Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

(....)
A verdade é que até muito recentemente ignorava a capacidade do Montenegro de gerar avenças...[;)] [:D]

Nunca fui fã de RR, nem de Montenegro (que conheço pessoalmente dos tempos de PPC) mas nestes 11 meses de governo, julgo nunca ter escrito por aqui algo de positivo sobre ele, porque sempre tive baixas expectativas, no fundo acabou a revelar-se um pacóvio não muito melhor que PNS.

O fim político dele estava escrito, de há muito, nas estrelas Se não tivesse sido ontem, seria na votação do próximo orçamento de estado.

Como hoje escrevia um amigo meu no IN, Montenegro estava condenado por não ter conseguido ler o que o país lhe pediu, que era conduzir um governo suportado pela maioria parlamentar de direita que nele existiu até ao dia de ontem.De forma pragmatica e sem rodeios, foi isto.

Convenceu-se ele com a assessoria os seus "amigos de sempre" que com a táctica das «linhas vermelhas» e do "Não é Nao" que secaria o Chega, mas acabou por secar-se a si mesmo com os míseros 28,02% que os portugueses lhe deram nas eleições.

Partidos dos extremos como o Chega não se derrubam ostracizando-os, mas iludindo-os com umas cantigas da rua, como Costa fez ao PCP e ao BE, e livrando-se deles na 1ª oportunidade, Montenegro tinha os dias contados desde que ele mesmo se recusou a ler o que os eleitores lhe pediram.

Se Montenegro tivesse sabido construir pontes, como Costa soube fazer, o caso Spinumviva, se calhar, nem teria acontecido.
Pelo menos, tão cedo...

Última edição:
Mas tu votavas para eleger um opositor ou um primeiro ministro? É que eu votava para eleger um primeiro ministro.

E passando por cima disso, o Rui Rio na oposição fazia o que achava que era melhor para o país, acima do que era melhor para o PSD. O que me parece correto. É claro que isso ia contra os intresses da clientela que estava à espera da gamela para se alimentar.

Acredito que Rui Rio votava no que achava melhor para o país... o problema é que isso que ele achava melhor foi um desastre chamado Costa e PS durante 8 naos.... é só um pequeno pormenor.
Eu votava para eleger um PM, mas quem vota no Tino de rans também vota para eleger o PM, o problema é que não o elege. Rui Rio foi um banana na oposição, temos pena mas é a realidade que fica dos seus anos à frente do PSD. Sendo que o mais grave é que ele nem pôs os interesses do pais nem do PSd à frente de tao mau que foi. Ficaram todos para trás...
Sem clientelas e bem gigantes Rui rio nunca seria líder do Psd, mas isso tu sabes muito bem. Nem seria ele nem ninguém.

Eu discordo de levar o Chega para o governo.

Com uma comunicação social muito presente e maioritariamente de esquerda, esquerda-centro e ainda muito presente os tempos da ditadura, qualquer governo depois teria de fazer um período de nojo de 4 anos pelo menos, possivelmente pelo menos 8 anos.

Ou pelo menos é uma tática muito arriscada, à lá Trump, que por acaso já não tem mais nenhum mandato pela frente.

O mesmo com o PPC, que é visto como um messias para alguns por aqui e que até acho que foi injustificado, mas as medidas que tomou levaram a 10 anos sem o PSD cheirar a governação.

E vamos a caminho de mais um governo do PS.

A seguir ao Cavaco Silva, desde há 30 anos, 23 foram do PS e vamos a 27 em 34 anos.

Nunca fui fã de RR, nem de Montenegro (que conheço pessoalmente dos tempos de PPC) mas nestes 11 meses de governo, julgo nunca ter escrito por aqui algo de positivo sobre ele, porque sempre tive baixas expectativas, no fundo acabou a revelar-se um pacóvio não muito melhor que PNS.

O fim político dele estava escrito, de há muito, nas estrelas Se não tivesse sido ontem, seria na votação do próximo orçamento de estado.

Como hoje escrevia um amigo meu no IN, Montenegro estava condenado por não ter conseguido ler o que o país lhe pediu, que era conduzir um governo suportado pela maioria parlamentar de direita que nele existiu até ao dia de ontem.De forma pragmatica e sem rodeios, foi isto.

Convenceu-se ele com a assessoria os seus "amigos de sempre" que com a táctica das «linhas vermelhas» e do "Não é Nao" que secaria o Chega, mas acabou por secar-se a si mesmo com os míseros 28,02% que os portugueses lhe deram nas eleições.

Partidos dos extremos como o Chega não se derrubam ostracizando-os, mas iludindo-os com umas cantigas da rua, como Costa fez ao PCP e ao BE, e livrando-se deles na 1ª oportunidade, Montenegro tinha os dias contados desde que ele mesmo se recusou a ler o que os eleitores lhe pediram.

Se Montenegro tivesse sabido construir pontes, como Costa soube fazer, o caso Spinumviva, se calhar, nem teria acontecido.
Pelo menos, tão cedo...

Até às eleições achava que a ostracização do Chega era, para dizer no mínimo, um bocado excessiva. Com o resultado das eleições achava que a coisa se ia compor, apesar de achar que o tipo estava a abrir demasiado a boca.
Depois, com o filme que foi a eleição do PAR tive que concordar com Montenegro... Acho que o Chega é um bom exemplo prático do princípio de Peter, os tipos até faziam uma coisas interessantes, mas já não sabem o que representa 50 deputados nem como se devem comportar face à representatividade que têm.

De qualquer forma concordo com a tua análise que isto era um Governo a termo, se não fosse agora, havia uma grande probabilidade de ser no proximo OE.

Já tinha saudades dos adeptos do chega no governo!! Este pessoal gosta mesmo muito pouco de Portugal.
Criticam os políticos porque são maus e depois querem meter o lixo todo no governo, só para experimentar e mostrar que são realmente maus, vejam lá bem que até resultou com o BE e Pcp, com os resultados fantasticos para o país que todos conhecemos. O que está lá já é bom, nada como chafurdar ainda mais na lama.
E claro nada como hoje tu és um corrupto, e amanhã vens comigo para o governo.

Excelente o cartaz do chega em Lisboa...um elogio à inteligência dos seus adeptos mais fervorosos.

Montenão ir a eleições é perpetuar o pântano. Se perder temos um governo minoritário PS. Se ganhar temos um governo minoritário AD.

Ou fazem acordos com o CHEGA, ou não saímos disto.

Montenão neste momento é prejudicial para o PSD.

Já tinha saudades dos adeptos do chega no governo!! Este pessoal gosta mesmo muito pouco de Portugal.
Criticam os políticos porque são maus e depois querem meter o lixo todo no governo, só para experimentar e mostrar que são realmente maus, vejam lá bem que até resultou com o BE e Pcp, com os resultados fantasticos para o país que todos conhecemos. O que está lá já é bom, nada como chafurdar ainda mais na lama.
E claro nada como hoje tu és um corrupto, e amanhã vens comigo para o governo.

Excelente o cartaz do chega em Lisboa...um elogio à inteligência dos seus adeptos mais fervorosos.

Se essa indirecta é para mim, é apenas uma dupla parvoice passada para o teu post

1⁰ porque não sou simpatizante do Chega e em nenhum momento defendi o Chega no governo nem votei PSD

2⁰ Porque nem Costa teve BE e PCP no seu governo, mas sim em acordos de governação.

Mas a tua desonestidade intelectual vai até onde for preciso desde que apazigue esse negativismo que actua como marca paulofer

Business as usual [:p]

Vamos a eleições porque o Ps quis!! Unicamente e só. O Ps teve 2 moções de censura e não mandou o governo abaixo, sem nada de novo agora na moção mudou o sentido de voto. Se Montenegro não queria CPI porque propôs que ela decorresse até 60 dias? Está-te a falhar alguma coisa certamente, se não queria porque fizeram esta proposta?
O Ps diz que a vai fazer de qualquer forma.
Mas o pS não quer uma CPI, o PS quer é um circo e queria um circo que durasse vários meses para queimar lentamente o PM, tiveram azar porque nunca acreditaram que Montenegro fosse mesmo até ao fim com a moção de confiança.
Agora teremos eleições, vamos ver correm, de uma coisa tenho a certeza, PNS não será PM, por isso fico razoavelmente descansado.

Quanto às mentiras, vai ler o teu post, é fácil perceber onde estão.

Mas que tamanha ingenuidade!

Vamos por partes, o PS anunciou em antecedência o sentido de voto em todas as moções de censura e na moção de confiança. O PSD sabia que a moção de confiança estaria praticamente condenada e o governo caía. Quem tinha o poder de travar a moção de confiança! O PSD.
Mesmo assim, após a ameaça de uma CPI, decide ir para moção de confiança, aplicando uma eutanásia ao seu próprio governo. Mesmo quando PNS pediu para retirar a moção de confiança.
Na palhaçada da discussão, Montenegro vê uma abertura no medo do PS em eleições e tenta infantilmente negociar uma mini moção de censura, 15 dias! depois 30 dias! e depois acho eu 80 dias, quando a lei manda que as comissões decorram de acordo com regras que não são negociadas, por exemplo a do PNS durou 5 meses.
Mas vamos supor que o governo não queria terminar o seu mandato e ia a uma comissão, se de facto a verdade fosse como o único Português acredita (tu) Montenegro não teria nada a temer como pessoa impoluta e honesta que é e sairia da CPI por cima e reforçado quando se descobrisse que afinal tudo o que andava a fazer não tinha nenhum problema ético nem legal, mas preferiu terminar um governo para não se sujeitar ao escrutínio!
Podes gostar de Montenegro, não perceber o que aconteceu é que é um pouco ingenuidade a mais.
Sobre as mentiras, bem me pareceu que atiraste para o ar a ver se pegava...

(....)
De qualquer forma concordo com a tua análise que isto era um Governo a termo, se não fosse agora, havia uma grande probabilidade de ser no proximo OE.

Nao vou perder mais tempo a falar das nojices que PNS o PS e o Chega prepararam a LM, porque eram previsiveis.

O que não era previsivel, era a mediocre inteligência politica, arrogancia e o erro estrategico de LM que "nasceu" nos corredores do PSD, e que terão um custo para já incalculavel para todos nós.

"O sucesso do governo e a popularidade do 1⁰ ministro foi o que levou a oposição a fazer cair o governo"... afirma ele à saída da AR.

A serio? 😳

Portanto a oposição é toda tão estúpida que derrubou um governo que irá ganhar com maioria absoluta sem dificuldade alguma!

Somos todos estúpidos?
É neste politico em quem a direita vai confiar a governação da próxima legislatura?
Em que realidade vive este homem?

Última edição:
Uma das razões porque eu apostava no Rui Rio é porque eu sou do Porto. Mas Porto, Porto, não é Gaia, nem Gondomar, nem Matosinhos, nem nada no género, e conheço muito bem o Porto (onde sempre viviv) antes e depois do Rui Rio, e o esforço que a cidade teve de fazer para se endireitar depois dos devaneios de Fernandos Gomes e Nunos Cardosos. Por esse motivo achava que o Rui Rio tinha a preparação e competência para gerir o país.

A verdade é que até muito recentemente ignorava a capacidade do Montenegro de gerar avenças...[;)] [:D]

E para além disso, que me lembre foi o único politico que para além do esforço para endireitar os devaneios dos antecessores, fez uma coisa que nunca vi. Num primeiro mandato não tem medo, em nome dos interesses da cidade, de bater de frente contra os poderes instalados na cidade, políticos e sociais, com Pinto da Costa à cabeça, quando todos pensavam que seria o fim dele, por colocar os adeptos do FCP (maioria dos portuenses) contra ele, as pessoas acabaram por perceber a importância de um politico e executor sem amarras ideológicas e sem amarras aos poderes instalados.
Era exatamente o que este país precisava, feito por RR ou por outro qualquer, o que nas próximas décadas dada as dinâmicas atuais, é completamente impossível. Teremos muitos Montenegros pela frente.

Montenão ir a eleições é perpetuar o pântano. Se perder temos um governo minoritário PS. Se ganhar temos um governo minoritário AD.

Ou fazem acordos com o CHEGA, ou não saímos disto.

Montenão neste momento é prejudicial para o PSD.

Mas quem é que quer fazer acordos com o Chega? Os ultimos meses já deu para perceber que até com os bombeiros brincam, chegam lá e retiram cartazes nas janelas, bravo, gasoil gasto à toa. Entre outras.

É um partido mt recente, mt barulhento, com dores de crescimento, com uma equipa que parte dela é duvidosa e AV sabe disso, tem que acalmar o discurso e afinar um bocado, se não, ng confia naquilo.

Imaginar chega a fazer parte de um governo podia ser uma boa ideia para ele levar 1 injecção de acalmar, MAS também pode ser rastilho de guerrilhas internas e ng quer isso.

Enquanto continuarem com balizas abertas para pessoas como o PNS, nada feito.

Ora vejamos, PNS a marcar pontos na entrevista " o Chega apregoa sempre as regras e a ordem mas são quem mais as desrespeita na assembleia "

Enquanto assim for, nada feito.

Ah, pára tudo ! Se dia 18 maio não dá jeito por causa do calendário da bola, eis que o CDS já mostrou preocupação a 11 maio por causa das peregrinações do 13 maio !!!!

Não tenho anda contra quem se quer divertir na bola ou praticar a sua fé, mas não sobreponham isso ao país...

Montenegro dixit:

Queda? "Razão é sucesso do Governo e popularidade" de Montenegro

Anda a fumar umas coisas estranhas ou toma os seus eleitores como lerdos? :sh)​​​​​​​

Ah, pára tudo ! Se dia 18 maio não dá jeito por causa do calendário da bola, eis que o CDS já mostrou preocupação a 11 maio por causa das peregrinações do 13 maio !!!!

Não tenho anda contra quem se quer divertir na bola ou praticar a sua fé, mas não sobreponham isso ao país...

isto das eleições e da democracia é realmente uma chatice, atrapalha o calendário todo.

ainda por cima depois mete-se o Verão e vai tudo de férias - o melhor é marcar lá para finais de Setembro.

isto das eleições e da democracia é realmente uma chatice, atrapalha o calendário todo.

ainda por cima depois mete-se o Verão e vai tudo de férias - o melhor é marcar lá para finais de Setembro.

continuando com esta linha de raciocinio que me parece a vigente e resultante do facto de termos uma constituição do tempo em que para ir de Lisboa ao Porto a malta se despedia da família porque não sabia se chegava ao destino e voltava inteiro.

vamos lá:

Setembro não dá porque é o mês de início do ano letivo e com tudo o que isso acarreta, professores em greve, alunos de um lado para o outro, pais nas compras sem tusto para gastar, enfim, isso seria benéfico para os populistas, não dá.

Outubro é mês de implantação da republica e deve ser o mês das autarquicas ou são em Setembro ? É que não se podem misturar eleições porque o povo é lerdo e não consegue distinguir os bonecos nos boletins de voto.

Além disso em Outubro muda a hora, não pode.

Novembro, começa a epoca natalicia e de espalhar luzinhas por todo o lado, pode ofuscar os cartazes da campanha, é melhor não ser.

Dezembro é mês de Natal, está fora de questão.

Janeiro é mês de presidenciais, são mais importantes para a confusão geral que as eleições do governo. Ver a razão da mistura do boletimd e voto.

Fevereiro: eh pah, já passou quase 1 ano e continuamos a viver.

então se calhar é melhor deixar as eleições para outra altura....

E para além disso, que me lembre foi o único politico que para além do esforço para endireitar os devaneios dos antecessores, fez uma coisa que nunca vi. Num primeiro mandato não tem medo, em nome dos interesses da cidade, de bater de frente contra os poderes instalados na cidade, políticos e sociais, com Pinto da Costa à cabeça, quando todos pensavam que seria o fim dele, por colocar os adeptos do FCP (maioria dos portuenses) contra ele, as pessoas acabaram por perceber a importância de um politico e executor sem amarras ideológicas e sem amarras aos poderes instalados.
Era exatamente o que este país precisava, feito por RR ou por outro qualquer, o que nas próximas décadas dada as dinâmicas atuais, é completamente impossível. Teremos muitos Montenegros pela frente.

Exceto meia dúzia de enegrumenos a maioria das pessoas sabe distinguir perfeitamente as coisas. Sabes a minha posição sobre o Rui Rio, mas o que se calhar não sabes é que sou adepto do FCP com lugar anual e tudo. [:D]

Exceto meia dúzia de enegrumenos a maioria das pessoas sabe distinguir perfeitamente as coisas. Sabes a minha posição sobre o Rui Rio, mas o que se calhar não sabes é que sou adepto do FCP com lugar anual e tudo. [:D]

Sim, a expectativa é que a posição dele o iria prejudicar, todos os seus antecessores mantiveram uma relação umbilical com o FCP e os interesses do clube ou de quem mandava no clube, e o que ele fez foi uma novidade. Quem não se lembra do FCP recusar ir à CMP após uma vitória numa competição qualquer!
Mas o que aconteceu é que os resultados falaram por si, e ficaram apenas uns energúmenos contra o RR.

Voltar
Superior