Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Só há uma forma de equilibrar orçamento. Chama- se extinção de municípios pequenos.

​​​​​​As freguesias não são o problema. O problema está nos municípios e a abundância de dinheiro e poder que têm vindo a acumular. Nos últimos 10 anos alguns orçamentos quase triplicaram por via das responsabilidades adicionais. Mas é demasiado dinheiro nas mãos de pessoas medíocres sem competências financeiras adequadas. Estamos a ser roubados enquanto contribuintes precisamente aí.

Haver mais ou menos freguesias é uma gota de água que serve apenas para ocultar o verdadeiro problema.

Enquanto se fala disso, ninguém se dá ao trabalho de fiscalizar devidamente o poço sem fundo que é o poder autarca corrupto.

A última vez que estive ligado a uma associação que trabalhava com a CM em vários subsídios que podiam receber, lembro-me que havia um medo generalizado por parte dos funcionários da mesma e mesmo da presidente, quanto há possibilidade de estar algo mal justificado, com medo que o tribunal de contas lhes pedissem justificação.
Passaram cerca de 4 anos , não sei se esse controlo voltou a ficar mais deficitário !

Mamões! Viva o regime da abrilada!

Separação de freguesias cria mais 163 presidentes de junta

Este caso é para mim um exemplo perfeito de como insistimos em não aprender nada e em querer a toda a força manter o status quo. Falo na primeira pessoa do plurar porque os políticos não são nenhum grupo caído do céu. Fazem parte da sociedade portuguesa, são portugueses e são eleitos por portugueses. É uma vergonha.

Este caso é para mim um exemplo perfeito de como insistimos em não aprender nada e em querer a toda a força manter o status quo. Falo na primeira pessoa do plurar porque os políticos não são nenhum grupo caído do céu. Fazem parte da sociedade portuguesa, são portugueses e são eleitos por portugueses. É uma vergonha.

É um direito que assiste às pessoas dessas freguesias. As uniões no geral não serviram para nada, a maioria das populações não viu nisso nenhum beneficio e só por isso mais de 10 anos passados isto ainda é assunto. Fosse a coisa bem feita e o assunto tinha morrido. A lei foi mal feita, as uniões mal feitas e os resultados foram completamente inócuos.
Em todo o caso a situação nas novas (no caso velhas) juntas bate bem com o contrato do canalizador... serve os propagandistas e pouco mais.
Em alguns casos o Estado ainda gasta menos uma vez que no limite 3 presidentes de junta ganham menos (3 a tempo parcial) que o presidente da junta unida atual (1 a tempo inteiro)

Em todo o caso também, a lei feita pelo PS é também ela ridícula, foi um engana menimos, prometeu muito para no fim o objetivo ser dar em nada.

Este ainda nao descobriu o fosso que separa os ricos dos pobres.
Porque é que achas que as empresas vao lá fabricar?

O fosso nos states e maior que na china...

As empresas vao para la fabricar pk a mao de obra e barata... mas o custo de vida tb e! Por essa mesma razao tem mais poder de compra do que nos!

Última edição:
É um direito que assiste às pessoas dessas freguesias. As uniões no geral não serviram para nada, a maioria das populações não viu nisso nenhum beneficio e só por isso mais de 10 anos passados isto ainda é assunto. Fosse a coisa bem feita e o assunto tinha morrido. A lei foi mal feita, as uniões mal feitas e os resultados foram completamente inócuos.
Em todo o caso a situação nas novas (no caso velhas) juntas bate bem com o contrato do canalizador... serve os propagandistas e pouco mais.
Em alguns casos o Estado ainda gasta menos uma vez que no limite 3 presidentes de junta ganham menos (3 a tempo parcial) que o presidente da junta unida atual (1 a tempo inteiro)

Em todo o caso também, a lei feita pelo PS é também ela ridícula, foi um engana menimos, prometeu muito para no fim o objetivo ser dar em nada.

É... A mania de termos o nosso quintalinho e não poder partilhar nada com o vizinho. Isto no Norte é especialmente visível, basta olhar para a dimensão dos terrenos agrícolas, por exemplo.

Somos contra a união de freguesias mas adoramos estar na UE. É... [:)]

Se os resultados foram completamente inócuos então ao menos teve o benefício de simplificar a divisão administrativa das autarquias! Porquê andar para trás?

É... A mania de termos o nosso quintalinho e não poder partilhar nada com o vizinho. Isto no Norte é especialmente visível, basta olhar para a dimensão dos terrenos agrícolas, por exemplo.

Somos contra a união de freguesias mas adoramos estar na UE. É... [:)]

Explica-me lá qual é que é a relação dessas 2 coisas, por muito que me esforce não chego lá!
Também estamos na NATO, nos PALOP e até na ONU mais numas dezenas de acordos internacionais.

No resto queres tu dizer que no norte o pessoal gosta de ter o seu quintal pequeninho e no sul o pessoal já não liga a isso?
Espero que tenhas noção do ridículo que é uma afirmação destas...

No que toca às novas freguesias há pedidos em 10 distritos por isso não vejo a relevância do norte, sul ou centro.

Se os resultados foram completamente inócuos então ao menos teve o benefício de simplificar a divisão administrativa das autarquias! Porquê andar para trás?

Não lhe chamaria andar para trás, apenas corrigir um erro sendo que as populações não estão satisfeitas e lhes foi dada a oportunidade de corrigir esse erro.
Para os municípios não simplificou nada, as freguesias continuam a existir todas, só estão agregadas. A diferença é que havia um só presidente para as 3.
Eu não sou contra as agregações, pelo contrário, acho que fazem sentido nalguns casos, por exemplo centros urbanos, e onde as populações o queiram. (conheço várias que não se querem separar, conheço outras que andam em guerras politicas onde o presidente não quer separar e a oposição quer... isto é que não faz sentido)

Esse Monlane esqueceu-se de ir às aulas de cidadania lá do sítio e é um autêntico calhau em temos diplomáticos. Acabou de matar qualquer hipótese de suporte por parte da Paula.

Toda gente sabe que é super vingativa.

Burro todos os dias...

Explica-me lá qual é que é a relação dessas 2 coisas, por muito que me esforce não chego lá!
Também estamos na NATO, nos PALOP e até na ONU mais numas dezenas de acordos internacionais.

No resto queres tu dizer que no norte o pessoal gosta de ter o seu quintal pequeninho e no sul o pessoal já não liga a isso?
Espero que tenhas noção do ridículo que é uma afirmação destas...

No que toca às novas freguesias há pedidos em 10 distritos por isso não vejo a relevância do norte, sul ou centro.

Não vês relevância em nada, nem tão pouco tens noção da distribuição geográfica ao longo das várias regiões e metes tudo no mesmo saco. Desconheces o País.

E se não fossem os vizinhos Europeus a partilhar r€cursos, estavas como?

Só há uma forma de equilibrar orçamento. Chama- se extinção de municípios pequenos.

​​​​​​As freguesias não são o problema. O problema está nos municípios e a abundância de dinheiro e poder que têm vindo a acumular. Nos últimos 10 anos alguns orçamentos quase triplicaram por via das responsabilidades adicionais. Mas é demasiado dinheiro nas mãos de pessoas medíocres sem competências financeiras adequadas. Estamos a ser roubados enquanto contribuintes precisamente aí.

Haver mais ou menos freguesias é uma gota de água que serve apenas para ocultar o verdadeiro problema.

Enquanto se fala disso, ninguém se dá ao trabalho de fiscalizar devidamente o poço sem fundo que é o poder autarca corrupto.
Isto, muito isto!

Juntar concelhos sim, apoio, é onde tudo se decide e de facto está o dinheiro.
As juntas teoricamente estarão mais próximas do povo e muitas não devem ter população que permita o pagamento de ordenado a full-time.

Edd :)

Isto, muito isto!

Juntar concelhos sim, apoio, é onde tudo se decide e de facto está o dinheiro.
As juntas teoricamente estarão mais próximas do povo e muitas não devem ter população que permita o pagamento de ordenado a full-time.

Edd :)

A quase totalidade não está a full time, penso que são 5mil eleitores mínimo para estar. Desde o ano passado os presidentes ganham 600€ brutos (ful time deve andar pelos 1550-não fui confirmar). Antes disso os presidentes de junta ganhavam 270€ (ou 300€) como ajudas de custo... é isto que o pessoal chama de tachos em Portugal.

Há algumas juntas maiores que concelhos, ou se quiserem há concelhos que são muito pequenos e ainda conseguem estar divididos em juntas o que também não faz sentido em alguns casos.
Tenho ideia de haver concelhos com Camara e 1 junta ou 2.

Não vês relevância em nada, nem tão pouco tens noção da distribuição geográfica ao longo das várias regiões e metes tudo no mesmo saco. Desconheces o País.

E se não fossem os vizinhos Europeus a partilhar r€cursos, estavas como?

Eu desconheço o país?
Quem parece desconhecer és tu... a tirada dos quintais é um bom exemplo disso.

No resto, mantenho, não vejo relevância. Há mais freguesias no norte a pedir a desagregação? Percentualmente também há muitas mais no norte, não vejo onde está a surpresa. E também foi onde houve mais agregações. Não se pode desagregar o que não foi agregado.
Mais uma vez também não sei o quê que os vizinhos europeus têm a ver com as freguesias. As freguesias têm um contexto histórico de centenas de anos, não me parece que já existisse a UE.
As novas freguesias que se vão separar vão dividir o valor do FFF das freguesias agregadas.

A quase totalidade não está a full time, penso que são 5mil eleitores mínimo para estar. Desde o ano passado os presidentes ganham 600€ brutos (ful time deve andar pelos 1550-não fui confirmar). Antes disso os presidentes de junta ganhavam 270€ (ou 300€) como ajudas de custo... é isto que o pessoal chama de tachos em Portugal.

Há algumas juntas maiores que concelhos, ou se quiserem há concelhos que são muito pequenos e ainda conseguem estar divididos em juntas o que também não faz sentido em alguns casos.
Tenho ideia de haver concelhos com Camara e 1 junta ou 2.

Não nos faças de parvos, é óbvio que uma pessoa com confiança politica (como é o caso), tem acesso directo a informação privilegiada, de múltiplos modos diferentes, a corrupção grassa :sh). é aqui se são formadas as bases dos partidos, e respectivas redes de influência de açambarcamento de voto.

Escolhe a caçarola que quiseres.

Voltar
Superior