LinoMarques
Well-known member
Não me parece... se adaptares a ortografia do texto acima às regras actuais, nunca dirias que o texto podia ter mais de 100 anos, mas que podia ser perfeitamente actual...
A língua é um organismo vivo. Tanto a escrita como a falada e a falada influencia a escrita. [] Antes de 1911 não se falava como agora.
Precisamente.
O exemplo que dei serve perfeitamente para demonstrar que a acentuação de proparoxitonas não é uma coisa "obrigatoria", pois a nossa lingua viveu seculos sem isso.
Curiosamente era comum acentuar palavras com aquilo que hoje chamamos o acento diferencial, como em "fôscos".
Por tudo isto, sou a favor de simplificar a escrita e minimizar o uso de acentos ao maximo.
Lamento, mas continuo a ler os teus posts de forma horrível, lê-se mal. Imagino que estejas propositadamente a não acentuar para provar um ponto, mas na verdade, esse tipo de escrita é muito comum e não prepositada, o que mostra o quão ignorantes os Portugueses são relativamente à sua própria língua.
propositada []
Lamento, mas continuo a ler os teus posts de forma horrível, lê-se mal. Imagino que estejas propositadamente a não acentuar para provar um ponto, mas na verdade, esse tipo de escrita é muito comum e não prepositada, o que mostra o quão ignorantes os Portugueses são relativamente à sua própria língua.
Lê-se perfeitamente.
Pelo contrário. Lê-se com enorme facilidade.
Tmaben cnosuegem lre itso cmo fcailiaded!
É um fenómeno neurológico que nada tem que ver com a necessidade de não escrever bem! Aliás, sem uma boa escrita não conseguiriam ler.
Mas conseguem perceber o que está mal, certo!
Então já concordas que se lê com facilidade?
Está mais que explicado porque é que se lê, é um fenómeno neurológico que só é possível porque existe uma aprendizagem correta da língua, previamente. Se a partir de hoje todos escrevessem (desde a primária) sem acentos ou com letras trocadas ou doutra forma que dessa para entender, em menos de nada a língua ficaria ininteligível com cada um a escrever como acharia que ficaria perceptível.
Depois teríamos casos em que não saberias o que é que está escrito, como este exemplo:
Ele pôde escapar
Ele pode escapar
Vou colher uma flor. Eu como a sopa com uma colher.
Não jogo futebol, mas gosto de ver um bom jogo.
Fui à sede do clube beber uma cerveja porque estava cheio de sede.
É um cão com muito pelo. Pelo sim, pelo não, evito que se sente no sofá.
Eu almoço sempre fora de casa, excepto aos domingos porque gosto de fazer o almoço para toda a família.
Eu e a minha mulher temos um acordo: Eu acordo às 07:00 e ela às 07:30.
Não gosto muito de coentros. Têm gosto esquisito.
Tudo isto já existe há muito na nossa língua escrita e não consta que andemos todos os papeis de cada vez que encontramos palavras destas.
Esses exemplos apesar de ser ler mal e não se ler fluído devido aos erros, pois é necessário prestar mais atenção para completar o que falta, consegue-se tirar pelo contexto e então ocorre aquilo que já expliquei mais acima, o efeito de Cambrigde.
...
Correto. Já podes dormir descansado.
mas como podes ver no mesmo post, 2 linhas exactamente acima, a mesma palavra está bem escrita, foi um erro se digitação, mas como andas atrás dos meus posts há 4 anos, vá-se lá saber porquê, dou-te este ponto.
Vou fechar este assunto Fabuloso, a moderação está cá para alguma coisa. Mas como sei que és um tipo que gosta de conhecer e perceber, e para que percebas que as minhas afirmações não são rebuscadas, mas reais, perde só 5 minutos com este tópico e perceberás que tenho razão: []
https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/off-topic/14390983-tópico-dos-brasileiros-em-portugal-os-novos-portugueses
Só neste tópico, estão como mínimo 10 clones do Fabuloso. DEZ!! E eu nem li tudo, mas com um pouco de sorte ainda se encontram mais. Apenas NUM tópico!
São eles, Australia, sango, Brabham, Givenchy, Germany, Yuukieiri, Santander, Carlton, Skulls e Lagonda.
O Brabham (que iniciou o tópico), Australia, Germany, Santander, Carlton, Givenchy e Lagonda são o típico clone Fabuloso que se topa a milhas, até pelo nome do user. Tirando o Lagonda, que anda por aqui, estes já foram todos expulsos.
O Skulls, o mais difícil de reconhecer, é aquele maluquinho que só vem ao fórum de ano a ano contar uma história rocambolesca que engravidou uma gaja qualquer e agora está à rasca. Inventa uma história sempre com os mesmos contornos, e depois larga o tópico e só aparece cá passado um ano ou mais com uma história parecida. Anda cá há 10 anos. Apareceu neste tópico para fazer o contraditório, que odeia brasileiros. Para lançar o rastilho e criar confusão no tópico. Ainda não foi expulso porque só posta no fórum de ano a ano.
E o que dizer da sango e Yuukieiri? Queres mesmo que te diga? Vê só que coincidência! São 2 raparigas brasileiras que partilham muito em comum: escrevem de uma forma muito atabalhoada, primária e muito parecida (que se vê a milhas que é uma escrita fabricada para tentar parecer nativa). Têm o mesmo tipo de discurso, e mais uma vez, dominam estatísticas! Até a percentagem da taxa de fertilidade das mulheres sabem. E já viste? 2 personalidades iguais, com o mesmo discurso e escrita, e vieram precisamente cair no FMG no mesmo tópico. Mas que coincidência do catano!
Agora queres saber o que aconteceu à sango, essa pobre moça brasileira que não fazia mal a ninguém e sem nenhuma relação com o Fabuloso? Foi expulsa! Porquê, se era tão inofensiva e só punha umas estatísticas aqui e ali? Será que a moderação é racista? Será que a expulsou só porque é brasileira? A única que ainda não foi expulsa (até agora) foi a Yuukieiri. Mas basta leres um post da sango e da Yuukieiri para perceberes que são virtualmente iguais...
Por isso, e acabando como comecei: só nesse tópico estão pelo menos DEZ clones do Fabuloso. A maioria deles expulsos, mas ainda estão 3 ativos. É tudo público, é só carregar no link. Agora imagina no resto do fórum.
Qual a necessidade de começar e estragar tópicos atrás de tópicos, enganando e arrastando outros users para discussões estéreis e provocatórias, sabendo de antemão que o objetivo é apenas inflamar e provocar o caos e nunca ter uma discussão séria?
Qual a necessidade de pôr clones a responder a clones, repetindo sempre as mesmas ideias e chavões, e levando a um acumular de lixo e discussões que gravitam sempre à volta do mesmo?
Consegue-se explicar este comportamento por uma via racional, sem ser através de uma ligação óbvia a um qualquer transtorno mental? Fica a pergunta sincera. []
Este post resume bem o que és. Um grande manipulador que não consegue lidar quando é contrariado. Daí seres - e à vista de todos - um user frequentemente problemático e sem saber estar. Coisa, que aliás, já te valeu muitíssimos bans neste fórum.
Parafraseando alguém, "estás errado, segue em frente". Devias é levar à letra os conselhos que dás aos outros. Claro que como o teu ego e arrogância não o permitem, e depois de andares a chamar ignorante a toda a gente puseste o pé na argola, empurras as culpas para mim. Um clássico, e bem à imagem do bom manipulador que és.
Mas até te desafio a procurares nos últimos 4 anos quantas vezes é que eu citei posts teus e tu meus e a pores aqui.
Ambos sabemos que já tiveste mais de 20 clones neste fórum desde 2013, e eu sempre andei às turras contigo quando entravas aqui com clones novos sempre no teu mais que conhecido registo troll, arrogante e agressivo.
O problema é que passados quase 15 anos continuas a ser o mesmo winteriscoming. Pavio curto, manipulador, e sempre com demasiado tempo livre para gastar em nada.
Por mim podes ficar a falar à vontade, até porque todos sabemos que tens de ter sempre a última palavra. Mas tal como tu citas dezenas de outros users, e muitas vezes, de forma persecutória e agressiva (topolinos, ring a bell?), eu também posso citar-te sempre discorde das tuas opiniões. Ou em última instância, quando passas a vida a chamar analfabetos a toda a gente e depois... escreves com erros.
"exceto" está correto![]