Tópico dos carros eléctricos

É o separador "Observatorio" em cima, que depois lhe vai para outra pagina, aí é facil navegar.

https://observatorio.uve.pt/v1/

obrigado

na compra de carros novos ELECTRICOS em 2025 (não inclui os importados matriculados em 2025)
TESLA - 39 eram particulares - os restantes 5914 eram empresas/eni ​
BMW - 410 vs 3381
MB - 10 vs 2387
VW - 105 vs 1071
....
no global de todas as marcas são 15,8% das vendas a particular e 84,2% a empresas /eni

Nos usados importados matriculados em 2025 - no global passa para 16,3% vs 83,7%
TESLA passa para 667 vs 3917
BMW - 158 vs 523
MB - 359 vs 1047
VW - 135 vs 664

Nos PHEV NOVOS em 2025
o global é 12,9% a particulares e 87,1% a empresas !
até nos GASOLINA novos em 2025
o global é 18,5% a particulares e 81,5% a empresas !

Last edited:
Eu nunca fui grande fã da BMW embora esteja completamente satisfeito com o produto que comprei.

Mas se na altura que for trocar de carro continuarem com esta filosofia do iX3 eu quase de certeza que compro outra marca.

Vamos ver como sai o i3. Eu estou como tu, quando tivermos que trocar o carro muito provávelmente será de uma marca diferente ou então do segmento abaixo.

A BMW não quer meter carros ao mesmo preço da Tesla. E até agradece que a Tesla baixe os preços e assuma uma posição mais generalista. Quanto a retirar botões do interior já critiquei muito essa decisão e não sou o único a fazê-lo online.
Quanto ao interior ser parecido com os Tesla? Por favor, dá dez a zero aos Tesla porque ao contrário destes não cortam tudo o que podem do interior para cortar custos. Fazem decisões com dois dedos de testa. Vocês é que olham para uma marcar a retirar elementos funcionais do interior de um veículo, a retirar elementos críticos para condução autónoma para cortar custos no fabrico dos carros e ainda aplaudem.

A BMW não cortou custos no interior?
A sério?
Ah, já sei, os plásticos duros nas partes mais baixas do interior foi para aumentar a resistência (esta li aqui no fórum)!
Eu não acho que a Tesla retira elementos para baixar custos ( se assim fosse até entendia a decisão), mas sim porque são casmurros e querem ser diferentes apenas porque sim.
Não acredito que as alavancas e os sensores fiquem mais baratos do que desenvolver software que mais ninguém tem para fazer funcionar os sistemas!
As alavancas sairam, mas tiveram que colocar mais botões no volante, botões para o seletor noutro painel, etc.
Acho que é mesmo burrice, porque normalmente, ao contrário das outras marcas, eles vão melhorando a qualidade do carro.

A BMW não cortou custos no interior?
A sério?
Ah, já sei, os plásticos duros nas partes mais baixas do interior foi para aumentar a resistência (esta li aqui no fórum)!
Eu não acho que a Tesla retira elementos para baixar custos ( se assim fosse até entendia a decisão), mas sim porque são casmurros e querem ser diferentes apenas porque sim.
Não acredito que as alavancas e os sensores fiquem mais baratos do que desenvolver software que mais ninguém tem para fazer funcionar os sistemas!
As alavancas sairam, mas tiveram que colocar mais botões no volante, botões para o seletor noutro painel, etc.
Acho que é mesmo burrice, porque normalmente, ao contrário das outras marcas, eles vão melhorando a qualidade do carro.

A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados, a utilização de comandos nos displays e plasticos piores, são a consequência disso, achar que é por a Tesla fazer o mesmo é simplesmente navegar na maionese.[:D]

Basta aplicarem a receita do ID4. Com os seus plásticos e travões de tambor.

E o que a VW mais tem feito é cortar custos. É paradigmático o que fizeram no Golf VIII vs o VII.

Mas é uma estratégia planeada que ocorre noutras marcas do grupo:

Não comparar a construção de um tesla com um vw.

Qualquer 3/y com 3 ou 4 anos tem mais barulhos e ruídos que um carro alemão com 20.

Last edited:
A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados, a utilização de comandos nos displays e plasticos piores, são a consequência disso, achar que é por a Tesla fazer o mesmo é simplesmente navegar na maionese.[:D]

Eu não disse que o corte nos custos foi para seguir a Tesla!
Quem falou em corte de custos não fui eu.
Mas o corte nos materiais não foi só nos EVs, a não ser que o 520d seja EV e eu não saiba!
As marcas estão a adotar estas soluções porque é mais moderno. O interior do IX3 é muito mais moderno que os anteriores (sem questionar o que é melhor ou pior), tal como o interior dos serie 3/4 são muito mais modernos (e bonitos, na minha opinião) que os anteriores (pré LCI).
Se no processo ainda poupam dinheiro...

Não comparar a construção de um tesla com um vw.

Qualquer 3/y com 3 ou 4 anos tem mais barulhos e ruídos que um carro alemão com 20.

Hoje em dia a qualidade de construção da Tesla já não está nesse nível "degradante" que as pessoas gostam de pintar. Basta fazer uma viagem nos diversos Model 3 highland que circulam na "praça dos uber" e percebe-se que não há essa sinfonia de barulhos. Isso acontecia nos "origin models", como se chama às primeiras gerações.

Acho que será unanime que a Tesla tem pior qualidade de construção do que VW, BMW ou Mercedes, acredito que potencialmente será mais propicio a ruídos parasitas, mas uma coisa é certa: A nível qualidade dos materiais e ambiente que os mesmos proporcionam, coloca os concorrentes diretos de qualquer uma dessas a um canto, salvo se forem versões muito bem equipadas e numa range de preços já bem distinta.

Last edited:
Eu não disse que o corte nos custos foi para seguir a Tesla!
Quem falou em corte de custos não fui eu.
Mas o corte nos materiais não foi só nos EVs, a não ser que o 520d seja EV e eu não saiba!
As marcas estão a adotar estas soluções porque é mais moderno. O interior do IX3 é muito mais moderno que os anteriores (sem questionar o que é melhor ou pior), tal como o interior dos serie 3/4 são muito mais modernos (e bonitos, na minha opinião) que os anteriores (pré LCI).
Se no processo ainda poupam dinheiro...

Eu não disse que foste tu que disseste, alguém o fez e não tem razão, o corte dos materias nos EVs têm esse motivo, dito por alguém da propria BMW na CS, se nos outros cortam para baixar o preço continua a ser um argumento, mas não conheço os materiais do 520d.
E não concordo que o corte da qualidade dos materiais é porque é mais moderno, não vejo sequer o que tem a ver uma coisa com a outra.

Depois os outros é que são fanáticos!!!!!

Posso dizer-te que quando fiz o teste entre o model 3 e o i4, só o andar em calçada determinou logo a escolha, o pisar de um e do outro é completamente diferente, fanático é tentar colocar os 2 ao mesmo nivel.

Eu não disse que foste tu que disseste, alguém o fez e não tem razão, o corte dos materias nos EVs têm esse motivo, dito por alguém da propria BMW na CS, se nos outros cortam para baixar o preço continua a ser um argumento, mas não conheço os materiais do 520d.
E não concordo que o corte da qualidade dos materiais é porque é mais moderno, não vejo sequer o que tem a ver uma coisa com a outra.

Tens de ver vídeos onde mostram as portas traseiras do novo ix3. Material superior duro, tal como num segmento B ou C. É horrível e para mim inadmissivel num carro que inicia atualmente nos 72.000€.

Eu adoro o iX3 (mesmo, em tudo!) e quem sabe se até não poderia vir a ser uma compra daqui a "x" anos, mas aquelas portas traseiras iam fazer-me uma comichão danada. :sh) As tais concessões na escolha de um carro.

Tens de ver vídeos onde mostram as portas traseiras do novo ix3. Material superior duro, tal como num segmento B ou C. É horrível e para mim inadmissivel num carro que inicia atualmente nos 72.000€.

Eu adoro o iX3 (mesmo, em tudo!) e quem sabe se até não poderia vir a ser uma compra daqui a "x" anos, mas aquelas portas traseiras iam fazer-me uma comichão danada. :sh) As tais concessões na escolha de um carro.

Não tenho que ver nada, acredito em ti.
Pois eu detesto o iX3, um caixote em termos estéticos sem ponta de criatividade, gosto muito mais do iX.[;)]

Pois eu detesto o iX3, um caixote em termos estéticos sem ponta de criatividade, gosto muito mais do iX.[;)]

Gosto dos dois! [:p] Mas o iX já está a ficar "velhote".

Para mim a bmw, com o iX3, passa a ter o "state of art" a nível estético (com a Neue Klasse, finalmente regressamos aos bmw's realmente bonitos, pois nesta última geração só o i4 e iX se safavam) e tecnológico (performance, autonomia, tecnologia interior). Transversalmente.

Não houvesse plafond e seria o meu "take my money", ao nível dos elétricos. [:cool:][br:)]

Last edited:
Gosto dos dois! [:p] Mas o iX já está a ficar "velhote".
Para mim a bmw, com o iX3, passa a ter o "state of art" a nível estético (com a Neue Klasse, finalmente regressamos aos bmw's realmente bonitos, pois nesta última geração só o i4 e iX se safavam) e tecnológico (performance, autonomia, tecnologia interior). Transversalmente.

Não houvesse plafond e seria o meu "take my money", ao nível dos elétricos. [:cool:][br:)]

Eu falo do atual, só costumo ter uma opinião estética quando vejo ao vivo.
E dificilmente terei outro BMW, embora aceite que dificimente consiga encontrar um carro com este nivel de construção, mas os carros novos que compro costumam ficar por casa até acabarem.

Não é o corte nos materiais, mas nos botões.

Hoje em dia a qualidade de construção da Tesla já não está nesse nível "degradante" que as pessoas gostam de pintar. Basta fazer uma viagem nos diversos Model 3 highland que circulam na "praça dos uber" e percebe-se que não há essa sinfonia de barulhos. Isso acontecia nos "origin models", como se chama às primeiras gerações.

Acho que será unanime que a Tesla tem pior qualidade de construção do que VW, BMW ou Mercedes, acredito que potencialmente será mais propicio a ruídos parasitas, mas uma coisa é certa: A nível qualidade dos materiais e ambiente que os mesmos proporcionam, coloca os concorrentes diretos de qualquer uma dessas a um canto, salvo se forem versões muito bem equipadas e numa range de preços já bem distinta.

Um carro que saiu em 2024, já esperavas por ruídos parasitas? Os padrões do mundo auto estão realmente muito baixos....

Do que conheço é tudo medíocre, seja isolamento de ruído, barulhos parasitas e qualidade geral. Está de acordo com o preço, digo eu.

Eu falo do atual, só costumo ter uma opinião estética quando vejo ao vivo.
E dificilmente terei outro BMW, embora aceite que dificimente consiga encontrar um carro com este nivel de construção, mas os carros novos que compro costumam ficar por casa até acabarem.

Os meus posts são relativamente ao "novo", que foi apresentado, mas não foi lançado.
Por aqui, eu e família direta, somos clientes desde 2006, com 5 carros comprados novos em 19 anos. Gerações "Exx", "Fxx" e MINI.

Mas será um ciclo que se fecha em 2026, pois a marca deixou de ter as qualidades que valorizávamos nos seus produtos (fora modelos pontuais).

Vamos ver o que a Neue Klasse e futuro nos traz, pode ser que daqui a 1 década voltemos a ser clientes.

Back