Motores diferentes em furgões?

EscapeLivre

Well-known member
Não raras vezes há furgões com motores "iguais" aos carros da restante gama mas com potências diferentes.

Por exemplo Citroen Jumper, há uma versão 2.0 HDI 84cv e isso nunca andou , acho eu, na restante gama de segmento C ou D.

Ou tambem o 2.2 HDI 130 em alguns furgões PSA .

Alguma razão? As marcas criam estas variantes para serem motores mais adaptados a condições severas ou algum outro critério?

obg.

Isso deve ter a ver com fiscalidade. Já tivemos na empresa alguns BMW 320d que em vez de terem 184cv tinham 163. No equipamento mencionava mesm "engine power reduction". Carros de frota (ALD Automotive).

Isso tem a ver com a maior disponibilidade de binário a um regime mais baixo devido ao facto de o carro servir mais para deslocar carga do que para atingir velocidades altas. Ao mesmo tempo, isso aumenta a durabilidade, que também é um factor de maior importância em veículos de trabalho.

Se forem comparar, o valor de binário máximo é normalmente semelhante ao da versão com maior potência, mas a regimes mais baixos (o mesmo relativamente à potência máxima).

Isso tem a ver com a maior disponibilidade de binário a um regime mais baixo devido ao facto de o carro servir mais para deslocar carga do que para atingir velocidades altas. Ao mesmo tempo, isso aumenta a durabilidade, que também é um factor de maior importância em veículos de trabalho.

Se forem comparar, o valor de binário máximo é normalmente semelhante ao da versão com maior potência, mas a regimes mais baixos (o mesmo relativamente à potência máxima).

Ok, boa.

Há inclusive mapas de repros em casas da especialidade para fazer isso mesmo. Reduz ligeiramente a potência mas aumenta o binário e/ou baixa as RPM's a que o mesmo está disponivel.

380 Nm entre as 1.750 e 2.750 rpm​
É igual nos dois motores, assim como o regime de potência máxima.
A versão de 163cv tem é caixa mais longa

184 CV km/h a cada 1.000 rpm
1ª 9,0
2ª 16,4
3ª 26,3
4ª 37,0
5ª 46,1
6ª 56,1
Marcha atrás 9,9

163 CV km/h cada 1.000 rpm
1ª 9,9
2ª 18,1
3ª 29,1
4ª 40,8
5ª 50,8
6ª 61,9
Marcha atrás 10,9

380 Nm entre as 1.750 e 2.750 rpm​
É igual nos dois motores, assim como o regime de potência máxima.
A versão de 163cv tem é caixa mais longa

184 CV km/h a cada 1.000 rpm
1ª 9,0
2ª 16,4
3ª 26,3
4ª 37,0
5ª 46,1
6ª 56,1
Marcha atrás 9,9

163 CV km/h cada 1.000 rpm
1ª 9,9
2ª 18,1
3ª 29,1
4ª 40,8
5ª 50,8
6ª 61,9
Marcha atrás 10,9

Sera que isso também acontece nos S1 no caso dos 116D?
Queixava-me que o meu tinha a caixa demasiado longa, há quem defenda que no carros deles não é longa, serão opiniões ou sairam caixas diferentes?

Normalmente as versões ECO tinham todas caixas horríveis, no grupo VW acontecia o mesmo com os 1.6 Tdi Bluemotion

Normalmente as versões ECO tinham todas caixas horríveis, no grupo VW acontecia o mesmo com os 1.6 Tdi Bluemotion

Pois é muito mau mesmo, andar no transito com aquilo era horrivel, 90% do tempo só usava duas velocidades naquele carro 1ªa e 2º, a 3º já morria logo só dava a 60 km/h, a 6ª aqui na madeira nem dava para usar, ele em 6ªa a 2000 rpm tinha que ir a 130 km/h.

Fui ver o gear ration é de 10.8 no modelo que tinha vs 10.1 na versão não ED.

Horrível não recomendo, sou soubesse disto mais cedo tinha procurado uma versão não ED.

Facto, o mesmo acontecendo também por exemplo na Ford com o Econetic. que ainda tinha a questão de estar rebaixado por comparação às versões normais.

Não sei porque fazem essas coisas, tornam os carros horríveis, acho que só é positivo para quem circula apenas em auto estrada tirando isso fica um carro pastelão morto pela caixa.

Muito pessoal anda nas calmas, devagar e não sente qualquer diferença se a caixa é longa ou curta. Estas versões são lançadas para este tipo de publico.

O problema é mesmo na utilização citadina, não é uma questão de ser acelera, são muito desagradáveis de utilizar em cidade com transito lento ou pára arranca.

O problema é mesmo na utilização citadina, não é uma questão de ser acelera, são muito desagradáveis de utilizar em cidade com transito lento ou pára arranca.

É isto mesmo, eu não sou acelera e conduzo nas calmas alias em transito intenso não há outra maneira. Por exemplo tinha uma dificuldade enorme em acompanhar o transito no pára arranca, tinha que dar bastante margem senão ou estava em cima do carro da frente ou estava parado á espera, não conseguia manter aquele velocidade em 1ªa que vai andando devagarinho não sei se me faço entender.
Outra também era a 2ª, muitas vezes pela minima coisa tinha que parar para meter primeira e é desconfortável.

Back