Tópico dos carros eléctricos

Pois, era a ideia que tinha.

Caso contrário não fazia sentido receber x euros durante o trimestre e devolver sempre o mesmo valor, seria pointless embora possa acontecer nalgunas casos claro. Existe este regime para poder meter despesas e não ter de devolver todo o IVA...

Quem pode pedir o reembolso de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA)

Pode pedir o reembolso de Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) qualquer trabalhador independente ou empresa que tenha:
  • crédito durante 12 meses consecutivos e valor superior a 250 euros
  • crédito superior a 3 mil euros
  • crédito superior a 25 euros em caso de cessação ou mudança de regime.
Para que seja atribuído o reembolso de IVA, o trabalhador independente ou empresa:
  • tem de ter comunicado todas as faturas emitidas nos períodos anteriores
  • tem de ter indicado uma conta bancária válida de que é titular
  • não pode estar em incumprimento quanto às declarações ou pagamento de IVA
  • não pode ter diferenças entre os valores comunicados e os valores declarados do imposto liquidado e dedutível
  • não pode ter clientes ou fornecedores com Número de Identificação Fiscal (NIF) inexistente ou que, no período a que respeita o imposto, tenham atividade cessada.

Pois, era a ideia que tinha.

Caso contrário não fazia sentido receber x euros durante o trimestre e devolver sempre o mesmo valor, seria pointless embora possa acontecer nalgunas casos claro. Existe este regime para poder meter despesas e não ter de devolver todo o IVA...

Sim, podes deduzir algumas, poucas, despesas que tenhas. Mas não, abater o iva da compra de um carro elétrico, que foi o que perguntaste.

Como exemplo, posso dizer-te, que conheço um uber, que ganha cerca de 2000€ por mês.
Fez as contas, com o contabilista e não lhe compensa ter contabilidade organizada, para abater o iva do carro elétrico.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Sim, podes deduzir algumas, poucas, despesas que tenhas. Mas não, abater o iva da compra de um carro elétrico, que foi o que perguntaste.

Como exemplo, posso dizer-te, que conheço um uber, que ganha cerca de 2000€ por mês.
Fez as contas, com o contabilista e não lhe compensa ter contabilidade organizada, para abater o iva do carro elétrico.

IVA é uma coisa, contabilidade organizada é outra.

Não sendo contabilista, vou tentar explicar à minha maneira mas certamente alguém explica melhor que eu.

Quando não se tem contabilidade organizada não se faz contas às despesas, o estado simplesmente aplica uma taxa ao teu valor de faturação, por exemplo, uma loja online que vende 500€ por mês, o estado considera que 30% desse valor é lucro e é isso que vai taxar.

Agora imagina que tens contabilidade organizada, o contabilista organiza todas as despesas e feitas as contas, afinal tiveste 10% de lucro, por isso o estado vai taxar esses 10% em vez de 30%.

Pagamos menos impostos mas a despesa do contabilista aumenta, eu pagava 50€ por trimestre, passei a pagar 120€ por mês, daí termos de fazer contas a ver se compensa pagar ao contabilista.

Podes deduzir o IVA sem contabilidade organizada, eu trabalhei assim durante anos.

IVA é uma coisa, contabilidade organizada é outra.

Não sendo contabilista, vou tentar explicar à minha maneira mas certamente alguém explica melhor que eu.

Quando não se tem contabilidade organizada não se faz contas às despesas, o estado simplesmente aplica uma taxa ao teu valor de faturação, por exemplo, uma loja online que vende 500€ por mês, o estado considera que 30% desse valor é lucro e é isso que vai taxar.

Agora imagina que tens contabilidade organizada, o contabilista organiza todas as despesas e feitas as contas, afinal tiveste 10% de lucro, por isso o estado vai taxar esses 10% em vez de 30%.

Pagamos menos impostos mas a despesa do contabilista aumenta, eu pagava 50€ por trimestre, passei a pagar 120€ por mês, daí termos de fazer contas a ver se compensa pagar ao contabilista.

Podes deduzir o IVA sem contabilidade organizada, eu trabalhei assim durante anos.

Sem estar aqui entrar em discussão, até porque não sou contabilista, nem para lá caminho...

A questão do user é:
Um ENI, sem contabilidade organizada, pode abater o iva da compra de um carro elétrico?

Eu penso que não, porque quando comprei o meu carro elétrico, questionei o meu contabilista sobre isso e a resposta foi negativa.
Mas posso ter sido mal informado...

Sem estar aqui entrar em discussão, até porque não sou contabilista, nem para lá caminho...

A questão do user é:
Um ENI, sem contabilidade organizada, pode abater o iva da compra de um carro elétrico?

Eu penso que não, porque quando comprei o meu carro elétrico, questionei o meu contabilista sobre isso e a resposta foi negativa.

Pode abater o IVA, não pode é considerar o carro como uma despesa.

Ou seja, dá para recuperar o IVA mas o carro não é despesa e em termos de IRS não há qualquer alívio.
Exato. Nem o carro nem tudo relacionado com ele, manutenções, pneus, seguros etc que tanto quanto sei, é aceite como despesa na mesma (esta informação obtive de um colega e não de um contabilista, não sei a veracidade)

A questão do user é:

Troca rápido de contabilista [:D]

Na frase "Fogo terá tido início num Tesla", "terá" utiliza o verbo "ter" no futuro do presente composto do indicativo, ou futuro perfeito. Essa forma verbal indica uma suposição ou conjectura sobre um evento passado a partir de um momento no futuro. Portanto, o uso de "terá" sugere uma inferência de que, quando se verificar o que aconteceu, concluir-se-á que o fogo começou naquele local.

Em resumo, o "terá" na frase indica uma probabilidade ou uma conclusão retrospectiva sobre um fato ocorrido, mas do ponto de vista do futuro.​

Back