Tópico dos carros eléctricos

Será que a degradação de uma bateria é assim tão relevante para o ciclo médio de vida de um produto?

Em Portugal a média de idade de um carro esta(va) nos 13 anos.

Será que qualquer bateria, independentemente da tecnologia (LFP ou NMC), não dura esse tempo com saúde?

Em suma, salvo quem quiser comprar carros usados com muitos anos (+15), não será uma preocupação algo estéril? Salvo carros que tenham servido para transporte de passageiros e possam ter passado todo o seu tempo de vida em cargas rápidas por exemplo.

Parece-me ser daqueles casos típicos em que mais rapidamente fica o produto enquanto conjunto obsoleto, do que propriamente a bateria se degrada consideravelmente.

É como algumas televisões de antigamente, super fiáveis e que todos nós as arranjávamos porque “compensava”… Mas o tempo não deixou de passar por ela, com toda a degradação tecnológica que isso implica no conjunto.

Estéril não é.

Tal como dizes, actualmente a idade média é quase 14 anos. Daqui a uns anos será de 15 anos.

Portanto o padrão será carros elétricos a circular com 15 anos.

Ponham-se nos pés de quem vai comprar um carro com 12-13 anos ou com 8-10 anos se quiserem.

Convém que os usados tenham baterias com um mínimo de capacidade pós degradação senão continuam a procurar a diesel ou gasolina.[:D]

E realisticamente ainda não tens dados suficientes para chegar a essa conclusão.

Existem modelos elétricos que foram uma desgraça, outros vão ficando.

Com baterias NMC temos dados que comprovam que duram bem mais do que o inicialmente previsto.
As que correram pior simplesmente não eram NMC, tipo o LEAF de primeira geração.[;)]

Com baterias NMC temos dados que comprovam que duram bem mais do que o inicialmente previsto.
As que correram pior simplesmente não eram NMC, tipo o LEAF de primeira geração.[;)]

O Leaf danificou muito a reputação da longevidade de baterias dos eléctricos. Eu diria que quase que parecia deliberado. Especialmente quando lançaram a segunda geração sem arrefecimento líquido das baterias.

Teste ao Leapmotor B10. Preço inalcançável pelas alternativas europeias e uma capacidade de bateria que deve chegar para 95% das pessoas, mesmo para viagens mais longas.

Two batteries (LFP) are offered, with 56.2 (Pro) and 67.1 kWh (ProMax) of gross capacity, with Leapmotor not disclosing a net value. They promise 361 and 434 km of range respectively in the WLTP combined cycle. These relatively modest figures seem realistic in practice. Our varied journey at the wheel of a B10 ProMax ended with an average of 15 kWh/100 km. An interesting score, admittedly achieved at a relatively moderate pace and by frequently resorting to deceleration charging (brutal at the highest level). Note that the B10 does not yet have a One Pedal mode; it will come with the OTA over-the-air update scheduled for early 2026. The announced range therefore seems achievable with a little restraint and without lingering on the highway as always: on the highway, consumption will exceed 20 kWh/100 km, the equivalent of 300 km of range at best. We will refine these values as soon as possible on our test route for electric cars.

The same is true at the terminal, where the B10 accepts 168 kW (140 kW for the smallest) in DC fast charging with the large battery, a high value for LFP-type chemistry. Going from 30 to 80% theoretically takes about 20 minutes. The competition is more or less at the same level: 160 kW for a Peugeot E-3008, 175 kW for the Volkswagen ID.4 and Skoda Elroq. A more cautious MG S5 EV tops out at 139 kW. But the announced peak in power is one thing, its long-term durability is another... On a conventional AC charging station, you can use an 11 kW charger as standard. No 22 kW charger is on the program, which is still uncommon on an SUV in this segment. Finally, while a preconditioning system exists to optimise the charging time at a fast charging station, it is impossible to trigger it while driving: it can only be activated if the car is plugged into the mains. This forces you to anticipate the need before starting a long journey for example.

Pena é o interior não ter quase comandos físicos para funções básicas.

O Leaf danificou muito a reputação da longevidade de baterias dos eléctricos. Eu diria que quase que parecia deliberado. Especialmente quando lançaram a segunda geração sem arrefecimento líquido das baterias.

Eu comprei um e não acho isso, é um Lowcost com todas as limitações que tem, a marca nunca escondeu isso, nunca terias aquele preço se tivesse arrefecimento de baterias.
De qualquer das formas as baterias desta geração já são NMC e não têm nada a ver com as anteriores em termos de degradação, o meu vai com 163000kms mais de 7 anos e continua como sempre, não se notam diferenças na autonomia.

Teste ao Leapmotor B10. Preço inalcançável pelas alternativas europeias e uma capacidade de bateria que deve chegar para 95% das pessoas, mesmo para viagens mais longas.

Nunca vi ao vivo, nunca conduzi, nunca me sentei.
Mas vou vender o peixe ao preço que o comprei por alguém que conhece bem o carro.
Este carro é lixo, abaixo de tudo o que anda no mercado atualmente, pior que um ec3.

Mas vou vender o peixe ao preço que o comprei por alguém que conhece bem o carro.
Este carro é lixo, abaixo de tudo o que anda no mercado atualmente, pior que um ec3.

com bateria de 56kw e preço final de quase 30k (com tudo incluído) nao é barato em termos absolutos, mas face a concorrência, quem quer comprar novo em vez de uados/importado ou empresa... parece competitivo qb

image.png

Quem te vendeu esse peixe não tem a mínima noção do que diz. Todos os profissionais que já analisaram que o B10 atestam que é uma das melhores propostas tendo em consideração a relação preço/bateria/qualidade. Nem se quer é do mesmo segmento que o e-C3.

Tens a certeza que não se estava a referir ao T03?

Isso foi dito por um vendedor da Byd?

Esta parte para mim é o ponto fraco:

Embedded technology, a new Chinese specialty? The avalanche of digital features and equipment is impressive at this level of range and price. On the 14.6-inch screen, navigation is fluid: the interface, managed by a powerful Qualcomm processor (Snapdragon 8155), is responsive and the HD display rather neat.

However, the digital detox is not for this time, as it is used for absolutely all driving or life parameters on board! The menus are rather easy to access... After fumbling and cursing to find the driving modes or the complete display of the air conditioning settings (sometimes random by the way), our model hesitated between ambient or freezing temperature. To top it all off, even the headlights come on through the screen, with the left switch assigned to the turn signals and windscreen wipers.

In terms of connectivity, for the time being, we are satisfied with a simple Bluetooth or USB connection. Apple CarPlay and Android Auto smartphone replication will only arrive later, via a remote update.​

Isto é muito mau. Até os farois são ligados pelo ecrã. [8b]
É barato mas há muitos carros baratos com botões e boas margens de lucro (ver Dacias). Isto é simplesmente seguir modas estúpidas.​

Foi dos mais confortáveis que eu e a minha namorada nos sentamos aquando do salão do automóvel eléctrico e hibrido no Porto, ficamos muito (positivamente) surpreendidos .

Ainda por cima quando ao lado tínhamos um Mini Paceman 10k mais caro...

Mas do que li e vi, o calcanhar de Aquiles é o software e os "bing bongs" dos avisos da estrada.

Quem te vendeu esse peixe não tem a mínima noção do que diz. Todos os profissionais que já analisaram que o B10 atestam que é uma das melhores propostas tendo em consideração a relação preço/bateria/qualidade. Nem se quer é do mesmo segmento que o e-C3.

Tens a certeza que não se estava a referir ao T03?

Isso foi dito por um vendedor da Byd?

Não, era mesmo o B10.
Não era vendedor de carros.
A conversa era com uma pessoa que ponderava comprar e foi-lhe dito para fugir e se quer preço para comprar um MG4 que era muito superior em tudo. Disse que o carro é muito fraco dinamicamente, que a gestão da bateria e os consumos são fracos que os materiais são péssimos e que se iria arrepender rapidamente.
Como disse nunca o vi, mas preso a opinião dessa pessoa, valerá a pena avaliar com cuidado quem tiver interesse para tirar conclusões pessoais .

Ou seja foi-lhe dito. Recebeu informação em segunda mão de alguém e passou essa informação. Francamente tenho muitas dúvidas que seja assim tão mau.
Na análise da Largus queixam-se do comportamento dinâmico mas os consumos parecem razoáveis. Não seria do C10?

Ou seja foi-lhe dito. Recebeu informação em segunda mão de alguém e passou essa informação. Francamente tenho muitas dúvidas que seja assim tão mau.
Na análise da Largus queixam-se do comportamento dinâmico mas os consumos parecem razoáveis. Não seria do C10?

Como ressalvei logo no 1º post, foi-me dito.

Foi dos mais confortáveis que eu e a minha namorada nos sentamos aquando do salão do automóvel eléctrico e hibrido no Porto, ficamos muito (positivamente) surpreendidos .

Ainda por cima quando ao lado tínhamos um Mini Paceman 10k mais caro...

Mas do que li e vi, o calcanhar de Aquiles é o software e os "bing bongs" dos avisos da estrada.

Paceman? A esse preço só se for o JCW, acho eu.

Vi igualmente o B10 na Expo no Porto e fiquei muito bem impressionado. Um SUV com muito espaço, (mais que o Elroq, por exemplo) materiais razoaveis, bateria de 67Kw e uma lista de equipamento onde há tudo e mais um par de botas. Tem apenas 17 sistemas de ajuda à condução, teto panorámico, mala elétrica, bancos eletricos, aquecidos e ventilados, 12 speakers, cameras 360, etc. Tudo por 32.000 aerios. Não conheço preço melhor.

As reviews são ainda poucas e pela rama, (nem os vendedores da exposição tinham ainda pegado no carro) mas todas as que vi (apenas uma era portuguesa) falam num carro equilibrado, com bons consumos, carregamento rápido e comportamento dinamico que não agradará aos aceleras, mas que estará óptimo para a larga maioria que apenas pretende uma condução normal. Peca por apitar de mais nos avisos e terá uma direção algo "desligada", mesmo em modo sport.

Ainda não há na net verdadeiras avaliações do carro, feitas pelos donos. Tudo o que aparece é produto de revistas/sites/canais de automoveis e, como sabemos, valem o que valem.

A relação preço/qualidade parece-me imbativel. Naturalmente que a compra é mais do que esse binómio, mas temos ainda a Stellantis por trás, que apesar de não andar nos seus melhores dias, será sempre um fator de garantia de um carro que vai ser produzido em Espanha no próximo ano.

Falta dizer que ainda não conduzi o carro, pelo que não posso opinar, em termos pessoais, na matéria da condução.

Last edited:
Coloco isto aqui não porque um Tesla foi o veículo mais vendido na Europa no mês passado (costuma ser o Dacia Sandero) mas porque o que mais me impressiona aqui são as vendas miseráveis da Smart que é uma marca 100% elétrica. Pouco mais de 1000 carros em toda a Europa. Isto serão os carros dos vendedores e pouco mais.

https://bestsellingcarsblog.com/202...tesla-model-y-back-to-1-chinese-at-7-4-share/

Faz sentido a Mercedes manter a Smart viva?

Back