Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Trazer terceiro mundo ajuda apenas os mais ricos a ficarem mais ricos! Quando der merda pagamos nós, TODOS, no entanto, não usufruimos de nada desta nova escravatura. Temos o pior dos dois mundos.

Trazer indiscriminadamente pobres só aumenta impostos, criminalidade, confusão, pressão na habitação... forte pressão salarial. Veja-se aquela situação das barracas em Loures, malta que vem para cá sabe-se lá bem como e em que condições. Um dia cá em Portugal somos responsáveis por dar dignidade aquela gente. Santa paciência.

Quantas famílias portuguesas vive com dificuldades, mas tem de pagar tudo, ninguém lhes dá casa, nem porra nenhuma. Por que temos de dar algo a esses novos pobres vindos de fora? Que sentido faz isso, que sentido faz importar cada vez mais e mais? Acordo CPLP?

Os que vêm deveriam ter contrato um de trabalho, isso seria o mínimo para os poder aceitar.

Última edição:
Em Portugal mais de 75% das pessoas tem habitação própria.

Tu achas mesmo que um T2 a 60K ou a 200K é a mesma coisa? 😅

Claro que acho que é a mesma coisa, oh god..

Agora uma pergunta: quantos actualmente conseguem pagar 200K e quantos conseguiam pagar ( pedir emprestado ) 60K em 2008-2014?

Tás ciente do problema de endividamento dos portugueses à época, certo?

E de resto le o artigo acima.

Crise de habitaçao é uma coisa, aquela situaçao das barracas, é outra. Há casos relacionados sim, outros nao. Mesmo sem crise nenhuma na habitaçao, terás sempre casos daqueles. Simples.

Conhecem portugueses interessados em ir às 5 da manhã apanhar transportes para ir lavar casas de banho dos escritórios?

Eu não, desde que me lembro dos anos 90 até hoje as senhoras das limpezas são quase sempre dos PALOPs.

Em todos os países desenvolvidos estes tipos de trabalhos são SEMPRE ocupados por emigrantes, sejam na europa, médio oriente, américa, ásia, a população local não faz isto.

Conhecem portugueses interessados em ir às 5 da manhã apanhar transportes para ir lavar casas de banho dos escritórios?

Eu não, desde que me lembro dos anos 90 até hoje as senhoras das limpezas são quase sempre dos PALOPs.

Em todos os países desenvolvidos estes tipos de trabalhos são SEMPRE ocupados por emigrantes, sejam na europa, médio oriente, américa, ásia, a população local não faz isto.

Portugal nem existia sem essa gente toda. [:D]

Ou têm contrato de trabalho, ou nem entravam. Mas isso não dá jeito não é? Ficava lá escrito qual a empresa...

Claro que acho que é a mesma coisa, oh god..

Agora uma pergunta: quantos actualmente conseguem pagar 200K e quantos conseguiam pagar ( pedir emprestado ) 60K em 2008-2014?

Tás ciente do problema de endividamento dos portugueses à época, certo?

E de resto le o artigo acima.

Crise de habitaçao é uma coisa, aquela situaçao das barracas, é outra. Há casos relacionados sim, outros nao. Mesmo sem crise nenhuma na habitaçao, terás sempre casos daqueles. Simples.

Eu comprei casa nesse periodo que referes, estou nos 40, e praticamente toda a gente que conheço em torno dessa idade comprou casa, desde pedreiros, mecanicos, pintores, operadores fabris, etc

Por isso se tu achas que agora está melhor do que nessa altura, então isto tudo que se fala é fake..

Eu comprei casa nesse periodo que referes, estou nos 40, e praticamente toda a gente que conheço em torno dessa idade comprou casa, desde pedreiros, mecanicos, pintores, operadores fabris, etc

Por isso se tu achas que agora está melhor do que nessa altura, então isto tudo que se fala é fake..

Em que post é que eu disse que agora estava melhor? É uma interpretaçao tua, só nao sei com base em quê....

E pronto, se tu compraste casa nessa altura e conheces outros e fazes a tua estatistica, é porque nao havia problema nenhum, o país estava impec e era tudo feliz e contente aqui na suíça da UE...

Já te disse, lê o artigo acima, e verás que mesmo gente com apoios, nao os quer e prefere continuar na barraca.

As pessoas até estariam interessadas se houvesse uma eventual progressão, mas nas limpezas nao deve ser facil.

Nos hipers ganhas o mesmo ou pouco mais mas tens alguma margem de progressão.

Limpezas e obras e afins a malta prefere emigrar pa ganhar mais e ter uma vida muito mais digna.

O ponto do pmvs1981 é que se nao houver tantos imigrantes e ng quiser ir pa limpar sanitas, os salarios tem de subir ( esperando que dentro do que o trabalhador rende, caso contrário a empresa entra em defice ) .

Em que post é que eu disse que agora estava melhor? É uma interpretaçao tua, só nao sei com base em quê....

E pronto, se tu compraste casa nessa altura e conheces outros e fazes a tua estatistica, é porque nao havia problema nenhum, o país estava impec e era tudo feliz e contente aqui na suíça da UE...

Já te disse, lê o artigo acima, e verás que mesmo gente com apoios, nao os quer e prefere continuar na barraca.

Toda a gente que lê o que escreveste percebe que é isso que estás a insinuar, tal como estás a fazer agora com esse comentário sobre a estatística...

Até porque se não fosse isso qual era o ponto que querias passar?..

Toda a gente que lê o que escreveste percebe que é isso que estás a insinuar, tal como estás a fazer agora com esse comentário sobre a estatística...

Até porque se não fosse isso qual era o ponto que querias passar?..

Se tu dizes toda a gente, é porque é.

Tens só noçao do que se passou logo a partir de 2008?
Do desemprego, do país falido, gente a ter de emigrar aos molhos, construçao civil parada, insolvências ....

O nosso país tem falhas estruturais de há décadas, que ficam evidentes ao minimo solavanco, seja imigraçao excessiva, seja crise internacional, seja o que for.

A imigraçao nao é o UNICO problema, focar só nisso é um erro.

Se tu dizes toda a gente, é porque é.

Tens só noçao do que se passou logo a partir de 2008?
Do desemprego, do país falido, gente a ter de emigrar aos molhos, construçao civil parada, insolvências ....

O nosso país tem falhas estruturais de há décadas, que ficam evidentes ao minimo solavanco, seja imigraçao excessiva, seja crise internacional, seja o que for.

A imigraçao nao é o UNICO problema, focar só nisso é um erro.

Eu comecei a trabalhar em 2008.. do que vejo acho que o pais é pior hoje para um jovem do que era nessa altura.

Mas pronto se tu achas que vai haver mais jovens que começam a trabalhar agora em Portugal a comprar casa antes dos 30 que nessa altura.. quem sou eu para dizer o contrario.

Achas que comprar um t2 por 60K em 2014 era mais dificil do que hoje por 200K é risível..

Eu comecei a trabalhar em 2008.. do que vejo acho que o pais é pior hoje para um jovem do que era nessa altura.

Mas pronto se tu achas que vai haver mais jovens que começam a trabalhar agora em Portugal a comprar casa antes dos 30 que nessa altura.. quem sou eu para dizer o contrario.

Achas que comprar um t2 por 60K em 2014 era mais dificil do que hoje por 200K é risível..

Podes dizer o contrário à vontade, opiniao livre, e aliás eu até nunca disse que hoje tá melhor seja em que altura for, tou a dizer é que no meu entender, exageras quando atribuis o problema quase só à imigraçao , claro que isso tem o seu peso e que nao é pouco, mas um país que poucas ideias e politicas de futuro tem, vai estar sempre a tropeçar, hoje foi pela imigraçao, ontem pela crise, amanhã pela direcçao do vento...

Eu nao disse que comprar por 60K era mais dificil, eu disse é que havia um numero absurdo de desemprego, e com bancos a exigir grandes garantias para conceder emprestimo, ou porque achas que as casas estavam tao baratas? porque nao havia "ninguem" para as comprar, basta ver quantas foram penhoradas pelos bancos.

Tentaram entrar com o de turismo porque é o mais fácil de tirar, é chegar lá e pagar uma dúzia de dólares..

Quanto ao fazer ver a Portugal, aquilo é malta tão honesta, que passa uma gravação em loop para denunciar tentativas de extorsão. Assim que passei o controlo de passaportes fui logo aliciado a pagar uma gratificação para a minha bagagem não sem controlada. [:D]

Em aeroportos internos nem criam o problema, pedem logo a gratificação...

Sou completamente contra alojamento publico, dá sempre porcaria, rendas de 20 euros que não pagam, casas que são completamente destruídos, estas agora que são vendidas.. subarrendamentos... andar a subsidiar isto é de loucos.

O jornal "Mensagem de Lisboa" fez um levantamento exaustivo da diminuição de casas na capital e concluiu que já há bairros sociais com mais de 80% dos fogos privados. Não faltam casos de moradores que compraram as habitações por 30 mil euros e agora as revenderam por 100 mil. Estão em bairros como o das Amendoeiras, em Chelas.

https://www.jn.pt/8044172769/casas-...os-ao-estado-revendidas-pelo-triplo-do-preco/

Se forem ver os bairros sociais de santa cruz de benfica ou do arco do cego são hoje transacionados a 1 milhão ou mais.
convem não esquecer que muitos desses bairros tinham desde o dia zero a permissa de compra pelos inquilinos originais, desses bairros uns até foram feitos com terrenos ou fundos doados por benfeitores .

outros ainda apesar da casas compradas mesmo que por via cooperativas pode existir o direito de superficie que do que tenho tido conhecimento costuma rondar os 60 a 75 anos, ai é que eu quero ver qual a solução? Será as câmaras municipais venderem os terrenos a preço atual do m2 ou por valor simbólico? Será indemnizar pelo valor do imovel e correr com milhares de pessoas para terraplanar tudo?

Mesmo nas aldeias como é o caso da de uns meus avós, volta e meia são contruidas casas pelos municipios/frequesias a custos controlados para fixar gentes com destaque para os filhos da terra ou gentes dispersas pelos montes sem luz nem agua. sei de algumas dessas casas com 25 anos que hoje são vendidas a 800% ou mais.

Podes dizer o contrário à vontade, opiniao livre, e aliás eu até nunca disse que hoje tá melhor seja em que altura for, tou a dizer é que no meu entender, exageras quando atribuis o problema quase só à imigraçao , claro que isso tem o seu peso e que nao é pouco, mas um país que poucas ideias e politicas de futuro tem, vai estar sempre a tropeçar, hoje foi pela imigraçao, ontem pela crise, amanhã pela direcçao do vento...

Eu nao disse que comprar por 60K era mais dificil, eu disse é que havia um numero absurdo de desemprego, e com bancos a exigir grandes garantias para conceder emprestimo, ou porque achas que as casas estavam tao baratas? porque nao havia "ninguem" para as comprar, basta ver quantas foram penhoradas pelos bancos.

Basicamente tu nunca dizes nada, e continuas a falar disso, mas tu conheces muita gente entre os 40-50 anos que não tenha casa propria? achas que o numero de jovens agora a entrar no mercado de trabalho como esses entraram durante a crise que vai comprar casa vai ser superior ou inferior a esse?

Eu acho que Portugal fez a sua mudança mais estruturante pelo menos deste milenio, e acho que hipotecou o futuro, tu achas que era preciso imigração em massa e muito turismo, e que isso tornou o pais melhor, mas ficou melhor em quê? o SNS, educação, segurança, Habitação, poder de compra? isso ficou tudo melhor na tua opinião certo? é a estatística que fazes..

Moçambique a dar o exemplo. Que chapadão a Portugal! :sh)

Que exemplo? O Vemba o ano passado entrou de igual forma sem qualquer celeuma.
A solo, Gilmário Vemba já tinha atuado em Moçambique no passado, sem registo de incidentes.
https://sicnoticias.pt/pais/2025-07...to-impedidos-de-entrar-em-mocambique-1b8cf5fa

Isto possivelmente terá outros contornos.
Dinis Tivane, assessor do político e ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados das eleições gerais de 09 de outubro em Moçambique, afirmou ao início da noite, na sua conta na rede social Facebook, que Gilmário Vemba foi "impedido de entrar em Moçambique, por expor as suas opiniões".

Em 8 de julho, Venâncio Mondlane e Gilmário Vemba partilharam publicamente um encontro, em Lisboa, exaltando "Anamalala", que em língua macua, falada no norte de Moçambique, significa "vai acabar" ou "acabou", expressão usada pelo político durante a campanha para as eleições gerais de 09 de outubro de 2024 e que se popularizou nos protestos por si convocados nos meses seguintes, ao não reconhecer os resultados da votação, acrónimo do partido que está a tentar legalizar: Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo (Anamalala).

Voltar
Superior