Invasão Russa - Aviso post #35351

Essa possibilidade e esse caminho não é "longo", é pura e simplesmente inexistente.
75 anos depois, o único caminho é aumentar a integração de mais estados membros! Os motivos para tal são óbvios!

Escrever isso é dar razão ao Putin.

Somos nós que temos ou são os estados que o desejam?

O termo "temos" é precisamente uma das fontes de crispação diplomática entre blocos. Por um lado, dizemos que os países querem aderir livremente mas por outro, fazemos questão disso.

Se fazemos questão, então é porque queremos expandir e isso é o que os russos dizem. É a constatação que o papa Francisco e fez se bem me recordo e deixou muita gente em ira.

Cuidado com o que escreves para não entrares em contradição ideologica...

Não é comparável à dependência energética que a Alemanha tinha com a a Rússia. É muito mais que isso. A China é a maior supply chain mundial.

Se gostamos de cá andar temos que amochar perante a China em alguns dossiers críticos. Parece-me.
​​​​​​

[:D][:D]

Isso era o que se dizia quando a russia invadiu em 2022. Não se podia aplicar sanções nem cortar relações comerciais com os orcs porque senão... a Europa ia morrer toda de frio, sem combustível para a industria, teriam de comer os animais de estimação e as mulheres tinham de se dedicar á prostituição.

È sempre a mesma cassete; "temos de "amochar" perante os ditadores senão..."

Quando não se tem espinha dorsal...

Eu defendi durante anos o corte com a China mas hoje em dia não acredito que seja remotamente possível. A menos que se invente uma guerra qualquer.

O nosso nível de dependência atingiu o ponto de sem retorno.

​​​​​​

Nunca há um ponto de não retorno.

De forma gradual, podemos ir diminuindo a dependência da China, através de práticas protecionistas. Aliás, algumas destas práticas foram já implementadas pelos EUA e UE.

Claro que isto tem custos para os consumidores e para a economia. Não se pode ter tudo.

Mais uma tirada de mestre!! [:)][:)][:)][:)][:)]

Então e o "negócio militar" dos russos? O desfile do armamento do irão e da coreia do Norte? Estão á rpcura de quê?

È só da NATO...

Eu referia me às guerras em geral, mas dá para perceber que contigo é escusado depois de tantas contas e outras tantas expulsões não aprendes nada[:vm)]

Eu referia me às guerras em geral, mas dá para perceber que contigo é escusado depois de tantas contas e outras tantas expulsões não aprendes nada[:vm)]

Tretas! Só falaste da NATO e USA.

ainda ontem o desfile da nato nos USA tudo com sorrisos de circunstância mas no fundo todos há procura do mesmo...

Quando se é apanhado na mentira.... fazer-se de vitima.

Check!

Escrever isso é dar razão ao Putin.

Somos nós que temos ou são os estados que o desejam?

O termo "temos" é precisamente uma das fontes de crispação diplomática entre blocos. Por um lado, dizemos que os países querem aderir livremente mas por outro, fazemos questão disso.

Se fazemos questão, então é porque queremos expandir e isso é o que os russos dizem. É a constatação que o papa Francisco e fez se bem me recordo e deixou muita gente em ira.

Cuidado com o que escreves para não entrares em contradição ideologica...

Aqui ninguém entra em contradições, muito menos ideológicas.

Os Estados têm o desejo e necessidade de aderir, porque a vontade do Putin é impor a Ex-URSS. Foi isso que aconteceu com as mais recentes entradas na NATO.​ Putin não admite que países livres e democráticos se auto-defendam, nem tão pouco que tenham alianças no Ocidente.

O desejo pré 2014 da Ucrania na adesão á NATO, teve como pretexto a tentativa de dissuasão da expansão soviética. Desde a deposição do Presidente pró-Russo, que o Putin teve a necessidade de defender os seus interesses, a começar pela Crimeia.
Assim que o conseguiu e verificou que as consequências foram poucas ou nenhumas, apontou armas para as regiões de Donetsk e Luhanska, apoiando um movimento separatista que resultou num conflito armado.

Os países que atentem defender-se, Putin ataca - veja-se o que aconteceu com a Georgia em 2008, com a Chechênia e Síria. Na Bielorrússia, impôs a eleição de um Lukashenko que há 30 anos não deixa nenhuma oposição fazer frente e impera a ditadura da Federação Russa.

O único problema destas guerras, são o fato do Putin considerar que o colapso da União Soviética, foi um desastre.

Se gostamos de cá andar temos que amochar perante a China em alguns dossiers críticos. Parece-me.
​​​​​​

Este é um dos problemas da ideologia cega.

Ninguém tem de "amochar" perante ninguém. Isso é que os ditadores, e os povos que se julgam superiores, esperam e exigem.

Os russos acham que os ucranianos não têm direito de existir de forma independente e livre.
Os chineses "idem aspas aspas" em relação a Taiwan e a Mongólia (entre outros).
A Alemanha nazi achava o mesmo em relação a... todo o mundo?
Os japoneses, na década de trinta e quarenta, também consideravam os coreanos, chineses e outros povos como inferiores.

Respeito, cooperação e liberdade de cada povo fazer as suas escolhas em termos de parcerias económicas e/ou alianças.

Amochar perante a China? Não obrigado. Haja paciência.

Amochar perante a China? Não obrigado. Haja paciência.[/FONT]​[/SIZE]

Ai amochas sim.

​​​​​​Não é Portugal que vai algum dia dar lições de "valores ocidentais" aos chineses...
​​​​​​
Em diplomacia e relações internacionais é preciso algum realismo e muito pragmatismo.

​​​​
​​​​

O Alexandre troleiro não têm dúvidas

Mas tem de alimentar o público aluncinado que o segue

Ao menos já não tem palco na
Tv

O simples facto de terem dado (imenso) palco nas TVs a esse animal diz muito da influência pró-russa na comunicação social.

Back