Tópico das Casas

Celsius

Well-known member
Creio ser este artigo mto bom a propósito da realidade imobiliária em PT. Se não houve bolha, realmente parece!

Pode não ser uma bolha mas tem mau aspecto- A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

Continuo convencido, agora que os bancos terão que reavaliar o valor dos imóveis, que a tendência é para descerem os preços, e rápido!

**

Índice:
384 - Previsões 2018;
517 - Negociação de spread;
519/1186, 1264 (2021) - Taxa fixa ou variável simulador de taxa - https://www.doutorfinancas.pt/calcul...ito-habitacao/
523 - Tempo de encaixar mais valias ou esperar que ainda sobe?;
530 - Bolha, sim ou não e quando.
533 - Crise Italiana;
534- Lisboa;
540 - Oportunidade de mais-valias com troca de moradia para apartamento (Minho);
541 - Moradias vs Apartamentos;
544 - Ap em Belém - Vender ou arrendar (11.2018);
554 - Euribor e previsões 2019;
555 - MVA vende casa;
557 - Imobiliárias - Experiências;
562 - Materiais de luxo/cozinhas;
563 - Materiais para chão;
567 - Valorização das casas (HPP) - Mais valias to be or not to be;
569 - Lx/Qualidade de vida;
571 - Comissões Imobiliárias;
574 - Interiores de "luxo";
575 - Televisões;
577 - Estado dos spreads CH;
601 - Remodelações - custos;
604 - Cálculo mais-valias;
605 - Custos de remodelações ou novas construções por m2;
608 - O que é luxo;
617 - Simulador de IMT e IS.
618 - Actualização previsão euribor.
639 - Vidros e A/C.
676 - Mais-Valias Alojamento local
679 - Rasec indeciso entre 2 casas.
704 - Tecnologias de aquecimento nomeadamente piso radiante e bomba de calor.
874, 879, 882, 889, 909, 926, 929, 937, 947, 949, 963, 968, 969, 970 (fotos tb do projecto), 1059, 1089, 1090, 1131, 1132, 1192 - Empreitada asjesus.
971, 979 , 2.08.2021, 1235, 10.09.21, 21.9.21, 1253, 1257, 1260, 1564, 1781 - Empreitada allstarfabio.
975, 1255 - Conceito de cozinha - Open space ou não.
1079 - Custos de condominio.
1110 - Exposição solar - orientações/soluções.
1123 - Transporte particular aereo.
1185 - Renovações a correrem "mal".
5.8.2021, 1257 - Empreitada Rcontra.
1257 - Cozinhas.
1365 - Subida de taxas de juros; Amortizar sim ou não.
1521 - Estado da arte das subidas das taxas - 1.1.23.
1650 - 7.7.2023, 23.10.2023 - Projecto Brunomeleiro.
1662 - 17.5.2023 - Projecto Paulofer
1787 - 27.10.2023 - Simuladores IMI
1812 - 2.1.2024 - Simuladores despesas de construção/reabilitação
**

824 - Crise Covid.
830 - Previsões efeitos da crise.
836 - Compilação previsões.

**

230 do tópico da poupança: Histórico sobre a mudança de titulo neste tópico.

**
1.º Titulo: Não comprem casa, esperem.
Edit. 26/02/2015 - Titulo - Chegou a altura de comprar casa?
Edit. 29/11/2015 - Título - Chegou a altura de comprar casa.
Edit. 7/04/2016 - Titulo.
Edit. 12/01/2017 - Titulo.
Edit. 08/02/2018 - Titulo - mercado ao rubro
Edit. 27/02/2018 - Titulo (pela moderação) - Qual a melhor altura de comprar casa?
Edit 9/8/2021 - Titulo - Tópico das Casas.
Edit. 21/09/2017 e segs- Introdução de indice.

Click image for larger version  Name:	Evolução de preços PT, Ger, Sp, It.jpg Size:	21.3 KB ID:	13976665
Em 27.7.2022.

IMG_7636.jpg - Click image for larger version  Name:	IMG_7636.jpg Size:	58.9 KB ID:	14448669

Last edited:
Quando lhes interessou (aos bancos) andaram a fazer avaliações a preços altissimos que é para fazerem empréstimos grandes e ganharem muito!
Agora quem se lixa é o mexilhão (como sempre...)!

[:vm)]

Quando lhes interessou (aos bancos) andaram a fazer avaliações a preços altissimos que é para fazerem empréstimos grandes e ganharem muito!

Quando interessou aos bancos e às pessoas.
Fico espantado como é que alguém com metade do meu ordenado fazia créditos do triplo do que estou a fazer, para comprar uma casa do dobro do preço da minha.

Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...

É precisamente por aí que acredito que as coisas vão mudar.

O dinheiro fácil acabou, empréstimos até aos 80 anos também...espero.

Com isso td virá uma redução substancial nos preços das casas, ideal para quem agora inicia a sua vida.

Pois é. Os bancos até andavam de pistola em punho apontada às pessoas para elas comprarem casas e tudo!...

Não andava, mas quase....Tive um apartamento, e quando o mesmo foi avaliado, o valor era bastante superior ao que ia pagar, e insistiram comigo para pedir mais do que o valor da casa...."Quanto vai pedir"? Os 100% do valor, x...."Mas, se quiser, pode pedir x+y"....sim, mas a casa custa X......"tem a certeza?"....

Não era uma pistola, mas era uma tentação para eles e para os clientes...

Além de que aceitaram que eu ficasse com uma prestação de 70 e tal % do meu ordenado, com um fiador que ganhava pouco, e que não iria poder suportar a dívida em caso de incumprimento...

Cambada de irresponsáveis....

É precisamente por aí que acredito que as coisas vão mudar.

O dinheiro fácil acabou, empréstimos até aos 80 anos também...espero.

Com isso td virá uma redução substancial nos preços das casas, ideal para quem agora inicia a sua vida.

1º - Concordo

2º - O dinheiro fácil ainda não acabou, e ainda se podem fazer creditos até aos 80 anos.

3º - Agora já tanto se me dá [:D]

Os bancos têm gerido a questão de maneira a não fazerem baixar abruptamente os preço de mercado. Fazem a gestão da da sua carteira de imóveis de modo a não despejarem imoveis em excesso que acabem por provocar o colapso do mercado. Parece-me que esta é a ideia mais sensata, apesar de todos queremos comprar um T3 por 30 mil, ninguém quer o colapso do mercado.

1º - Concordo

2º - O dinheiro fácil ainda não acabou, e ainda se podem fazer creditos até aos 80 anos.

3º - Agora já tanto se me dá [:D]

Os bancos têm gerido a questão de maneira a não fazerem baixar abruptamente os preço de mercado. Fazem a gestão da da sua carteira de imóveis de modo a não despejarem imoveis em excesso que acabem por provocar o colapso do mercado. Parece-me que esta é a ideia mais sensata, apesar de todos queremos comprar um T3 por 30 mil, ninguém quer o colapso do mercado.

Concordo plenamente. Os bancos são, de facto, mto sabidos.

Não andava, mas quase....Tive um apartamento, e quando o mesmo foi avaliado, o valor era bastante superior ao que ia pagar, e insistiram comigo para pedir mais do que o valor da casa...."Quanto vai pedir"? Os 100% do valor, x...."Mas, se quiser, pode pedir x+y"....sim, mas a casa custa X......"tem a certeza?"....

Não era uma pistola, mas era uma tentação para eles e para os clientes...

Além de que aceitaram que eu ficasse com uma prestação de 70 e tal % do meu ordenado, com um fiador que ganhava pouco, e que não iria poder suportar a dívida em caso de incumprimento...

Cambada de irresponsáveis....

Quando fui pedir uma simulação a um banco queriam-me á força emprestar para a casa, para um carro e para comprar acções do próprio banco! Houve muitos que cairam! Passados uns meses as acções cairam a pique![8b]

Se forem ver a qualidade das construções, os preços ainda estão estupidamente altos !

Estranho é que não vejo, os preços das casas novas a baixar, nem a qualidade a subir !?

1.º Neste momento há centenas de prédios acabados ou semi-acabados que não se vendem!
2.º Os donos de obra estão a pagar às construtoras em apartamentos porque como não vendem não têm dinheiro!
3.º Estas construtoras constroem maioritariamente com crédito e os juro estão a subir!
4.º Com o aumento dos juros, IMI, electricidade, água, tranportes e tudo o resto cada vez surgem mais casas usadas no mercado!
5.º O desemprego vai continuar a aumentar!
6.º Os banco têm cada vez menos para emprestar e cobram mais caro!

Por tudo o que está acima estou muito admirado por a bolha ainda não ter rebentado! Até quando?

Quando fui pedir uma simulação a um banco queriam-me á força emprestar para a casa, para um carro e para comprar acções do próprio banco! Houve muitos que cairam! Passados uns meses as acções cairam a pique![8b]

Não me digas que foi no BCP! [:)]

1.º Neste momento há centenas de prédios acabados ou semi-acabados que não se vendem!
2.º Os donos de obra estão a pagar às construtoras em apartamentos porque como não vendem não têm dinheiro!
3.º Estas construtoras constroem maioritariamente com crédito e os juro estão a subir!
4.º Com o aumento dos juros, IMI, electricidade, água, tranportes e tudo o resto cada vez surgem mais casas usadas no mercado!
5.º O desemprego vai continuar a aumentar!
6.º Os banco têm cada vez menos para emprestar e cobram mais caro!

Por tudo o que está acima estou muito admirado por a bolha ainda não ter rebentado! Até quando?

Espero que não demore.

Não vivemos nesse tipo de sociedade. Vivemos numa sociedade com regras. Se essas regras não existissem, isto seria uma anarquia. Portanto, é lógico entender que, sem regulação eficaz no campo bancário, a anarquia instalar-se-ia e, o desfecho, trágico, seria esse que vemos agora.

Os bancos são efectivamente os culpados, pois são os que forneceram os créditos. As pessoas essas, foram sempre as mesmas.

Os preços descem para casas fora dos centros urbanos e afastadas de sistemas de transporte colectivos.

Mas,qq casa que se encontre em Lisboa com Metro/Carris à porta não desvaloriza. E sei disso pq tenho andado a querer comprar uma para investimento e não vejo o os preços a baixar. A minha casa por exemplo está nessa situação e já valorizou 25% em 5 anos contas feitas com base em casas vendidas no mesmo lote já este ano.

Em contrapartida, casas afastadas do centro, por melhores acabamentos que tenham e melhor que seja a qualidade do edifício, estão todas em queda à volta de Lisboa tb.

O preço das casas não é uma "equação linear"...

Os preços descem para casas fora dos centros urbanos e afastadas de sistemas de transporte colectivos.

Mas,qq casa que se encontre em Lisboa com Metro/Carris à porta não desvaloriza. E sei disso pq tenho andado a querer comprar uma para investimento e não vejo o os preços a baixar. A minha casa por exemplo está nessa situação e já valorizou 25% em 5 anos contas feitas com base em casas vendidas no mesmo lote já este ano.

Em contrapartida, casas afastadas do centro, por melhores acabamentos que tenham e melhor que seja a qualidade do edifício, estão todas em queda à volta de Lisboa tb.

O preço das casas não é uma "equação linear"...

Os segmentos médio-alto, alto e de luxo não deverão ser afectados pela crise! Quem compra estes apartamentos não têm tanta necessidade de pedir à banca!

Mas estes segmentos são uma pequena percentagem do total!

Não vivemos nesse tipo de sociedade. Vivemos numa sociedade com regras. Se essas regras não existissem, isto seria uma anarquia. Portanto, é lógico entender que, sem regulação eficaz no campo bancário, a anarquia instalar-se-ia e, o desfecho, trágico, seria esse que vemos agora.

Os bancos são efectivamente os culpados, pois são os que forneceram os créditos. As pessoas essas, foram sempre as mesmas.

claro. se tu comprares uma arma e matares alguém a culpa não é tua. é de quem te vendeu a arma.

Acredito que sim, mas já vejo boas casas (300K) a serem entregues á banca por impossibilidade de manter o nivel de vida.

Os segmentos médio-alto, alto e de luxo não deverão ser afectados pela crise! Quem compra estes apartamentos não têm tanta necessidade de pedir à banca!

Mas estes segmentos são uma pequena percentagem do total!

Acredito que sim, mas já vejo boas casas (300K) a serem entregues á banca por impossibilidade de manter o nivel de vida.

Back