Criar "Empresa na Hora" demora dez meses porque falta pessoal nos registos.
Trabalhadores do setor e advogados denunciam situação. Fazem 500 quilómetros, do Algarve a Viseu, para concluírem processos nos balcões mais rápidos. São necessários 2000 funcionários.
in Jornal de Negócios
https://www.jornaldenegocios.pt/emp...a-dez-meses-porque-falta-pessoal-nos-registos
Isto vai acontecer cada vez mais porque o país está extremamente envelhecido. Houve um colapso nas taxas de natalidade a partir dos anos 70 e isso terá consequências catastróficas nos próximos anos na economia e no mercado de trabalho.
Simplesmente as pessoas que se reformam hoje (os chamados Boomers e os primeiros da geração X) foram a última geração a nascer em grande número e por isso quando estes Boomers se reformarem o mercado de trabalho vai ficar totalmente sem gente para suprir esses postos de trabalho que ficaram vazios com as reformas dos Boomers e X.
Aqueles que são anti-imigrantes nos próximos 10/20 anos vão levar um choque de realidade...
Basicamente vão faltar trabalhadores em todas as áreas exceto em profissões muito especificas. Cada vez mais. Preparem-se. Ainda vão chorar por imigrantes quando precisarem deles porque vão precisar, é uma questão de tempo.
Infelizmente o tuga médio não tem literacia tradicional (entender textos, fazer contas, usar a lógica) para entender isto.