Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Há muitos anos saí por Ficalho para ir apanhar a A66 e ir pra Sevilha e não gostei nadinha da estrada do lado espanhol até apanhar a AE.

De Ficalho até à A66 (N433) tens umas zonas de curvas, depois a zona da serra de Aracena com subidas e descidas mas com curvas sempre largas, atravessas umas 3-4 terriolas a 50km/h, mas lembro-me de não ter muito trânsito e de fazer muitos kms a >100km/h. Não achei muito chato mas também não é o IP2 entre Beja e Castro Verde.

De Ficalho até à A66 (N433) tens umas zonas de curvas, depois a zona da serra de Aracena com subidas e descidas mas com curvas sempre largas, atravessas umas 3-4 terriolas a 50km/h, mas lembro-me de não ter muito trânsito e de fazer muitos kms a >100km/h. Não achei muito chato mas também não é o IP2 entre Beja e Castro Verde.

Já nem me lembro bem da estrada que ja foi em 2008, mas sei que na altura nao apreciei, o carro também nao ajudou que era um C3 1.1.

BMW X1 Sdrive 18i

Circuito urbano em pequenos percursos: 8,8L

AE e EN a ritmos ligeiramente acima do legal: 6,7L

Tem apenas 136cv mas tem um excelente escalonamento da caixa automática, muito agradável de se conduzir.

BMW X1 Sdrive 18i

Circuito urbano em pequenos percursos: 8,8L

AE e EN a ritmos ligeiramente acima do legal: 6,7L

Tem apenas 136cv mas tem um excelente escalonamento da caixa automática, muito agradável de se conduzir.

Conheço esse motor de um Countryman (com caixa manual) que aerodinamicamente é um tijolo, e são parecidos.

Na grande maioria das vezes, não é preciso reduzir para se realizar uma ultrapassagem em segurança com um motor de baixa cilindrada e uma potência em torno dos 100-110cv. Claro que há casos e casos, mas o mapa do motor e as relações da caixa de velocidades já estão pensadas para essas situações. ​

Isto que escreveste é totalmente vago ....

Depende imenso do espaço que tens para realizar a ultrapassagem e da velocidade a que circulas.

Normalmente é sempre mais seguro reduzir, se for em EN e dependendo da velocidade pode ser reduzir para 5ª, 4ª ou mesmo 3ª.

Nada melhor que Clio III 1.5 DCI 105 em 6ª abaixo de 100 km/h.

Um gajo pisa e o motor diz algo do genero " é pra mim ?? ah, não notei nada " [:)]

Isto que escreveste é totalmente vago ....

Depende imenso do espaço que tens para realizar a ultrapassagem e da velocidade a que circulas.

Normalmente é sempre mais seguro reduzir, se for em EN e dependendo da velocidade pode ser reduzir para 5ª, 4ª ou mesmo 3ª.

Claro que é vaga. A tua pergunta era referente à necessidade de reduzir em AE e a minha resposta foi apenas para essa pergunta.

O espaço é importante, sem dúvida. No entanto, se não for para fazer ultrapassagens "à papo seco" como se vê muito nas EN's, a potência chega e sobra.

O reduzir ou não depende do tipo de condução. Para mim, independentemente da potência do carro e do tipo de caixa, quando ultrapassado, acelero sempre a fundo. Há quem não o faça e a ultrapassagem não deixa de ser mais ou menos segura por isso.

A título de exemplo: para mim, um carro a diesel que vá a 80km/h é para ir em 4ª em torno das 2.000 rpm. Outros condutores optam por colocar uma 5ª ou uma 6ª. Quer o carro tenha 100cv ou 200cv, na minha utilização, o motor vai estar muito mais "folgado" pelo que raramente terei necessidade de reduzir. Porém, quem vá em 5ª ou 6ª a história já não será a mesma porque o motor vai a baixa rotação. É por isso que as caixas automáticas acabam por ser mais seguras. É por o pé a fundo e já está. Aquela velha máxima das caixas automáticas fazerem milagres nos motores pequenos acaba por ser verdade por isso mesmo.

Claro que é vaga. A tua pergunta era referente à necessidade de reduzir em AE e a minha resposta foi apenas para essa pergunta.

O espaço é importante, sem dúvida. No entanto, se não for para fazer ultrapassagens "à papo seco" como se vê muito nas EN's, a potência chega e sobra.

O reduzir ou não depende do tipo de condução. Para mim, independentemente da potência do carro e do tipo de caixa, quando ultrapassado, acelero sempre a fundo. Há quem não o faça e a ultrapassagem não deixa de ser mais ou menos segura por isso.

A título de exemplo: para mim, um carro a diesel que vá a 80km/h é para ir em 4ª em torno das 2.000 rpm. Outros condutores optam por colocar uma 5ª ou uma 6ª. Quer o carro tenha 100cv ou 200cv, na minha utilização, o motor vai estar muito mais "folgado" pelo que raramente terei necessidade de reduzir. Porém, quem vá em 5ª ou 6ª a história já não será a mesma porque o motor vai a baixa rotação. É por isso que as caixas automáticas acabam por ser mais seguras. É por o pé a fundo e já está. Aquela velha máxima das caixas automáticas fazerem milagres nos motores pequenos acaba por ser verdade por isso mesmo.

Na verdade o que perguntei foi se era fácil ganhar velocidade e vencer subidas na última relação sendo ela muito desmultiplicada como parecia ser o caso.

Eu em carros com potências modestas acho que as mudanças muito longas acabam por tirar vivacidade, o ideal é um compromisso.

Como tu também não adoro andar em regimes muito baixos e também evito acelerar a fundo se não estiver num regime decente.

Agora em relação às cx auto .... podes fazer igual ou parecido com uma cx manual.

Nada melhor que Clio III 1.5 DCI 105 em 6ª abaixo de 100 km/h.

Um gajo pisa e o motor diz algo do genero " é pra mim ?? ah, não notei nada " [:)]

Tive esse motor num Megane 2 e não achei nada disso. A 6ª ate era curta que a 100 ia às 2000rpm, nada comparável às caixas longas de hoje em dia.

Tive esse motor num Megane 2 e não achei nada disso. A 6ª ate era curta que a 100 ia às 2000rpm, nada comparável às caixas longas de hoje em dia.

Talvez o escalonamento seja diferente.

Naquele a 6ª nao existia abaixo dos 120/110, claro que acima dos 130 o carro não descansava enquanto não fosse para velocidades proibitivas.

Parecia bi polar.

Eu até achava que para um 1.5 de 105cv não se mexia mal por causa da caixa curta, e com isso os consumos também não eram grande coisa.

Eu até achava que para um 1.5 de 105cv não se mexia mal por causa da caixa curta, e com isso os consumos também não eram grande coisa.

Lembro-me que nos consumos andava em mais 1L de média que o outro Clio de 70cv que lá tinhamos.. Vale o que vale , é somente para ter uma vaga ideia já que os percursos não eram forçosamente iguais.

Sobre essa versão de 105cv até hoje me questiono, porque nunca vi tanta opinião diferente acerca desse motor.

Para cidade é de longe o pior motor que já usei, por outro lado em estrada aberta, AE ou arranques a fundo, parece um pocket rocket !!

Aquilo com aquelas repros que só mexem na curva de binário e não alteram a potência máxima devia ficar impecável.

Recentemente adquiri uma Peugeot 308SW 1.6hdi 120cv

500kms feitos entre cidade e auto estrada e tem média de 5,7 o que é maravilhoso de quem vem de um Ford Mondeo 1.8TD de 1997 a fazer médias de 6.5/7 com o mesmo estilo de percurso!

Eina, o Mondeo dessa geração ! Adoro ver um em bom estado.
Depois dessa geração nunca mais consegui olhar de frente para os Ford, talvez excepto o Mondeo II.

Seja como for, é um carro quase desaparecido da estrada, e esse consumo do Mondeo mesmo assim não é nada mau, embora os tempos fossem outros. Motores menos eficientes mas pneus mais finos, jantes mais pequenas e à partida, carros mais leves.

O meu Cooper SD anda na casa dos 5.7 l/100.
E curioso como muitos destes diesel têm caixas com escalonamento similar, quer tenham 100, 120 ou 150cv.

Cá em casa a Leon 1.6 TDI 115, a Caddy 2.0 TDI 102 e o Cooper SD 170cv, todos eles na última velocidade, às 2000 RPMs vão perto dos 110 kmh.

Muitas vezes associa-se as caixas de 6 como sendo a 6ª para " overdrive " mas eu diria que são é 6 velocidades para que haja constantemente a faixa ideal de utilização do motor, ficando as relações mt proximas.
Melhorando os consumos em cidade e estrada.

Eventualmente varia conforme as marcas ou nao sei, mas para cada vez mais terem consumos baixos...

Outra coisa que ajuda a reduzir consumos ( e menor desgaste da transmissão ) são os arranques em 1ª, parece que o acelerador fica com metade da sensibilidade [:D]

Um gajo quer fazer um arranque mais rápido e já dei por mim com o pedal no fundo durante uma fracção de segundo e a resposta é " calma, tás em 1ª, não queres despejar já o binário todo na transmissão pois n? " [:D]

Last edited:
Nem estou a falar de caixas de 6 especificamente.
Dos 3 exemplos que dei, só um tem caixa de 6v.
Falo dos escalonamentos de caixa, mapas de centralinas feitos para testes de emissões e consumo que no fundo tiram muita da agradabilidade no mundo real.

Tenho o exemplo de 2 carros que já tive. Ambos atmosféricos. Um era um 2 litros com 155cv e caixa de 6, de 2001. O outro de 2016, 1.0 75cv e caixa de 5 velocidades.
Ambos com redline ligeiramente abaixo das 6500 rmps
Curiosamente a 120 kms na última relação de caixa iam em cima das 3500rpms.

Ainda não me aborreci do meu velho motor diesel, com caixa de 5 e relação curta. Relação esta adaptada às curvas de potência e binário máximos puxadas mais acima na gama de rotações, quando comparados com os padrões de hoje, com 4400 rpm e 2300 rpm respetivamente.

xleHNu8.jpeg

Back