Boas ddrex. Um aqui (bem, ex da ilha).
Esses consumos estao a tirar para o alto. Em 5 anos que vivi ininterruptamente na ilha, e as vezes que lá fui depois, nao me recordo de vez alguma ter feito consumos nessa ordem de grandeza. Mais, na altura em que era casado, tinha um Fiesta que andava entre os 7 e os 8,5 litros e depois de lhe mudar o motor (partiu-se uma vela na altura no motor original e arrebentou com o piston), comprei um motor de 2013 com 10 kkms (Fiestas de boca grande) aqui no UK e esse motor deve ter visto algum tipo de revisao dos internos, pois enquanto aquele carro foi meu, cheguei a fazer 6,5. Inclusive, na época, 12 anos atrás, era conhecido no concessionário como o Ford Fiesta (2009) daquela versao a gasolina (1.25) que menos gastava na ilha (todos os consumos aqui descritos sao calculados de depósito a depósito, com depósito atestado). Depois do divórcio, ficou a mae da minha filha com ele, pois enquanto nao estava lá, ela meteu-o em reparacoes em Maneis GT e rebentaram com o carro todo. E ficar com sucata (devido a más reparacoes), nao obrigado.
Depois do divórcio, fui lá algumas vezes e andei com Renault Clio TCE (6,8), Peugeot 3008 (7,6 lts), Skoda Scala (6,1 lts) e Nissan Micra 2023 (6,4) com motor TCe Renault com 5 velocidades e uma opcao no dashboard para desligar a travagem-motor.
Como disse anteriormente, isto com depósitos medidos após atestar (os CB dao sempre erro).
Ah, ainda andei algumas vezes com um 106 1.4D com diferencial reduzido, e cheguei a fazer 5,5 lts. Mais, todos estes percursos foram feitos na sua maioria na Via Rápida, com idas ao Serrado no Porto da Cruz, na média de 2 a 3 vezes semana.
Um Fiat Punto que lá tive durante cerca de 5 anos e onde lhe fiz na ilha 120 KKMs, era normal fazer percursos entre os 6,5 e os 7 litros de gasóleo (sempre Repsol aditivado).
De entre todos, os carros que achei melhor para deslizar com quase inexistente travagem motor (prefiro assim, e tenho consciencia que gasta mais travoes), foram o Skoda Scala (6a velocidade), o Nissan Micra (5a velocidade) e o Renault Clio (6a velocidade) Permitiam-me com a última velocidade engatada eo carro aa reduzir velocidade até chegar perto das 1000 rpm, fazer desde o cimo da pista do aeroporto (pouco antes de entrar no tunel para Machico) até á rotunda da BP em Machico, sem tocar no acelerado e deslizavam até dizer chega. Só isso permitiu-me poupar um largo número de litros de gasolina (mesmo com os outros carros também, embora deslizassem menos).
Experimenta um tipo de conducao como a que eu faco quando lá vou, se te sentires confortável para tal. Requer mais atencao, mas nao ficas tao dependente de carregar no acelerador e travar apenas perto do local onde tens que sair ou que parar.
Se ao praticar este (ou outro com o qual te sintas confortável) tipo de conducao mais económica, e o carro fazer o mesmo número de litros (medir depósito atestado a depósito atestado, esquece o CB), entao algo de errado se passa. Se melhorar, entao fazer hábito de uma conducao mais económica ajuda a poupar um pouco de gasolina.
Mas atencao, Funchal-Monte, é extremamente desafiador para a mecanica, especialmente se o carro tiver mudancas longas.
Sao as minhas sugestoes. Abraco.
Ps - desculpem falta de acentos, teclado UK.