Tópico dos carros eléctricos

A Tesla na China foi ultrapassada por vários construtores. Não souberam responder ás exigências do mercado, tal como aconteceu na Europe a deixaram-se ultrapassar. E não está só a PSA. Já existe oferta de vários grupos automóveis.

A primeira página do mission statement da Tesla de 2019:

E nos anos 10s sempre foi o seu objectivo fazer a mobilidade eléctrica acessível e demonstrar que era possível fazer veículos eléctricos atraentes e competitivos com ICE. Não diziam que era para "ficar no Model S". Era por isto que os seguia e respeitava.

Os Europeus dominam o mercado do Model S e X nos EVs. Além destes nos EUA existem outras alternativas como Lucid ou Rivian (e até mesmo a Cadillac). A Rivian, Ford ou GM dominam o mercado do Cybertruck. A areia para os olhos do FSD deve-se a esta perda de competitividade generalizada em múltiplos mercados.

Agora a questão que te coloco é: porque é que começaste a seguir a Tesla? Eu já dei a minha razão, com os anos seguiram um rumo diferente do inicial que me fez seguir e admirar a marca. Não tenho que manter um apoio cego a tudo o que fazem quando já não representam o que admirava neles. Se deixam de representar aquilo que admiravas neles não é necessário defendê-los de forma acérrima, podes admitir que fazem excelentes produtos, que estás satisfeito com o teu Tesla e criticar o rumo seguido.
Não é a única empresa para que faço isso. Também admirava muito a Google (fui beta tester do GMail) pelo "Don't be evil" e agora não os posso ver á frente.

Eu não sigo a Tesla, nem sequer sigo a marca em nenhuma publicação ou rede social. Pertenço ao clube no Facebook mas participo lá menos que o Neruson, bem menos para teres uma ideia. Tenho pq decidi comprar VE, e porque Tesla foi sempre a única opção na mesa. Fui ver um id3 (na altura era uma pseudo alternativa) mas nem entrei dentro de nenhum, foi só ver por fora e espreitar o interior, para ter um termo de comparação, não era mau mas presencialmente não vi nada de superior, pelo menos não tenho ideia de o carro ter alguma coisa que me chamasse à atenção. Depois já sabia que dinamicamente o Tesla era outra fruta, e que o S.O. era delicioso, isso sim fui confirmar ao shopping a um carro de exposição. Ou seja no papel era superior em tudo o resto, foi fácil decidir nem precisei de conduzir o Tesla para comprar.

Gosto muito pouco de vendedores e de conversa fiada… gosto muito pouco de preços pela cara do cliente, descontos de financiamento, frota,…

A filosofia da marca está toda igual, face ao que disse nada mudou… porque haveria de de repente começar a dizer mal? Por causa do Musk? Não desgosto das ideias dele, é um gestor maluco, mas resulta, a marca está muito bem graças a toda a comunicação e especulação em torno dele. Americanos são assim, e agradam a muita gente em Portugal, provas? Vê a quantidade de pessoas a investir em produtos financeiros lá, inclusive dele, sim porque até o s&p500 é influenciado pela Tesla.

Eu não sigo a Tesla, nem sequer sigo a marca em nenhuma publicação ou rede social. Pertenço ao clube no Facebook mas participo lá menos que o Neruson, bem menos para teres uma ideia. Tenho pq decidi comprar VE, e porque Tesla foi sempre a única opção na mesa. Fui ver um id3 (na altura era uma pseudo alternativa) mas nem entrei dentro de nenhum, foi só ver por fora e espreitar o interior, para ter um termo de comparação, não era mau mas presencialmente não vi nada de superior, pelo menos não tenho ideia de o carro ter alguma coisa que me chamasse à atenção. Depois já sabia que dinamicamente o Tesla era outra fruta, e que o S.O. era delicioso, isso sim fui confirmar ao shopping a um carro de exposição. Ou seja no papel era superior em tudo o resto, foi fácil decidir nem precisei de conduzir o Tesla para comprar.

Gosto muito pouco de vendedores e de conversa fiada… gosto muito pouco de preços pela cara do cliente, descontos de financiamento, frota,…

A filosofia da marca está toda igual, face ao que disse nada mudou… porque haveria de de repente começar a dizer mal? Por causa do Musk? Não desgosto das ideias dele, é um gestor maluco, mas resulta, a marca está muito bem graças a toda a comunicação e especulação em torno dele. Americanos são assim, e agradam a muita gente em Portugal, provas? Vê a quantidade de pessoas a investir em produtos financeiros lá, inclusive dele, sim porque até o s&p500 é influenciado pela Tesla.

A discussão não é se a tesla tem carros maus ou bons. OU se o modelo de vendas é mau ou bom.
É o resultado disso tudo no mercado europeu.

Eh lá! Mais de 100cvs e menos de 10s nos 0-100 nesta caixinha de fósforos!

É a loucura! 😅

Mas fora de brincadeiras, a versão base leva com um bom upgrade de potência (passa para 70cv). Mais alterações na suspensão, etc ... dependendo do preço pode ser uma opção válida para quem quer um citadino puro e duro.

• Like
Reactions: PP
A Tesla está cada vez mais virada para fazer carros... Em Marte.
Bem possível, diz-se que o negócio do Deploy de energia em 2/3 anos vai ultrapassar o negocio de vendas de carros.

No Q3 bateram mais um record de storage deploy, qualquer coisa como 12.g GWh.

Bem possível, diz-se que o negócio do Deploy de energia em 2/3 anos vai ultrapassar o negocio de vendas de carros.

No Q3 bateram mais um record de storage deploy, qualquer coisa como 12.g GWh.

Nop, referia-me mesmo à SpaceX, nota-se que ele está a dar a maior parte do seu tempo à Starship, faltam 3 dias para mais um lançamento.

Se a tesla esgota a produção e o mercado de elétricos está a crescer todos os anos, então a tesla está propositadamente a trabalhar para ser insignificante.

É óbvio que não, há um equilíbrio que tem é feito entre os investimentos e uma análise de mercado, se a procura esperada não supera a capacidade atual seria um suicídio construir mais fabricas.

Já sobre novos modelos, parece-me que só ainda não lançou um M2 a 25k porque não conseguiu fazê-lo. ​E enquanto não o faz é obrigada a assistir de camarote as outras marcas a canibalizar o que já foi o seu mercado.

Neste caso, com a VW também na corrida com o id2, quem o fizer primeiro, carros a +- 25k, vai "comer" à grande uma fatia de mercado.

Em princípio seriam modelos de segmento diferente.

Um M2 pequeno na america venderia muito pouco.

Quase ninguém está interessado num carro do tamanho de um Polo, que é o ID.Polo

Um M2 teria um comprimento de mais 4400, quase de certeza.

Segundo, o ID.Polo e variações de carroçaria (raval) supostamente irão começar a ser vendidos em 2026.

Terceiro, tal como o Renault 5, que tem um versão a 25000€, quase de certeza que a versão barata do ID.Polo terá uma bateria de 35-40kwh.

Vão-se vendo alguns renault 5 por aí, mas não sei se a versão de 25000€ está facilmente acessível em Portugal ainda.

Em princípio seriam modelos de segmento diferente.

Um M2 pequeno na america venderia muito pouco.

Quase ninguém está interessado num carro do tamanho de um Polo, que é o ID.Polo

Um M2 teria um comprimento de mais 4400, quase de certeza.

Segundo, o ID.Polo e variações de carroçaria (raval) supostamente irão começar a ser vendidos em 2026.

Terceiro, tal como o Renault 5, que tem um versão a 25000€, quase de certeza que a versão barata do ID.Polo terá uma bateria de 35-40kwh.

Vão-se vendo alguns renault 5 por aí, mas não sei se a versão de 25000€ está facilmente acessível em Portugal ainda.

Na minha modesta opinião um Model 2 deveria ser Um hatch back mais pequeno que o Model 3, alí a rondar os 4 metros (até max 4 metros e 20)

Com a nova tecnologia das baterias, um pouco menos de autonomia, algumas sinergias e conseguir lançar a rondar os 30000€ uns 25000$

Que com a autonomia maior, mais equipamento, etc iam dar luta a supostos seg b que até podem começar nos 25000 mas vão rápidamente para os 28000 e sem conseguir lutar com o tesla em termos de autonomia

Mas se não o fazem é porque não o conseguem ou não consideram que valha a pena

Eu acho que sim

Na minha modesta opinião um Model 2 deveria ser Um hatch back mais pequeno que o Model 3, alí a rondar os 4 metros (até max 4 metros e 20)

Com a nova tecnologia das baterias, um pouco menos de autonomia, algumas sinergias e conseguir lançar a rondar os 30000€ uns 25000$

Que com a autonomia maior, mais equipamento, etc iam dar luta a supostos seg b que até podem começar nos 25000 mas vão rápidamente para os 28000 e sem conseguir lutar com o tesla em termos de autonomia

Eu acho que sim
Um carro destinado à classe média assalariada, seja eléctrico ou de combustão, é máximo dos máximos 20.000 euricos. Daí pra cima só pra os 5% mais ricos da burguesia exploradora. Não quer dizer que os outros não possam meter-se nisso, com crédito ao consumo e juros escaldantes. Só que o resultado é um sufoco tão grande, tão grande, que eles se arrependem logo da habilidade.

Eu acho que sim

A opinião é legítima, mas o mercado preferencial deles são os EUA onde um civic de 4600mm de comprimento é um carro pequeno, vá normal e carrinhas acima de 5000mm também.

O que não é normal são carros de 4000mm de comprimento.

Eu acho que sim

O foco da Tesla neste momento está na condução autónoma. A obsessão do Musk neste momento é democratização da condução autónoma.

O Robotaxi um pouco maior e com 5 lugares daria um excelente Model 2.

Mas ele quer vender o Robotaxi exclusivamente na versão de 2 lugares e totalmente autónomo. Eu acho que a Tesla ganharia muito mais se fizesse uma versão de 5 lugares sem ser exclusivamente autónoma do Robotaxi mas parece que o Musk quer de facto impingir a condução autónoma. Eu acho que a condução autónoma será o futuro mas acho que ele deveria lançar carros como o Model 3 e o Y, com as duas opções, condução normal e autónoma e os proprietários depois decidiram o tipo de condução que mais gostariam.

Pode ser que ele venha a mudar de ideias porque o Robotaxi é muito interessante como veículo.

Podes fazer o pino, os factos são os factos.
A tesla tem o melhor carro para o preço, palavras tuas, mas o mercado europeu está-se a marimbar para o melhor carro para o preço e prefere outras coisas. As outras marcas vendem mais carros, os carros da tesla representam apenas 5% das vendas e está em queda anos apos ano.

O Model Y é o EV mais vendido da Europa, o Model 3 é o terceiro EV mais vendido da Europa. Como é que o mercado não quer os modelos mais vendidos?? Como??

Isto são os dados verdadeiros.

Dizer que o mercado não quer os modelos mais vendidos é, e repito, das maiores barbaridades que alguma vez eu li na vida.

Claro que está em queda porque há cada vez mais concorrência e a Tesla só tem 2 modelos mas continuam a ser dois dos modelos mais vendidos do mercado.

Essa teoria dos 95% aplica-se basicamente a qualquer marca automóvel. Acho que nenhuma marca na Euroa tem mais de 10% de quota de mercado em todo o Continente. Das teorias mais absurdas que já li.

A opinião é legítima, mas o mercado preferencial deles são os EUA onde um civic de 4600mm de comprimento é um carro pequeno, vá normal e carrinhas acima de 5000mm também.

Nos EUA, o Honda Civic e o Toyota Corola vendem imenso. São carros compactos. Tens razão que hatch nos EUA não vendem mas berlinas sim. O Model 3 compete com Honda Accord e Toyota Camry. Deviam ter concorrente para os modelos de segmento C. Se são tão bons em produção e terem lucro mais elevado não quererem competir com os japoneses no seu mercado doméstico diz muito.

Ccorreia resposta do autor dos posts sobre vendas á questão que levantas-te:

Pergunta: One question: why do you aggregate the BYD Seal BEV and PHEV but not the BMW iX1 with the X1 PHEV, or e-3008 and 3008 PHEV, or e-C5 Aircross and C5 Aircross PHEV, etc? They're BEV and PHEV versions of the same model as is the case of the BYD Seal. Maybe you should split the BYD Seal PHEV from BEV in that case.

Resposta: A while back, i had the same question regarding BMW and Mercedes.

I didn't had any preference, so i asked the readers which would they prefer, separate PHEVs from BEVs, or aggregated. The "separated" got more likes.

That is why on both brands i have them separated. The remaining brands are aggregated, including Stellantis.​

Last edited:
O Model Y é o EV mais vendido da Europa, o Model 3 é o terceiro EV mais vendido da Europa. Como é que o mercado não quer os modelos mais vendidos?? Como??

Isto são os dados verdadeiros.

Dizer que o mercado não quer os modelos mais vendidos é, e repito, das maiores barbaridades que alguma vez eu li na vida.

Claro que está em queda porque há cada vez mais concorrência e a Tesla só tem 2 modelos mas continuam a ser dois dos modelos mais vendidos do mercado.

Essa teoria dos 95% aplica-se basicamente a qualquer marca automóvel. Acho que nenhuma marca na Euroa tem mais de 10% de quota de mercado em todo o Continente. Das teorias mais absurdas que já li.
Isso aplica-se aos 100% elétricos.

As pessoas ainda querem carros a combustão, por isso é que as marcas tradicionais ainda os fazem e até a BYD vai voltar a apostar nos híbridos.

Quando o mercado só quiser 100% elétricos onde achas que a Tesla vai estar ok tabela?

Desculpem lá, mas é indiscutível que a Tesla continua a ser uma referência, tanto em vendas (ainda que tenha perdido quota por vários factores) como por tecnologia e eficiência. Podemos até ter um ódio de estimação à marca ou ao Musk (mais o meu caso) mas são factos.

Continuam entre os mais vendidos, mais discutidos, mais referenciados, mais tudo. Ah mas não é premium... E contudo andamos aqui há páginas e páginas a compará-la com a BMW. A Mercedes lançou agora o CLA que promete ser um Tesla Killer em eficiência e performance. Tesla Tesla Tesla. Goste-se ou não é a referência.

Eu cá não vou comprar nenhum por vários motivos, as manias das invenções nos carros e as manias ultra liberais e egomaniacas do Musk, mas negar as evidências é um bocado ridículo.

Sim compreendo completamente, mas para isso já têm o Model 3

Se querem apostar num modelo mais barato, mais pequeno para o mercado americano assim como outros mercados um Hatch mais pequeno que o Model 3 é na minha opinião a solução.

Porque apesar de nos EUA a preferência vai para carros maiores e sedan, também se Vendiam Golfs, etc Pode não ser em tantas unidades mas para esse segmento sedan de 4.7m têm o Model 3 já

E depois as vendas também têm a ver com o Segmento assim como a tecnologia, se calhar muitos Americanos não queriam um Hatch de combustão, mas um Hatch tesla electico mais barato se calhar passa a ser uma opção ainda mais válida, o mesmo para outros mercados fora os EUA

Isso aplica-se aos 100% elétricos.

As pessoas ainda querem carros a combustão, por isso é que as marcas tradicionais ainda os fazem e até a BYD vai voltar a apostar nos híbridos.

Quando o mercado só quiser 100% elétricos onde achas que a Tesla vai estar ok tabela?

A BYD apostar em híbridos para mim é algo que vai ser um risco muito maior para os construtores europeus do que necessáriamente os seus EVs.
Basta comparar o MG3 híbrido á concorrência do segmento B para ver o quão á frente conseguem se colocar. O facto de as marcas chinesas estarem adiantadas em modelos BEV também quer dizer que fazem híbridos superiores. O lobbying europeu para atrasar a electrificação não vai salvar as marcas europeias e os seus conselhos de administração que pensam que se podem esconder numa suposta superioridade nos modelos a combustão. Quando começarem a vir modelos híbridos baratos da China também vão impôr tarifas sobre estes como fizeram aos BEVs?

A BYD apostar em híbridos para mim é algo que vai ser um risco muito maior para os construtores europeus do que necessáriamente os seus EVs.
Basta comparar o MG3 híbrido á concorrência do segmento B para ver o quão á frente conseguem se colocar. O facto de as marcas chinesas estarem adiantadas em modelos BEV também quer dizer que fazem híbridos superiores. O lobbying europeu para atrasar a electrificação não vai salvar as marcas europeias e os seus conselhos de administração que pensam que se podem esconder numa suposta superioridade nos modelos a combustão. Quando começarem a vir modelos híbridos baratos da China também vão impôr tarifas sobre estes como fizeram aos BEVs?

Não sei...

É sempre um risco comprar um bem de valor tão elevado de uma marca que não conhecemos bem.

Uma coisa é um EV, não há precedentes e apesar de tudo, os contrutores chineses apostaram nisso e até há a ideia generalizada que estão mais avançados que o resto do mundo.

Outra coisa são os motores a combustão em que até marcas europeias com dezenas ou centenas de anos desistiram de desenvolver os seus proprios motores devido à complexidade do sistema e consequente falta de fiabilidade e preferiram comprar motores a construtores tradicionais. Neste caso é mais complicado para a China e a juntar a isso, muitos ficam sépticos a comprar um carro a combustão oriundo de um país sem essa tradição e know how.

Back