Tópico da Língua Portuguesa

Não me parece... se adaptares a ortografia do texto acima às regras actuais, nunca dirias que o texto podia ter mais de 100 anos, mas que podia ser perfeitamente actual...

A língua é um organismo vivo. Tanto a escrita como a falada e a falada influencia a escrita. [;)] Antes de 1911 não se falava como agora.

Precisamente.

O exemplo que dei serve perfeitamente para demonstrar que a acentuação de proparoxitonas não é uma coisa "obrigatoria", pois a nossa lingua viveu seculos sem isso.

Curiosamente era comum acentuar palavras com aquilo que hoje chamamos o acento diferencial, como em "fôscos".

Por tudo isto, sou a favor de simplificar a escrita e minimizar o uso de acentos ao maximo.

Precisamente.

O exemplo que dei serve perfeitamente para demonstrar que a acentuação de proparoxitonas não é uma coisa "obrigatoria", pois a nossa lingua viveu seculos sem isso.

Curiosamente era comum acentuar palavras com aquilo que hoje chamamos o acento diferencial, como em "fôscos".

Por tudo isto, sou a favor de simplificar a escrita e minimizar o uso de acentos ao maximo.

Lamento, mas continuo a ler os teus posts de forma horrível, lê-se mal. Imagino que estejas propositadamente a não acentuar para provar um ponto, mas na verdade, esse tipo de escrita é muito comum e não prepositada, o que mostra o quão ignorantes os Portugueses são relativamente à sua própria língua.

Lamento, mas continuo a ler os teus posts de forma horrível, lê-se mal. Imagino que estejas propositadamente a não acentuar para provar um ponto, mas na verdade, esse tipo de escrita é muito comum e não prepositada, o que mostra o quão ignorantes os Portugueses são relativamente à sua própria língua.

propositada [:cool:]

propositada [:cool:]

Correto. Já podes dormir descansado.
mas como podes ver no mesmo post, 2 linhas exactamente acima, a mesma palavra está bem escrita, foi um erro se digitação, mas como andas atrás dos meus posts há 4 anos, vá-se lá saber porquê, dou-te este ponto.

Last edited:

Lê-se perfeitamente.

Pelo contrário. Lê-se com enorme facilidade.

Então já concordas que se lê com facilidade?

Está mais que explicado porque é que se lê, é um fenómeno neurológico que só é possível porque existe uma aprendizagem correta da língua, previamente. Se a partir de hoje todos escrevessem (desde a primária) sem acentos ou com letras trocadas ou doutra forma que dessa para entender, em menos de nada a língua ficaria ininteligível com cada um a escrever como acharia que ficaria perceptível.

Depois teríamos casos em que não saberias o que é que está escrito, como este exemplo:
Ele pôde escapar
Ele pode escapar

Outro exemplo
Como ler isto sem acentuação gráfica:

"Por a mama na forma correta."

Pode ser lido e interpretado de 4 maneiras diferentes:

1- pôr a mãe na fôrma (molde) correta.
2- pôr a mãe na forma correta.
3- pôr o seio na fôrma correta.
4- pôr o seio na forma correta.

Mesmo numa frase mais comprida para dar contexto, pode ter interpretações diferentes caso não tenha acentuação gráfica.

O pai enquanto observava a sua esposa, exclama - "alguma coisa não está bem, para corrigir vou por a mama na forma correta".

Está mais que explicado porque é que se lê, é um fenómeno neurológico que só é possível porque existe uma aprendizagem correta da língua, previamente. Se a partir de hoje todos escrevessem (desde a primária) sem acentos ou com letras trocadas ou doutra forma que dessa para entender, em menos de nada a língua ficaria ininteligível com cada um a escrever como acharia que ficaria perceptível.

Depois teríamos casos em que não saberias o que é que está escrito, como este exemplo:
Ele pôde escapar
Ele pode escapar

Vou colher uma flor. Eu como a sopa com uma colher.
Não jogo futebol, mas gosto de ver um bom jogo.
Fui à sede do clube beber uma cerveja porque estava cheio de sede.
É um cão com muito pelo. Pelo sim, pelo não, evito que se sente no sofá.
Eu almoço sempre fora de casa, excepto aos domingos porque gosto de fazer o almoço para toda a família.
Eu e a minha mulher temos um acordo: Eu acordo às 07:00 e ela às 07:30.
Não gosto muito de coentros. Têm gosto esquisito.

Tudo isto já existe há muito na nossa língua escrita e não consta que andemos todos os papeis de cada vez que encontramos palavras destas.

Vou colher uma flor. Eu como a sopa com uma colher.
Não jogo futebol, mas gosto de ver um bom jogo.
Fui à sede do clube beber uma cerveja porque estava cheio de sede.
É um cão com muito pelo. Pelo sim, pelo não, evito que se sente no sofá.
Eu almoço sempre fora de casa, excepto aos domingos porque gosto de fazer o almoço para toda a família.
Eu e a minha mulher temos um acordo: Eu acordo às 07:00 e ela às 07:30.
Não gosto muito de coentros. Têm gosto esquisito.

Tudo isto já existe há muito na nossa língua escrita e não consta que andemos todos os papeis de cada vez que encontramos palavras destas.

Esses exemplos apesar de ser ler mal e não se ler fluído devido aos erros, pois é necessário prestar mais atenção para completar o que falta, consegue-se tirar pelo contexto e então ocorre aquilo que já expliquei mais acima, o efeito de Cambrigde.

Quando são exemplos como o que eu dei já aí atrás da "mama na forma", não é possível preencher as lacunas e o teu cérebro vai ler aquilo que se relacionar mais contigo, se fores menino da mamã provavelmente lês mãe, se fores um bad boy lês seio. Mas como não andamos cá para cada um ler o que estiver mais relacionado com o próprio, acentuamos as palavras para elas passarem a ter a fonologia correta e por conseguinte o significado correto.

É como os sinais de pontuação, servem para marcar a entoação do que está escrito, mas também conseguimos ler sem eles, de forma mais pobre e menos fluída (efeito cambrigde)

Esses exemplos apesar de ser ler mal e não se ler fluído devido aos erros, pois é necessário prestar mais atenção para completar o que falta, consegue-se tirar pelo contexto e então ocorre aquilo que já expliquei mais acima, o efeito de Cambrigde.
...

Que erros?

Correto. Já podes dormir descansado.
mas como podes ver no mesmo post, 2 linhas exactamente acima, a mesma palavra está bem escrita, foi um erro se digitação, mas como andas atrás dos meus posts há 4 anos, vá-se lá saber porquê, dou-te este ponto.

Este post resume bem o que és. Um grande manipulador que não consegue lidar quando é contrariado. Daí seres - e à vista de todos - um user frequentemente problemático e sem saber estar. Coisa, que aliás, já te valeu muitíssimos bans neste fórum.

Parafraseando alguém, "estás errado, segue em frente". Devias é levar à letra os conselhos que dás aos outros. Claro que como o teu ego e arrogância não o permitem, e depois de andares a chamar ignorante a toda a gente puseste o pé na argola, empurras as culpas para mim. Um clássico, e bem à imagem do bom manipulador que és.

Mas até te desafio a procurares nos últimos 4 anos quantas vezes é que eu citei posts teus e tu meus e a pores aqui.

Ambos sabemos que já tiveste mais de 20 clones neste fórum desde 2013, e eu sempre andei às turras contigo quando entravas aqui com clones novos sempre no teu mais que conhecido registo troll, arrogante e agressivo.

O problema é que passados quase 15 anos continuas a ser o mesmo winteriscoming. Pavio curto, manipulador, e sempre com demasiado tempo livre para gastar em nada.

Por mim podes ficar a falar à vontade, até porque todos sabemos que tens de ter sempre a última palavra. Mas tal como tu citas dezenas de outros users, e muitas vezes, de forma persecutória e agressiva (topolinos, ring a bell?), eu também posso citar-te sempre discorde das tuas opiniões. Ou em última instância, quando passas a vida a chamar analfabetos a toda a gente e depois... escreves com erros.

Last edited:
Noutro tópico.

Vou fechar este assunto Fabuloso, a moderação está cá para alguma coisa. Mas como sei que és um tipo que gosta de conhecer e perceber, e para que percebas que as minhas afirmações não são rebuscadas, mas reais, perde só 5 minutos com este tópico e perceberás que tenho razão: [;)]

https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-fórum/off-topic/14390983-tópico-dos-brasileiros-em-portugal-os-novos-portugueses

Só neste tópico, estão como mínimo 10 clones do Fabuloso. DEZ!! E eu nem li tudo, mas com um pouco de sorte ainda se encontram mais. Apenas NUM tópico!

São eles, Australia, sango, Brabham, Givenchy, Germany, Yuukieiri, Santander, Carlton, Skulls e Lagonda.

O Brabham (que iniciou o tópico), Australia, Germany, Santander, Carlton, Givenchy e Lagonda são o típico clone Fabuloso que se topa a milhas, até pelo nome do user. Tirando o Lagonda, que anda por aqui, estes já foram todos expulsos.

O Skulls, o mais difícil de reconhecer, é aquele maluquinho que só vem ao fórum de ano a ano contar uma história rocambolesca que engravidou uma gaja qualquer e agora está à rasca. Inventa uma história sempre com os mesmos contornos, e depois larga o tópico e só aparece cá passado um ano ou mais com uma história parecida. Anda cá há 10 anos. Apareceu neste tópico para fazer o contraditório, que odeia brasileiros. Para lançar o rastilho e criar confusão no tópico. Ainda não foi expulso porque só posta no fórum de ano a ano.

E o que dizer da sango e Yuukieiri? Queres mesmo que te diga? Vê só que coincidência! São 2 raparigas brasileiras que partilham muito em comum: escrevem de uma forma muito atabalhoada, primária e muito parecida (que se vê a milhas que é uma escrita fabricada para tentar parecer nativa). Têm o mesmo tipo de discurso, e mais uma vez, dominam estatísticas! Até a percentagem da taxa de fertilidade das mulheres sabem. E já viste? 2 personalidades iguais, com o mesmo discurso e escrita, e vieram precisamente cair no FMG no mesmo tópico. Mas que coincidência do catano!

Agora queres saber o que aconteceu à sango, essa pobre moça brasileira que não fazia mal a ninguém e sem nenhuma relação com o Fabuloso? Foi expulsa! Porquê, se era tão inofensiva e só punha umas estatísticas aqui e ali? Será que a moderação é racista? Será que a expulsou só porque é brasileira? A única que ainda não foi expulsa (até agora) foi a Yuukieiri. Mas basta leres um post da sango e da Yuukieiri para perceberes que são virtualmente iguais...

Por isso, e acabando como comecei: só nesse tópico estão pelo menos DEZ clones do Fabuloso. A maioria deles expulsos, mas ainda estão 3 ativos. É tudo público, é só carregar no link. Agora imagina no resto do fórum.

Qual a necessidade de começar e estragar tópicos atrás de tópicos, enganando e arrastando outros users para discussões estéreis e provocatórias, sabendo de antemão que o objetivo é apenas inflamar e provocar o caos e nunca ter uma discussão séria?

Qual a necessidade de pôr clones a responder a clones, repetindo sempre as mesmas ideias e chavões, e levando a um acumular de lixo e discussões que gravitam sempre à volta do mesmo?

Consegue-se explicar este comportamento por uma via racional, sem ser através de uma ligação óbvia a um qualquer transtorno mental? Fica a pergunta sincera. [;)]

Este post resume bem o que és. Um grande manipulador que não consegue lidar quando é contrariado. Daí seres - e à vista de todos - um user frequentemente problemático e sem saber estar. Coisa, que aliás, já te valeu muitíssimos bans neste fórum.

Parafraseando alguém, "estás errado, segue em frente". Devias é levar à letra os conselhos que dás aos outros. Claro que como o teu ego e arrogância não o permitem, e depois de andares a chamar ignorante a toda a gente puseste o pé na argola, empurras as culpas para mim. Um clássico, e bem à imagem do bom manipulador que és.

Mas até te desafio a procurares nos últimos 4 anos quantas vezes é que eu citei posts teus e tu meus e a pores aqui.

Ambos sabemos que já tiveste mais de 20 clones neste fórum desde 2013, e eu sempre andei às turras contigo quando entravas aqui com clones novos sempre no teu mais que conhecido registo troll, arrogante e agressivo.

O problema é que passados quase 15 anos continuas a ser o mesmo winteriscoming. Pavio curto, manipulador, e sempre com demasiado tempo livre para gastar em nada.

Por mim podes ficar a falar à vontade, até porque todos sabemos que tens de ter sempre a última palavra. Mas tal como tu citas dezenas de outros users, e muitas vezes, de forma persecutória e agressiva (topolinos, ring a bell?), eu também posso citar-te sempre discorde das tuas opiniões. Ou em última instância, quando passas a vida a chamar analfabetos a toda a gente e depois... escreves com erros.

Só me ocorre recomendar-te - justiceiro dos cones, get a life.

"demasiado tempo livre para gastar em nada" [:D]

Back