Relativamente ao TGV e à OTA, eu revelo-me nem bem a favor nem bem contra... ou seja, há aspectos q considero positivos, assim como outros que considero negativos. Não me considero suficientemente informado ao ponto de dizer taxativamente que sou a favor ou contra.
Mas, e já que o tópico segue uma filosofia "contra"...eu vou ser do contra !!!
É que, por muita aplicação alternativa que se pudesse dar ao dinheiro - e é fácil sugerir tanta coisa necessária - estamos a falar de investimentos que vão gerar:
- Muitos postos de trabalho, directos e indirectos, que geram imposto. Vamos supor que sao os tais 100.000. Considerando 650 € de rendimento medio mensal são 65.000.000 € mensais gastos em remunerações. Esqueçam o IRS, só a Seg. Social terá todos os meses um acréscimo de receitas de 65.000.000 x 34.75%(11%+23.75%) = 22.500.000 € (grosso modo), o que multiplicado pelos 14 meses do ano laboral dá qq coisa como 316.000.000 € - Se admitirmos um prazo de construção de 10 anos são 3.160.000.000€, ou seja, 1/3 do valor dos investimentos !
- Alguem vai ter que passar facturas dos serviços prestados. Admitindo que todos os 11.400.000.000 € são empreitadas que o Estado atribui a empresas, temos que 21% retorna ao Estado através do IVA,ou seja, aproximadamente 2.500.000.000 € - 1/4 do investimento.
EDIT: E não considero a contribuição da facturação das empresas envolvidas para o lucro tributavel em see de IRC !
- Ou seja, só durante a fase de construção o Estado "arrecada" cerca de 2.500.000.000 € + 3.160.000.000 € = 5.660.000.000 €, aproximadamente
50% do valor de investimento retorna em receita para o Estado
durante o período de construção. NOTA: Receita, não lucro ! E ainda há que acrescer os 1.100.000.000€ dos fundos comunitários !
- Assim que forem inaugurados a OTA e o TGV eles vão ter receitas directas e indirectas...ou seja, facturação. Para haver facturação terá que haver emprego e imposto ! Tal qual quando se abre uma loja se investe para se ganhar com as receitas que dela advém, aqui também e está a abrir uma "loja" bem grande !
E qualquer investimento tem um periodo de payback, ou seja, o tempo em que este é amortizado, sendo muito normal investimentos privados terem paybacks de 5-6 anos ! Como não faço ideia das receitas que vão ter OTA e TGV nem dos custos de exploração não vou fazer nenhum ensaio acerca do período de recuperação de investimento !