Descaso com a iluminação das estradas

Charger144

Well-known member
Serei apenas eu a notar um completo descaso com a iluminação das estradas / autoestradas, pelo menos as que são geridas pela IP? Ou será um exclusivo da zona onde moro? (Norte).

Eu já nem falo de postes "avulsos" com lâmpadas fundidas, pois esses são às centenas, mas sim de zonas completamente às escuras por meses (ou anos). Vivo a cerca de 1Km de uma das autoestradas com mais trânsito no Norte, e passo praticamente todos os dias por um troço de uns 500 metros que está completamente apagado há mais de 1 ano! Sim, leram bem, um dos locais com mais trânsito no país, e em um ano não houve ninguém que se dignasse a resolver a avaria...

No passado já comuniquei algumas avarias, e nem deveria ter de fazê-lo, pois isto é um trabalho de manutenção que deveria ser feito por funcionários da empresa, e não pelos utilizadores. Mas vá lá, eu percebo que não podem estar em todo lado ao mesmo tempo, e quando se comunica, é mais rápido. Mas neste caso, como é possível que em mais de 1 ano não haja manutenção?

A VCI, que também é relativamente perto de onde moro, também andou ANOS com troços às escuras, e continua a tê-los, mas agora está menos pior....

Eu bem sei que o nosso país funciona assim, mas mesmo para o nosso nível mediocre de profissionalismo / eficiência, isto ultrapassa todos os limites do aceitável.

Supostamente, durante a crise financeira foram desactivadas muitas iluminações para poupar energia, mas, como sabemos, isso foi há anos. Não sei se "aproveitaram" a ocasião para não as reactivar...

Supostamente, durante a crise financeira foram desactivadas muitas iluminações para poupar energia, mas, como sabemos, isso foi há anos. Não sei se "aproveitaram" a ocasião para não as reactivar...

Não é o caso, com toda a certeza. Esse troço em particular levou lâmpadas novas de LED há menos de 3 anos, esteve aceso por um período, depois disso avariou e nunca mais.....

Conheço vários casos parecidos, com troços apagados há mais de 1 ano, ou perto disso.

Ao menos que as linhas e traços estejam bem pintados ou seja bem visíveis, outro flagêlo !!!!

Mas de facto nas VCIs da vida onde está sempre algo a acontecer e carros a encostar, acredito que a luz seja indispensável, mas afinal toda a gente lá passa, todas as entidades, e ng reporta? ou reporta e fica esse tempo todo a espera? :sh)

por acaso noto cada vez mais sítios aqui no norte onde não há uma única luz e se eu vier com as minhas lamparinas na frente do carro a "alumiar" tenho que meter máximos, que hoje em dia são quase médios. fundidas ou desligadas, as lâmpadas dos postes simplesmente estão e continuam apagadas. seja numa nacional ou principalmente em vias rápidas. em AE também não há nada para nos guiar. [8b] :sh)

Sinalização horizontal em bom estado já era muito bom. Nem isso...

É continuar a gastar milhões para festejar a abrilada....

As AE/IC apenas têm iluminação nas portagens e nos nós de acesso.

Como assim? Quando passam pelo meio das cidades, têm iluminação como qualquer outra estrada.

Exemplos aqui da zona do Porto: A20, A44, A43, A3, A4, etc etc... Todas essas tem iluminação nas zonas urbanas.

Como assim? Quando passam pelo meio das cidades, têm iluminação como qualquer outra estrada.

Exemplos aqui da zona do Porto: A20, A44, A43, A3, A4, etc etc... Todas essas tem iluminação nas zonas urbanas.

Estava a responder ao post do cadito. Não referi vias urbanas com perfil de AE, essas costumam ser iluminadas mas também têm limites inferiores aos 120km/h.

Assim de cabeça, acho que os únicos países com AE 100% iluminadas são Israel, Emiratos e talvez a Noruega.

Eu reportei sobre um problema semelhante num troço do eixo norte sul em 2019, voltei a reforçar o pedido em janeiro de 2020, recebi resposta em abril 2020:

"Recebemos a sua reclamação e gostaríamos de informá-lo que estamos a preparar um processo para o lançamento de uma empreitada de beneficiação da iluminação nas vias da Grande Lisboa, que inclui a via referenciada. Prevemos iniciar a intervenção próximo do final do ano. Entretanto, temos previsto substituir algumas lâmpadas e proceder a reparações pontuais no Eixo Norte-Sul (IP7), nomeadamente entre o km 9,300 e o km 10,300."

Foi finalmente substituída a iluminação por LEDs em 2023, foi rápido, vale a pena reclamar [:D]

Eu reportei sobre um problema semelhante num troço do eixo norte sul em 2019, voltei a reforçar o pedido em janeiro de 2020, recebi resposta em abril 2020:

"Recebemos a sua reclamação e gostaríamos de informá-lo que estamos a preparar um processo para o lançamento de uma empreitada de beneficiação da iluminação nas vias da Grande Lisboa, que inclui a via referenciada. Prevemos iniciar a intervenção próximo do final do ano. Entretanto, temos previsto substituir algumas lâmpadas e proceder a reparações pontuais no Eixo Norte-Sul (IP7), nomeadamente entre o km 9,300 e o km 10,300."

Foi finalmente substituída a iluminação por LEDs em 2023, foi rápido, vale a pena reclamar [:D]

Num tom de brincadeira, comento muitas vezes com a minha mulher que se calhar os funcionários responsáveis pela manutenção não conseguem ver as avarias quando está escuro, pois saem demasiado cedo para isso...

Mas a julgar pelas experiências, se calhar a ideia nem é assim tão disparatada [:D]

Sinalização horizontal em bom estado já era muito bom. Nem isso...

É continuar a gastar milhões para festejar a abrilada....

importante recordar que a Comissária da festa dos 50 anos de Abril apenas termina mandato a :

21 - Prever que a Estrutura de Missão termina o seu mandato a 31 de dezembro de 2026.

remuneração "superior a 4500 euros por mês durante 5 anos, 6 meses e 24 dias "

Fora outras regalias e membros na equipa.

Tudo a xuxar da real teta do Estado!

A IP3 por exemplo tem bastantes zonas sem iluminação mas depende também da região quando vou à Madeira a via rápida por exemplo é toda iluminada[;)]

Back