Isto não é publicidade enganosa da KIA?

Charger144

New member
Eu não sei até que ponto o conceito de publicidade enganosa se aplica a este caso, e é claro que podem sempre argumentar que isto é um erro, mas não se percebe como uma marca desta dimensão pode ter isto no site. Acho que pode ser um fator decisivo na compra do modelo, e tendo em conta que hoje em dia até dá para comprar carros online, é bastante grave.

Este simpático simulador diz que, na compra de um carro elétrico de 50.000€, a poupança imediata é de 9350€ com a dedução do IVA, e esta parte está correta. No entanto, dizem que em 4 anos a poupança é de uns incríveis 41.253€, e nas letras pequenas aparece o seguinte:

*Valores considerados nesta simulação:
  • Km Anuais: 30000 | Consumos Combustível: 6 l/100km | Consumos Eletricidade: 12.3 kwh/100km | Preço Combustível: 1.70 € | Preço Eletricidade: 0.21€
Com uma simples conta básica:

30.000Km anuais, 120.000Km em 4 anos:

- combustível: € 1.70 x 6 x 1200 = € 12240
- eletricidade: € 0.21 x 12.3 x 1200 = € 3099.60

poupança em combustível: € 9140.40
ainda que se juntasse a dedução do IVA, seriam € 18.490,40

De onde é que sairam os € 41.253 ? Por muitas voltas que dê, não consigo perceber.

KiaBS.jpg

Isso deve ser um bug qualquer por exemplo na Tesla também tem um simulador e metendo esses valores da 250€ de poupanças por mês e ao fim então de 4 anos 12mil€[;)]

Queriam dizer 4mil e tal euros mas quando perceberam que ninguém os compra acabaram por se emocionar e dizer a verdade, poupa o iva e o valor do carro sem iva 🙄🙄🙄🤭

É uma palhaçada, metem o que querem, preços sem iva, preços com apoios do estado que esgotam em meia dúzia de dias, preços só possíveis com financiamento,… enfim, não há entidade nenhuma do estado que passe multas fortes a um sector sem transparência nenhuma!

Nao era de terem de ressarcir todos os clientes que comprem esse carro e que ao fim dos 4 anos não consigam atingir um valor próximo de poupança??? Eu acho que sim…

Last edited:
Sendo carro de empresa não estará relacionado com o diferencial na tributação autónoma entre um BEV e um ICE?

Isso para ser advogado do diabo, porque claramente o pessoal do marketing exagera sempre. Hoje em dia já não ligo puto ao que a publicidade diz, há sempre que ir investigar e tentar escavar onde está a marosca.

Mesmo no caso da publicidade citada: desde quando é que se consegue um consumo de total de 12,3 kWh aos 100km? Só a questão da eficiência do ESVE - que andará nos 80-90% - já invalida o cálculo. Mas eles vão alegar que o valor é obtido usando um carregador xpto com uma eficiência extraordinária ... yada yada yada.

Last edited:
Queriam dizer 4mil e tal euros mas quando perceberam que ninguém os compra acabaram por se emocionar e dizer a verdade, poupa o iva e o valor do carro sem iva 🙄🙄🙄🤭

É uma palhaçada, metem o que querem, preços sem iva, preços com apoios do estado que esgotam em meia dúzia de dias, preços só possíveis com financiamento,… enfim, não há entidade nenhuma do estado que passe multas fortes a um sector sem transparência nenhuma!

Nao era de terem de ressarcir todos os clientes que comprem esse carro e que ao fim dos 4 anos não consigam atingir um valor próximo de poupança??? Eu acho que sim…

Essa é daquelas que não se percebe mesmo.

Se temos de pagar bens com IVA ou lá que o valha... que apresentem os valores finais... e isso, tanto aplicável no mundo motorizado como em muitos outros bem por vezes.

Quase nenhum construtor tem uma publicidade transparente em Portugal. A história do "+IVA" e da obrigatoriedade de fazer créditos que no final vão ficar mais caros 3 ou 4 mil euros são exemplos claros.

Neste momento nenhum número da publicidade em pt é para acreditar.

O "+IVA" acaba por estar certo. Em PT ninguém compra carros novos a não ser as emrpesas, não ser carros básicos. Assim eles já se antecipam. [:D]

Agora 41 mil euros de poupança... Nem metade sequer! [8b]

Uma parte da poupança é a que o Charger144 já calculou: uma parte é a dedução do IVA e outra é a da suposta poupança em combustível (discutível como já vimos acima).

Não descartem a questão da tributação autónoma. Eu não sei fazer os cálculos, mas para um carro de 50 mil euros ICE vs BEV o valor anual deve ser bem significativo.

Se repares bem nas letras pequeninas no final o anúncio diz que os valores não são vinculativos, ou seja, não são garantidos.

Assim sendo não se pode considerar publicidade enganosa por que eles não garantem nenhum dos valores em questão...

Isto é como aquelas conversas de "descontos até X" ou "consiga um desconto total de X se cumprir uma série de requisitos"...

Estas situações não deveriam ser permitidas mas também não são ilegais, pelo o que sei. Alguém me corrija se estiver enganado.

Esses subterfúgios linguísticos são desonestos e configuram obviamente falácias que devem ser desmontados. As marcas criam um cenário possível mas absolutamente inverosímil para criar um número irrealista e impactante. Depois colocam o disclaimer, "não é vinculativo" "até" mas o efeito na mente das pessoas está conseguido porque o que aparecem em grande é o número sensacionalista.

É desonesto e eu divirto-me bastante com os vendedores a desmontá-los na cara deles quando tentam fazer-me passar por parvo.

Eu não sei até que ponto o conceito de publicidade enganosa se aplica a este caso, e é claro que podem sempre argumentar que isto é um erro, mas não se percebe como uma marca desta dimensão pode ter isto no site. Acho que pode ser um fator decisivo na compra do modelo, e tendo em conta que hoje em dia até dá para comprar carros online, é bastante grave.

Este simpático simulador diz que, na compra de um carro elétrico de 50.000€, a poupança imediata é de 9350€ com a dedução do IVA, e esta parte está correta. No entanto, dizem que em 4 anos a poupança é de uns incríveis 41.253€, e nas letras pequenas aparece o seguinte:

*Valores considerados nesta simulação:
  • Km Anuais: 30000 | Consumos Combustível: 6 l/100km | Consumos Eletricidade: 12.3 kwh/100km | Preço Combustível: 1.70 € | Preço Eletricidade: 0.21€
Com uma simples conta básica:

30.000Km anuais, 120.000Km em 4 anos:

- combustível: € 1.70 x 6 x 1200 = € 12240
- eletricidade: € 0.21 x 12.3 x 1200 = € 3099.60

poupança em combustível: € 9140.40
ainda que se juntasse a dedução do IVA, seriam € 18.490,40

De onde é que sairam os € 41.253 ? Por muitas voltas que dê, não consigo perceber.

KiaBS.jpg

Nas contas deles não entra só os consumos, mas sim revisões, IUC, deduções fiscais em empresa. Num carro que custe 50mil para uma empresa retirando IVA e deduções nos lucros, etc,
Na empresa pedimos ao contabilista para simular a compra de um Tesla no valor de 48mil e ficava ao fim de 4 anos em 31mil...

Back