Toyota Corolla 1.2 turbo

Então e o quê que eles disseram do consumo/redução do nível do líquido de refrigeração?

Está tudo normal, pelo menos não foi feita nenhuma referência... foi realizada inspecção e nada a apontar... O nível tem permanecido inalterado desde que dei conta que o nível estava ligeiramente acima do meio...

Atenção que o 0w16 também pode ser utilizado em motores não híbridos,e idem para o 0w8.

Mas no caso do 1.2t, de acordo com o manual, tem que levar 0w20...

No meu caso, não estou convencido com as explicações agravado pelo facto de o nível estar acima do max... Amanhã tentarei fazer a mudança de óleo e filtro para o indicado 0w20 e a nível, na oficina das Caldas da Rainha onde tenho marcação para amanhã pelas 14 horas...espero que me façam o serviço para ficar descansado e não pensar mais até à próxima revisão, daqui a 1 ano...

Das duas mudanças que fiz foi-me sempre posto 0w20

O tipo fez borrada.... Não percebo é pq não remover esse óleo não recomendado e colocar o correcto.

Essa primeira intervenção foi na Caetano Auto de Sintra?

Boa sorte para a nova ida à Toyota

Last edited:

No meu caso, não estou convencido com as explicações agravado pelo facto de o nível estar acima do max... Amanhã tentarei fazer a mudança de óleo e filtro para o indicado 0w20 e a nível, na oficina das Caldas da Rainha onde tenho marcação para amanhã pelas 14 horas...espero que me façam o serviço para ficar descansado e não pensar mais até à próxima revisão, daqui a 1 ano...
Tens uma atualização que diz que mesmo o teu motor pode "levar" com 0w16.

Esse motor pode utilizar :

- 0w20 ILSAC GF6 A ; ACEA C6

- 0W16 ILSAC GF6 B

- 5W30 ILSAC GF5

Tens uma atualização que diz que mesmo o teu motor pode "levar" com 0w16.

Esse motor pode utilizar :

- 0w20 ILSAC GF6 A ; ACEA C6

- 0W16 ILSAC GF6 B

- 5W30 ILSAC GF5

Não sabia... Onde obtiveste essa informação?

Ainda assim irei para esclarecer a situação pessoalmente e analisar o que propõem, até porque acho que tem óleo a mais...

A malta dos hibridos a querer que a Toyota coloque 0w16 e eles colocam 0w20, e no não hibrido fazem ao contrário.[:D]

A malta dos hibridos a querer que a Toyota coloque 0w16 e eles colocam 0w20, e no não hibrido fazem ao contrário.[:D]

Sim...[:D] e no meu caso devem ter colocado os 4,2 lts que levam os híbridos ao invés dos 4 litros que leva o meu...

As novas viscosidades é só para ir de encontro com as normas de emissões norte americanas,europeias e nipónicas.

Não se preocupem se utilizarem um 0w20 ao invés de um 0w16,a diferença é mínima e a nivel mecânico não fará diferença alguma.

Mesmo no manual indica que um 0w20 pode ser usado ao invés de um 0w16 mas que na próxima muda o 0w16 deve ser usado isso é só para ir em encontro com as metas ambientais ( menos gases sobretudo na fase de arranque a frio.)

O que é verdadeiramente importante é

Ilsac GF6 A ou B dependendo da visosidade se se trata de um 0w20 ou 0w16,ou ACEA C6.

A própria Renault por exemplo já utiliza 0w16 nas motorizações híbridas com a sua própria norma Renault AN 2022,isto a título de exemplo.

Motorizações a partir de Setembro de 2023 usam 0w8 JASO GLV-1 (falando exclusivamente da Toyota).

A Honda e Mazda já usam mas só no mercado nipónico e somente em algumas motorizações híbridas.

Mesmo nestas motorizações (continuando na Toyota)um 0w16, ou 0w20 não fará nenhum mal ou dano ao motor,mas 5w30/0w30 é de evitar,existem orgãos mecânicos que foram propositadamente concebidos para trabalhar com baixas viscosidades.

O cuidado a ter é em que condições o motor térmico trabalha,será a diluição do combustivel a degradar a viscosidade do lubrificante,mais precocemente ou mais lentamente.

Quem tiver a opotunidade de abrir uma embalagem de 0w8 que comparem o cheiro com uma de 0w20... nota-se bem o cheiro do boro e zinco,parece lubrificante de caixa,mas mais para ligeiro sem tanta intensidade no odor.

As novas viscosidades é só para ir de encontro com as normas de emissões norte americanas,europeias e nipónicas.

Não se preocupem se utilizarem um 0w20 ao invés de um 0w16,a diferença é mínima e a nivel mecânico não fará diferença alguma.

Mesmo no manual indica que um 0w20 pode ser usado ao invés de um 0w16 mas que na próxima muda o 0w16 deve ser usado isso é só para ir em encontro com as metas ambientais ( menos gases sobretudo na fase de arranque a frio.)

O que é verdadeiramente importante é

Ilsac GF6 A ou B dependendo da visosidade se se trata de um 0w20 ou 0w16,ou ACEA C6.

A própria Renault por exemplo já utiliza 0w16 nas motorizações híbridas com a sua própria norma Renault AN 2022,isto a título de exemplo.

Motorizações a partir de Setembro de 2023 usam 0w8 JASO GLV-1 (falando exclusivamente da Toyota).

A Honda e Mazda já usam mas só no mercado nipónico e somente em algumas motorizações híbridas.

Mesmo nestas motorizações (continuando na Toyota)um 0w16, ou 0w20 não fará nenhum mal ou dano ao motor,mas 5w30/0w30 é de evitar,existem orgãos mecânicos que foram propositadamente concebidos para trabalhar com baixas viscosidades.

O cuidado a ter é em que condições o motor térmico trabalha,será a diluição do combustivel a degradar a viscosidade do lubrificante,mais precocemente ou mais lentamente.

Quem tiver a opotunidade de abrir uma embalagem de 0w8 que comparem o cheiro com uma de 0w20... nota-se bem o cheiro do boro e zinco,parece lubrificante de caixa,mas mais para ligeiro sem tanta intensidade no odor.

Mas olha que eu notei nos consumos do carro a partir da 1ª revisão quando lhe meteram 0w20. Ficou a gastar em média mais uns 0.3l aos 100.

Fui à Toyota da Caldas da Rainha na passada sexta-feira para a troca de óleo para o 0w20 e filtro do óleo. O atendimento e o serviço foram excelente, sem a confusão de Sintra e ficou impecável com o óleo a nível. Pesou mais um pouco na carteira, porque à revisão de Sintra acresceu o valor desta mudança, mas fico mais tranquilo...

Para o ano, conto fazer a revisão anual na oficina das Caldas da Rainha...

E tiveram a infelicidade de enviar um questionário de satisfação relativo ao serviço realizado na oficina de Sintra... Não fui muito simpático...​

Last edited:
Fui à Toyota da Caldas da Rainha na passada sexta-feira para a troca de óleo para o 0w20 e filtro do óleo. O atendimento e o serviço foram excelente, sem a confusão de Sintra e ficou impecável com o óleo a nível. Pesou mias um pouco na carteira, mas fico mais tranquilo...

Para o ano, conto fazer a revisão anula na oficina das Caldas da Rainha...

E tiveram a infelicidade de enviar um questionário de satisfação relativo ao serviço realizado na oficina de Sintra... Não fui muito meigo...​

Eu fiz a revisão do Toyota que por aqui passou em Torres Vedras. Muito mais barato que Lisboa e foi esperar 1h e pouco e vir embora.

Mas olha que eu notei nos consumos do carro a partir da 1ª revisão quando lhe meteram 0w20. Ficou a gastar em média mais uns 0.3l aos 100.
3 dl nem podes considerar que seja em relação à graduação do óleo.

Se te desenrascares em mecânica compra um filtro original Toyota junto com a anilha de fibra que é empregue pela Toyota,um óleo 0w16 ILSAC GF6-B e muda tu mesmo em casa.

3 dl nem podes considerar que seja em relação à graduação do óleo.

Se te desenrascares em mecânica compra um filtro original Toyota junto com a anilha de fibra que é empregue pela Toyota,um óleo 0w16 ILSAC GF6-B e muda tu mesmo em casa.

Já não tenho o carro.

Eu atribuí à revisão por que depois dela, deixei de conseguir fazer consumos que fazia antes com carro.

Estou a ponderar trocar as minhas jantes 225/45 R17 por umas R16 na medida 205/55... O que acham desta troca? Irá ter impacto nos consumos, economia ou outros aspectos? Prós e contras da alteração?

Back