Toyota Corolla 1.2 turbo

Estou a ponderar trocar as minhas jantes 225/45 R17 por umas R16 na medida 205/55... O que acham desta troca? Irá ter impacto nos consumos, economia ou outros aspectos? Prós e contras da alteração?

Quanto fica essa brincadeira da troca? Tens foto do modelo de jante que estás a pensar pôr? O impacto real nao sei mas que gasta menos gasta!

A colocar, o modelo seria o original r16 do modelo novo do Toyota corolla... A brincadeira ainda fica na casa dos 600 euros com pneus incluídos... Feitas bem as contas, esse valor dá para colocar pneus quase 2 vezes... Ou para compensar o valor gasto na mudança de pneus e jantes teria que percorrer muitos milhares de km, tendo como referência indicativa uma poupança de combustível na ordem dos 0,5 lt/100km. Pensando e refletindo bem talvez não valha a pena... O que acham?

Por acaso acho que o meu 1.8h não precisa de 225/45-17. Além do mais, fica com um acerto até demasiado firme para o meu paladar, já para não falar no cuidado extra devido ao baixo perfil. Mas a patroa adora as jantes...

Mas dar 600 paus custa. Creio que não o faria...

Cump.

A colocar, o modelo seria o original r16 do modelo novo do Toyota corolla... A brincadeira ainda fica na casa dos 600 euros com pneus incluídos... Feitas bem as contas, esse valor dá para colocar pneus quase 2 vezes... Ou para compensar o valor gasto na mudança de pneus e jantes teria que percorrer muitos milhares de km, tendo como referência indicativa uma poupança de combustível na ordem dos 0,5 lt/100km. Pensando e refletindo bem talvez não valha a pena... O que acham?

Eu vinha mesmo falar da questão do custo inicial e de quantos kms precisarias para o amortizar.

Agora pensava era que venderias as tuas jantes em 17 e com isso diminuir um pouco o valor.

O ganho é real, mais se torna se fizer muitos km

Agora a fazer 2000km mês não sei se valerá pena

Podes é vender as que tens no carro e com isso fazer outras contas

Ok perto de completar 41500km, em vésperas de nova revisão vi hj o nível do óleo do motor e para meu espanto está no máximo... Limpei a vareta duas vezes! Muito bom para um motor turbo que são conhecidos por serem gulosos de óleo!

Click image for larger version  Name:	20240815_192138.jpg Size:	74.6 KB ID:	14492890

Last edited:
Marcações apenas num prazo de 3 semanas a 1 mês... revisões na Toyota, actualmente, têm de ser agendadas com bastante antecedência ... 🥲

Tá bonito!

Marcações apenas num prazo de 3 semanas a 1 mês... revisões na Toyota, actualmente, têm de ser agendadas com bastante antecedência ... 🥲

Tá bonito!

Em que zona do país?

Marquei no grande porto com quase 2 semanas de antecedência.

A Toyota tem um novo problema, é que "oferece" a garantia (ver as exclusões eheh!) até aos 10 anos, fazendo lá as revisões.
Por isso, a probabilidade de haver mais carros na oficina é maior, mais difícil a marcação.

Fazendo uma atualização, o meu Toyota Corolla TS conta agora com pouco mais de 14 mil Km e um consumo médio de 5,9 l/km... O meu carro continua a corresponder bem às minhas necessidades, sem sobressaltos, salvo a sensação já descrita por outros proprietários, na caixa de velocidades.

Como vão as vossas máquinas? Com quantos Km contam agora e o vossa opinião relativa ao carro?

.

Como vão as vossas máquinas? Com quantos Km contam agora e o vossa opinião relativa ao carro?

Olá espuma!

Vou nos 53.000km e média de 6,4L/100.
Sem qualquer outro problema após a bomba de embraiagem ter fanado!

Viagem para a Covilhã com dinamismo 7,6L/100
Viagem de regresso nos 2000rpm 5.0L/100

É um carro de extremos! Mas quando se carrega no pedal responde presente ... Mas sente-se bem nos consumos!

Feliz 2025 para todos!

Alô espuma

Como está essa situação do liquido de refrigeração? Fui agora à Toyota, o liquido refrigeração do motor tinha descido ligeiramente do full, mas ainda longe da metade. O reservatório do turbo é k já estava quase a tocar no mínimo e eles repuseram ambos a full...

No teu caso não desceu mais? Abr

Alô espuma

Como está essa situação do liquido de refrigeração? Fui agora à Toyota, o liquido refrigeração do motor tinha descido ligeiramente do full, mas ainda longe da metade. O reservatório do turbo é k já estava quase a tocar no mínimo e eles repuseram ambos a full...

No teu caso não desceu mais? Abr

Boas Petermira

A situação dos meus líquidos de refrigeração, do motor e do intercooler, estabilizaram e não se alteraram...pelo menos que se detete visualmente. Tenho feito registo fotográfico aquando da verificação, sendo que a última foi realizada no início deste mês.

Entretanto comprei uma garrafa de litros de SLLC Pink (adequado para o nosso carro), num concessionário Toyota, para a eventualidade de o nível baixar ou no caso de decidir colocar a nível Full.

Entretanto vou verificando e registando fotograficamente para ir controlando.

Já agora, na tua situação repuseram sem custo? E tiveste que marcar ou bastou aparecer? Viste e acompanhaste o processo e falaste com o mecânico que procedeu à operação para perceber se é normal este baixar do nível?

abraço

Boas Petermira

Entretanto vou verificando e registando fotograficamente para ir controlando.

Já agora, na tua situação repuseram sem custo? E tiveste que marcar ou bastou aparecer? Viste e acompanhaste o processo e falaste com o mecânico que procedeu à operação para perceber se é normal este baixar do nível?

Bem fui lá por outra razão. Tive o azar de no início do ano passado ter partido o vidro para brisas com pedra projectada por outro veículo. Entretanto com a substituição do vidro o sensor de máximos ficou todo marado! Fui lá para arranjar essa parte e falei da questão dos níveis. Repuseram sem custos e não me deram grande explicação mas eu tb estou a acompanhar fotograficamente e da próxima ida lá daqui a 5k +/- irei questionar melhor. Das minhas buscas pela web há indícios poder haver fugas no circuito ou problemas na bomba de água como justificativos para este desaparecimento do líquido. No meu caso o mais estranho é que em Setembro (última revisão) o líquido do motor estava no nível máximo (liquido do turbo a metade) e em 4 meses reduziu uma beca (turbo para o mínimo), sendo que até aqui o do motor estave sempre inalterado...Mais estranho se pensamos que esta redução ocorreu no inverno... Sobreaquecimento do motor acho improvável porque eu não sou de puxar o bicho ao limite... Acho que não faria muito sentido digo eu... O óleo tem-se mantido bem!

Vou acompanhar de perto!

Click image for larger version  Name:	InCollage_20250117_204245329.jpg Size:	138.4 KB ID:	14559020 Click image for larger version  Name:	InCollage_20250117_203650672.jpg Size:	151.7 KB ID:	14559021

Last edited:
Este fim de semana vou voltar verificar os níveis do meu.... Até ver, no meu caso, estabilizou... Relativamente aos indícios de poder haver fugas no circuito ou problemas na bomba de água como justificativos para este desaparecimento do líquido, não me deixa nada tranquilo...

Veio uma maquina destas para a família, Corolla TS XII 1.2T de 2022 😍

Nunca me tinha apercebido, mas a carrinha é mesmo baixinha, uma pessoa senta-se "no chão" e a altura no interior é manifestamente baixa. Fico com 3 dedos do teto e só tenho 1.74 de altura 🤣. O interior parece muito acanhado face ás minhas outras viaturas (Astra H e Focus mkII).
A carrinha de perfil, parece que tem uns coilovers 😂

O lag do turbo é por demais evidente e para quem vem de um fumarento turbinado, sente bem a diferença. Os consumos abaixo dos 8lt em cidade também são morosos em alcançar e é preciso alguma paciência para os baixar.

Veremos como se porta no final do mês, numa pequena viagem com peso extra de malas 😁

Bons kms com a Corolla!
Acho esses consumos de 8 (no mínimo) normais para circuito urbano, a não ser que se ande a pastar...

Neste momento estou a fazer um consumo médio de 6 litros/100 km. Faço essencialmente autoestrada e algumas estradas nacionais e um pouco de circuito urbano.

utilizando bem o regime do carro conseguem-se fazer consumos interessantes, em autoestrada e estrada. Em cidade consome bem mais...

Veio uma maquina destas para a família, Corolla TS XII 1.2T de 2022 😍

Nunca me tinha apercebido, mas a carrinha é mesmo baixinha, uma pessoa senta-se "no chão" e a altura no interior é manifestamente baixa. Fico com 3 dedos do teto e só tenho 1.74 de altura 🤣. O interior parece muito acanhado face ás minhas outras viaturas (Astra H e Focus mkII).
A carrinha de perfil, parece que tem uns coilovers 😂

O lag do turbo é por demais evidente e para quem vem de um fumarento turbinado, sente bem a diferença. Os consumos abaixo dos 8lt em cidade também são morosos em alcançar e é preciso alguma paciência para os baixar.

Veremos como se porta no final do mês, numa pequena viagem com peso extra de malas 😁

Boa sorte com a máquina!

Posso partilhar a minha percepção da carrinha e do modelo em geral. Tem um presença muito interessante, por força do seu design arrojado (para um Toyota) e das suas jantes bastante marcantes e desportivas. De facto o interior não será o mais generoso da categoria, em especial na parte traseira. Para quem tem bebés, o colocar na cadeirinha é bastante dificultado pelo acesso da porta e pela abertura restritiva da mesma.

Outro aspecto menos conseguido é a posição de condução, depois deste tempo todo ainda não consegui encontrar uma posição confortável e "natural", dificultado pelos bancos, que no meu caso os considero desconfortáveis, especialmente após algum tempo sentado.

Quanto ao motor, tem excelentes baixas o que se assemelha muito a um motor diesel mas tem as suas limitações de potência/cilindrada e torque. Não se pode esperar muito mais de um 1.2... Ainda assim considero um motor muito equilibrado, 4 cilindros, com um turbo pequeno que dá vida ao motor desde baixa rotação. Normalmente ando sempre em modo eco e aí sente-se muito o motor estrangulado e menos reactivo, mas gosto de usar este modo para consumos e maior linearidade de comportamento, sendo mais linear na aceleração mesmo quando se carrega um pouco mais, o que beneficia o consumo. Em situações e estradas mais exigentes é aconselhável usar outro modo de condução, normal ou sport. O modo Sport entrega toda a potência e de modo mais imediato e sensitivo ao pedal.

Os consumos são aceitáveis e gosto do desafio de fazer uma condução defensiva e ecológica e já consegui valores de consumos em viagens bastante interessantes.

Resumindo, voltaria a fazer esta opção de compra. Pelo valor de compra, pelo espaço de bagageira, pelo motor 4 cilindros, por não ser híbrido, pelos consumos e pela qualidade geral atendendo ao mercado automóvel atual.

Back