Tópico do IRS

Bem, finalmente submeti os IRS em falta. o da minha irmã aguardemos pelas contas centrais pois como o Q19 não é considerado, andamos às escuras...se bem que eu acho que ela não terá que pagar mais valias (investiu 20k, a mais valia era de 35k, portanto 50% da mesma será 17,5k < 20k).

Mas tu não lês as minhas respostas? :)

Tinha de aplicar a parte dela do valor de venda, para ter isenção total sobre a correspondente mais-valia.

Tenta simular na declaração com o quadro 5A. Preenche os campos 5001 (2024), 5002 (4001) e 5006 (valor da amortização).

Ah bolas foi má interpretação minha, li valor da venda e assumi que era a mais-valia....bahhhh
assim sendo, a parte do valor da venda era 54k. Teremos mesmo que esperar pela liquidação final.

Podes tentar simular na declaração dela como indiquei, com o quadro 5A.

Em princípio,
  • 54 - 20 = 34
  • 34 / 54 = ~63%
  • ~63% x 50% = ~31,5%
  • ~31,5% da mais-valia será somada aos salários

Em relação às mais-valias, ouvi um podcast informando que, no caso de venda de quinhão hereditário de um imóvel, não há lugar a tributação sobre as mais-valias. Isto é , a venda de um imóvel de uma herança indivisa, antes de haver partilha.
Alguém confirma? Parece que houve uma decisão que fez jurisprudência no tribunal, apesar de a AT não concordar.

Em relação às mais-valias, ouvi um podcast informando que, no caso de venda de quinhão hereditário de um imóvel, não há lugar a tributação sobre as mais-valias. Isto é , a venda de um imóvel de uma herança indivisa, antes de haver partilha.
Alguém confirma? Parece que houve uma decisão que fez jurisprudência no tribunal, apesar de a AT não concordar.

Sim, está aqui bem explicado: A alienação de Quinhão Hereditário e a sua (eventual) tributação em sede de IRS

O "não-comprador" do imóvel irá ficar herdeiro da herança indivisa. Deduzo assim que não irá ficar com a propriedade do imóvel, e se depois na partilha os restantes herdeiros se opuserem ao imóvel ficar para ele ... parece-me algo que pode acabar mal.​

https://www.dn.pt/economia/miranda-sarmento-quer-redução-do-irs-novamente-em-vigor-em-setembro?n=1
https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/nova-reducao-do-irs-aplicada-em-setembro?n=1

Só fiquei na dúvida em relação a isto (no 2.º link): A intenção do Governo é reduzir as taxas do IRS até ao 8º escalão, refletir essa redução nas taxas de retenção na fonte e aplicar a medida com efeitos retroativos a janeiro deste ano.

Então em Setembro/Outubro vamos receber um duplo bónus? [:cool:]

https://www.dn.pt/economia/miranda-sarmento-quer-redução-do-irs-novamente-em-vigor-em-setembro?n=1
https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/nova-reducao-do-irs-aplicada-em-setembro?n=1

Só fiquei na dúvida em relação a isto (no 2.º link): A intenção do Governo é reduzir as taxas do IRS até ao 8º escalão, refletir essa redução nas taxas de retenção na fonte e aplicar a medida com efeitos retroativos a janeiro deste ano.

Parece ser isso, pela questão dos retroativos. Eu não lhe chamaria bónus.

Sim, está aqui bem explicado: A alienação de Quinhão Hereditário e a sua (eventual) tributação em sede de IRS

O "não-comprador" do imóvel irá ficar herdeiro da herança indivisa. Deduzo assim que não irá ficar com a propriedade do imóvel, e se depois na partilha os restantes herdeiros se opuserem ao imóvel ficar para ele ... parece-me algo que pode acabar mal.​
E se todos os herdeiros decidirem vender o imóvel indiviso? Penso que nesse caso não há tributação. É assim?

E se todos os herdeiros decidirem vender o imóvel indiviso? Penso que nesse caso não há tributação. É assim?

Duvido. Tudo o que tenho lido fala em cedência de um indivíduo do seu quinhão numa herança. Dá a ideia que continua a haver uma herança indivisa.

Penso que a partir do momento em que haja uma escritura e alguém não-herdeiro a ficar titular do imóvel, ele foi realmente vendido, com tudo o que implica. Se alguém realmente comprou um imóvel, alguém realmente o vendeu. Se alguém comprou um direito a uma parcela de uma herança, que pode incluir imovél/eis é que há esse vazio.

O truque parece assim consistir no "não-comprador" se tornar herdeiro da herança indivisa, assumindo o quinhão de outro(s) herdeiro(s), para depois receber o imóvel por herança.

Last edited:

Exato. Pelo que percebo esta decisão só tem garantias de funcionar bem (e sem haver lugar a pagamento de imposto sobre mais-valias), quanto a herança indivisa é vendida na sua totalidade a terceiros antes de haver partilhas.
Mas eu acho esta decisão um absurdo, não por causa da decisão em si, mas por causa da forma como as coisas estão estabelecidas à partida. Imaginemos 2 herdeiros de um imóvel. Se ambos decidirem vender a um terceiro antes de fazer partilhas, não pagam imposto sobre mais validas. Se fizerem partilhas e mais tarde um decidir vender ao outro (ou que sejam os 2 a um terceiro na mesma), então já pagam! É estúpido.

Exato. Pelo que percebo esta decisão só tem garantias de funcionar bem (e sem haver lugar a pagamento de imposto sobre mais-valias), quanto a herança indivisa é vendida na sua totalidade a terceiros antes de haver partilhas.
Mas eu acho esta decisão um absurdo, não por causa da decisão em si, mas por causa da forma como as coisas estão estabelecidas à partida. Imaginemos 2 herdeiros de um imóvel. Se ambos decidirem vender a um terceiro antes de fazer partilhas, não pagam imposto sobre mais validas. Se fizerem partilhas e mais tarde um decidir vender ao outro (ou que sejam os 2 a um terceiro na mesma), então já pagam! É estúpido.

Ou seja, é um esquema para o "não-comprador" se tornar herdeiro, e depois receber a casa em herança.

O conceito de ceder/vender o direito a uma herança, é estranho ... tão estranho que nem tem tributação prevista.

Segundo este resumo, a alienação pode ser feita da herança no seu todo ou de quinhão hereditário (um ou vários).

Não parece ser possível alienar apenas o direito a um imóvel, se ele não constituir toda a herança nem corresponder exatamente a 1 ou N quinhões (ex: imóvel avaliado em 100k numa herança de 200k com 2 herdeiros = 1 quinhão).

Se houver outros ativos mas de menor valor, como um automóvel, parece-me que o "não-comprador" do imóvel terá de os herdar também. :eek:

Segundo este resumo, a alienação pode ser feita da herança no seu todo ou de quinhão hereditário (um ou vários).

Não parece ser possível alienar apenas o direito a um imóvel, se ele não constituir toda a herança nem corresponder exatamente a 1 ou N quinhões (ex: imóvel avaliado em 100k numa herança de 200k com 2 herdeiros = 1 quinhão).

Se houver outros ativos mas de menor valor, como um automóvel, parece-me que o "não-comprador" do imóvel terá de os herdar também. :eek:

Isso! O que torna a coisa ainda mais absurda!

Chama-lhe bónus, mas depois em 2026 não reclames de teres menos a receber ou algo/mais a pagar após submeter a declaração [;)]

O importante é baixarem as taxas dos escalões e aumentarem a dedução específica. As menores retenções mensais com retroativos, são "para português ver".

Last edited:

Eu estou nesse caso. Dois herdeiros a vender imóvel indiviso na totalidade. Neste momento é o único bem da heranca. No inicio havia também um carro, que foi vendido e alguns CA dos quais fizemos o processo normal de habilitação de herdeiro. Nunca fizemos escritura de partilhas. Agora, relativamente ao imóvel, tinha esperança de poder ser aplicada esta jurisprudência.

Este podcast abordou o assunto ( segunda parte)
https://observador.pt/programas/justica-cega/anjos-vs-humor-joana-marques-pode-ser-condenada/

Eu estou nesse caso. Dois herdeiros a vender imóvel indiviso na totalidade. Neste momento é o único bem da heranca. No inicio havia também um carro, que foi vendido e alguns CA dos quais fizemos o processo normal de habilitação de herdeiro. Nunca fizemos escritura de partilhas. Agora, relativamente ao imóvel, tinha esperança de poder ser aplicada esta jurisprudência.

Este podcast abordou o assunto ( segunda parte)
https://observador.pt/programas/justica-cega/anjos-vs-humor-joana-marques-pode-ser-condenada/

Também ouvi este podcast, mas não fiquei completamente esclarecido. Fiquei com a impressão de que o advogado "entrevistado" não sabia responder a algumas perguntas e limitou-se a inventar.
No teu caso concreto, aparentemente, esta jurisprudência já não se aplica porque há uma parte da herança que já foi dividida. Mas é só uma suposição.

​É normal para quem tenha rendimentos estrangeiros, que não dê para simular a declaração?

E entrega foi dada como válida, mas no entanto não deu para simular a mesma.

​É normal para quem tenha rendimentos estrangeiros, que não dê para simular a declaração?

E entrega foi dada como válida, mas no entanto não deu para simular a mesma.
Sim. O que geralmente se faz, apenas para simular e não para submeter, é colocar esses rendimentos como se fossem nacionais e simular. Deve dar um valor aproximado.

Last edited:

No teu caso concreto, aparentemente, esta jurisprudência já não se aplica porque há uma parte da herança que já foi dividida. Mas é só uma suposição.

Também fiquei com esta ideia. Que é uma possibilidade para uma herança totalmente indivisa, em que nenhum bem foi atribuído.

Consultar um profissional.

Back