Tópico dos carros eléctricos

Ora bem, estás a comparar a versão base do tesla com a versão de topo do kia. Que lógica da batata. Se quiseres um ev4 mais barato, também há à venda por 36700 euros. E provavelmente menos se negociares um desconto.

No RA dizem que o mais barato começa nos 41,000€.

nos "preços dos novos" também aparece 41500€ e 39900+- para o EV3, ambos com essa bateria de 58kw ou lá o que é.

o tesla aparece a 39950, mas não indica a capacidade da bateria.

E o facto de só carregar em DC a 800V não achas um contra?
Quando os europeus começarem a fazer sedans eletricos vão ver o que ´e eficiencia...

Estimo que a situação do carregamento a 400v venha a ser ultrapassada.
De qualquer forma, a considerar este carro, será na versão carrinha, pelo espaço em altura,

Sobre a questão da eficiência, entretanto passaram quase 7 anos desde que saiu o Model 3. Já se esperou demasiado pelos sedans europeus eficientes.

Ainda assim aguardo com expectativa o i3.
Não tenho grandes expectativas para o Classe C, quando o CLA já está próximo do tamanho do C w206 atual (4,72m vs 4,75m)​

Identifico é lacunas na oferta de carrinhas eficientes que não tenham ~5m (tamanho da A6)

De qualquer forma, a considerar este carro, será na versão carrinha, pelo espaço em altura,

Sobre a questão da eficiência, entretanto passaram quase 7 anos desde que saiu o Model 3. Já se esperou demasiado pelos sedans europeus eficientes.

Não tenho grandes expectativas para o Classe C, quando o CLA já está próximo do tamanho do C w206 atual (4,72m vs 4,75m)​

Identifico é lacunas na oferta de carrinhas eficientes que não tenham ~5m (tamanho da A6)

A receita para a eficiencia do 3 não é dificil, basta teres o compromisso da forma e terás uma boa eficiência.
Os europeus preferem os sedans com plataforma de 800V o que não me parece que seja por aí que vão buscar a eficiência, mas pegando no "outro" sedan, o i4, não lhe vejo muita diferença pra o 3 em termos de eficiência, e isto numa plataforma mista.

Vai ser ultrapassada como já foi dito em novas versões a produzir no futuro, as que circulam agora(na UE pelo menos) nunca conseguirão carregar a 400V

A última vez que eu disse que a velocidade de carregamento brutal não era assim tão importante numa utilização normal, alguns que me caíram em cima estão agora a dizer que não vêem grande diferença entre 400 e 800V… pah assim é difícil para mim 🤣😅 compreendo-vos, só que não vos entendo!

No RA dizem que o mais barato começa nos 41,000€.

No site da kia tem outros preços.

A Kia desde que me lembro que tem os seus modelos sempre com preços de "campanha" no site. Pelo menos nos eléctricos, seja o EV3, EV4, EV6.
Falta saber se depois para aceder a esses preços não é necessário cumprir com outras condições, como faz a Toyota, Nissan e afins (como fazer um financiamento na marca com TAEG absurdas).

• Like
Reactions: DMA
A Kia desde que me lembro que tem os seus modelos sempre com preços de "campanha" no site. Pelo menos nos eléctricos, seja o EV3, EV4, EV6.
Falta saber se depois para aceder a esses preços não é necessário cumprir com outras condições, como faz a Toyota, Nissan e afins (como fazer um financiamento na marca com TAEG absurdas).

Não julgo ser preciso fazer nada de mais. Os preços de tabela da kia são sempre inflacionados e há sempre uma campanha que os faz descer para algo mais realista.

A última vez que eu disse que a velocidade de carregamento brutal não era assim tão importante numa utilização normal, alguns que me caíram em cima estão agora a dizer que não vêem grande diferença entre 400 e 800V… pah assim é difícil para mim 🤣😅 compreendo-vos, só que não vos entendo!

Se alguem te caiu em cima, não fui eu, porque até sou dos que costuma usar postos de 50kWh porque por norma só uso carregamentos fora em viagens e nessa altura estou de férias, não tenho muita pressa, e o meu carro vai aos 204kW de potência de carga.
Alem disso, atingir velocidades brutais é muito diferente de carregar depressa, o que se tem visto nas plataformas de 800V é atingir picos altissimos mas uma curva muito irregular, o que no resultado final poupas uns minutos, poucos. Isto em baterias maiores, se considerares baterias pequenas e plataforma de 800V mais problemas tens no carregamento.
Como disse antes, vejo muitas vantagens nos 800V em termos de carregadores, num carro ainda não vejo qualquer vantagem para uso do dia a dia, hoje para mim os 800V é um contra na compra de um carro e não uma vantagem.[;)]

Para a minha vida não me faz diferença ter ou não, mas se fosse comprar hoje um novo era factor a ter em conta.

Se alguem te caiu em cima, não fui eu, porque até sou dos que costuma usar postos de 50kWh porque por norma só uso carregamentos fora em viagens e nessa altura estou de férias, não tenho muita pressa, e o meu carro vai aos 204kW de potência de carga.
Alem disso, atingir velocidades brutais é muito diferente de carregar depressa, o que se tem visto nas plataformas de 800V é atingir picos altissimos mas uma curva muito irregular, o que no resultado final poupas uns minutos, poucos. Isto em baterias maiores, se considerares baterias pequenas e plataforma de 800V mais problemas tens no carregamento.
Como disse antes, vejo muitas vantagens nos 800V em termos de carregadores, num carro ainda não vejo qualquer vantagem para uso do dia a dia, hoje para mim os 800V é um contra na compra de um carro e não uma vantagem.[;)]
E como disse depende dos carros. Para mim os Xpeng estão muito à frente no que toca a velocidades de carga, é que mesmo com temperaturas negativas e a bateria sem estar quente faz 15min dos 10 aos 80, em condições normais são 12min... Isto para mim é muito bom. E não se trata de testes de laboratório, já vi vídeos de malta que de facto o carro consegue isso de forma regular. O Bjorn ainda só testou nos 1000km o G6 com a bateria 3C(actual), a 5C só deve chegar à Europa no início do próximo ano, mas acho que vai ser interessante ver o teste dele.
https://youtu.be/lR88F6wcwqg?si=VZjm6JDB_LrCqGRK

E como disse depende dos carros. Para mim os Xpeng estão muito à frente no que toca a velocidades de carga, é que mesmo com temperaturas negativas e a bateria sem estar quente faz 15min dos 10 aos 80, em condições normais são 12min... Isto para mim é muito bom. E não se trata de testes de laboratório, já vi vídeos de malta que de facto o carro consegue isso de forma regular. O Bjorn ainda só testou nos 1000km o G6 com a bateria 3C(actual), a 5C só deve chegar à Europa no início do próximo ano, mas acho que vai ser interessante ver o teste dele.

Sim, não digo que comecem a aparecer alternativas com boas velocidades, mas para já o que temos é 800V muito parecidos com 400V, se reparares essa tabela do Bjorn os que estão no topo da tabela nos 1000kms são carros com baterias muito grandes (à volta dos 100kWh), ou seja, tem mais impacto o tamanho da bateria do que a tensão utilizada.
Alem de que usar um EV nessas condições não deve ser muito benefico para as baterias, ainda falta esse feedback também, tens promessas de carros a carregarem a 1MW, vamos ver a longevidade de uma bateria nessas condições,e o comportamente da degradação num pack em que usa uma serie enorme e a degradação se nota muito mais, mas é como disse, hoje não comprava um 800V, é um fator que tenho em conta mas pela negativa, acho que as desvantagens ainda são maiores do que as vantagens.[;)]
E as temperaturas negativas favorecem os carregamentos rapidos, pois o que costuma acontecer é o aquecimento.

Last edited:

Isso é excelente, vamos ver se a Tesla nao começa a laggar por aqui.... os Tesla são super eficientes, mas se não acompanham na comodidade de carregamento pode ser um deal breaker para muitos.

Continuam, no entanto, a ter uma rede dedicada com ligação directa ao carro; um plus, sem dúvida.

Continuam, no entanto, a ter uma rede dedicada com ligação directa ao carro; um plus, sem dúvida.

Outros têm isso noutras redes/carregadores, mas não em PT infelizmente. Chama-se Plug and charge e até permite escolher o fornecedor, ou seja se queres ser cobrado pelo contrato com a marca ou terceiros(electroverse por exemplo)

Prediro um carro mais eficiente e rede dedicada do que um sistema 800V.

Carregam mais rápido mas são menos eficientes. Para realidade da maioria que não anda sempre em carregadores rápidos im carro eficiente é melhor do que um carro muito rápido a carregar.

Screenshot_2.jpg - Click image for larger version  Name:	Screenshot_2.jpg Size:	48.6 KB ID:	14650661
É o efeito trimestral da tesla. Estava a ver o porque de fazerem esses calculos, ou registos.
Reparem que aqui está o total de vendas da tesla, na tabela acima está apenas os novos. quase 500 carros entre os 611 vendidos são importados.

Last edited:
Back