Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Rui Tavares a dizer que não é legitimo haver mudança na Constituição com 2/3 dos deputados.... Que deveria ser com 3/4 ou com o apoio do "centro-esquerda"...

LOL

Dificulte-se ainda mais...

Faz lembrar quando se lembraram de aumentar significativamente o número de assinaturas necessárias para que o Povo possa apresentar propostas na AR.

Muito gosta essa gente de se escudar. [8b]

google: relatório & contas hospital são João
tão lá muitos anos disponíveis

2019 - 58896 utentes à espera
2024 - 65000 utentes à espera

Fui dar uma olhada aos relatórios e para surpresa minha, porque não estava à espera destes resultados, as conclusões que se podem tirar são todas menos as que tu tiraste.
Eu sei como se fazem relatórios! E este tem toda a cara de estar bonitinho para a fotografia, até porque eu conheço relativamente bem algumas áreas da saúde pública e sei que os serviços estão regra geral tomados.
Mas destes relatórios, não consegues deduzir nada sobre o crescimento da população emigrante, até porque os atendimentos urgentes mantêm-se +- estáveis ao longo do anos entre outros indicadores sendo que apenas as consultas externas aumentam o número, mas já desde 2015! Assim como descem os tempos de espera, aumentam as primeiras consultas e diminuem as listas. A conclusão que podes tirar e que o hospital tira, é eficácia e eficiência do serviço!

Eu não acredito que seja assim tão bonitinho na prática como nos relatórios, mas de todo podes tirar as conclusões que tiraste, pelo contrário.

Fui dar uma olhada aos relatórios e para surpresa minha, porque não estava à espera destes resultados, as conclusões que se podem tirar são todas menos as que tu tiraste.
Eu sei como se fazem relatórios! E este tem toda a cara de estar bonitinho para a fotografia, até porque eu conheço relativamente bem algumas áreas da saúde pública e sei que os serviços estão regra geral tomados.
Mas destes relatórios, não consegues deduzir nada sobre o crescimento da população emigrante, até porque os atendimentos urgentes mantêm-se +- estáveis ao longo do anos entre outros indicadores sendo que apenas as consultas externas aumentam o número, mas já desde 2015! Assim como descem os tempos de espera, aumentam as primeiras consultas e diminuem as listas. A conclusão que podes tirar e que o hospital tira, é eficácia e eficiência do serviço!

Eu não acredito que seja assim tão bonitinho na prática como nos relatórios, mas de todo podes tirar as conclusões que tiraste, pelo contrário.

ninguém disse o contrário do que estás a dizer
alias acima, eu escrevi precisamente isso, a eficiência do serviço melhorou e muito, senão imagina como seria a lista de espera agora

agora de resto, as conclusões que tirei, são incorretas? lol
os números estão lá e basta ver o aumento impressionante de utentes a recorrer ao serviço, graças á natalidade portuguesa não é de certeza!

Adicionar aí também o aumento na procura destes serviços que houve nos últimos anos
pessoal quando fala da imigração parece que só gosta de falar da criminalidade, mas não se resume a isso
todos os serviços públicos, numero de veículos nas estradas, etc etc
a imigração fez aumentar consideravelmente o numero de utilizadores

no Porto,
em 2020 as consultas médicas não chegaram às 740 mil e urgências foram pouco mais de 200 mil
em 2024 as consultas médicas atingiram os 940 mil e urgências 265 mil

(dados do relatório do s. João)

Tiraste estas conclusões!

E com os dados dos relatórios não consegues chegar a essa conclusão.

No que respeita a urgências no H.S.João não há conclusão a tirar. mantêm-se +- estáveis. No que respeita a consultas externas, o que eles nos dão no relatório é recuperação de listas e primeiras consultas. Haverá uma miríade de pessoas a procurar os serviços, imigrantes incluídos.

Onde me parece existir mais concentração de imigrantes nos serviços, já escrevi aqui tantas vezes, é nos serviços "para" crianças. Na educação, e nos serviços de saúde que não propriamente consultas hospitalares. P1 para terapias, serviços de intervenção precoce, atestados multiusos, entre outros. Que é algo que precisaria urgentemente ser repensado pois há muta gente em listas de espera (tugas e imigrantes) mas tem havido uma procura grande de imigrantes que vêm à procura desses serviços.

Se se confirmaram os 20% do Chega, vai ser interessante ver como vão lidar os dois principais partidos com 1/5 dos votos dos portugueses....

E o PS tem feito um optimo trabalho para isto acontecer

filedata/fetch?id=14587558&d=1744971863

Percepções, que ferem a pacatez social do país.

Tiraste estas conclusões!

E com os dados dos relatórios não consegues chegar a essa conclusão.

No que respeita a urgências no H.S.João não há conclusão a tirar. mantêm-se +- estáveis. No que respeita a consultas externas, o que eles nos dão no relatório é recuperação de listas e primeiras consultas. Haverá uma miríade de pessoas a procurar os serviços, imigrantes incluídos.

Onde me parece existir mais concentração de imigrantes nos serviços, já escrevi aqui tantas vezes, é nos serviços "para" crianças. Na educação, e nos serviços de saúde que não propriamente consultas hospitalares. P1 para terapias, serviços de intervenção precoce, atestados multiusos, entre outros. Que é algo que precisaria urgentemente ser repensado pois há muta gente em listas de espera (tugas e imigrantes) mas tem havido uma procura grande de imigrantes que vêm à procura desses serviços.

posso, e esse números são citados dos relatórios, ou temos que ter o trabalho e fazer aqui colagens do relatório!?

como é que eles recuperam (levando o termo à letra) lista de espera se,
- o numero em lista de espera até aumentou 5k
- numero de consultas aumenta 200k e ainda assim lista de espera aumenta

esse "recuperar" que falas e bem, é meramente relativo à eficiência para combater o aumento abrupto da procura
em relação ao aumento de procura, conseguiram recuperar sim e parabéns a eles

conseguiram alcançar valores aceitáveis para eles (aproximaram-se bastante do histórico), ainda que a procura aumentasse bastante
tens lá gráficos, números, tudo direitinho em documentos oficiais e assinados (que aparentemente viste)
agora, o que parece estar a custar engolir é, de onde vem esse aumento procura?

posso, e esse números são citados dos relatórios, ou temos que ter o trabalho e fazer aqui colagens do relatório!?

como é que eles recuperam (levando o termo à letra) lista de espera se,
- o numero em lista de espera até aumentou 5k
- numero de consultas aumenta 200k e ainda assim lista de espera aumenta

esse "recuperar" que falas e bem, é meramente relativo à eficiência para combater o aumento abrupto da procura
em relação ao aumento de procura, conseguiram recuperar sim e parabéns a eles

conseguiram alcançar valores aceitáveis para eles (aproximaram-se bastante do histórico), ainda que a procura aumentasse bastante
tens lá gráficos, números, tudo direitinho em documentos oficiais e assinados (que aparentemente viste)
agora, o que parece estar a custar engolir é, de onde vem esse aumento procura?

As conclusões estão escritas no relatório!!
Eu já te disse que esses relatórios são notoriamente polidos!
Já te disse onde anda a procura maior por parte dos imigrantes!
De resto os que cá estão ficam doentes na mesma proporção que os portugueses.

Agora, não cometas o mesmo erro que tantos outros por cá, que acham que a população portuguesa aumentou 1.5milhões de pessoas....

As conclusões estão escritas no relatório!!
Eu já te disse que esses relatórios são notoriamente polidos!
Já te disse onde anda a procura maior por parte dos imigrantes!
De resto os que cá estão ficam doentes na mesma proporção que os portugueses.

Agora, não cometas o mesmo erro que tantos outros por cá, que acham que a população portuguesa aumentou 1.5milhões de pessoas....

Ou seja, "eu" tenho que acreditar em algo que dizes..
mas tu não acreditas em dados de documentos oficiais e assinados por uma entidade hospitalar, eu somente os estou a citar aqui, nem estou a pedir para acreditares no que eu te digo....

Cópia exata:
  • Relatório do ano 2018 (para ser um dos anos pré pandemia como pediram numa mensagem atrás):
"Durante o ano de 2018 foram realizadas 756.169 consultas médicas, das quais, 197.016 foram primeiras consultas"
  • Relatório de 2024:
"O ano de 2024 registou o maior volume de consultas dos últimos três anos, com uma taxa de crescimento de 6,7% face ao ano de 2023. Este crescimento verifica-se tanto em primeiras consultas, que atingiu os 4,6%, como em consultas subsequentes, que ascendeu a 7,5%, revelando uma boa resposta da ULSSJ ao aumento da procura, sem prejudicar o acompanhamento dos doentes já em seguimento na instituição."
tendo sido realizadas cerca de 932 mil consultas médicas, das quais, 253 mil foram primeiras consultas.

"O constante acréscimo da atividade de consulta externa da instituição, encontra-se intrinsecamente ligado com a constante e crescente pressão da procura dos serviços por parte de utentes das mais diversas áreas geográficas.
A evolução da lista de espera de consultas (LEC) acompanhou o ritmo crescente dos pedidos de consulta, refletindo a alta procura pelos serviços da instituição."

(os 940 mil que escrevi nuns posts antes li de um gráfico sem grau de detalhe, os 932 mil no nº de consultas é o valor detalhado na tabela do relatório)

Última edição:
Talvez dentro de 25 anos também tenhamos direito a um caos destas.

Just joking 😆
ef3920f16e5fa9a543274ff115a14b09.jpg

Claro que não;
  • O meu NIF começa por 209 *** *** e foi-me atribuído p'rai em 1982;
  • O do meu filho mais velho foi atribuído 25 anos depois e começa por 266;
  • Portanto, em 25 anos a numeração cresceu 57 *** ***;
  • O do meu filho mais novo foi atribuído +5 anos depois (30 do meu) e começa por 279 *** ***;
  • Portanto, em 30 anos a numeração cresceu 70 *** ***;
  • E em 5 anos a numeração cresceu 13 *** ***;
  • Atualmente já ultrapassou o 325 *** ***, ou seja;
  • Em 12 anos cresceu 46 *** ***.
Consegues ver alguma tendência aqui?

(sim, sei que não é uma ciência exata, mas os NIF não são atribuídos aleatoriamente!)

Futuro de Portugal?

Achei acertado este comentário:

Isto só pode ser piada, criaram o problema, tentaram convencer tudo e todos que não existia. Ridicularizaram e humilharam quem o denunciou. Agora que se vê o trend na Europa do voto a direita, há que resolver o problema. Só espero que os europeus corram com todo este esterco político e que os responsabilizem! É preciso que haja responsabilização pelos actos! Ninguém pode ficar impune!​

https://x.com/RTPNoticias/status/1925152092496465965​

Sérias dúvidas que essa data esteja correcta. Antes só era emitido NIF quando necessário, agora é uma condição essencial para a relação com o Estado.
O meu começa por 167 e foi-me atribuído algures entre 1981-1983.

Dai eu ter dito "p'rai", não disse uma data certa.

Nasci em 72 e tenho ideia que o NIF terá sido pedido com uns 10 anos para abrir uma conta bancária, dai ter mencionado 82.

Tenho que confirmar com os meus pais.

Claro que não;
  • O do meu filho mais novo foi atribuído +5 anos depois (30 do meu) e começa por 279 *** ***;

(sim, sei que não é uma ciência exata, mas os NIF não são atribuídos aleatoriamente!)

A propósito:

https://phcsoftware.com/pt/artigo/nif-por-3-vai-ser-realidade

"Todos temos responsabilidades.

Sim, todos. Sem exceção.

O crescimento dos populismos extremistas em Portugal não aconteceu por acaso. Não caiu do céu. É o reflexo de uma sociedade que, ao longo dos anos, ignorou sinais, normalizou o descontentamento e desprezou quem se foi afastando do sistema.

Recuso-me a rotular este fenómeno como “extrema-direita”. Porque já não é ideológico. É estrutural. É emocional. É o grito dos esquecidos, transformado em voto.

Nas últimas eleições, vimos transferências diretas de votos entre extremos. Alguém acredita genuinamente que eleitores do Partido Comunista se tornaram subitamente de direita? Claro que não. Isso não é conversão, é desespero. É ausência de alternativas. É o espelho de um país partido.

Há territórios onde o Estado deixou de existir.
Onde a escola já não segura.
Onde a saúde não chega.
Onde a cultura não toca.
Onde a política só aparece em vésperas de eleições.

E nesses lugares, nós também falhámos.

Falhámos quando virámos a cara ao abandono escolar.
Quando aceitámos que a literacia não fosse para todos.
Quando nos calámos enquanto se destruía o espaço público.
Quando deixámos morrer o pensamento crítico, a Filosofia, as Ciências Sociais.
Quando trocámos ideias por slogans e reflexão por reels de 30 segundos.

Falhámos enquanto sociedade. E isso custa admitir.

Hoje, acredita-se no Chega não apenas por protesto. Mas por desilusão. Por perda de esperança. Por ausência de futuro. Isto é tão perigoso…

Não vivemos num tempo de esquerda ou de direita. Vivemos num tempo de rotura.
E quando a dignidade não encontra voz, é a fúria que manipula e grita mais alto.

Vamos à igreja, mas esquecemos o que lá se prega.
Publicamos frases do Papa Francisco, mas vivemos de costas voltadas para o outro.
Falamos de empatia, mas descartamos o próximo à primeira divergência.

E depois fingimos surpresa com os resultados.

Não é só o Estado que está a falhar.
Somos nós. Cada um de nós.
Que achamos que a indignação nas redes é suficiente.
Que confundimos política com moralismo rápido.
Que abdicámos da presença, da escuta e da responsabilidade.

Mas não. A democracia exige mais.
Exige responsabilidade. Coerência. Coragem. Serviço. Dignidade.

Quase um milhão e trezentos portugueses votaram no Chega.
Acredito que para muitos votaram não por ódio. Mas por cansaço. Por abandono. Por falta de horizonte.

Não nos cabe julgá-los. Cabe-nos perguntar: onde estávamos nós quando desistiram?

Este é o momento de deixar os dedos em riste e começar a construir pontes. Porque se falharmos agora, o que aí vem não será só populismo.

Será ruptura.

E aí, talvez já seja tarde demais.

Texto Miguel de Sousa Major
Fotografia Gerardo Santos​"

Futuro de Portugal?

Achei acertado este comentário:

Isto só pode ser piada, criaram o problema, tentaram convencer tudo e todos que não existia. Ridicularizaram e humilharam quem o denunciou. Agora que se vê o trend na Europa do voto a direita, há que resolver o problema. Só espero que os europeus corram com todo este esterco político e que os responsabilizem! É preciso que haja responsabilização pelos actos! Ninguém pode ficar impune!​

https://x.com/RTPNoticias/status/1925152092496465965​

Não sei o que estava publicado, mas devia ser "cabeludo"... Tanto que desapareceu...

image.png

Claro que não;

Não sei qual é o algoritmo de geração de NIF, mas pelo menos antigamente não era sequencial.
Eu nasci em 87 e o meu pai pediu o NIF no algures nos anos 90 e começa por 203.

Voltar
Superior