Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Gmigas, fico satisfeito em verificar que gradualmente vais conseguindo alcançar alguns dos teus "desejos".

Sim acredito que esse BMW Z4 40i (340cv) possui uma motorização mais que disponível.

Se a minha memória não me falha, presumo que em 2010 (ou seja já há quase 15 anos) o Golf R que adquiri nessa altura era quase uma viatura de "sonho" para a tua pessoa e presentemente circulas com um automóvel bem superior, por isso volto a repetir que fico realmente satisfeito por ti.

Depende dos motores.

O do GMigas é um motor a sério.

Os 1.0 e companhia são motores banais. O meu pai andou há muito pouco tempo num Q2 30tfsi e detestou.

E ele é open mind e queria mesmo testar estes motores turbo de baixa cilindrada numa carroçaria sem ser um Fábia ou um Polo.

Segundo ele, o Qashqai 1.5 dci cá de casa (mesma potência) é muito mais agradável de usar e progressivo.

Depende sempre muito das relações de caixa, sejam motores a sério ou não.

Factos: os motores a gota modernos precisam de muito menos RPM que os equivalentes antigos, para mesmo escalonamento de caixa, e por razões obvias.

Aqui são 2 desses, no Corsa dou por mim a estar 2 mudanças abaixo para fazer o mesmo que faço no Sandero.

Ambos precisam de poucas RPM para um andamento normal, mas nos primeiros dias o Corsa parecia-me muito amorfo, mas foi só mudar o chip e rapidamente me adaptei.

Como é obvio a caixa actual do corsa numa versão 90cv a gota sem turbo seria mau, num turbodiesel de 90cv seria péssimo.

Já agora o que é isso de 30 tfsi? não falo chinês.

Só digo que nem sempre é instantâneo o habituar, eu sempre me vi mais grego a habituar a diesel que motores a gasolina mesmo que sem turbo, aliás o facto de alguns diesel ficarem totalmente diferentes ( para melhor ) com uma caixa auto, também diz muito sobre a melhor gestão que tem que se fazer e que nem sempre é imediato, e com as melhorias de consumos que isso acarreta.

Já agora o que é isso de 30 tfsi? não falo chinês.

Só digo que nem sempre é instantâneo o habituar, eu sempre me vi mais grego a habituar a diesel que motores a gasolina mesmo que sem turbo, aliás o facto de alguns diesel ficarem totalmente diferentes ( para melhor ) com uma caixa auto, também diz muito sobre a melhor gestão que tem que se fazer e que nem sempre é imediato, e com as melhorias de consumos que isso acarreta.

É o 1.0 turbo a gasolina do grupo VAG.

116 cv

116 cv

Thanks.

Há um ponto aí importante, o facto de ser SUV ainda que possa ser semi suv ou o que for. Em carros maiores poderá combinar melhor um motor com mais cilindrada, e isso pode mudar tudo, mesmo que os numeros de 0-100 e etc sejam iguais.

a minha experiência não envolve suvs portanto é algo que tenho alguma curiosidade mas sem duvida que o peso e caixa mudam tudo. Por ex o mais prox de SUV ( pseudo suv ) foi o Puma 1.0 125cv. É certo que é um motor ligeiramente à moda antiga, potencia maxima chega 1 pouco mais tarde, e daí talvez muitos preferissem um 1.5 diesel lá.

Nos primeiros tempos pode-se fazer consumos mais elevados porque parece que ele não tem 125cv e tende-se a calcar. Não dá aquela sensação de agilidade em baixas velocidades.

Outro exemplo que pode coincidir com o que o teu pai reportou é de um user noutro topico que tem um 1.0 TSI num Ibiza e 1.5 TSI 150cv num Leon acho eu e ele diz que o Ibiza fica mais agil em virtude do escalonamento.

A primeira vez que conduzi um Alfa 1.6i 120cv pensei " fonix isto anda metade do que anda o 2.0 HDI 110 cá de casa " e olha que o 2.0 era quase 1500 KG.

Passado umas horas um gajo atina mais com as passagens de caixa e tal, e embora pareça mais lento, olha-se para o velocimetro e " ups já vai adiantado" [:p]

Alguém que pague a gota [:D]

116 cv

Normalmente os 1.0 TSI são super agradáveis de conduzir, a diferença é que há várias caixas, umas mais longas, outras mais curtas, acho que muda a experiência consoante isso.

A caixa DSG acenta bem melhor.

Gmigas, fico satisfeito em verificar que gradualmente vais conseguindo alcançar alguns dos teus "desejos".

Sim acredito que esse BMW Z4 40i (340cv) possui uma motorização mais que disponível.

Se a minha memória não me falha, presumo que em 2010 (ou seja já há quase 15 anos) o Golf R que adquiri nessa altura era quase uma viatura de "sonho" para a tua pessoa e presentemente circulas com um automóvel bem superior, por isso volto a repetir que fico realmente satisfeito por ti.

Obrigado Sandro.

Sim, em 2010 eu tinha 18 anos, portanto um Golf R era o sonho molhado de alguém que aprecia muito o grupo Vw. Por casualidade, tenho tido mais carros do grupo Bmw, visto que comercialmente costumam ser mais apelativos para se comprarem usados recentes (muita oferta). O meu desejo real era o Audi TT-RS Roadster, mas eram, números redondos, mais 12 a 15 mil € face a este Z4 M40i e nao consegui encontrar justificaçao. O duelo final foi o TT-S Roadster e o Z4 M40i e acabei por comprar o Bmw.

Também é importante comentar que voltei a residir em Espanha (onde vivi de 2016 a 2018) de forma total e a compra deste M40i (que tem matricula Espanhola) foi também ela motivada pela menor carga fiscal Espanhola (ISV e IUC) comparativamente a Portugal.

Cá em PT um "simples" 120i já era puxadote para a fiscalidade, mais nao seja para os preços da gota [8b]

Felizmente nos ultimos 10 anos tem sido muito mais comuns os motores turbo de baixa cilindrada a gasolina permitindo assim performances dos turbodiesel mas sem gastar " o dobro " fazendo com que haja considerável opção no mercado de usados.

Sim que ainda me lembro de antigamente para andar em cidade com 1 gasolina de 100 cv era preciso largar 1 rim [:D]

Renault Clio V 1.0 TCe 90

Dacia Duster 1.3 TCe 150 4×4

Morcegão Classe C AMG 63S
3df272128b9a9f57485a84225a8fb5aa.jpg
e95963b0d1be7bfb268b0660327b341f.jpg
2dd0a79a760e4fdcd4bf1e1c1a72b721.jpg

O 1⁰ depósito do ano deu uns 6,45 litros de média. 45 litros para 699 quilómetros percorridos.

VW Sharan 2.0 TDI 140 2013.

Depende do carro e do uso, mas o meu faz cerca de 6-7L/100 km em estrada e sobe para uns 8-9L/100 km na cidade. E os vossos?

20250126_164440.jpg

Misto de milhares de KMs nas estradas da ilha da Madeira. Viagens diárias de 15-20kms. Acho bastante exagerado para um Hyundai i20 2022 1.0T-GDi apesar de ser na ilha.​

Que zonas fazes? Muita subida a frio, ou regimes elevados? Ainda por cima esses motores não são muito económicos, é um facto.

Que zonas fazes? Muita subida a frio, ou regimes elevados? Ainda por cima esses motores não são muito económicos, é um facto.

Basicamente Monte-Funchal. Não costumo fazer regimes elevados escolho ir por um caminho com mais baixa elevação e também com melhores condições de estrada.

A marca diz entre 5-7l/100kms, na ilha estava à espera de estar no limite mais alto (ou até 1l acima) da escala, mas quase 10? E penso que só se mantém nos 10 porque faço o mesmo percurso a descer...

O meu velho astra de 93 com 1.4cc sem turbos dava-me para 1 mês inteiro o tanque. Estou a ver que o i20 não dura nem 15 dias.

Mas essa média acima foi feita por ti ou compraste recentemente o carro e ja vinha com a mesma? Como falaste em milhares de Km mas agora falaste como se ainda não conhecesses o carro (" Estou a ver que o i20 não dura nem 15 dias."), fiquei na dúvida.

Mas essa média acima foi feita por ti ou compraste recentemente o carro e ja vinha com a mesma? Como falaste em milhares de Km mas agora falaste como se ainda não conhecesses o carro (" Estou a ver que o i20 não dura nem 15 dias."), fiquei na dúvida.

Sim, desculpa a confusão. O carro foi comprado recentemente a um amigo-vizinho. Trabalhamos no mesmo sítio por isso sei o percurso que o carro fazia e continua a fazer.

Mas eu quero tirar a limpo estes consumos, comecei a estranhar quando a cada percurso de 15-20kms perdia 40-50kms de autonomia (sei que é só uma estimativa mas porra.....). Além disso a cada viagem chegava ao destino e o computador de bordo marcava consumo médio de 15-17 litros aos 100 em cada percurso de 15-20kms.

Já instalei o Drivvo e vou deixar este depósito chegar até ao final e reiniciar todos os contadores.

"Zera" os kms e vai conduzindo sem andares em cima dos consumos a toda a hora. Assim tiras melhor partido do carro.

O declive nas ilhas prejudica imenso os consumos e os coreanos por si só também gastam normalmente +1 l/100 que os alemães.
Tens outro caso a fazer os mesmos percursos para comparar?

"Zera" os kms e vai conduzindo sem andares em cima dos consumos a toda a hora. Assim tiras melhor partido do carro.

É difícil. Aquele painel de instrumentos em qualquer canto tem algo referente ao consumo 😂 . Seja consumo médio, seja estimativa de autonomia, seja consumo real/atual.
Só o simples facto de ver o ponteiro da gasolina descer 1/4 depois de 4 percursos diários já me faz suar ahaha​

O declive nas ilhas prejudica imenso os consumos e os coreanos por si só também gastam normalmente +1 l/100 que os alemães.
Tens outro caso a fazer os mesmos percursos para comparar?

​​​​​​Por enquanto não, talvez o velho Astra quando voltar do mecânico... A Maria vai usa-lo.

Há uns anos haviam uns users aqui no burgo que eram da ilha, mas já não me recordo de nenhum para perguntar, já tem algum tempo.

Também estás no periodo de habituação ao carro, daqui a uns dias quando já estiveres habituado deve deixar algo.

Então a Astra nesse percurso que consumos faz?

Back