Carros que antigamente pareciam grandes canhões....

EscapeLivre

Well-known member
E que hoje em dia parecem banais. Mas nem sempre o são.

Passo a expor a minha ideia: hoje em dia "qualquer " carrito tem 100, 120, 150cv e é acessível a " qualquer um ".

Antigamente, pelo menos para quem não era de grandes salários, ter carros de 45, 60, 70cv era o mais comum.

Então bastava andar num de 100cv e parecia um foguete, e em muitos casos de facto eram, porque eram leves e os motores não estavam virados para as emissões.

Por ex em casa tinhamos um diesel de 55cv e quando andámos mesmo à pendura num Vectra B 1.7 TD 82cv ficámos impressionados com o power daquilo. Ora hoje eu pego no meu low cost de 100cv e o "vectra não se mexe."

Toda a gente falava do Corsa B 1.5 TD 65cv, eina que maquinão e tal....e afinal....lol. Mas no contexto da época onde a maioria dos diesel daquela cilindrada eram sem turbo e com 45, 55cv, de facto o turbo 65cv fazia uma diferença muito considerável.

Também têm relatos semelhantes?

1º carro do meu pai, Mini 1100 clubman com estofos em veludo...era o rei dos semáforos, o que aquilo dava nos arranques. E com os platinados sujos , até rateres fazia ao trocar de mudança [:D][:D]
Não dava 130 mas chegámos a ir 5 para o Alentejo com uma mala numa grade no tejadilho, qualquer ultrapassagem ficava na memória para contar aos amigos!

Mais recente, um "mero" 106 Rallye de 100cv de um amigo meu ainda hoje está na memória como um dos carros mais brutos em que andei. Caixa hiper curta (100km/h a rondar as 4000rpm em 5ª), as 3 primeiras relações cortavam num ápice. Hoje em dia há muito mais potentes, mas as sensações são incomparavelmente inferiores...

nós tínhamos um citro ZX comprado novo a 24 de dezembro de 91, com matrícula falsa e depois matriculado a 1 de janeiro de 92 para ter "menos um ano". foi a melhor compra do meu pai. chegámos a andar pela europa com ele e aquilo até à 4ª velocidade andava bem, chegou a andr a 140 ou 150 nas AE espanholas ali para os lados do país basco. era um simples 1124cc de 60cv que durou 17 anos nas 4 mãos lá de casa. o último, o meu irmão, já ficou com um motor 1360cc de 75, que eu fanei o 1.1 de tanto puxar por ele... [:)]

já o meu tinha 25 anos e... 34 cavalos num 1600cc! em 7ª mão, com umas jantes de 16', um volante de corredor, um sapo a assapar uma sapa colocado na frente do porta-luvas [:)] a condizer com o verde do carro, com peças a saltarem de vez em quando, noutras vezes a avariar a quente e a frio, chão refeito após a primeira inspeção a que fui com ele...

contudo, dava uns 133 de ponteiro, uns 125 de velocidade real, isto em via rápida, claro e aquele barulhinho do motor fazia virar as cabeças. ainda o mantive 5 anos até o vender 100 contos mais barato a um rapazito.

E que hoje em dia parecem banais. Mas nem sempre o são.

Passo a expor a minha ideia: hoje em dia "qualquer " carrito tem 100, 120, 150cv e é acessível a " qualquer um ".

Antigamente, pelo menos para quem não era de grandes salários, ter carros de 45, 60, 70cv era o mais comum.

Então bastava andar num de 100cv e parecia um foguete, e em muitos casos de facto eram, porque eram leves e os motores não estavam virados para as emissões.

Por ex em casa tinhamos um diesel de 55cv e quando andámos mesmo à pendura num Vectra B 1.7 TD 82cv ficámos impressionados com o power daquilo. Ora hoje eu pego no meu low cost de 100cv e o "vectra não se mexe."

Toda a gente falava do Corsa B 1.5 TD 65cv, eina que maquinão e tal....e afinal....lol. Mas no contexto da época onde a maioria dos diesel daquela cilindrada eram sem turbo e com 45, 55cv, de facto o turbo 65cv fazia uma diferença muito considerável.

Também têm relatos semelhantes?

Mau.... o Corsa B tinha 67cv se faz favor... [:D]

Ainda que e o mesmo motor no Kadett tivesse 72cv e à época, até muitas vezes se dizerem, que a OPEL no caso do Corsa, estava a anunciar menos potência do que realmente tinha... ou seja, que teria antes os 72cv do que os 67cv.

Acho que foi no saudoso Guia do Automóvel que um dia mediram a potência de um Vectra 1.7 TD e acusou à volta de 100 CV! Sem mexidas! [:D]

Acho que foi no saudoso Guia do Automóvel que um dia mediram a potência de um Vectra 1.7 TD e acusou à volta de 100 CV! Sem mexidas! [:D]

Nessa altura era muito comum os carros alemães, nomeadamente VW e Opel, terem mais cv que os declarados.

Ainda assim essa diferença de quase mais 25% parece-me enorme.

Um dos primeiros carros que me “tocou” pela performance e linhas foi um Datsun 180B, que era um coupé sem aros nas portas e com um belo motor 1.800. Isto há uns 40 anos ou mais.

já o meu tinha 25 anos e... 34 cavalos num 1600cc! em 7ª mão, com umas jantes de 16', um volante de corredor, um sapo a assapar uma sapa colocado na frente do porta-luvas [:)] a condizer com o verde do carro, com peças a saltarem de vez em quando, noutras vezes a avariar a quente e a frio, chão refeito após a primeira inspeção a que fui com ele...

contudo, dava uns 133 de ponteiro, uns 125 de velocidade real, isto em via rápida, claro e aquele barulhinho do motor fazia virar as cabeças. ainda o mantive 5 anos até o vender 100 contos mais barato a um rapazito.

Também tive um renault 5 de 1975 que em 9 anos apenas tinha feito 20.000kms e que se estava, literalmente, a desfazer. Tudo o que era de borracha estava podre, incluindo os pneus mabor. [:D]

Bons tempos. Esse tinha cerca de 30 cv.

Nessa altura era muito comum os carros alemães, nomeadamente VW e Opel, terem mais cv que os declarados.

Ainda assim essa diferença de quase mais 25% parece-me enorme.

Um dos primeiros carros que me “tocou” pela performance e linhas foi um Datsun 180B, que era um coupé sem aros nas portas e com um belo motor 1.800. Isto há uns 40 anos ou mais.

Por vezes bastava mudar a bomba injectora de fabricante e fazia logo diferença, por ex nota-se consideravelmente que os PSA 1.9D / TD com bomb a Lucas são mais rapidos que com bomba bosh.
Ambas de origem, não sei qual era o critério.

Noutras marcas havia diferenças por ex relativamente aos injectores.

Enfim carros mais leves e menos potentes em que uma ligeira diferença notava-se logo.

Mas no geral os cv escondidos não passam de autênticos mitos, desfeitos muitas vezes aos cronómetros por alguns malucos, aqui no forum era um A3 TDI 140cv contra um Accord i-Ctdi também de 140cv ou assim, em que o aude parecia andar mais mas na zona industrial com testes de velocidade e reprises perdia sempre [:D]
Não me lembro do user.

Lembrei-me de outro

Uno mk1 , 45S ou seja 1.0 carburador 47cv, pneus bicicleta, agilidade brutal hehe.

Antigamente os carros não tinham as protecções de suavidade do acelerador em 1ª e etc.

Jantes de 16"?

Lembrei-me de outro

Uno mk1 , 45S ou seja 1.0 carburador 47cv, pneus bicicleta, agilidade brutal hehe.

Antigamente os carros não tinham as protecções de suavidade do acelerador em 1ª e etc.

E o 55s com motor 1.1, caixa com 5 relações, check painel, conta rotações, vidros verdes, relógio e luz de leitura junto ao espelho retrovisor, etc. Havia poucos.

Edit : Tempos mais simples, éramos felizes com pouco.

Last edited:
Ainda ontem passei por um Astra F 2.0 GSI com 150cv.
O que eu adorava aquele carro na altura que foi lançado.
Agora, parece-me um caixote com a aerodinâmica de um tijolo... :sh)

Last edited:
Uno 60sx
Autobianchi 1.3
Lancia y GT
Lancia y 10 Turbo
Uno Turbo i.e
Punto 75 8v normal já anda bem e com grande base para expansão.

• Like
Reactions: RAD
No meu tempo qualquer carro com 80 cavalos já era de "alta potência". Lembro-me por exemplo de ter andado num Mercedes classe c em 1994 e o taxista todo orgulhoso porque não era dos "que praí andam" porque era um 2.2 (ou 2.1 nem sem bem) com 95 cavalos. Uma ganda máquina.

Os utilitários (Corsa, Fiesta, Ax, 5, 205, Polo, Uno, Starlet) andavam entre os 45 e os 60 CV e estes últimos já eram vistos como "classe média" [:D]. Saudades.

Back