Tenho um viés enorme em relação ao uso de burkas e afins, é claramente uma forma de controlo sobre as mulheres, disfarçada de tradição ou fé religiosa… É triste e até revoltante ouvir certa esquerda dizer que é uma escolha das mulheres e mais bla bla... é o que dá viverem no seu mundinho, longe da realidade…
O próprio alcorão, e dito pelos próprios, diz que homens e mulheres têm os mesmos direitos, mas o que se vê é outra coisa. Aqui no UK conheço várias pessoas de países islâmicos, especialmente do tempo em que vivi em Glasgow. As mulheres solteiras andam livres, sem lenços, mas as casadas, muitas, usam mesmo o niqab… pq será? Tenho uma conhecida do Irão que era perseguida por se recusar a submeter-se a essas e outras imposições. Teve de fugir e hoje é controladora aérea… um bom exemplo de coragem e liberdade (a Mahsa Amini, não foi e não é caso único), mas que muita gente prefere ignorar enquanto fala em escolha e tradição religiosa…
Edit: essa lei proposta pelo chega, claramente tem um propósito que não a defesa dos direitos das mulheres (apenas a minha opinião)