Claro que é vaga. A tua pergunta era referente à necessidade de reduzir em AE e a minha resposta foi apenas para essa pergunta.
O espaço é importante, sem dúvida. No entanto, se não for para fazer ultrapassagens "à papo seco" como se vê muito nas EN's, a potência chega e sobra.
O reduzir ou não depende do tipo de condução. Para mim, independentemente da potência do carro e do tipo de caixa, quando ultrapassado, acelero sempre a fundo. Há quem não o faça e a ultrapassagem não deixa de ser mais ou menos segura por isso.
A título de exemplo: para mim, um carro a diesel que vá a 80km/h é para ir em 4ª em torno das 2.000 rpm. Outros condutores optam por colocar uma 5ª ou uma 6ª. Quer o carro tenha 100cv ou 200cv, na minha utilização, o motor vai estar muito mais "folgado" pelo que raramente terei necessidade de reduzir. Porém, quem vá em 5ª ou 6ª a história já não será a mesma porque o motor vai a baixa rotação. É por isso que as caixas automáticas acabam por ser mais seguras. É por o pé a fundo e já está. Aquela velha máxima das caixas automáticas fazerem milagres nos motores pequenos acaba por ser verdade por isso mesmo.