Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Turismo de saude? Nao!!! Isso é so fakes news dos fascistas.
É tipo falsas sensações de insegurança.
Quero ver se a pessoa que andou a chamar de mentirosos a todos que falavam em turismo de saude, se dá a cara agora.

https://www.sapo.pt/noticias/atuali...-de-300-mil-cidadaos_674c2a80a32c1806fa918f37

O melhor são as grávidas nas últimas semanas de gestação que chegam a Portugal para ter o parto e os filhos terem automaticamente passaporte português. Paga tuguinha burro.

https://www.nowcanal.pt/ultimas/det...aem_ie8fCqDtssM1jg_FrJMiUQ#Echobox=1732969355

​​​​​

Nao estava à espera que fosse o paulofer a acusar o toque.
Vê a reportagem indicada pelo user Titus , ou entao, vê o inicio do telejornal das 13 na rtp1.

O problema nem é a quantidade total. É o numero sem qualquer tipo de acordo ou seguro.
"unidade de saude", estas a falar das ULS?

Medicos, enfermeiros, jornalistas a dizerem que ha turismo de saude. Mas se aqui no forum dizem que nao, é porque nao existe.

Nao estava à espera que fosse o paulofer a acusar o toque.
Vê a reportagem indicada pelo user Titus , ou entao, vê o inicio do telejornal das 13 na rtp1.

O problema nem é a quantidade total. É o numero sem qualquer tipo de acordo ou seguro.
"unidade de saude", estas a falar das ULS?

Medicos, enfermeiros, jornalistas a dizerem que ha turismo de saude. Mas se aqui no forum dizem que nao, é porque nao existe.

Eu não estou a acusar o toque nenhum, estou apenas a cingir-me aos factos.
Aqueles dados em bruto só por si nada dizem. 50 mil é muito? Não sei, não sei quem são e o porquê, e menos ainda o que os leva ao hospital.
A reportagem não me diz nada, como escrevi na linha anterior, interessam-me números concretos e objetivos.
Sim, o problema não é a quantidade total, que face ao nº de hospitais (que penso ser o caso) ou face às USF são completamente insignificantes. Devem corresponder a 1%? 2% que seja. è um problema para o SNS? Diria que nem por sombras, deve haver 100 ou 200 problemas bem maiores que este no SNS.
Mas a agenda virou para isto e interessa a quem governa (AD) e até para oposição (chega) para justificar o caos no SNS.
Mandam nº em bruto e a propaganda faz-se só por si.

E sim, há turismo de saúde, ninguém meteu isso em causa, ou se alguém meteu não fui eu, apenas disse algures por aí que não era relevante, e continuo a achar que não é, mas importa mais uma vez saber os números e não andar com tretas como estes números brutos.

Por exemplo saber o país dessas pessoas já diria qualquer coisa.
Falam em regiões com mais consultas como Lisboa e Algarve, isso deve-se ao turismo ou imigrantes?
Por exemplo Braga tem 10 ou 20 mil brasileiros, e não aparece na lista, ou seja o problema não está só por si nos emigrantes.

O nº sem qualquer acordo pode ser simplesmente um gajo espanhol que vem passear a Lisboa e não tem cartão de saúde europeu ou um inglês de férias no algarve,ou um imigrante acabado de chegar, ou a familia de um que até está legal.
O Estado se quiser sabe quem são, o que fizeram nos hospitais, quanto custou isso ao Estado. (e tenho para mim que no orçamento total é um valor residual, admitindoq ue com números concretos possa rever esta posição)

Eu não estou a acusar o toque nenhum, estou apenas a cingir-me aos factos.
Aqueles dados em bruto só por si nada dizem. 50 mil é muito? Não sei, não sei quem são e o porquê, e menos ainda o que os leva ao hospital.
A reportagem não me diz nada, como escrevi na linha anterior, interessam-me números concretos e objetivos.
Sim, o problema não é a quantidade total, que face ao nº de hospitais (que penso ser o caso) ou face às USF são completamente insignificantes. Devem corresponder a 1%? 2% que seja. è um problema para o SNS? Diria que nem por sombras, deve haver 100 ou 200 problemas bem maiores que este no SNS.
Mas a agenda virou para isto e interessa a quem governa (AD) e até para oposição (chega) para justificar o caos no SNS.
Mandam nº em bruto e a propaganda faz-se só por si.

E sim, há turismo de saúde, ninguém meteu isso em causa, ou se alguém meteu não fui eu, apenas disse algures por aí que não era relevante, e continuo a achar que não é, mas importa mais uma vez saber os números e não andar com tretas como estes números brutos.

Por exemplo saber o país dessas pessoas já diria qualquer coisa.
Falam em regiões com mais consultas como Lisboa e Algarve, isso deve-se ao turismo ou imigrantes?
Por exemplo Braga tem 10 ou 20 mil brasileiros, e não aparece na lista, ou seja o problema não está só por si nos emigrantes.

O nº sem qualquer acordo pode ser simplesmente um gajo espanhol que vem passear a Lisboa e não tem cartão de saúde europeu ou um inglês de férias no algarve,ou um imigrante acabado de chegar, ou a familia de um que até está legal.
O Estado se quiser sabe quem são, o que fizeram nos hospitais, quanto custou isso ao Estado. (e tenho para mim que no orçamento total é um valor residual, admitindoq ue com números concretos possa rever esta posição)

50 mil apenas este ano que nao têm "qualquer acordo ou seguro para receber assistência no SNS".
Não deves ter visto a reportagem da now, mas o que se retira de lá:
- há redes organizadas que exploram o turismo de saude em Portugal
- Numa altura em que se vê maternidades a encerar por falta de dinheiro/condiçoes/médicos, acho que a prioridade deveria ser dada a quem desconta para o sistema
- No caso dos partos, cada um custa ao erário publico entre 5 a 6 mil euros
- A reportagem foca apenas nos partos e o que se conclui, é que apenas nesses casos, ha milhoes de euros que nao serão recuperados.

Os numeros reais nao se sabem, porque tal como com a criminalidade, os governos não os disponibilizam.
O que sabemos, é que de de janeiro ao final de setembro de 2024, houve 4 milhoes e 170 mil atendimentos de Urgencias hospitalares.
50 mil, é uma gota é certo, mas sendo os recursos finitos ( quer monetários quer humanos), a prioridade deveria ser quem contribui.

E voltando ao inicio, eu coloquei isto:
Turismo de saude? Nao!!! Isso é so fakes news dos fascistas.
É tipo falsas sensações de inseguranca

Porque ha algmas pessoas que dizem que nao exsite turismo de saude.
Perante afirmaçoes de medicos, enfermeiros, reportagens e o proprio IGAS, podemos discutir publicamente o que pretendemos como sociedade neste tema ( leia-se o que pretendemos para o nosso SNS), ou continuam a ser fake news?

Os recursos sendo finitos, sendo que uma boa parte daqueles números têm zero a ver com turismos de saúde, o que deve ser feito é básico, é no atendimento pedir um seguro de saúde, não tendo à saída arranjar forma da pessoa pagar pelo menos alguma coisa. (não faço ideia como). Não são precisos grandes filmes como os que tentam aqui fazer como se o SNS sem esses utentes ou com esse dinheiro fosse ficar com os problemas resolvidos, ou pior ainda como se isso for um grande problema do país em geral e em particular do SNS.
Não, sem esses utentes e com esse dinheiro o SNS ficava exatamente na mesma, sem tirar nem pôr, pois estamos a falar de números e valores completamente insignificantes.
Se querem gastar recursos do Estado numa coisa que quer financeiramente quer em termos de números é completamente residual deduzo que o vosso objetivo é tornar o serviço ainda pior que o que temos hoje.

Medicos, infermeiros, diretores hospitalares, ministros, reportagens, igas admitem que existe um problema.
No forum ha pessoal a dizer que sao apenas falsas sensacoes.
Vou dormir sobre o assunto para decidir em quem acreditar[:D]

Medicos, infermeiros, diretores hospitalares, ministros, reportagens, igas admitem que existe um problema.

43% dos partos na Alfredo da Cosa são de estrangeiros, 22% a nível nacional.

Ainda há quem escolha enfiar a cabeça na areia porque sim.

Espanha a crescer 3% com a esquerdalha ao leme, que passou-se?
Basta saber a forma de cálculo do PIB para entender boa parte desse crescimento.
43ca4395cc0c2ded899d9df0943f0b12.jpg

O que está em causa é a dimensão do problema.
Podes dormir à vontade... depois acordas e vais perceber que o problema existe mas é completamente insignificante para o SNS. Tu próprio admites que as consultas correspondem a 1% do total, já estás a ver a gravidade do problema?
Sendo que admito que possa ter alguns problemas específicos num ou outro hospital, mas na maioria deles é um não problema. Os hospitais não funcionam simplesmente porque há problemas graves para resolver, sendo as consultas de estrangeiros um problema completamente residual.
Continuem a pensar que os estrangeiros são o problema, os Ministros e os diretores hospitalares agradecem, a sua incompetência ganha uma justificação... e o povo pode-se indignar à vontade.

Ora bem, um parto não é o mesmo que um atendimento numa urgência com uma amigdalite!
É só somar aos tais partos de turismo de saúde e ficamos com uma ideia de quanto vale o problema directamente em €. Indirectamente, é mais difícil calcular o problema, (numa altura em que as grávidas têm que ligar para saber se têm vaga) admito.

https://rr.sapo.pt/noticia/politica...-sondagem-da-maioria-a-gouveia-e-melo/404138/
O barómetro coloca o chefe do Estado-Maior da Armada em primeiro lugar, com 23,2% das intenções de voto com cerca de dez pontos percentuais acima do segundo colocado, Pedro Passos Coelho, com 13,9%. Na lista surgem, depois, dois nomes de direita e dois de esquerda: Marques Mendes (9,8%), André Ventura (6,6%), seguidos de Mário Centeno (6,4%) e Ana Gomes (5,1%).

Passos Coelho (independentemente se fez ou não fez se foi bom ou não) tantas vezes comentado aqui como o salvador do PSD, como aquele que ganharia eleições facilmente, coisa com a qual já discordei e argumentei tantas vezes por cá, com 10 pontos a menos que o almirante para um possível candidatura a PR.

https://rr.sapo.pt/noticia/politica...-sondagem-da-maioria-a-gouveia-e-melo/404138/
O barómetro coloca o chefe do Estado-Maior da Armada em primeiro lugar, com 23,2% das intenções de voto com cerca de dez pontos percentuais acima do segundo colocado, Pedro Passos Coelho, com 13,9%. Na lista surgem, depois, dois nomes de direita e dois de esquerda: Marques Mendes (9,8%), André Ventura (6,6%), seguidos de Mário Centeno (6,4%) e Ana Gomes (5,1%).

Passos Coelho (independentemente se fez ou não fez se foi bom ou não) tantas vezes comentado aqui como o salvador do PSD, como aquele que ganharia eleições facilmente, coisa com a qual já discordei e argumentei tantas vezes por cá, com 10 pontos a menos que o almirante para um possível candidatura a PR.

Lentamente o PSD vai tirando o tapete ao Marques Mendes. Já perceberam que este candidato não vai conseguir levantar voo.

Já agora, se se confirmar, como é que uma pessoa que se diz "anti-tacho" se tenta candidatar a quase todas as eleições (Europeias 19, Legislativas 19/22/24 e Presidenciais 21/26)?

Voltar
Superior