Tópico dos Pneus

Vai dando relatos dos mesmos depois.

Após alguns dias posso confirmar que os Mabor SporJet5 são excelentes pneus. Não noto diferença para os Continental EcoContact 6Q que tinha, e já testei em chuva e em seco. Recomendo. Feitos em Portugal com a tecnologia Continental

Pneus 205/60/R16 para um Captur 0.9 Tce, tendo em conta que está na Madeira e a oferta é muito mais limitada:

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	127.7 KB ID:	14589837
Click image for larger version  Name:	image.png Size:	153.4 KB ID:	14589838

Os Nexen são alguma coisa a considerar?

Entretanto e para a minha Carens, saíram os 2 da frente Continental Ecocontact 6 (há 2 meses um furo reparável num deles, que voltou a começar a perder ar quase todos os dias), tinha como opção novamente os mesmos Continental mas optei por 2 Pirelli Cinturato P7 C2.

image.png

Passe o exagero, parece que tenho um carro novo: direção mais leve, muito menos ruído de rolamento e um conforto superior. Mesmo que perca qualquer coisa em consumos, para já a troca parece-me uma aposta ganha.

Last edited:
Após alguns dias posso confirmar que os Mabor SporJet5 são excelentes pneus. Não noto diferença para os Continental EcoContact 6Q que tinha, e já testei em chuva e em seco. Recomendo. Feitos em Portugal com a tecnologia Continental

Tanto melhor assim sendo. 😉

Pneus 205/60/R16 para um Captur 0.9 Tce, tendo em conta que está na Madeira e a oferta é muito mais limitada:

filedata/fetch?id=14589837&d=1745504057
filedata/fetch?id=14589838&d=1745504102

Os Nexen são alguma coisa a considerar?

Entretanto e para a minha Carens, saíram os 2 da frente Continental Ecocontact 6 (há 2 meses um furo reparável num deles, que voltou a começar a perder ar quase todos os dias), tinha como opção novamente os mesmos Continental mas optei por 2 Pirelli Cinturato P7 C2.

Passe o exagero, parece que tenho um carro novo: direção mais leve, muito menos ruído de rolamento e um conforto superior. Mesmo que perca qualquer coisa em consumos, para já a troca parece-me uma aposta ganha.

Os Nexen são um valor seguro. 😉

Entre Nexen e Mabor, prefiro os Mabor. Não são inferiores, o preço é quase o mesmo, e são feitos em Portugal com tecnologia Continental. As segundas linhas da Continental são boas e de confiança.

Faz-me alguma confusão Pneus feitos fora da Europa, como os Nexem e Khumo (apesar de serem bons pneus).

Há uns anos coloquei uns Firestone, que não eram nada maus para o preço, mas eram feitos num país manhoso (Filipinas ou Indonésia), e isso para mim deixa-me de pé atrás

Entre Nexen e Mabor, prefiro os Mabor. Não são inferiores, o preço é quase o mesmo, e são feitos em Portugal com tecnologia Continental. As segundas linhas da Continental são boas e de confiança.

Faz-me alguma confusão Pneus feitos fora da Europa, como os Nexem e Khumo (apesar de serem bons pneus).

Há uns anos coloquei uns Firestone, que não eram nada maus para o preço, mas eram feitos num país manhoso (Filipinas ou Indonésia), e isso para mim deixa-me de pé atrás

Tenho uns Firestone Roadhawk no carro da empresa, e nao seria pneu que metesse num carro meu. Ainda ontem à noite andei a dançar na saída da VDG para Alcochete. Isto a uns 40/50 km/h... Já não é a 1a vez que dançamos uma "valsa".

Quanto aos Nexen, a 225e tem uns qq coisa Sport, que no fds Pascoa rolaram a 170 km/h na A17, sob chuva torrencial, e nada a reportar.

Não faço ideia onde são fabricados qq um destes modelos.

O C1 da minha namorada tem medida de pneus de bicicleta - 165/60/R15 - e obviamente que existe pouca variedade.

Ainda assim, para substituir os Continental EcoContact 5 de origem coloquei uns Nexen HD Plus e estou genericamente satisfeito.

Claro que por não ser a melhor medida para testar, também não arrisco como nos Eagle F1 Assym 5 do meu carro, mas sinceramente não noto diferença entre os Continental que saíram e os Nexen que entraram.

Sobre o local de fabrico, o meu irmão tem uns Hankook Ventus Prime 4 e são feitos na China.

E eu considero a Hankook uma marca tier 1.

Hoje vi num BMW 530e G60 com os pneus Continental Ecocontact6 em jante 19 montados de fábrica.
Na minha opinião deveria de vir de fábrica com os Continental Sportcontact 7 para ter mais aderência para a potência do carro não uns pneus touring.

Hoje vi num BMW 530e G60 com os pneus Continental Ecocontact6 em jante 19 montados de fábrica.
Na minha opinião deveria de vir de fábrica com os Continental Sportcontact 7 para ter mais aderência para a potência do carro não uns pneus touring.
E o M5? Montava uns UltraTopTecPlusContact2000?

Se calhar, por ser o modelo híbrido onde cada Grama de CO2 conta, uns pneus de baixo atrito conta tudo.

Desconfio......
Tenho ideia que em PT já não se fazem pneus Mabor.

Tire-dot-code.webp

Tens AF na parte do Manufacturer & Plant Code?​

Tenho uma pequena indecisão, para montar quatro pneus 205/55 R16, tenho estas quatro propostas com alinhamento às duas rodas incluído.

- Continental PremiumContact 7 373,93€

- Goodyear EfficientGrip Performance 2 345,93€

- Hankook Ventus Prime 4 303,4€

- Kumho Ecsta HS52 302€

- Norauto Prevensys 4 273,93€

Antes que digam para escolher os Hankook por serem os mais baratos, quando temos em conta a durabilidade do pneu. Tanto os Continental, como os Hankook, Kumho e até mesmo os Norauto. Têm aproximadamente o mesmo custo por 1000 quilómetros, onde difere principalmente é o Continental ser uma referência da classe.

Se olharmos apenas ao custo, os Goodyear acabam por ser a melhor proposta. Apenas em detrimento de algum poder de travagem, em piso molhado sendo mais evidente.

Isto são valores médios entre os testes da AutoBild, ADAC e Tyre Reviews. [TABLE="width: 973"]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]Travagem[/TD]
[TD] [/TD]
[TD]Aquaplanagem[/TD]
[TD] [/TD]
[TD] [/TD]
[TD] [/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD]Seco (m)[/TD]
[TD]Molhado (m)[/TD]
[TD]Reta (km/h)[/TD]
[TD]Curva (m/sec2)[/TD]
[TD]R. Rolamento (kg/t)[/TD]
[TD]Ruído (dB)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Continental PremiumContact 7*[/TD]
[TD="align: right"]35,52333333[/TD]
[TD="align: right"]35,42666667[/TD]
[TD="align: right"]79,23666667[/TD]
[TD="align: right"]3,703333333[/TD]
[TD="align: right"]8,23[/TD]
[TD="align: right"]71,8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Goodyear EfficientGrip Performance 2[/TD]
[TD="align: right"]36,80333333[/TD]
[TD="align: right"]39,11333333[/TD]
[TD="align: right"]78,76[/TD]
[TD="align: right"]3,796666667[/TD]
[TD="align: right"]7,57[/TD]
[TD="align: right"]70,7[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Hankook Ventus Prime 4[/TD]
[TD="align: right"]36,19666667[/TD]
[TD="align: right"]37,74[/TD]
[TD="align: right"]77,5[/TD]
[TD="align: right"]3,463333333[/TD]
[TD="align: right"]8,005[/TD]
[TD="align: right"]72,25[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Kumho Ecsta HS52[/TD]
[TD="align: right"]36[/TD]
[TD="align: right"]37,85333333[/TD]
[TD="align: right"]80,16[/TD]
[TD="align: right"]3,556666667[/TD]
[TD="align: right"]8,47[/TD]
[TD="align: right"]71,15[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O Continental PC7 tem um asterisco, pois no teste da ADAC 2023 ainda utilizaram o PremiumContact6.

Por agora, estou mais inclinado para os Goodyear. Por três razões, a primeira por ter um custo por 1000 km muito melhor que os restantes. A segunda, uma teoria que até se revelar errada, mas como tem um menor desgaste, terei um maior período de utilização com mais rasto beneficiando a travagem em piso molhado. A terceira, tem uma menor resistência ao rolamento e é menos ruidoso, melhorando os consumos e o conforto.

Claro, que ainda tenho aquela inclinação pela Continental, porque são os pneu que eu conheço naquele carro. Ficando um pouco receoso, que depois os Goodyear não correspondam às expectativas.

Last edited:

mas como tem um menor desgaste, terei um maior período de utilização com mais rasto beneficiando a travagem em piso molhado.

.

Que, por si só, é a pior desse grupo (relativamente à citação).

Resumidamente, qualquer um desses pneus é mais do que válido, pelo que nunca escolherás mal.
Tens é de definir aquilo que privilegias e saber, à partida, que, mesmo assim, as diferenças entre eles não serão colossais.
Em minha opinião: Goodyear, mais confortável e maior durabilidade. Continental como o mais "desportivo". Os outros dois são propostas globalmente equilibradas.

Que, por si só, é a pior desse grupo (relativamente à citação).

Resumidamente, qualquer um desses pneus é mais do que válido, pelo que nunca escolherás mal.
Tens é de definir aquilo que privilegias e saber, à partida, que, mesmo assim, as diferenças entre eles não serão colossais.
Em minha opinião: Goodyear, mais confortável e maior durabilidade. Continental como o mais "desportivo". Os outros dois são propostas globalmente equilibradas.

Já encomendei os Goodyear.

Back