Tópico dos carros eléctricos

Pois, mas por isso é que eu disse que se ele quiser saber a capacidade da bateria vai ter que andar até o carro parar, ou seja, a diferença declarada pelas marcas entre a capacidade bruta e utilizavel é o buffer, e não tens qualquer acesso a ele.
Basta ver pelos videos do Bjorn onde ele leva os carros até ele pararem, (abaixo do zero) e vê-se perfeitamente isto que estou a dizer, não vês nenhum onde a capacidade da bateria seja superior à utilizavel pelo facto de o levares abaixo de 0. Se fosse como dizes terias carregado mais energia do que a declarada util pela marca, nunca vi isso acontecer.

Estamos a falar da mesma coisa, não se pode fazer as contas entre o consumo dos 0% aos 100%, é preciso saber quanta energia utilizável está abaixo de 0% para se poder fazer as contas como deve ser.

Estamos a falar da mesma coisa, não se pode fazer as contas entre o consumo dos 0% aos 100%, é preciso saber quanta energia utilizável está abaixo de 0% para se poder fazer as contas como deve ser.

Só se entendi mal, pois quando referes que o buffer da bateria é a capacidade que está abaixo de 0 isso não é assim, o buffer para evitar ciclos completos até se encontra na sua maioria no topo da carga da bateria e não em baixo.Estes limites são por tensão, o condutor não tem como usar essa energia[;)]

A capacidade que se encontra abaixo dos 0% serve basicamente para o pessoal não ficar apeado, como nessa situação existe uma limitação muito grande de performance dá para fazer alguns kms até uma ficha. Para um teste de tomada deve-se ter em consideração esta enenrgia.

O que eu escrevi aí acima:

Vou dar um exemplo de um model 3 Long Range novo.

Capacidade total da bateria: 82 kWh
Capacidade útil da bateria: 78 kWh
Capacidade utilizável entre 0 e 100%: 75 kWh

A Tesla para além do buffer não utilizável que é de cerca de 4 kWh e garante que a bateria nunca é carregada a 100%, guarda um segundo buffer com cerca de 3 kWh abaixo de 0% de carga. Esse é considerado na capacidade útil da bateria, mas quem fizer as contas na base do consumo do carro entre os 0 e os 100% não está a entrar com ele nas contas e vai considerar que é degradação - não é.

Embora seja arriscado usar esse buffer, numa emergência pode funcionar para garantir mais alguns km.

Ficou claro agora?​

Penso que outras marcas terão uma abordagem idêntica.

O que eu escrevi aí acima:

Capacidade utilizável entre 0 e 100%: 75 kWh

A Tesla para além do buffer não utilizável que é de cerca de 4 kWh e garante que a bateria nunca é carregada a 100%, guarda um segundo buffer com cerca de 3 kWh abaixo de 0% de carga. Esse é considerado na capacidade útil da bateria, mas quem fizer as contas na base do consumo do carro entre os 0 e os 100% não está a entrar com ele nas contas e vai considerar que é degradação - não é.

Embora seja arriscado usar esse buffer, numa emergência pode funcionar para garantir mais alguns km.

Ficou claro agora?​

Penso que outras marcas terão uma abordagem idêntica.

Acho que estás a fazer uma confusão enorme, a Tesla tal como as outras marcas referem 2 capacidade da bateria, como podes ver:

Tesla Model 3 Long Range:
  • Capacidade nominal: 78,1 kWh
  • Capacidade útil: 75 kWh
  • Autonomia combinada WLTP: 602 km (tração integral) ou 702 km (tração traseira)
Tesla Model Y Long Range:
  • Capacidade nominal: 82 kWh
  • Capacidade útil: 77 kWh
  • Autonomia: A versão Long Range do Model Y com tração traseira tem autonomia de 600 km com jantes de 19" e 595 km com outras jantes.

Nunca vi em lado nenhum autonomia abaixo ou acima de zero, esse é um fator cagaço que está dentro da zona utilizavel da bateria, pois a maioria do buffer é no topo e não em baixo, e não é de forma nenhuma utilizavel pelo condutor, apenas se a marca o libertar como a Tesla fez à uns anos quando foi uma tempestade nos USA, no fundo ela mudou os limites de tensão.[;)]

Last edited:
Exprimentei perguntar à IA:

A capacidade das baterias de EVs considera até o carro parar ou até zero?

Resposta

A capacidade das baterias de veículos elétricos (EVs) é medida até o nível em que o carro pára, e não até zero. Os sistemas de gerenciamento de bateria (BMS) dos EVs são projetados para manter um buffer de energia, geralmente entre 5 a 10%, para evitar que a bateria descarregue completamente, mesmo que o carro esteja parado por um período prolongado.

Hoje foi dia de volta até á Torre.
Aproveito para mostrar as diferenças entre a distância prevista pelo Google e a medida pelo carro.
ece49b5757cd66e3ca4c4142e15c0eba.jpg

56c04988a948840408530ea895cfbb22.jpg

Saída de casa com 92%, chegada a Torre com 39%, chegada a casa com 20%.
O Regresso
f997245b755b08f97fec93b299ccceed.jpg

Last edited:
Acho que estás a fazer uma confusão enorme, a Tesla tal como as outras marcas referem 2 capacidade da bateria, como podes ver:

Nunca vi em lado nenhum autonomia abaixo ou acima de zero, esse é um fator cagaço que está dentro da zona utilizavel da bateria, pois a maioria do buffer é no topo e não em baixo, e não é de forma nenhuma utilizavel pelo condutor, apenas se a marca o libertar como a Tesla fez à uns anos quando foi uma tempestade nos USA, no fundo ela mudou os limites de tensão.[;)]

Tu estás a dizer exatamente a mesma coisa que ele, apenas os termos utilizados é que podem não ser os mais corretos.
Esquece a palavra buffer para descrever a energia que está abaixo de 0% e vais ver que percebes que estão a dizer a mesma coisa.
Todos os carros têm energia utilizável abaixo de 0% (uns mais que outros e é essa energia que ele está a chamar de segundo buffer), pelo que não consegues medir com exatidão a capacidade da bateria, a não ser que fiques apeado e carregues a bateria até 100%.

Tu estás a dizer exatamente a mesma coisa que ele, apenas os termos utilizados é que podem não ser os mais corretos.
Esquece a palavra buffer para descrever a energia que está abaixo de 0% e vais ver que percebes que estão a dizer a mesma coisa.
Todos os carros têm energia utilizável abaixo de 0% (uns mais que outros e é essa energia que ele está a chamar de segundo buffer), pelo que não consegues medir com exatidão a capacidade da bateria, a não ser que fiques apeado e carregues a bateria até 100%.

Acho que não estou a dizer o mesmo que ele quando ele diz que as marcas declaram 3 niveis de energia, isso não é correto, as marcas anunciam 2 niveis, 1 nivel de energia utilizável, que é até o carro parar e a capacidade bruta da bateria, que não tens acesso a essa energia extra.[;)]

Nunca vi nenhuma anunciar até zero, não quer dizer que não exista, eu nunca vi. Até dá o exemplo da Tesla, que oficialmente nunca declarou a capacidade da bateria em energia.

Last edited:
Acho que não estou a dizer o mesmo que ele quando ele diz que as marcas declaram 3 niveis de energia, isso não é correto, as marcas anunciam 2 niveis, 1 nivel de energia utilizável, que é até o carro parar e a capacidade bruta da bateria, que não tens acesso a essa energia extra.[;)]

Nunca vi nenhuma anunciar até zero, não quer dizer que não exista, eu nunca vi. Até dá o exemplo da Tesla, que oficialmente nunca declarou a capacidade da bateria em energia.
Ok.
Eu não entendi o que ele disse da maneira que estás a interpretar.
Ele disse que as marcas anunciam 2 capacidades (bruta e útil), mas que dessa útil tens energia que é utilizada depois do carro marcar 0%.
Se fizeres as contas sem contar com essa energia, que é utilizável, vais ter um erro grande, que é certamente o caso do I4 aqui falado.

Ok.
Eu não entendi o que ele disse da maneira que estás a interpretar.
Ele disse que as marcas anunciam 2 capacidades (bruta e útil), mas que dessa útil tens energia que é utilizada depois do carro marcar 0%.
Se fizeres as contas sem contar com essa energia, que é utilizável, vais ter um erro grande, que é certamente o caso do I4 aqui falado.

Em certa altura também pensei isso, mas depois veio com este post:

Capacidade utilizável entre 0 e 100%: 75 kWh​

Isto não está correto, pois a Tesla nem sequer refere oficialmente qualquer capacidade em termos de energia, as marcas que o fazem apenas dão a indicação da energia util e da energia bruta, este tópico foi a primeira vez que vi referenciar esta questão do 0, pois nunca tive qualquer duvida em relação a isso, basta ver os videos do Bjorn onde já fez muitos testes a levar o carro até parar e a capacidade referida pelas marcas é sempre até o carro parar e não a 0, o caso do i4 que ele testou tinha cerca de 3kWh quando atingiu o zero, o que dá certinho com o que a marca afirma de energia util da bateria.[;)]

Em certa altura também pensei isso, mas depois veio com este post:

Isto não está correto, pois a Tesla nem sequer refere oficialmente qualquer capacidade em termos de energia, as marcas que o fazem apenas dão a indicação da energia util e da energia bruta, este tópico foi a primeira vez que vi referenciar esta questão do 0, pois nunca tive qualquer duvida em relação a isso, basta ver os videos do Bjorn onde já fez muitos testes a levar o carro até parar e a capacidade referida pelas marcas é sempre até o carro parar e não a 0, o caso do i4 que ele testou tinha cerca de 3kWh quando atingiu o zero, o que dá certinho com o que a marca afirma de energia util da bateria.[;)]

O que ele diz nada tem a ver com o que as marcas anunciam, mas sim com o que se passa na realidade.
Se tens uma capacidade útil e depois de 0% ainda tens energia, essa energia não pode ser contabilizada nos 0-100% que o utilizador vê.

O que ele diz nada tem a ver com o que as marcas anunciam, mas sim com o que se passa na realidade.
Se tens uma capacidade útil e depois de 0% ainda tens energia, essa energia não pode ser contabilizada nos 0-100% que o utilizador vê.

Isso é semântica, o que acontece é que a energia util que qualquer marca declara é a energia que vai desde o completamente carregado e o parar por falta de energia, só isso. Nem faz sentido o que estás a dizer, porque separas a capacidade util da que se encontra abaixo de 0? Não é util?
O que ele diz são 3 parcelas que ele refere que as marcas anunciam, eu nunca vi tal coisa.

Com este apagão geral, os postos de carregamento públicos estão a funcionar?

Há alguma marca que esteja a funcionar normalmente?

Isso é semântica, o que acontece é que a energia util que qualquer marca declara é a energia que vai desde o completamente carregado e o parar por falta de energia, só isso. Nem faz sentido o que estás a dizer, porque separas a capacidade util da que se encontra abaixo de 0? Não é util?
O que ele diz são 3 parcelas que ele refere que as marcas anunciam, eu nunca vi tal coisa.

Isto é apenas referente às contas do dono do i4. Existe energia útil que o carro não diz que tem.
E sem contabilizar esta energia, que não sabes quanto é até ficares apeado, as contas vão sempre dar erradas.
A separação refere-se apenas a este assunto em específico.

Isto é apenas referente às contas do dono do i4. Existe energia útil que o carro não diz que tem.
E sem contabilizar esta energia, que não sabes quanto é até ficares apeado, as contas vão sempre dar erradas.
A separação refere-se apenas a este assunto em específico.

Ele respondeu diretamente a este meu comentário dizendo que estou errado.

O buffer é precisamente a diferença da capacidade bruta para a utilizavel. Tudo o que retiras da bateria é a energia utilizavel, não tens acesso ao buffer.

Podes e ele também pode dizer que se estava a referir à capacidade abaixo de zero, mas ele inequivocamente disse que este meu comentário era errado.
Explica-me onde este meu comentário está errado.

Com este apagão geral, os postos de carregamento públicos estão a funcionar?

Há alguma marca que esteja a funcionar normalmente?
Quando se deu o apagão eu calhei a estar perto de um shopping que como tem gerador tinha os postos ligados, ora como não havia grande certeza de o problema só durar um dia e eu estava com 20 e pouco de carga "atestei" até aos 100(obrigado Electroverse) por cerca de 25 euros e fiquei descansado para uma semana caso não voltasse a energia.

Back