Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Po

Por cá não vai acontecer. Promessa de fangiozito da bicla! [:p]

Roubos, homicídios, agressões sempre aconteceram, queres fazer o quê?

Btw, a taxa de homicídios no UK é cerca de metade do que era há 20 anos. E por cá também já agora.

Qual é a relevância? A sério?

É partires de uma base estatística que está errada.

Se fores por exemplo a um Lidl na Suiça, consegues verificar que os preços dos produtos são sensivelmente idênticos ao nossos. Se os funcionários ganham pel menos o dobro do que ganham em Portugal, existe aqui alguma coisa que não faz muito sentido.

Pelo menos para mim....

Se fores por exemplo a um Lidl na Suiça, consegues verificar que os preços dos produtos são sensivelmente idênticos ao nossos. Se os funcionários ganham pel menos o dobro do que ganham em Portugal, existe aqui alguma coisa que não faz muito sentido.

Pelo menos para mim....

É porque Lidl tem mais lucro cá do que na Suíça. Se fores a uma feira os preços já serão mais baixos porque há menos intermediários. Também tenho ideia que a carne é mais cara na Suíça porque é produzida localmente. Mas as empresas são livres de meter os preços que quiserem, no fim do dia eles têm clientes por isso os produtos valem o que o mercado está disposto a pagar por eles.

Pelo menos para mim....

Neste país pequeno há concertação de preços nas grandes superfícies.

Basicamente para explicar de forma sucinta, onde os salários de um determinado país influenciam mais os preços é nos serviços.

Uma empresa de limpeza cobra mais ou menos 30€ à hora por cada dois funcionários para limpezas de condominios, lojas, etc.. Aqui está tudo incluído.

Com este preço as empregadas de limpeza nunca podem ganhar muito.

O mesmo serviço na Suíça vai sempre custar 3 ou 4 vezes mais porque os salários são mais elevados.

Nos produtos transaccionáveis o preço depende do local de fabrico e depois da relação oferta/procura.

O Lidl é uma cadeia que está presente em praticamente toda a Europa e eles negoceiam os preços com os seus fornecedores à escala europeia por isso para o Lidl o preço do mesmo produto vai sair igual seja ele vendido onde for. E por norma o mesmo produto vem da mesma fábrica. Os produtos frescos é um pouco diferente porque são mais produzidos localment, daí que a carne ou o leite fresco na Suíça seja bem caro.

Há diferenças de salários dos empregados das lojas mas o que pesa mais no negócio do Lidl é a venda de bens, não é a venda de serviços por isso o preço dos produtos não vão ser influenciados por isso.

De forma resumida é isto.

formador, tu que andas sempre com a mesma lenga lenga de que os salários são culpa dos governos, vê lá se percebes isto. Aprendes mais do que nas tuas "licenciaturas" tiradas no chatgpt.

Qual é a relevância? A sério?

É partires de uma base estatística que está errada.

Lol. Concordo contigo a base estatística está errada..

Mas mais errado são os salários pagos em Portugal.

Portugal é um país onde quase todos fazem de conta:
As empresas fazem de conta que pagam salários decentes.
Fazem de conta que é a carga fiscal que reduz os salários, que pagam 19% de IRC, que financiam a inovação e valorizam a investigação e o mérito, mas não contratam licenciados.
Fazem de conta que não desviam a riqueza produzida na empresa pelos trabalhadores, para as contas dos empresários, que não fazem lobby para travar leis laborais modernas e fazem de conta que correm o maior risco quando a economia fraqueja, mesmo quando são as suas próprias práticas que a enfraquecem.

O Estado também faz de conta:
Faz de conta que valoriza o mérito e que paga ordenados dignos.
Faz de conta que usa os impostos para a saúde, a educação e a segurança pública, mas desvia boa parte para benefícios fiscais a privados.
Faz de conta que investe na inovação e no ensino superior, que combate a corrupção, que cria condições para a justiça funcionar, mas os tribunais não têm material para trabalhar.
Faz ainda de conta que a Segurança Social não é sustentável, apesar dos excedentes que empresta às empresas a fundo perdido (empréstimos sem juros), que quase nunca são devolvidos ao Estado.
E, claro, faz de conta que os pobres e a classe média são os grandes culpados da evasão fiscal, porque não pedem fatura nos hambúrgueres.

Os trabalhadores também fazem de conta:
Fazem de conta que são classe média, que comem comida saudável, que aquecem as casas no inverno e que têm dinheiro, mas vivem a crédito e andam 30 anos a pagar uma hipoteca ao banco, o que revela o quão baixos são os salários em Portugal (para comparação, a média de anos a pagar uma hipoteca na Europa são 12 anos).

E pessoas como tu, fazem de conta que o tipo que ganha mil euros por fora está a roubar o país.

Enquanto isso, os que desviam milhões são tratados como mártires acosados pela esquerda e vítimas da economia.

Pelo menos para mim....

Exato.

Na Suíça o mais caro é sem dúvida o peixe, tudo o resto é bastante semelhante ou mais barato, mesmo os produtos portugueses são mais baratos do que cá.

A carne é semelhante ou mais barata (porco e frango) e a carne de vaca é ligeiramente mais cara, mas depende da cadeia.

Porque um produto que sai de uma fábrica na Alemanha sai ao mesmo preço seja para Portugal ou para a Suíça. O resto é a lei da oferta/procura e pouco mais.

Será assim tão difícil perceber isto? Eu sei que o povo português tem baixa literacia financeira mas isto é básico.

É a mesma coisa porque o mesmo carro tem o mesmo preço antes de impostos aqui ou noutro país. Os salários influenciam os serviços mas não um bem transaccionável que seja fabricado noutro país.

Porque um produto que sai de uma fábrica na Alemanha sai ao mesmo preço seja para Portugal ou para a Suíça. O resto é a lei da oferta/procura e pouco mais.

Será assim tão difícil perceber isto? Eu sei que o povo português tem baixa literacia financeira mas isto é básico.

É a mesma coisa porque o mesmo carro tem o mesmo preço antes de impostos aqui ou noutro país. Os salários influenciam os serviços mas não um bem transaccionável que seja fabricado noutro país.

Santa ignorância.

Parece que os salarios em nada influenciam o setor da distribuição! [:D]

Neste país pequeno há concertação de preços nas grandes superfícies.

Eu também suspeito disso, e isso é uma prática ilegal.

O problema é que se não for por delação permiada a prova é extremamente difícil porque ninguém tem nenhum incentivo a "chibar-se". O consumidor é o único prejudicado, até o estado beneficia com tributação indireta.

Epá! Não devia dizer nada, mas façam-me um favor, os preços da Suiça são como em Portugal? Isto de herois de teclado, o preço até pode ser igual, mas se em Portugal compras um quilo de carne, em Geneve (caso que conheço) compras um bife. Por alguma coisa nesta cidade é muito habitual irem a França fazer compras, ou então é só pelo turismo de supermercado.
Um bocadinho mais de tabaco nisso, por favor.

Epá! Não devia dizer nada, mas façam-me um favor, os preços da Suiça são como em Portugal? Isto de herois de teclado, o preço até pode ser igual, mas se em Portugal compras um quilo de carne, em Geneve (caso que conheço) compras um bife. Por alguma coisa nesta cidade é muito habitual irem a França fazer compras, ou então é só pelo turismo de supermercado.
Um bocadinho mais de tabaco nisso, por favor.

Na Suíça não sei, mas em espanha os preços até são inferiores a Portugal.

Eu também suspeito disso, e isso é uma prática ilegal.

O problema é que se não for por delação permiada a prova é extremamente difícil porque ninguém tem nenhum incentivo a "chibar-se". O consumidor é o único prejudicado, até o estado beneficia com tributação indireta.

É muito dificil provar, até porque pode ocorrer sem qualquer contacto direto.

Back