"O cantinho das motos"-

É bom... Assim é mais fácil identifica-los.

Mundo das facilidades... Onde, infelizmente os jovens se tornam cada vez ignorantes, e incompetentes (não digo que sejam os culpados....)
Cada vez mais, vejo bmw i4 como carros de escola de condução...
Acho que diz bastante sobre o que vai ser o futuro.
É aproveitar enquanto ainda podemos desfrutar de máquinas com carisma. Tanto em carros como em motas.

Mesmo. Nos camiões, a mesma coisa. Hoje em dia as caixas de velocidade standard são automáticas, ao passo que as manuais passaram a ser opcionais, pelo que hoje em dia e cada vez mais qualquer maçarico pega num camião. Não há de faltar muito até que a malta já não saiba o que é a caixa baixa e a caixa alta, assim como as overdrive.

Foi dia de revisão na cb500x. Praticamente em cima dos 12k kms, levou óleo e filtro, mais as verificações, menos de 1 horita e 110 paus mais leve, tudo pronto para mais 12K, sem história, portanto...

Cump.

Depois de ter comprado uma scooter usada em Dezembro e com a revisão já feita em concessionário oficial, depois de 2.500 kms feitos fiz ontem a mudança de óleo apenas (não estava a gostar do matraquear a frio).
Fiquei muito espantado com a cor do óleo preto como tudo. Por azar e por sorte, um o-ring caiu para dentro do vasilhame do óleo sem eu ver.
Pus o óleo novo, a mota a trabalhar um pouco e depois quando ia despejar o óleo velho é que vi que tinha lá o raio do vedante.
Toca a tirar o óleo novo e para meu espanto, saiu quase tão preto como o primeiro! Isto é normal? 2 minutos a trabalhar e veio todo preto.
Se for como um carro, quer dizer que o motor está super sujo e aquele óleo mudado em concessionário oficial, deixa muito a desejar. Se é que foi mudado.

Vou comprar outro frasco de óleo igual e trocar de novo, caso não seja normal.

Outra coisa que noto, além do trabalhar muito suave, é que agora nas descidas quando largo o acelerador e vai ao ralenti e acelero novamente já não dá aquele esticão forte que dava. Isto é só psicológico ou pode ter a ver com o óleo? Apesar de ter óleo de caixa e eu não o ter mudado.

Será que compraste uma scooter a gasoil? 🤣

Não sei quantos km tem essa scooter. A minha Forza 125 o óleo não parecia ficar muito escuro com o uso, pelo menos verificando o nível na vareta que esta agarrada ao bujão de enchimento. O anterior dono deu provas de ter feito a revisão ou foi só 31 de boca?

A minha atual CB500X tem poucos km eu mal a uso e no visor onde se ve o óleo ele parece escuro (não preto) mas quando inclino a mota para o descanso lateral o óleo escorre e vê-se que o vidro não fica escuro.

Sim, olha a cor do óleo parecia mesmo carro a gasóleo[:D][:D]

É mesmo verdade, tenho a fatura comigo. O homem deixou lá mais de 350€ numa revisão onde levou supostamente tudo com 14 mil kms. Actualmente tem 16.500 kms.
É apenas uma Suzuki Address 110cc de 2019!
A vareta da minha é toda preta, o que não ajuda a ver a cor. Eu apenas comprei um óleo que respeita a norma que está no manual e siga, um corriqueiro Motul 10W40 norma MB...e é gritante a diferença.

Por vezes temos o efeito placebo, porém existem casos em concessão que são cobradas mudanças de oleo não realizadas...

em alguns casos por processos oficinais por etapas que levam a esses pequenos erros

outras vezes, medem pela ultima troca e contra a intenção do proprietário auto intitulam-se portadores da sabedoria máxima e consideram que o óleo pode durar mais tempo. (isto mais nos casos de pouco rodados que mudam oleo antes da km recomendada pelo fabricante).

Last edited:
Esta concessão em causa tem a fama de serem muito bons a vender, mas muito maus na oficina. Têm alguma má fama nesse ponto.
É um stand muito conhecido para os lados de Algés.

Um motor 125, provavelmente arrefecido a ar, que anda quase sempre em esforço, creio ser normal que o óleo fique escuro mais rapido. Até a forza 300 que tive a partir dos 4/5k kms o óleo ficava escuro...

Não ligo muito a este pormenor[:D]

Cump.

Esta concessão em causa tem a fama de serem muito bons a vender, mas muito maus na oficina. Têm alguma má fama nesse ponto.
É um stand muito conhecido para os lados de Algés.

Se comprasses uma H2...eles até, pelo valor certo te vendem a H2R como o modelo de estrada, ou se fores pintar a tua Diavel de branco marfim personalizado... agora 125...bom é o que é...

Hoje aconteceu-me uma peripécia do camandro...tive de vir trabalhar à boleia.
Então não é que o raio do cadeado de disco estragou-se, preso?:sh)[8b] Abre meio, apesar do canhão recolher todo. Ainda fui buscar um alicate e uma chave de parafusos mas nem pensar, aquilo não recolhe os 2 mm que precisava para o tirar e mandar fora.

Ainda por cima num prédio e sem ferramenta de jeito, lá vou ter que chamar o meu velhote para vir com a rebarbadora e umas extensões eléctricas. Parece que vou roubar a própria mota.[:D]
Já vos aconteceu?

Então não é que o raio do cadeado de disco estragou-se, preso?:sh)[8b] Abre meio, apesar do canhão recolher todo. Ainda fui buscar um alicate e uma chave de parafusos mas nem pensar, aquilo não recolhe os 2 mm que precisava para o tirar e mandar fora.

Ainda por cima num prédio e sem ferramenta de jeito, lá vou ter que chamar o meu velhote para vir com a rebarbadora e umas extensões eléctricas. Parece que vou roubar a própria mota.[:D]
Já vos aconteceu?

Já experimentaste deitar WD40 e esperar uns minutos?

Por acaso o meu cadeado de disco tem um sistema de chave meio manhoso, por vezes é difícil conseguir desbloqueá-lo... já tive duas ou 3 ocasiões em que precisei de uns bons minutos para o tirar do disco, qq dia vai acontecer-me o mesmo que te aconteceu. Bom, mas a verdade é que muito raramente o uso

Já vos aconteceu?

Menos mau, que foi à porta de casa.

Hoje estive ao lado/sentado de uma GS1300, e achei a mota mesmo pequena comparada com o meu trator…e ate bem mais baixa( não sei se aquilo depois não sobe). Um brinquedo autêntico…

Hoje estive ao lado/sentado de uma GS1300, e achei a mota mesmo pequena comparada com o meu trator…e ate bem mais baixa( não sei se aquilo depois não sobe). Um brinquedo autêntico…

Mais pequena ou mais compacta? É que são coisas diferentes [;)]

Como não é muito graaaande, não agrada a muitos típicos clientes desse modelo nas gerações anteriores.
Não a conduzi, mas a mim pareceu-me interessante, com um bom centro de gravidade, mais leve do que realmente é.
Mesmo a nível de espaço, o facto do depósito não ser muito pronunciado, permite mais amplitude para chegar mais à frente ou mais atrás no banco, conforme o tipo de condução que se vai a praticar.

Continua a ser um modelo que não me desperta paixão, mas ficou com mais argumentos tendo em conta o meu perfil de uso, por exemplo.

Mais pequena ou mais compacta? É que são coisas diferentes [;)]

Como não é muito graaaande, não agrada a muitos típicos clientes desse modelo nas gerações anteriores.
Não a conduzi, mas a mim pareceu-me interessante, com um bom centro de gravidade, mais leve do que realmente é.
Mesmo a nível de espaço, o facto do depósito não ser muito pronunciado, permite mais amplitude para chegar mais à frente ou mais atrás no banco, conforme o tipo de condução que se vai a praticar.

Continua a ser um modelo que não me desperta paixão, mas ficou com mais argumentos tendo em conta o meu perfil de uso, por exemplo.

Pode ser mais pequena e compacta?😅
Aceito o gosto por algo mais imponente, mas pessoalmente e dada as minhas “limitações”, algo mais leve e pequeno/compacto são pontos muito positivos. Gostei bastante da mota. Será que ainda tem algum carácter o boxer?😆

Já experimentaste deitar WD40 e esperar uns minutos?

Não, aquilo foi mesmo o conjunto que deu de si. Tanto que canhão estava cá todo fora em modo aberto e o resto não. Empurrei para dentro para o prender e nada, a chave rodava para qualquer um dos lados já.

Mas deu um trabalhado chato. Aquele ainda era dos que tinham um belo peso. Parecia mesmo ferro, sem ser outras ligas. Tenho um novo em casa que pesa para aí 1/4 daquele. A rebarbadora ainda se fartou de trabalhar.

Por acaso o meu cadeado de disco tem um sistema de chave meio manhoso, por vezes é difícil conseguir desbloqueá-lo... já tive duas ou 3 ocasiões em que precisei de uns bons minutos para o tirar do disco, qq dia vai acontecer-me o mesmo que te aconteceu. Bom, mas a verdade é que muito raramente o uso

O meu começou assim.
Lubrifiquei-o todo, limpei tudo aí há uns 2 meses se tanto.
Para a próxima já aprendi. Este já era antigo, 2013 mas esteve sem ser usado 4 anos.
Este agora que ainda não usei é muito levezinho, se acontecer o mesmo dará menos trabalho.[:cool:]

Back