GT_racing
Well-known member
A Tesla na China foi ultrapassada por vários construtores. Não souberam responder ás exigências do mercado, tal como aconteceu na Europe a deixaram-se ultrapassar. E não está só a PSA. Já existe oferta de vários grupos automóveis.
A primeira página do mission statement da Tesla de 2019:
E nos anos 10s sempre foi o seu objectivo fazer a mobilidade eléctrica acessível e demonstrar que era possível fazer veículos eléctricos atraentes e competitivos com ICE. Não diziam que era para "ficar no Model S". Era por isto que os seguia e respeitava.
Os Europeus dominam o mercado do Model S e X nos EVs. Além destes nos EUA existem outras alternativas como Lucid ou Rivian (e até mesmo a Cadillac). A Rivian, Ford ou GM dominam o mercado do Cybertruck. A areia para os olhos do FSD deve-se a esta perda de competitividade generalizada em múltiplos mercados.
Agora a questão que te coloco é: porque é que começaste a seguir a Tesla? Eu já dei a minha razão, com os anos seguiram um rumo diferente do inicial que me fez seguir e admirar a marca. Não tenho que manter um apoio cego a tudo o que fazem quando já não representam o que admirava neles. Se deixam de representar aquilo que admiravas neles não é necessário defendê-los de forma acérrima, podes admitir que fazem excelentes produtos, que estás satisfeito com o teu Tesla e criticar o rumo seguido.
Não é a única empresa para que faço isso. Também admirava muito a Google (fui beta tester do GMail) pelo "Don't be evil" e agora não os posso ver á frente.
Eu não sigo a Tesla, nem sequer sigo a marca em nenhuma publicação ou rede social. Pertenço ao clube no Facebook mas participo lá menos que o Neruson, bem menos para teres uma ideia. Tenho pq decidi comprar VE, e porque Tesla foi sempre a única opção na mesa. Fui ver um id3 (na altura era uma pseudo alternativa) mas nem entrei dentro de nenhum, foi só ver por fora e espreitar o interior, para ter um termo de comparação, não era mau mas presencialmente não vi nada de superior, pelo menos não tenho ideia de o carro ter alguma coisa que me chamasse à atenção. Depois já sabia que dinamicamente o Tesla era outra fruta, e que o S.O. era delicioso, isso sim fui confirmar ao shopping a um carro de exposição. Ou seja no papel era superior em tudo o resto, foi fácil decidir nem precisei de conduzir o Tesla para comprar.
Gosto muito pouco de vendedores e de conversa fiada… gosto muito pouco de preços pela cara do cliente, descontos de financiamento, frota,…
A filosofia da marca está toda igual, face ao que disse nada mudou… porque haveria de de repente começar a dizer mal? Por causa do Musk? Não desgosto das ideias dele, é um gestor maluco, mas resulta, a marca está muito bem graças a toda a comunicação e especulação em torno dele. Americanos são assim, e agradam a muita gente em Portugal, provas? Vê a quantidade de pessoas a investir em produtos financeiros lá, inclusive dele, sim porque até o s&p500 é influenciado pela Tesla.