Tópico das Casas

Se falhar continuas a poder usar as mãos e os braços![:D]
Foge de soluções proprietárias. Certifica-te que os equipamentos são compatíveis com o Matter. Matter é o standard apoiado pela Apple, Google, Philips, Samsung, Ikea, etc, etc. Penso que a maioria dos equipamentos da Shelly já são compatíveis, mas verifica bem isso.
Eu tenha a casa toda automatizadas com soluções homekit/matter e com Zigbee (via HUB compatível com Homekit) e portanto controlo tudo através do iphone. Mas é um projeto DYI que fui desenvolvendo ao longo do tempo.

Por acaso tb me queria dedicar um pouco a isso em casa, e tb estava a olhar para a Shelly.

Estores elétrios é como vidros eléctricos nos automóveis em vez de manivelas, e como tantas, tantas outras coisas do mundo moderno. Não são realmente necessários, mas se existem, são fiáveis e até têm um custo comportável, porque não?

A ideia que tenho dos motores elétricos dos estores é que são extremamente fiáveis. Daí que para mim seja no-brainer.

A ideia que tenho dos motores elétricos dos estores é que são extremamente fiáveis. Daí que para mim seja no-brainer.

São simples motores elétricos que trabalham muito de vez em quando, devagarinho e pouco tempo de cada vez. Mais depressa se estragam as réguas dos estores do que os motores.

Vou ter tudo interligado com a Shelly [:D]

O pior que pode acontecer, é aquela mrd deixar-me apeado num apagão

O meu último projecto é mesmo um gerador. Não tanto pela questão da domótica mas mais para garantir o funcionamento de equipamentos vitais em caso de stress, no caso as bombas de água.

Foge de soluções proprietárias. Certifica-te que os equipamentos são compatíveis com o Matter. Matter é o standard apoiado pela Apple, Google, Philips, Samsung, Ikea, etc, etc. Penso que a maioria dos equipamentos da Shelly já são compatíveis, mas verifica bem isso.
Eu tenha a casa toda automatizadas com soluções homekit/matter e com Zigbee (via HUB compatível com Homekit) e portanto controlo tudo através do iphone. Mas é um projeto DYI que fui desenvolvendo ao longo do tempo.

Não é bem assim.
Há coisa de 10 ou 11 anos, estive sem eletricidade em casa durante 2 dias a seguir a uma tempestade.
Nada funcionava. Quando digo nada, é mesmo nada.
As persianas estavam fechadas, logo impossível abri-las. Lá dentro era noite permanentemente.
Aquecimento central? népias. A caldeira, apesar de ser a gás, precisa de eletricidade.
Agua quente? A mesma situação. Sem eletricidade a caldeira também não fornece agua quente.
Aquecer comida. Onde? Placa vitro cerâmica e forno elétrico.
Até para tirar o carro da garagem foi um filme. Descobrir onde andavam as chaves.

Aprendi algumas lições nesses 2 dias. [8b]

Não é bem assim.
Há coisa de 10 ou 11 anos, estive sem eletricidade em casa durante 2 dias a seguir a uma tempestade.
Nada funcionava. Quando digo nada, é mesmo nada.
As persianas estavam fechadas, logo impossível abri-las. Lá dentro era noite permanentemente.
Aquecimento central? népias. A caldeira, apesar de ser a gás, precisa de eletricidade.
Agua quente? A mesma situação. Sem eletricidade a caldeira também não fornece agua quente.
Aquecer comida. Onde? Placa vitro cerâmica e forno elétrico.
Até para tirar o carro da garagem foi um filme. Descobrir onde andavam as chaves.

Aprendi algumas lições nesses 2 dias. [8b]

As minhas persianas têm um destranque manual. Lembrei-me disso no dia do apagão porque já nem me lembrava de onde estava a manivela daquilo![:D]
A dependência de máquinas é o preço a pagar pela moderninade!

As minhas persianas têm um destranque manual. Lembrei-me disso no dia do apagão porque já nem me lembrava de onde estava a manivela daquilo![:D]
A dependência de máquinas é o preço a pagar pela moderninade!

N\ao há preço nenhum a pagar desde que haja backup.

Eu como já trabalho com tecnologia, simplifico em casa, no entanto qualquer soluçao moderna tem , para mim, que ter alternativa manual caso haja azar.

Nunca ficar (demasiado) pendurado quando ela quina [:p]

Quanto aos estores manuais, honestamente parece-me que duram sempre mt pouco...ficam todos tortos facilmente :sh)

O meu último projecto é mesmo um gerador. Não tanto pela questão da domótica mas mais para garantir o funcionamento de equipamentos vitais em caso de stress, no caso as bombas de água.

Não tenho isso programado, apesar de ir ter duas...
:(

Não tenho isso programado, apesar de ir ter duas...
:(

Bombas de água para escoamento em caso de chuvas intensas ou para abastecimento em casa? Se for o primeiro caso convém mesmo ter gerador. Dilúvios + corte de energia eléctrica é um binómio muito comum de acontecer em simultâneo.

Estou com um empresa que j3a tem alguma reputação.

DYI, em electrónica não para mim...

Podes montar tudo à posterior, ou nos interruptores ou nas caixas de derivaçao

Exato. E tudo com comunicações sem fios, que é muito mais flexível. O tempo dos sistemas de domótica com cabos pode dentro das paredes já lá vai (falo no caso de edifícios residenciais). O meu irmão tem uma casa que na altura era toda XPTO com um sistema KNX. Encareceu bastante a casa por ter aquilo, com certeza. O resultado ao fim de 15 anos é que os upgrades são caros, quando um dispositivo desconecta é o cabo dos trabalhos para que reconecte novamente, é difícil encontrar empresas com gente que saiba como mexer naquilo, a instalação de um simples sensor novo é uma dor de cabeça, etc. Resultado disto foi que na altura da pandemia instalámos uma "bridge" que basicamente traduz tudo o que é KNX para Homekit e agora é tudo homekit. E os ecrãs tácteis de controlo nas paredes ficaram sem uso nenhum.

Last edited:
Bombas de água para escoamento em caso de chuvas intensas ou para abastecimento em casa? Se for o primeiro caso convém mesmo ter gerador. Dilúvios + corte de energia eléctrica é um binómio muito comum de acontecer em simultâneo.

Escoamento.

Tive uma má experiência com o Leslie e não quero repetir, felizmente sem danos, mas não me quero colocar a jeito.

Compreendo. Já eu até tenho um certo gosto pessoal em meter-me em coisas destas. Já brinco com domótica há muitos anos. Aliás, até trocar uma tomada de parede me dá um certo gosto!

Já estou a ver que tenho de te chatear quando for começar a mexer nisso. apr:)

Estores elétrios é como vidros eléctricos nos automóveis em vez de manivelas, e como tantas, tantas outras coisas do mundo moderno. Não são realmente necessários, mas se existem, são fiáveis e até têm um custo comportável, porque não?

Fiáveis, só se forem os vossos.

Tenho só em duas janelas e dá problemas todos os anos. Já penso em tirar.

Quando uso em casas de verão, também existe sempre um avariado.

E não tem nada a ver com janelas de carros, nem a analogia está correcta.

Os estores dão problemas constantemente, quer manuais, quer elétricos.

A diferença é que manuais sempre consigo reparar com mais ou menos trabalho, o electrico tenho de chamar alguém.

Janelas de automóveis nunca tive nenhuma avariada na vida, tirando as do carro com quase 80 anos.[:D]

Fiáveis, só se forem os vossos.

Tenho só em duas janelas e dá problemas todos os anos. Já penso em tirar.

Quando uso em casas de verão, também existe sempre um avariado.

E não tem nada a ver com janelas de carros, nem a analogia está correcta.

Os estores dão problemas constantemente, quer manuais, quer elétricos.

A diferença é que manuais sempre consigo reparar com mais ou menos trabalho, o electrico tenho de chamar alguém.

Janelas de automóveis nunca tive nenhuma avariada na vida, tirando as do carro com quase 80 anos.[:D]

Tens um carro com quase 80 anos ? [br:)]

De qq forma so um pequeno off topic, os vidros manuais nos carros quando avariavam também eram um belo 31 !!!!

Back