Alfa Romeo Junior 2024

Não há uma jante que não seja em preto ou o seja maioritariamente nesta cor... [8b]

O scudetto faz-me lembrar isto...

0.jpg

Quando há quase 10 anos foi apresentado o Giulia, lembro-me que as reacções por aqui não foram muito diferentes das que vejo relativamente a este Milano. Hoje é consensual que ainda é dos mais bonitos segmento D do mercado.

Se o Milano é perfeito? Não, claro que não. Mas está cheio de referências ao passado e olhando para os restantes B-Suv, de repente, não me parece que seja tão patinho feio. Como disse ontem ao meu cunhado, "para um alfista o Milano é apenas interessante, já para o comum dos mortais é, provavelmente, o B-Suv mais bonito do mercado". Resposta dele (não é fã da Alfa, é da Volvo - toda a vida os teve - tem um iX3 e anda a pensar trocar o seu C30): "este Alfa é bem lindo e ficava bem na minha garagem!" Ou seja, desde que agrade à generalidade e faça volume de vendas...

Bem sei que um alfista é sempre muito exigente, mas vamos aguardar serenamente para o ver ao vivo. Quando saiu o Tonale, detestei-o e agora ando num. Quando o Mito saiu, achei-o feio e, quando saiu o QV, fui a correr comprar um. Quando vi o 147 nas fotos, não lhe achei piada nenhuma; quando o vi ao vivo, ia-me caindo tudo e fui dono de um.[;)]

Mas tu és um caso um bocado à parte e não podes servir de "exemplo" em termos gerais. [:D]

Mas tu és um caso um bocado à parte e não podes servir de "exemplo" em termos gerais. [:D]

Pois, o vírus pegou-me de ponta aos 10 anos. [:D] Mas a opinião do meu cunhado, que está-se a cagar para Alfas, tem de ser levada em conta, santa paciência. [:cool:][:D][:)]

Deixem a marca morrer de uma vez... Recauchutar Peugeots é arrastar a marca pela lama.

Uma das razões para o nascimento da STELLATIS foi a sinergia e partilha de saber-fazer entre FCA e PSA. A parte italo-americana da coisa estava com um problema grave com a electrificação (ou falta dela) da sua gama por não ser detentora de tal tecnologia e necessitou da PSA para atingir tal desiderato. A mim não me choca a Alfa e a Lancia serem Pug recauchutados, tal como não me chocou durante décadas serem FIAT recauchutados. O Grupo VAG faz isso há anos com muito sucesso. Audi, VW, Skoda, Seat, Cupra é tudo recauchutagem uns dos outros [:D]. Desde que façam produtos distintos esteticamente e com diferenças de pormaior (v.g. afinação do chassis), não vejo problemas. Acham que a Alfa tinha pernas para andar se não fosse assim? Tenho as minhas dúvidas. Claro está que não entendo a opção da adopção do motor Puretech, quando os italianos fazem tão bons motores. Mas, ao que tudo indica, a Alfa vai passar a ser totalmente electrica, pelo que será uma doença passageira. [:D]Provavelmente nos segmentos mais altos (D e E), os francius vão ficar danados porque os PSA vão ser Maseratis, Dodges, Jeeps e Alfas recauchutados.[:)]

Uma das razões para o nascimento da STELLATIS foi a sinergia e partilha de saber-fazer entre FCA e PSA. A parte italo-americana da coisa estava com um problema grave com a electrificação (ou falta dela) da sua gama por não ser detentora de tal tecnologia e necessitou da PSA para atingir tal desiderato. A mim não me choca a Alfa e a Lancia serem Pug recauchutados, tal como não me chocou durante décadas serem FIAT recauchutados. O Grupo VAG faz isso há anos com muito sucesso. Audi, VW, Skoda, Seat, Cupra é tudo recauchutagem uns dos outros [:D]. Desde que façam produtos distintos esteticamente e com diferenças de pormaior (v.g. afinação do chassis), não vejo problemas. Acham que a Alfa tinha pernas para andar se não fosse assim? Tenho as minhas dúvidas. Claro está que não entendo a opção da adopção do motor Puretech, quando os italianos fazem tão bons motores. Mas, ao que tudo indica, a Alfa vai passar a ser totalmente electrica, pelo que será uma doença passageira. [:D]Provavelmente nos segmentos mais altos (D e E), os francius vão ficar danados porque os PSA vão ser Maseratis, Dodges, Jeeps e Alfas recauchutados.[:)]
Na... lamento mas não me convences com esses argumentos.
Fiats recauchutados ainda engulo, apesar de tudo eram Italianos a mandar e a reecauchutar italianos e ainda havia algum "flare" na coisa.
O 156, GT, GTV etc ainda herdavam a prataforma do Tipo e foram carros merecedores do scudetto, quer pelo design, motores e até charme.
Já Peugeots 2008 adaptados a Alfa ( que nem linguagem estetica da marca consegue ter) para mim é simplesmente hediondo e preferia ver a marca morta e enterrada.
Só fã da marca há decadas e já tive praticamente todos os Alfa dos ultimos 30 anos, carros com defeitos mas com personalidade.
Esse "escarro" que aí está não merece o simbolo que tem.

Quando vi o Milano a primeira vez também fiquei desiludido...depois de uma observação mais cuidada...o carro é simplesmente genial. [;)]

Mais uns se converterão, dê-mos tempo. Acho que retratas bem o fenómeno, mas a verdade é que, ainda assim, há formas não saem bem em foto.

Dou um exemplo, a traseira e suas formas, um dos aspetos mais difíceis de digerir. Eu acho fabuloso o efeito causado pela inclinação do óculo traseiro e a faixa preta.

Este é um segmento B, mas um AR, vê-se nos pormenores (e não só). [:D]

image.png

Eu acho um pouco insólito falar na exaltação da história da marca quando estamos a falar de um modelo de um segmento (SUVs) onde a Alfa não tem história rigorosamente nenhuma. A Alfa Romeo nunca foi conhecida por fazer jipes ou todo-o-terreno.

Nesse aspecto acho o renascimento da Lancia muito mais coerente: sempre fez um citadino de "luxo" com algum sucesso entre as senhoras, o Delta também é um ícone da marca nos rallys e nessa medida o seu regresso é capitalizar na história da marca, e o Gamma vem na linha dos estradistas em que a Lancia também sempre teve presença (p.ex. Prisma, Dedra, Thema, Lybra, Thesis, etc.)

Como é que este Milano, o Tonale ou o Stelvio exaltam a história da marca? É a mesma coisa que a Jeep lançar um sedan desportivo de tracção traseira e o pessoal celebrizar o modelo porque exalta a história da Jeep... na minha cabeça isto descaracteriza completamente aquilo pelo que a marca sempre foi conhecida.

Eu acho um pouco insólito falar na exaltação da história da marca quando estamos a falar de um modelo de um segmento (SUVs) onde a Alfa não tem história rigorosamente nenhuma. A Alfa Romeo nunca foi conhecida por fazer jipes ou todo-o-terreno.

Nesse aspecto acho o renascimento da Lancia muito mais coerente: sempre fez um citadino de "luxo" com algum sucesso entre as senhoras, o Delta também é um ícone da marca nos rallys e nessa medida o seu regresso é capitalizar na história da marca, e o Gamma vem na linha dos estradistas em que a Lancia também sempre teve presença (p.ex. Prisma, Dedra, Thema, Lybra, Thesis, etc.)

Como é que este Milano, o Tonale ou o Stelvio exaltam a história da marca? É a mesma coisa que a Jeep lançar um sedan desportivo de tracção traseira e o pessoal celebrizar o modelo porque exalta a história da Jeep... na minha cabeça isto descaracteriza completamente aquilo pelo que a marca sempre foi conhecida.

Y esse que era originalmente um Autobiachi. Não me parece que seja o melhor modelo para capitalizar o passado (muito mais valioso) da marca, será certamente o renascer no presente, tal como o Milano, do mesmo segmento, mas formato diferente, na minha opinião, estratégia inteligente não terem apostado no mesmo formato, até porque, vivemos na era dos SUV e da eletricidade, quem não estiver lá, morre de vez.

Independentemente do tamanho, ou do formato, fiz vários post realçando pormenores, não o modelo no seu todo, o exaltar tem duas imagens, passado e presente, essa era a referência.

Mais uns se converterão, dê-mos tempo. Acho que retratas bem o fenómeno, mas a verdade é que, ainda assim, há formas não saem bem em foto.

Dou um exemplo, a traseira e suas formas, um dos aspetos mais difíceis de digerir. Eu acho fabuloso o efeito causado pela inclinação do óculo traseiro e a faixa preta.

Este é um segmento B, mas um AR, vê-se nos pormenores (e não só). [:D]

Se corresponder ao que mostra, pode ser o 500 de Milão, começa bem com tudo a ser rapidamente colocado no mercado, ler o hibrido, que é o que vai fazer a diferença comercial.

image.png
Les buses de la climatisation adoptent des ailettes en forme de trèfle à quatre feuilles. Un rappel du Quadrifoglio des Alfa les plus sportives.
Crédit photo : Maxsararotto - Alfa-Romeo​

Digam-me que é a gozar!! A versão híbrida vai montar o motor 1.2 puretec? Já bastava os problemas nos outros modelos! Assim é mais um prego no caixão para a marca, que vai ficar marcada mais uma vez e injustamente pela falta de fiabilidade!

Back