foi uma grande gentileza por parte do concessionário. Em condições normais terias de pagar o arranjo por completo visto não teres respeitado o prazo de manutenção.

Já agora, esses 4500km foram feitos de que forma? De vez em quando mas de forma repetida, ou o carro esteve parado por um período grande e depois voltaste a andar? 4500km em mais de dois anos é muito pouco, até poderá estar aí a origem do problema.

Luís, não me leves a mal em colocar este comentário: Sim, tive uma sorte do Caralh_, ou seja, um componente interno do motor (balanceiro/balancim) que deverá resistir toda a vida útil do motor, presumo eu mais do que 350.000 km ceder somente com 4.500 km é mesmo uma sorte do Caralh_ !!!!

Sabemos todos (a própria marca e o concessionário) que não foi pelo óleo ter estado mais 3 meses sem ser trocado (com apenas 4.500 km) a causa desse balanceiro/balancim ter cedido (nem pouco mais ou menos).

Os meus "brinquedos" sempre circularam muito pouco, ou seja, esporadicamente vou retirando-os da garagem e depois percorro com eles uma/duas/três centenas de km duma só vez (por vezes mais quando se tratam de viagens) e também por vezes quando o trânsito o permite solicito verdadeiramente as suas motorizações/chassis, mas com algum bom senso, por isso não é por estarem 1/2/3 meses imobilizados na garagem que uma anomalia tão grave teve de surgir.

Saliento que possuo desde novo (adquiriu-o em 1997) um Citroen Saxo Cup 1.6i 16v e presentemente cumprido 26 anos possui 65.000 km e o seu motor (e não só) respira saúde por todos os poros (e acredita que não estou a exagerar).

Os americanos têm uma frase engraçada sobre os carros alemães que é a seguinte:

"There is nothing more expensive than a cheap german car"

MUITO cuidado a comprar um carro alemão desportivo usado. Pode ser a tua ruína financeira (e não só).

A não ser que tenha poucos km e tenhas a certeza do histórico, preferia sempre um TypeR, um Megane RS ou um Focus ST a um Golf GTi.

Os americanos têm uma frase engraçada sobre os carros alemães que é a seguinte:

"There is nothing more expensive than a cheap german car"

MUITO cuidado a comprar um carro alemão desportivo usado. Pode ser a tua ruína financeira (e não só).

A não ser que tenha poucos km e tenhas a certeza do histórico, preferia sempre um TypeR, um Megane RS ou um Focus ST a um Golf GTi.

Olha alguém que nunca teve um Golf GTI vir espalhar fake news e hate sobre o GTI.

Ai se fosse alguém a falar do seu Táxi Tesla… 😊

Espero que estejas enganado [:D]

Não sei bem, mas tenho ideia que este bloco vw extensivamente utilizado, em Porsches, Audis, VW, Seat, Skodas, etc. é um bloco fiável e que inclusivamente sujeito a tunnings extremos.

Agora chegou o namorado do outro.

Só estou a dizer o que os americanos dizem.

Os americanos... esses arautos da sapiência automóvel em que um motor bom tem de ser V8 ou no minimo V6... (dito isto amo o Hennessy Venom).

Eu por acaso nunca ligo muito ao que os americanos dizem...norte-americanos entenda-se.

Quanto a carros europeus vou procurar os defeitos aos mercados domésticos das marcas, porque são efetivamente aqueles que vão até ao ínfimo pormenor, exemplo dos franceses com as marcas domésticas, por isso, diria que os alemães para os golf/audi serão os mais indicados para analisar os seus índices de fiabilidade.

Nós por cá ou é apresentações de carros ou é andar com eles na esmifra... ou influencers bem sentados. (que montados é outra cena).

E mais que a marca modelo elencada, teria obviamente mais confiança num desses que me apresentasse documentação credível de assistência acompanhada e registada de forma oficial, porque um gajo que trate bem do carro (mesmo andando a esmifra-lo) é sinal que gosta de ter as coisas em bom estado de utilização.

Last edited:
são sobejamente conhecidos os problemas nos motores TSI, desde o 1.2 ao 2.0. estão aí pela net fora. claro que aqui em portugal incidiram sobretudo nas versões 1.4 e mais apimentadas até, pois era o que o pessoal podia comprar, mas existem relatos um pouco por toda a gama.

quanto às marcas, no meu FR substituí o turbo aos 58 mil kms (leva neste momento mais 324 mil em cima desde essa altura sem nunca o ter limpo) e quando avariou, tinha o carro 1 ano e meio, a seat mandou para martorell, não ficou bom e colocou um novo sem eu ter que pagar nada. eu tratava mal o carro, desligando-o logo após uma coça de AE a mais de 160 e tudo, mas o que me valeu foi ter comprado o carro com 3 meses, 13247kms e quem andou com ele durante a maioria desses 3 meses ser conhecido na empresa como "assassino de carros". a partir daí comecei a tratá-lo bem e ainda hoje o carro funciona, vejam lá! [:D]

são sobejamente conhecidos os problemas nos motores TSI, desde o 1.2 ao 2.0. estão aí pela net fora. claro que aqui em portugal incidiram sobretudo nas versões 1.4 e mais apimentadas até, pois era o que o pessoal podia comprar, mas existem relatos um pouco por toda a gama.

quanto às marcas, no meu FR substituí o turbo aos 58 mil kms (leva neste momento mais 324 mil em cima desde essa altura sem nunca o ter limpo) e quando avariou, tinha o carro 1 ano e meio, a seat mandou para martorell, não ficou bom e colocou um novo sem eu ter que pagar nada. eu tratava mal o carro, desligando-o logo após uma coça de AE a mais de 160 e tudo, mas o que me valeu foi ter comprado o carro com 3 meses, 13247kms e quem andou com ele durante a maioria desses 3 meses ser conhecido na empresa como "assassino de carros". a partir daí comecei a tratá-lo bem e ainda hoje o carro funciona, vejam lá! [:D]

Nuno, só não referiste que "FR" é esse, ou pelo menos que motorização possui (cilindrada/nível de potência), mesmo que saibamos que é Turbo, mas turbo a gasolina (TSI) ou a gasóleo (TDI) ?

Há um problema quase crónico nos Golfs desta vida, mas não é nem o motor nem a DSG. Questionar a fiabilidade do EA888 é um atestado de ignorância. Nada que já não soubéssemos no entanto.

Back