Tópico da Língua Portuguesa

caditonuno

Well-known member
seguindo o seguinte comentário, decidi, para bem da nação, que se crie este tópico.

"Por acaso já me tinha lembrado disso.
Criava-se um tópico, estilo: Escreva assim... e não assim...
À medida que os erros iam sendo detectados iam sendo colocados lá, sem qualquer tipo de pretensiosismo por parte de quem os coloca.
Vou abrir as hostilidades (sem pretensiosismo!):

Escreva compraste e não compras-te
Escreva devia ir e não devia de ir

Alguém que se chegue à frente e crie o tópico.
Acho benéfico para todos."

Declara-se, através do Decreto-Lei 21/18 de 12 de Março de 2005, que é oficialmente apresentado, a partir deste dia, o "Tópico da Língua Portuguesa".
Declara-se ainda que para o efeito muito contribuiu a acção de alguns dos membros do presente Fórum, que, verificando um degradar do português utilizado nos posts, se reaccionaram efusivamente e decidiram levar em frente uma petição não-oficial para que um tópico que protegesse o interesse absoluto da língua fosse erigido.

Assim sendo, após alguma investigação documentada e depois de uma reflexão apurada, ficou estabelecida a criação de um tópico que voltasse a nivelar o bom escrever da nossa mui nobre língua, assim como contribuir de forma directa para a massificação dos bons vocábulos e demais regras gramaticais utilizadas nas frases pelos membros construídas.

Declara-se ainda que foi pedido ao Exmo. Senhor Doutor Cláudio Nuno Santos, vulgo Caditonuno e frequentador assíduo deste Fórum, que regulasse e zelasse pelos interesses do mesmo criando uma corrente de bem escrever nos nossos teclados dos nossos computadores. É de salientar que a minha pessoa aceitou o cargo, mesmo que para isso implique a cessação das suas funções com efeito imediato no presente local de trabalho, sendo substituído nas suas muito honrosas prestações por um seu colega, oportunamente designado para o efeito.

Fica ainda estabelecido que neste tópico APENAS E SÓ se utilizará uma linguagem coerente, correcta e sem erros ortográficos, abreviações e outras demais aberrações que povoam hoje em dia o nosso falar e escrever.

Poderão ser colocados comentários diversos, erros encontrados neste e noutros Fóruns, na vida quotidiana e em quaisquer outros locais de mínimo interesse público, dúvidas surgidas, pedidos de esclarecimento, etc.

Por último, é de realçar a importância da criação do referido tópico na vida diária dos membros, quer na sua vida privada quer também na melhoria da utilização da nossa língua-mãe nos seus locais de trabalho.

Desde já fica aberto este tópico, postando nele todos os membros que possuam informações correctas acerca da Língua Portuguesa e para que dele disponham sempre que necessário em prol da evolução do nível literário deste fórum.

Tenho dito.

Sem mais,
calorosas saudações do vosso muito estimado membro.

Last edited:
vou começar então.

escreve-se SEMPRE senta-se e não sentasse.
bebe-se e não bebesse.
come-se e não comesse.
etc.

quando se utiliza o vocábulo com tracinho (hífen), está-se a utilizar o presente do indicativo.

bebesse, comesse, etc, quer dizer que estamos a utilizar o pretérito imperfeito do conjuntivo, portanto, utilizamos neste caso erradamente ao escrevermos determinada frase o pretérito, ou seja, uma forma verbal no passado e não acertadamente no presente.

citação:Originalmente colocada por caditonuno

vou começar então.

bebe-se e não bebesse.
come-se e não comesse.
etc.

quando se utiliza o vocábulo com tracinho (hífen), está-se a utilizar o presente do indicativo.

bebesse, comesse, etc, quer dizer que estamos a utilizar o pretérito imperfeito do conjuntivo, portanto, utilizamos neste caso erradamente ao escrevermos determinada frase o pretérito, ou seja, uma forma verbal no passado e não acertadamente no presente.

E utilizando este post, utiliza-se SEMPRE:

- Falaste em vez de falas-te. (falas-te não existe)
- Escreveste em vez de escreves-te. (escreves-te não existe)
- Paraste em vez de paras-te. (paras-te não existe)

Outras situações:

- Verbo Ver: "Eles veem" / Verbo Vir: "Eles vêm".
- Verbo Parar: No Infinito -> "Eu paro" / Imperativo: "Pára!".

vou começar então.

bebe-se e não bebesse.
come-se e não comesse.
etc.

Mas posso dizer "se ele bebesse morria" certo?

citação:Originalmente colocada por bizarro

vou começar então.

bebe-se e não bebesse.
come-se e não comesse.
etc.

Mas posso dizer "se ele bebesse morria" certo?

Sim ;)
Se fosse "Se ele bebe-se morria" n faria sentido. Lês "bébe-se" e não "bebêsse"

- Verbo Poder: Eu posso - Nós podemos / Se eu pudesse - Se pudessemos / Poderei fazer ...? - Poderão fazer ...?

- Tiver: tivesse e NUNCA tive-se (tive-se não existe).

Eles veem e Se pudessemos, caro colega mr.freeze, levam ambos acento.

vêem (com dois "olhos", logo para se diferenciar de têm, um "olho" e pudéssemos também leva acento, este agudo.

fica feita a pequena correcção. no entanto, o caro amigo esteve muito bem na sua exposição.

Eles veem e Se pudessemos, caro colega mr.freeze, levam ambos acento.

vêem (com dois "olhos", logo para se diferenciar de têm, um "olho" e pudéssemos também leva acento, este agudo.

fica feita a pequena correcção. no entanto, o caro amigo esteve muito bem na sua exposição.

Na minha altura e que eu me lembre, era "pudessemos". Foi alterado à pouco tempo com o novo acordo ortográfico?
Tal como "falavamos" e que agora é "falávamos"

O verbo haver também causa grandes constrangimentos.

Há dois carros
Houve vários acidentes

Não existe "á"

A crase na preposição "a" também é outro problema.

Vou à casa de Maria.
Vou ao clube.

e mais uma vez, para fazer o plural na terceira pessoa que leva um "e" a mais é só lembrar do credeleve
crêem
dêem
lêem
vêem (ver)

do verbo vir é vêm,
ex:eles vêm por trem, mas não vêem o tempo passar.

Foi alterado à pouco tempo

quote/

o à aqui é há, pois etá-se a falar de uma data. este é q é um assunto bicudo de se resolver, pois muitos cidadãos confundem-se a si próprios e não conseguem discernir quando utilizar um há ou quando usar um à, por exemplo.

Foi alterado à pouco tempo

quote/

o à aqui é há, pois etá-se a falar de uma data. este é q é um assunto bicudo de se resolver, pois muitos cidadãos confundem-se a si próprios e não conseguem discernir quando utilizar um há ou quando usar um à, por exemplo.

Bem me parecia :)
Outra situação:

- NUNCA, mas NUNCA existiu esqueÇer!!!!
Só as sílabas "ÇA", "ÇO" e "ÇU" é que levam "Ç".
As sílabas "CE" e "CI" levam "C".

Mais outra:

"Há mto tempo..." / "Vim aqui há coisa de 3horas e..."

Eu escuto sempra as pessoas falando:
Há dez dias atrás...

esse "atrás" não cabe na frase, é óbvio que é no passado, pois o verbo haver dá este significado de tempo. É como subir para cima, descer para baixo...

Você não leva cedilha, como bem disse o mr freeze

citação:Originalmente colocada por leocouto

Eu escuto sempra as pessoas falando:
Há dez dias atrás...

esse "atrás" não cabe na frase, é óbvio que é no passado, pois o verbo haver dá este significado de tempo. É como subir para cima, descer para baixo...

Você não leva cedilha, como bem disse o mr freeze

Chamam-se a isso, pleonasmos ;)

P.S. - PerCeber, esqueCer, cobiÇa, aÇúcar, aÇoite, Circo :)

uma duvida, que nunca consegui perceber..
Há uma semana onde se celebra (existe uma semana no ano, onde é tradicional celebra)

Á uma semana atras.. (á 7 dias atras...), à uma hora atras..

A minha dúvida é: existe esta diferença ou é tudo com "H"?

Há uma semana no ano onde se celebra o carnaval.

Há uma semana que não vejo meu pai.

Há uma semana houve vários acidentes aqui na minha região.

No último caso costuma-se falar o atrás (erradamente) para não confundir o diálogo. Pois poderia ser entendido: A uma semana houve... o que não faz sentido.

Back