[Desporto] Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

Os preços subiram sempre de forma gradual mas agora que a fpa vem regular e buscar o deles os preços vão baixar, nem tu acreditas nisso.
Os amadores são um alvo fácil, como a popularidade das provas aumentou bastante nos últimos anos, principalmente pós covid os chulos do costume não podiam passar sem meter a mão ao bolso, e por mais que repitas que não é significativo, é meia dúzia de euros que não pertencem à federação ponto final.

São apenas mais custos, burocracia e entraves para quem só quer fazer umas brincadeiras de vez em quando.

A mim está -me a fazer muita confusão agora ter de me federar.

Já corro á 14 anos, e nunca tive qualquer ligação á federação. Eu nem sabia quem era o presidente, muito menos onde é a sede da federação.

Dezenas de provas como mero amador e corredor de rua. Agora para eu ir fazer uma são silvestre (mero ex) sou posto na mesma bitola que um atleta que corre no campeonato nacional? Não faz qualquer sentido.

Infelizmente o que vai acontecer é que a maioria vai ter de se conformar porque gosta de fazer umas provas com os amigos.

Na minha humilde opinião, se a federação não tem €, era organizador uns eventos, provas, estágios, dar-se a conhecer, "chamar" o atleta.

Sobre o tema:

Sobre as corridas com inscrições inferiores a 5€ (e até gratuitas), também têm seguro. Geralmente são provas organizadas pelas freguesias ou câmaras municipais. Ele baseia a sua opinião com base no ouvi dizer... A prova que não tiver seguro é ilegal.

Acerca dos vouchers, completamente de acordo, também não valorizo.

Não faz sentido a situação dele, paga 40€ de seguro anual porque faz algumas provas por ano. Se ele fosse federado paga 31€... e nesse caso fica isento de pagar os 3€ do seguro por prova.

A mim está -me a fazer muita confusão agora ter de me federar.

Já corro á 14 anos, e nunca tive qualquer ligação á federação. Eu nem sabia quem era o presidente, muito menos onde é a sede da federação.

Dezenas de provas como mero amador e corredor de rua. Agora para eu ir fazer uma são silvestre (mero ex) sou posto na mesma bitola que um atleta que corre no campeonato nacional? Não faz qualquer sentido.

Infelizmente o que vai acontecer é que a maioria vai ter de se conformar porque gosta de fazer umas provas com os amigos.

Na minha humilde opinião, se a federação não tem €, era organizador uns eventos, provas, estágios, dar-se a conhecer, "chamar" o atleta.

Não és obrigado a nada. O que vai passar a acontecer é que os organizadores das provas não vão necessitar de contratar um seguro para os participantes, isso vai ficar a cargo da FPA.

Se quem organiza as provas vai ter menos encargos com seguros desportivos, terão de tirar esse valor do preço das inscrições.
Se mantiverem ou aumentarem os preços das inscrições, mais o valor da licença da FPA (seguro desportivo) estão a cobrar por algo que não tiveram de gastar.

A guerra está nas jogatanas com os seguros, o resto é ruído e desinformação. Tens o exemplo do gajo do vídeo, mencionou erradamente que as provas de valor inferior a 5€ não têm seguro. Depois a malta acredita.

Acerca do último parágrafo, tens isso tudo no site da federação e as provas em FPA competições. A nível regional tens as associações.

https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2025/04/a-proximidade-como-motor-dos-estagios-juvenis/

https://www.fpacompeticoes.pt/

Não és obrigado a nada. O que vai passar a acontecer é que os organizadores das provas não vão necessitar de contratar um seguro para os participantes, isso vai ficar a cargo da FPA.

Se quem organiza as provas vai ter menos encargos com seguros desportivos, terão de tirar esse valor do preço das inscrições.
Se mantiverem ou aumentarem os preços das inscrições, mais o valor da licença da FPA (seguro desportivo) estão a cobrar por algo que não tiveram de gastar.

A guerra está nas jogatanas com os seguros, o resto é ruído e desinformação. Tens o exemplo do gajo do vídeo, mencionou erradamente que as provas de valor inferior a 5€ não têm seguro. Depois a malta acredita.

Acerca do último parágrafo, tens isso tudo no site da federação e as provas em FPA competições. A nível regional tens as associações.

https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2025/04/a-proximidade-como-motor-dos-estagios-juvenis/

https://www.fpacompeticoes.pt/
Acreditas nisso que mesmo que as organizações que deixem de ter necessidade de contratar seguro, vai fazer fazer essa bonificação na inscrição?
Podes ter toda a razão, mas eu não acredito. E também de ano para ano como aumentam, o valor do seguro é absorvido pelo aumento anual.

Não é questão de ter ou não razão. Qual é o aumento anual das provas em que participas?
Eu acho mal pagar 10€ este ano, no ano seguinte pagar 13€ e depois virem dizer que a culpa do aumento é por causa da licença, quando na realidade não é.

Só acho que a história está mal contada, apenas isso. Bons treinos

Back