Nao estava à espera que fosse o
paulofer a acusar o toque.
Vê a reportagem indicada pelo user
Titus , ou entao, vê o inicio do telejornal das 13 na rtp1.
O problema nem é a quantidade total. É o numero sem qualquer tipo de acordo ou seguro.
"unidade de saude", estas a falar das ULS?
Medicos, enfermeiros, jornalistas a dizerem que ha turismo de saude. Mas se aqui no forum dizem que nao, é porque nao existe.
Eu não estou a acusar o toque nenhum, estou apenas a cingir-me aos factos.
Aqueles dados em bruto só por si nada dizem. 50 mil é muito? Não sei, não sei quem são e o porquê, e menos ainda o que os leva ao hospital.
A reportagem não me diz nada, como escrevi na linha anterior, interessam-me números concretos e objetivos.
Sim, o problema não é a quantidade total, que face ao nº de hospitais (que penso ser o caso) ou face às USF são completamente insignificantes. Devem corresponder a 1%? 2% que seja. è um problema para o SNS? Diria que nem por sombras, deve haver 100 ou 200 problemas bem maiores que este no SNS.
Mas a agenda virou para isto e interessa a quem governa (AD) e até para oposição (chega) para justificar o caos no SNS.
Mandam nº em bruto e a propaganda faz-se só por si.
E sim, há turismo de saúde, ninguém meteu isso em causa, ou se alguém meteu não fui eu, apenas disse algures por aí que não era relevante, e continuo a achar que não é, mas importa mais uma vez saber os números e não andar com tretas como estes números brutos.
Por exemplo saber o país dessas pessoas já diria qualquer coisa.
Falam em regiões com mais consultas como Lisboa e Algarve, isso deve-se ao turismo ou imigrantes?
Por exemplo Braga tem 10 ou 20 mil brasileiros, e não aparece na lista, ou seja o problema não está só por si nos emigrantes.
O nº sem qualquer acordo pode ser simplesmente um gajo espanhol que vem passear a Lisboa e não tem cartão de saúde europeu ou um inglês de férias no algarve,ou um imigrante acabado de chegar, ou a familia de um que até está legal.
O Estado se quiser sabe quem são, o que fizeram nos hospitais, quanto custou isso ao Estado. (e tenho para mim que no orçamento total é um valor residual, admitindoq ue com números concretos possa rever esta posição)